Venha explorar a doutrina base da Igreja Adventista do Sétimo dia. Descubra por que os primeiros líderes do Adventismo estabeleceram essa crença, após as previsões de William Miller sobre a Volta de Cristo, em1843/44, terem falhado.
"A passagem que, mais que todas as outras, havia sido tanto a base como a coluna central da fé do advento, foi: "Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado." Daniel 8:14." O Grande Conflito, Ellen G. White, p. 409.
A Doutrina do Santuário Celestial
A crença que surgiu para resolver a confusão causada pelo "Grande Desapontamento" milerita de 22 de outubro de 1844.
A doutrina do Juízo investigativo (Juízo Pré-Advento) é o pilar, ou, para colocar de outra forma, o núcleo da doutrina adventista. Todas as outras doutrinas "exclusivas" são raios emitidos de seu núcleo, incluindo: o sábado, a interpretação das três mensagens angélicas, o estado dos mortos e a posição da IASD como Igreja remanescente da profecia bíblica. Foi o desenvolvimento dessa doutrina que também instalou Ellen White como profeta da Igreja Adventista do Sétimo dia.
Para pensar: O Julgamento em Daniel 7 ou Apocalipse 14 descreve um juízo investigativo dos justos? Ou o julgamento descrito nessas passagens é o juízo de Deus sobre os ímpios?
Artigos Copilados:
Juízo Investigativo por Dirk Anderson
O Santuário e sua Limpeza por Dirk Anderson
Os 2300 dias e o ano de 1844 por Dirk Anderson
Para pensar: "O contexto de Daniel 8:14 atribui a profanação do santuário ao chifre pequeno. A interpretação adventista atribui-a à transferência dos pecados confessados ao santuário celestial pelo ministério sacerdotal de Cristo. Então, pretender, diante de nós mesmos, que a interpretação adventista leia Daniel 8:14 em contexto seria identificar ao chifre pequeno como Cristo. Em outras palavras, não podemos ter ao mesmo tempo o contexto e a interpretação adventista pelo que concerne à Bíblia mesma. (Cottrell, como aparece citado em Daniel 8:14 por Desmond Ford, pp. A-115-116)."
Adventismo do Sétimo Dia ensina que o Sangue de Jesus contamina o Santuário por Ex-Adventist Outreach
Investigando o Juízo Investigativo Site editado por Larry Pahl. Uma análise da "doutrina juízo investigativo".
Uma doutrina baseada em uma hermenêutica defeituosa por Desmond Ford
"Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação" (2 Pe. I, 20).
Compreendendo Daniel 8 e 9 Os adventistas do sétimo dia dizem-nos que os capítulos 8 e 9 de Daniel profetizaram um advento que teria ocorrido no ano de 1844. É realmente isso que Daniel 8 e 9 ensina? por Babylon Forsaken Ministries
A Base do Juízo Investigativo Exposto por Russell Earl Kelly, PHD
Os 2300 Dias da Profecia e o princípio dia-ano por Russell Earl Kelly, PHD
Daniel 8:8-13: O Calcanhar de Aquiles do Adventismo do Sétimo Dia por Russell Earl Kelly, PHD
Raymond Cottrell Confira as pesquisas e descobertas desse respeitado erudito Adventista sobre a Doutrina do Santuário.
Raymond Cottrell e a Doutrina do Santuário Quem foi e o que disse Raymond Cottrell sobre a Doutrina do Santuário e a data de 22 de outubro de 1844.
Raymond Cottrell: Daniel 8:14 e o Juízo Investigativo A questão do texto e o contexto. "Fingirmos que a interpretação dos ASD leva em conta o contexto de Daniel 8:14 significaria então identificar o chifre pequeno como Cristo." Dr. Raymond Cottrell
A Base do Juízo Investigativo Exposto por Russell Earl Kelly, PHD
Os 2300 Dias da Profecia e o princípio dia-ano por Russell Earl Kelly, PHD
Daniel 8:8-13: O Calcanhar de Aquiles do Adventismo do Sétimo Dia por Russell Earl Kelly, PHD
Raymond Cottrell Confira as pesquisas e descobertas desse respeitado erudito Adventista sobre a Doutrina do Santuário.
Raymond Cottrell e a Doutrina do Santuário Quem foi e o que disse Raymond Cottrell sobre a Doutrina do Santuário e a data de 22 de outubro de 1844.
