As Alianças
Você quer acabar com a confusão que existe a respeito do Velho e Novo Testamento? Quer acabar com teorias conflitantes sobre a Lei de Deus, o Sábado e os Dez Mandamentos? A chave está em compreender as alianças que Deus deu a Abraão e a Moisés. Agora você poderá saber quais promessas e profecias foram cumpridas na cruz e quais permanecem até hoje.
O Adventismo do Sétimo Dia infelizmente ensina e aplica muitas vezes o método de interpretação bíblica conhecido como "proof-texting"*. Eles usam a Bíblia de uma forma muito fragmentada para apoiar suas próprias noções preconcebidas, não tendo qualquer sensação real do fluxo da escritura e como tudo nela se encaixa. Esse método de interpretação é amplamente utilizado em seus cursos bíblicos.
Mas tudo isso muda quando Adventistas começam a ler e estudar livros inteiros da Bíblia. Lendo toda a Bíblia, texto no contexto, adventistas imediatamente percebem a maneira pela qual toda a narrativa bíblica foi estruturada e definida - por Alianças. De repente, percebem que a história da redenção não pode ser plenamente compreendida sem entender os concertos que Deus fez com Seu povo.
Compreendendo o Antigo e Novo Testamento
O Entendimento dos concertos abrirá a sua compreensão das escrituras de um jeito que você nunca experimentou. As escrituras já não serão mais um monte de textos fragmentados utilizados para justificar uma doutrina. Agora você poderá ver Deus agindo através das eras com todas as coisas apontando para a pessoa e obra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A constatação de que todas as escrituras, ambos os Testamentos, são todos sobre Jesus revolucionará o seu entendimento da Palavra de Deus.
Este estudo da Bíblia foi projetado para fornecer uma visão geral em esboço dos dois pactos mais importantes da Escritura. Como o material cobre quase toda a Bíblia, não é possível apresentar um estudo absolutamente exaustiva de cada livro e capítulo que trata dos concertos. Apresentarei textos e trechos que eu acredito que fornecerão os fatos básicos e a estrutura das alianças. No entanto, por causa do perigo de cair na armadilha do "proof-texting", eu recomendo fortemente que durante o progresso deste estudo esteja sempre com uma Bíblia aberta.
É minha esperança que não se contente em apenas ler os textos que citarei, mas que eles o conduzam a uma investigação muito mais ampla que inclua a leitura dos capítulos em torno do contexto. Gostaria especialmente de incentivar a leitura de livros inteiros que aqui são citados, tais como Romanos e Gálatas. A chave para evitar o "proof-texting" é o contexto, texto no contexto! Eu o desafio a ler além das citações deste estudo para que você possa ter absoluta certeza que todas as citações estão totalmente no contexto.
Primeira Parte:
Entendendo as Alianças
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
* Proof-texting é a prática da descontextualização, citações de versículos para estabelecer uma proposição que o contexto, quando lido ao todo, não da sustentação do fato ou que seu autor original não endosse suas asserções. É pinçar versículos como se fossem artigos, sem que seja necessário meditar sobre o contexto da passagem e do próprio livro, bem como de textos paralelos e correlatos.
Sabemos que versículos fora do contexto não provam nada. A doutrina consolidada de toda a Sagrada Escritura sim. Como diz o ditado texto fora do contexto é pretexto "para heresia".
Notas: Estudo baseado em The Covenants de Christopher A. Lee
Parabéns pelo Blog! estou adorando, que vocês possam continuar com esse trabalho maravilhoso, evangelizando pela internet. Que Deus abençoe vocês.
ResponderExcluirIrmão e conterrâneo Alison, o nosso maior objetivo é glorificar a Deus e edificar o santos.
ExcluirE que enquanto aguardamos a bem-aventurada esperança da Sua volta, possamos a cada dia mais, crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, pelos séculos dos séculos. Amém.
Em Cristo nossa Esperança,
Hélio S. Júnior
Irmão Hélio concordo com a sua fala, pois temos que buscar a excelência do conhecimento de Cristo, assim como Paulo fez. Ele trocou o conhecimento da vida,da lei e as demais coisas pelo conhecimento do Senhor Jesus, considerando aquelas como refugo e estas como lucro honrando e glorificando aquele que é digno de louvor e adoração. Fl 3. 7 - 10. `Peço sua oração por mim.
ResponderExcluirAmém!
Excluir