- Promessa: Povo Especial de Deus / A Terra
- Condição: Obediência
- Sinal: Observância do Sábado
Examinamos, também, uma série de textos (Dt 4:13, 9:10-11, 9:15, 10:4) mostrando que o eser dabar (literalmente "Dez Palavras" ou "Decálogo") era o documento da aliança. O Decálogo foi estruturado como um documento de aliança do antigo Oriente Médio, escrito em duas tábuas e com o sinal da aliança no centro do documento. Até mesmo seu nome (Dez Palavras) é consistente como sendo um documento de aliança.
Infelizmente, a nossa invenção da língua portuguesa de os "Dez Mandamentos" confunde o fato de que nunca o hebraico do Antigo Testamento usa essa terminologia. Nossa frase portuguesa mascara o fato de que o termo hebraico eser dabar (a forma completa é aseret haddebarim) é a linguagem jurídica para um documento de Pacto / Aliança. Portanto, durante todo o resto do presente estudo, vou tentar usar uma linguagem mais bíblica referindo-se ao documento do Antigo Testamento como "As Dez Palavras" ou a forma latina da frase "O Decálogo" (Deca = 10 e Logo = palavra) .
Gostaria de continuar examinando quando a Antiga Aliança foi dada e com quem ela foi feita. Em Deuteronômio capítulo 5, Moisés repete as palavras do pacto, o Decálogo. Ele faz a seguinte declaração:
Deuteronômio 5:1-3 (NVI)
1 Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: Ouçam, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhes estou anunciando. Aprendam-nos e tenham o cuidado de cumpri-los.
2 O Senhor, o nosso Deus, fez conosco uma aliança em Horebe.
3 Não foi com os nossos antepassados que o Senhor fez essa aliança, mas conosco, com todos nós que aqui hoje estamos vivos.
Foi-nos dito que Deus fez a aliança no Sinai. E que foi feito com aqueles que estavam vivos na época, não com os seus antepassados que viveram antes. Este é um problema para a teologia da IASD, que diz que o Sábado (o sinal da aliança) estava sendo observado por pessoas antes do Êxodo. Para lidar com este problema, a IASD drasticamente altera este texto para fazê-lo dizer algo inteiramente diferente na sua Bíblia Clear Word:
Deut. 05:03 (Clear Word Bible)
3 It wasn't only with our ancestors that He made a covenant, but with us and with all who are alive today.
Tradução:
3 Não foi só com os nossos antepassados que Ele fez uma aliança, mas conosco e com todos os que estão vivos hoje.
Esta parece ser uma distorção deliberada da palavra de Deus a fim de apoiar a idéia de que a observância do sábado por seres humanos precedeu o êxodo. O autor da Bíblia Clear Word evidentemente achou que isto era necessário visto que não há evidência bíblica direta para tal afirmação.
Apesar de ver a Deus descansando após Sua obra de criação, não há mandamento registrado na Bíblia para qualquer ser humano fazê-lo antes do êxodo. Não há menção de que Adão e Eva tenham alguma vez observado o sábado. Não há menção de Caim ou Abel guardando o sábado. Não há menção de qualquer pessoa da linha piedosa de Seth observando o sábado. Não há menção de Enoque, que andou com Deus, guardando o sábado. Não há menção de Matusalém observando o sábado. Não há menção de Noé guardando o sábado. Não há menção de qualquer dos filhos de Noé observando o sábado. Não há menção de Jó, que viveu mais ou menos na época dos patriarcas, guardando o sábado. Não há menção de Abraão, que foi retirado de um pano de fundo idólatra, observando alguma vez o sábado ou sendo instruído na observância do sábado. Não há menção de Isaac guardando o sábado. Não há menção de Jacó ou Esaú observando o sábado. Não há menção de José guardando o sábado. Não há menção de qualquer um dos irmãos de José observando o sábado. Não há menção de qualquer israelita observando o sábado, enquanto estavam no Egito.
Na verdade, a palavra "Sábado" nunca é usada em todo o livro de Gênesis ou nos primeiros 15 capítulos de Êxodo! É só depois que os israelitas são libertados do Egito e estão indo em direção ao Sinai (Ex 16) que vemos pela primeiro vez a palavra Sábado sendo usada na Bíblia. Conforme os israelitas se aproximam do Sinai vemos Deus começando a ensiná-los sobre o sinal da aliança que Ele lhes dará no Sinai. Parece claro que este é um novo conceito para os israelitas e que Moisés deve explicar-lhes. Esta é a primeira vez que vemos um ser humano sendo instruído a guardar o sábado. Não há registro de qualquer ser humano fazendo isso antes dos israelitas seguirem rumo ao Sinai. Isto está em perfeita harmonia com outras partes das Escrituras:
Neemias 9:13-14 (NVI)
13 "Tu desceste ao monte Sinai; dos céus lhes falaste. Deste-lhes ordenanças justas e leis verdadeiras, e decretos e mandamentos excelentes.