Raymond Cottrell: Daniel 8:14 e o Juízo Investigativo A questão do texto e o contexto. "Fingirmos que a interpretação dos ASD leva em conta o contexto de Daniel 8:14 significaria então identificar o chifre pequeno como Cristo." Dr. Raymond Cottrell
O "Juízo Investigativo" Ellen White X A Bíblia Sagrada (Debate) Babylon Forsaken Ministries
Daniel 8:14 - Quebrando o elo da corrente Adventista Babylon Forsaken Ministries
1844 - Isso é Profético? por Raymond Cottrell
1844 - Isso é Profético? por Raymond Cottrell
1844 - A Doutrina Juízo Investigativo A doutrina juízo investigativo, peculiar para adventistas do sétimo dia, ensina que, em cumprimento a tipologia do santuário do Velho Testamento , Cristo entrou no segundo compartimento do santuário no céu em 1844, a fim de iniciar um trabalho de "juízo investigativo" para ver quem era digno da vida eterna, tanto os que ainda vivem como os mortos.
O Evangelho, 1844, e o Juízo Investigativo Esta é uma crítica breve mas poderosa. The Gospel, 1844, and Judgment pelo Dr. Desmond Ford Pdf em Inglês.
A Porta Fechada e o Santuário Celestial: Problemas Históricos e Teológicos The Shut-door and the Sanctuary: Historical and Theological Problems por Wesley Ringer (Ex-Adventista) Adventistas gostariam de esquecer que Ellen Whtie ensinou uma Porta Fechada de misericórdia. No entanto, para aqueles dispostos a examinar as evidências, a conclusão é clara. Pdf em Inglês (Download).
Daniel 7-9: Será que essa passagem suporta a alegação feita pelo Adventismo do Sétimo Dia? por Wesley Ringer (Ex-Adventista)
O Juízo Investigativo por Adrian Bury
Mais problemas com o Santuário Celestial e o Juízo Investigativo por Adrian Bury
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Santuário Adventista - O ex-pastor adventista Dave Stuart estudou o livro de Hebreus e a doutrina do Santuário Celestial extensivamente antes de se demitir. Contacte-o caso tenha qualquer dúvida sobre este tema.
Como isso se encaixa na tipologia? por Dave Stuart. Este artigo aborda questões sobre o cumprimento tipológico do santuário do Antigo Testamento.
O uso de ta hagia por Dave Stuart. Analise das declarações de eruditos adventistas sobre o termo grego ta hagia.
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A Verdade Sobre a Expiação Babylon Forsaken Ministries
O chifre pequeno de Daniel 8 vem da Itália? Babylon Forsaken Ministries
Será que o sangue do sacrifício do AT, Limpa, Contamina ou Transfere o Pecado? Does the Blood of the OT Sacrifice, Cleanse, Defile or Transport Sin? por Tim Ward. Foi o sangue do sacrifício, em relação ao serviço do Santuário de Deus descrito na Bíblia, alguma vez designada como sendo contaminado, ou como um meio para transportar o pecado no Santuário? Esta é uma questão crítica para adventistas. Se o sangue não contamina ou transfere o pecado, então todo o esquema da teologia do santuário adventista cai. A verdade pode resistir ao teste da investigação, então por que não ler este texto? Pdf em Inglês (Download)
Doutrina do santuário: Ativo ou Passivo? The 'Sanctuary Doctrine' – Asset or Liability? Pelo Dr. Raymond F. Cottrell - O falecido Dr. Raymond Cottrell provavelmente passou mais tempo estudando Daniel 8:14, o Juízo Investigativo e 1844 do que qualquer outra pessoa. Aqui é o último artigo que escreveu sobre o assunto antes de sua morte. Dr. Cottrell é amplamente reconhecido como o maior teólogo SDA de todos os tempos. Depois que se aposentou, ele proferiu uma palestra, que é registrada na forma deste artigo, que expôs o fato de que os líderes adventistas tinham secretamente se esforçado para encontrar algum suporte bíblico para a Doutrina do Juízo Investigativo (Doutrina do Santuário) sem qualquer sucesso. Sua consideração do acobertamento é surpreendente. Ele estava presente no julgamento de Glacier View do Dr. Desmond Ford e registrou todo o processo em taquigrafia. Ele revela o fato de que o Dr. Ford foi unanimemente confirmado em seis de seus oito pontos contra a doutrina do juízo investigativo pelo grupo de estudiosos que se reuniram em Glacier View para ouvir o seu caso - uma revelação notável, já que o presidente da Conferência Geral , Neal C. Wilson, voou de volta para a sede da Igreja em Washington DC após o julgamento e imediatamente fez um anúncio público de que o grupo de estudiosos havia rejeitado por unanimidade a sua posição sobre a questão! Além disso, o Dr. Cottrell fornece evidências bíblicas e históricas conclusivas de que a teoria da doutrina do santuário é impossível.
Fé ou Medo? Estudo Sobre Juízo Investigativo por Gently Broken
Introdução ao Juízo Investigativo por Gently Broken
O Pilar Central por Gently Broken. Esta é a história da fundação da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Você pode pensar que já conhece a história, mas o que você vai encontrar aqui pode surpreende-lo.
