Eles foram tentados a voltarem a suas raízes e costumes judaicos. Eles foram fortemente tentados a voltarem para a Lei e as coisas da Antiga Aliança.
Hebreus foi escrito para incentivá-los a manterem-se no caminho e para lembrá-los da superioridade de Cristo sobre todas as sombras do Antigo Testamento.
O autor de Hebreus passa vários capítulos discutindo a Cristo como nosso sumo sacerdote. O capítulo 7 é dedicado a mostrar por que Cristo não é da ordem de Arão, mas de Melquisedeque. A idéia básica dessa comparação é que o sacerdócio Aarônico foi temporária, mas o sacerdócio de Jesus é sem fim. Esta comparação leva naturalmente a uma discussão dos Pactos Antigo e Novo no capítulo 8. A Antiga Aliança era temporária, mas a Nova Aliança é sem fim.
Hebreus 8:1-5 (NVI)
1 O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus
2 e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem.
3 Todo sumo sacerdote é constituído para apresentar ofertas e sacrifícios, e por isso era necessário que também este tivesse algo a oferecer.
4 Se ele estivesse na terra, nem seria sumo sacerdote, visto que já existem aqueles que apresentam as ofertas prescritas pela lei.
5 Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: "TENHA O CUIDADO DE FAZER TUDO SEGUNDO O MODELO QUE LHE FOI MOSTRADO NO MONTE".
Antes de saltar muito rapidamente sobre isso, vamos notar que o sacerdócio de Cristo e os dons que Ele traz não estão de acordo com a lei. Aquelas coisas da Lei eram apenas uma sombra do que estava por vir, mas a substância pertence a Cristo. O ministério de Jesus é verdadeiramente novo, não é apenas uma continuação da mesma Velha Aliança .
Hebreus 8:6 (NVI)
6 Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.
Hebreus 8:7 (NVI)
7 Pois se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra.
Hebreus 8:8-9 (NVI)
8 Deus, porém, achou o povo em falta e disse: "ESTÃO CHEGANDO OS DIAS, DECLARA O SENHOR, QUANDO FAREI UMA NOVA ALIANÇA COM A COMUNIDADE DE ISRAEL E COM A COMUNIDADE DE JUDÁ.
9 NÃO SERÁ COMO A ALIANÇA QUE FIZ COM OS SEUS ANTEPASSADOS QUANDO OS TOMEI PELA MÃO PARA TIRÁ-LOS DO EGITO; VISTO QUE ELES NÃO PERMANECERAM FIÉIS À MINHA ALIANÇA, EU ME AFASTEI DELES", diz o Senhor.
Isto não poderia ser mais claro. A Nova Aliança é realmente nova. Não é como a Antiga Aliança, o Decálogo. Deixe-me dizê-lo novamente para dar ênfase, a Nova Aliança não é como o Decálogo.
Hebreus 8:10-11 (NVI)
10 "ESTA É A ALIANÇA QUE FAREI COM A COMUNIDADE DE ISRAEL DEPOIS DAQUELES DIAS", DECLARA O SENHOR. "POREI MINHAS LEIS EM SUAS MENTES E AS ESCREVEREI EM SEUS CORAÇÕES. SEREI O DEUS DELES, E ELES SERÃO O MEU POVO.
11 NINGUÉM MAIS ENSINARÁ AO SEU PRÓXIMO NEM AO SEU IRMÃO, DIZENDO: ‘CONHEÇA AO SENHOR’, PORQUE TODOS ELES ME CONHECERÃO, DESDE O MENOR ATÉ O MAIOR.
Há muitas coisas que são realmente novas nesta Nova Aliança. Veremos mais adiante em nosso estudo sobre as alianças, que Deus sela-nos com o Espírito Santo, de fato colocando-se em nossos corações! Não é o velho Decálogo que Deus coloca em nosso coração, mas a terceira pessoa da Trindade.
Devido a isso, a Escritura nos diz que temos a própria "mente de Cristo" (I Coríntios. 2:16)! Isto é como as leis de Deus estão escritas em nossos corações. Nós não estamos falando sobre a habitação do Decálogo em nosso coração. Esse conceito beira a sacrilégio. Nós estamos falando sobre a presença interior de Deus, o Espírito.
A lei suprema do universo é o próprio Deus. A própria natureza de Deus, sua essência, ou ser é a própria definição de justiça e verdade. Através da presença do Espírito Santo, participamos da justiça de Deus. Ninguém precisa dizer-nos "conheça ao Senhor", porque conhecemos Ele na forma mais íntima. Temos a Sua própria justiça dentro de nós através da pessoa do Espírito. O legislador supremo do universo habita dentro de nós.
Vamos explorar o que a Bíblia chama de "Lei de Cristo" ou a "Lei da Liberdade", mais adiante em nosso estudo. Basta dizer por agora que o Decálogo não é, nem nunca foi, a lei suprema de Deus, foi apenas uma sombra do que viria.
Hebreus 8:12 (NVI)
12 PORQUE EU LHES PERDOAREI A MALDADE E NÃO ME LEMBRAREI MAIS DOS SEUS PECADOS".
Hebreus 8:13 (NVI)
13 Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.
O Novo é realmente novo e o velho é realmente antiquado, envelhecido, e está a ponto de desaparecer. O Decálogo é antiquado (obsoleto). O Decálogo é envelhecido. O Decálogo está a ponto de desaparecer. O Decálogo já não desempenha um papel na vida do crente regenerado. O Decálogo é obsoleto (antiquado) porque agora temos o Espírito Santo, o próprio Deus, habitando em nós.
O Decálogo é obsoleto porque o Espírito Santo nos molda conforme à Lei de Cristo. O Decálogo é obsoleto porque temos um novo pacto, um melhor pacto, uma aliança que não é como o Decálogo. O Decálogo que veio através de Moisés é obsoleto porque temos um novo e melhor mediador, o próprio Jesus Cristo. Tudo sobre a Nova Aliança é verdadeiramente novo e melhor. Até mesmo as promessas que Jesus Cristo nos deu são melhores promessas. No próximo capítulo iremos explorar as melhores promessas da nova e melhor Aliança, o Novo Testamento.
Próximo Capítulo:
O Novo Testamento: Promessa, Condição e Sinal
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
Jer 31:33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
ResponderExcluirLEIS=TORAH
Heb 10:16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,
LEIS=NOMOS
Responda com toda a sinceridade- quem odeia a Torah ou diz que foi abolida, faz parte da nova aliança?
2Th 2:8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.
ResponderExcluirIníquo=ἄνομος=anomos
Nomos=Torah=Lei. A é a partícula negativa=anti.
INÍQUO=ANTI-TORAH!
Mat 7:23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.
ἀνομία=anomia=ANTI-TORAH.
Por que Jesus apartaria ou queimaria quem guarda 9/10 de uma lei abolida?
quando vc clica nesse link cre que está acessando na mira da verdade da tv novo tempo, ou seja, isso é plagio. somente satanas se disfarça, não mostra o rosto e imita. somente ele age com esse tipo de astúcia e engano. o Espírito de Deus não age dessa forma.
ResponderExcluir