14 Fizeste que conhecessem o teu sábado santo e lhes deste ordens, decretos e leis por meio de Moisés, teu servo.
Dada a falta de evidência bíblica para a observância do sinal da aliança (o Sábado) antes do êxodo, e a forte evidência bíblica de que a aliança foi dada primeiramente para aqueles que estavam no Sinai, e não aos seus antepassados, é fácil ver por que o autor de Clear Word Bible sentiu a necessidade de alterar Deut. 5:03 para preservar sua teologia.
Então, se o pacto teve seu início no Sinai, isso levanta a seguinte questão: "Será que a Velha Aliança também terá um fim?" Parece que a Antiga Aliança era temporária. Ela teve um começo e também teria um fim como foi profetizado pelo profeta Jeremias.
Jeremias 31:31-34 (NVI)
31 "Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".
32 "Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor.
33 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
34 Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior", diz o Senhor. "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. "
Jeremias profetizou que Deus faria uma Nova Aliança, não como a antiga. Fomos informados de que a lei de Deus será posta dentro do coração. Não nos é dito neste momento o que essa lei implica exatamente, apenas que independe do que essa aliança implique, ela não será como a Antiga Aliança. Ou seja, a Nova Aliança não será como o Decálogo (veja em "O Antigo Testamento (Aliança Mosaica)", que o Decálogo era o documento da aliança). O que quer que esta aliança seja, ela será fundamentalmente diferente de alguma forma .
No próximo capítulo, começaremos a comparar e contrastar os Pactos do Antigo e do Novo e ver o quão diferentes eles realmente são de acordo com as escrituras. O Novo Testamento é verdadeiramente novo!
Próximo Capítulo:
2 Coríntios 3 e 4
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
Irmão Helio, paz!
ResponderExcluir"Apesar de ver a Deus descansando após Sua obra de criação, não há mandamento registrado na Bíblia para qualquer ser humano fazê-lo antes do êxodo."
Essa afirmação, assim como todo o parágrafo posterior, está incorreta se tormarmos em conta Gn 26:5. Analise o texto e me responda se há alguma incoerência na sua teologia.
Abraço.
Paz Felipe!
ExcluirNão irmão, a afirmação não está incorreta. Você pode verificar em sua própria Bíblia que NÃO há um mandamento registrado na Palavra de Deus para qualquer ser humano guardar o Sábado antes do êxodo.
Gênesis 26:5 não diz que Abraão guardou o Sábado, diz?
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
===============
Irmão em Cristo, aqui estou novamente. Paz!
ExcluirLeiamos o texto: "Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis."
Gênesis 26:5
Irmão, na sua sinceridade, como pode Abraão não ter guardado o sábado que é uma das prescrições dada até mesmo após a fundação do mundo (Gn 2:2,3)?
Acredito que o sábado, e não só o sábado como todas as prescrições, como holocaustos que eram feitos pouco depois da fundação do mundo com Caim e Abel (Gn 4:1-9) foram cumpridas por Abraão. Isso me parece óbvio no texto.
Creio que o irmão deve fazer uma pequena revisão nesse contexto.
Em Cristo.
Amém.
Irmão Felipe, Paz!
ExcluirEu aprendi algo importante ao ler e interpretar as Escrituras, e gostaria de compartilhar com o irmão:
"[...] aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." 1 Coríntios 4:6
Irmão, volto a repetir:
NÃO há um mandamento registrado na Palavra de Deus para qualquer ser humano guardar o Sábado antes do êxodo.
Em Gênesis 2:2-3 não é mencionado nenhum mandamento...
Os Patriarcas não mantinham a guarda do Sábado. Isso não é Bíblico. A Bíblia mostra o porque:
“Ouçam, ó Israel, os decretos e as ordenanças que HOJE lhes estou anunciando. Aprendam-nos e tenham o cuidado de cumpri-los.
O Senhor, o nosso Deus, FEZ CONOSCO uma aliança em Horebe.
NÃO FOI COM OS “NOSSOS ANTEPASSADOS” (NÃO FOI COM ABRÃO, NEM COM ISAQUE E NEM COM JACÓ) que o Senhor fez essa aliança, mas conosco, com todos nós que aqui hoje estamos vivos.”
Eles não poderiam guardam o Sinal de uma Aliança que ainda Não tinha sido dada. No pacto Mosaico a circuncisão vem antes da Guarda da Lei e do Sábado.
Então nos versículos seguintes de Deuteronômio, Moisés entrega os Dez Mandamentos aos Israelitas:
“[...]E ele disse: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão.” Deuteronômio 5:1-6
Abraão, Isaque e Jacó nunca foram Escravos no Egito, foram?
Fica claro que Gênesis 26:5 não fala dos Dez Mandamentos de Ex. 20 e Dt. 5. (a Bíblia registra que a Lei veio 430 anos depois da promessa dada a Abraão).
Mas então o que quer dizer com: “Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis."
Se olharmos para o contexto Bíblico e histórico em que Abraão se encontra, essas leis e estatudos seriam na verdade os mandamentos para todos os gentios dados a Noé em Gênesis 9. Esse pacto é o mesmo citado em Atos 15. O qual não ordena os gentios guardarem o Sábado. Veja também o que encontrei de como Abraão obedeceu a Deus:
- Obedeceu a Deus quando o senhor lhe pediu para que saísse da terra dos seus pais (Gn 12.1; At 7.1-4).
- Obedeceu a Deus quando o Senhor lhe pediu para que andasse em sua presença e fosse perfeito (17.1,2).
- Obedeceu a Deus quando o Senhor lhe pediu para que guardasse o concerto da circuncisão (Gn 17.9-11).
- Obedeceu a Deus quando o Senhor lhe pediu para que ouvisse sua mulher Sara e mandasse Agar, a serva, sair de sua casa (Gn 21.12).
- Obedeceu a Deus quando o Senhor lhe pediu para que oferecesse seu filho Isaque em Sacrifício (Gn 22.2).
- E obedeceu a Deus quando o Senhor lhe pediu para que permanecesse na terra que haveria de lhe indicar (Gn 26.2,3)
Em Cristo, seu irmão e amigo,
Hélio S. Júnior
===========
[...] E havendo Deus acabado no DIA SÉTIMO a obra que fizera, descansou no SÉTIMO DIA de toda a sua obra, que tinha feito.
ResponderExcluirE ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; porque nele descansou de toda a sua obra que DEUS criara e fizera.
Gênesis 2:2-3
Prezado irmão,
O SÁBADO foi SANTIFICADO na criação.
Você pode ver este ato de DEUS sem qualquer propósito, ou seja, ELE simplesmente registrou isso em SUAS SAGRADAS ESCRITURAS para que você soubesse que ELE descansou e santificou o SÁBADO à título de conhecimento, sem o menor propósito. Ou pode perceber que, se ELE SANTIFICOU o SÁBADO na criação, o SÁBADO é SANTO e ponto final. Se é SANTO é separado, é, no mínimo, diferente e portanto merece uma atenção diferente.
Veja bem, ainda que não houvessem os 10 Mandamentos e qualquer outra menção do SÁBADO em todo o texto bíblico, saber que DEUS descansou e SANTIFICOU o SÁBADO na criação já é o suficiente para que EU entenda que o SÁBADO é SANTO. No entanto, o texto bíblico traz diversas outras menções quanto ao SÁBADO e o próprio JESUS CRISTO, que foi questionado tantas vezes por curar e fazer o bem no SÁBADO, em nenhum momento falou para que EU entendesse que o SÁBADO não era mais SANTO, ou seja, que ELE, simplesmente estava retirando a SANTIFICAÇÃO de DEUS quanto ao SÁBADO.
Para você e outras pessoas que não entenderam que o SÁBADO foi SANTIFICADO na criação, mas entenderam que deixou de ser SANTO através da Nova Aliança, por meio de JESUS CRISTO, ou entenderam que o SÁBADO jamais foi SANTO à não ser na aliança com Moisés; para todos estes, a IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, que existe em mais de 230 países, está informando à todos que o SÁBADO é o DIA DE GUARDA do SENHOR. E isto já é o suficiente para que a ordem de JESUS CRISTO seja cumprida e, ao mesmo tempo, para que não haja ignorância acerca de um fator tão importante.
A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA também está informando à você e à todos os outros que, nos tempos do fim, toda e qualquer denominação religiosa se unificará pelo único ponto que possuem em comum: o DOMINGO, como dia de guarda de DEUS. E perseguirão os santos, aqueles que guardam os Mandamentos de DEUS e possuem o testemunho de JESUS CRISTO (Apocalipse 12:17). Então, neste momento, todos que buscam à JESUS CRISTO verão que o SÁBADO é o SELO DE DEUS.
Para você e todos os outros que precisam ouvir do próprio DEUS a SUA PALAVRA, espero que DEUS possa esclarecer diretamente à todos, como falou à Moisés e à outros profetas, acerca do SEU SANTO SÁBADO. Mas, se DEUS não agir assim, infelizmente, acreditar nisso demandará um pouco de bom senso, FÉ e atenção do ESPÍRITO SANTO.
Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. Marcos 13:33.
Que DEUS possa salvar à todos em nome e por amor de JESUS CRISTO.
Em CRISTO, seu irmão,
William Lira Barbozza.
Irmão Willian, Paz!
ExcluirObrigado por compartilhar conosco a sua opinião a respeito do Sábado. Sugiro a leitura de Hebreus 3 e 4 para entender melhor Gênesis 2:2-3. Se tiver interesse em saber nossa opinião sobre esse assunto, de uma olhada no link abaixo:
Entrando no Descanso de Deus: Um Estudo de Hebreus 3 e 4
Irmão Willian, creio que esse estudo sobre o "Descanso de Deus na Criação" (Gn 2:2-3) o ajudará a conhecer melhor o significado do Descanso de Deus em Gênesis, desfrutado por nós mediante a fé.
Você ficará maravilhado ao descobrir que o sábado semanal que Deus deu aos filhos de Israel era na verdade uma representação de toda a mensagem evangélica. A mensagem bíblica da salvação pela graça, não por obras (Ef 2:8):
"Pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas." Hebreus 4:10.
Em Cristo, seu amigo e irmão,
Hélio S. Júnior