A Porta Fechada e o Santuário Celestial: Problemas Históricos e Teológicos The Shut-door and the Sanctuary: Historical and Theological Problems por Wesley Ringer (Ex-Adventista) Adventistas gostariam de esquecer que Ellen Whtie ensinou uma Porta Fechada de misericórdia. No entanto, para aqueles dispostos a examinar as evidências, a conclusão é clara. Pdf em Inglês (Download).
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O Juízo Investigativo por Adrian Bury
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Como isso se encaixa na tipologia? por Dave Stuart. Este artigo aborda questões sobre o cumprimento tipológico do santuário do Antigo Testamento.
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A Verdade Sobre a Expiação Babylon Forsaken Ministries
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Será que o sangue do sacrifício do AT, Limpa, Contamina ou Transfere o Pecado? Does the Blood of the OT Sacrifice, Cleanse, Defile or Transport Sin? por Tim Ward. Foi o sangue do sacrifício, em relação ao serviço do Santuário de Deus descrito na Bíblia, alguma vez designada como sendo contaminado, ou como um meio para transportar o pecado no Santuário? Esta é uma questão crítica para adventistas. Se o sangue não contamina ou transfere o pecado, então todo o esquema da teologia do santuário adventista cai. A verdade pode resistir ao teste da investigação, então por que não ler este texto? Pdf em Inglês (Download)
Doutrina do santuário: Ativo ou Passivo? The 'Sanctuary Doctrine' – Asset or Liability? Pelo Dr. Raymond F. Cottrell - O falecido Dr. Raymond Cottrell provavelmente passou mais tempo estudando Daniel 8:14, o Juízo Investigativo e 1844 do que qualquer outra pessoa. Aqui é o último artigo que escreveu sobre o assunto antes de sua morte. Dr. Cottrell é amplamente reconhecido como o maior teólogo SDA de todos os tempos. Depois que se aposentou, ele proferiu uma palestra, que é registrada na forma deste artigo, que expôs o fato de que os líderes adventistas tinham secretamente se esforçado para encontrar algum suporte bíblico para a Doutrina do Juízo Investigativo (Doutrina do Santuário) sem qualquer sucesso. Sua consideração do acobertamento é surpreendente. Ele estava presente no julgamento de Glacier View do Dr. Desmond Ford e registrou todo o processo em taquigrafia. Ele revela o fato de que o Dr. Ford foi unanimemente confirmado em seis de seus oito pontos contra a doutrina do juízo investigativo pelo grupo de estudiosos que se reuniram em Glacier View para ouvir o seu caso - uma revelação notável, já que o presidente da Conferência Geral , Neal C. Wilson, voou de volta para a sede da Igreja em Washington DC após o julgamento e imediatamente fez um anúncio público de que o grupo de estudiosos havia rejeitado por unanimidade a sua posição sobre a questão! Além disso, o Dr. Cottrell fornece evidências bíblicas e históricas conclusivas de que a teoria da doutrina do santuário é impossível.
Fé ou Medo? Estudo Sobre Juízo Investigativo por Gently Broken
Introdução ao Juízo Investigativo por Gently Broken
O Pilar Central por Gently Broken. Esta é a história da fundação da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Você pode pensar que já conhece a história, mas o que você vai encontrar aqui pode surpreende-lo.
Millerismo Analisado: O Nascimento do Adventismo por Gently Broken. Quando Cristo não retornou em 22 de outubro de 1844, William Miller abandonou sua investigação profética e voltou para o mainstream do cristianismo. Um pequeno grupo de outros que não abandonaram a investigação profética de Miller, se dividiram em várias outras igrejas, incluindo as Testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo Dia. Esta é a sua história.
O Grande Debate por Gently Broken. Dr. Raymond Cottrell observou que aproximadamente a cada quinze anos, Deus enviou um mensageiro para dissuadir a Igreja Adventista da doutrina problemático do Juízo Investigativo. Este capítulo analisa a história do questionamento repetido e o debate.
Fundamentos Podres por Gently Broken. Buracos, buracos, em toda parte buracos. Esclarecendo as diferenças entre a doutrina do santuário Adventista e as Escrituras.
Redesenhando Deus por Gently Broken. Parece que as Escrituras facilmente responder as perguntas básicas sobre Deus, nossa salvação e fé, porém o Juízo investigativo foi redesenhado para aqueles princípios que são irreconciliáveis a outros cristãos.
Se o Senhor não edificar a casa por Gently Broken. A doutrina do Juízo investigativo é o pilar, ou, para colocar de outra forma, o núcleo da doutrina adventista. Todas as outras doutrinas "exclusivas" são raios emitidos de seu núcleo, incluindo: o sábado, a interpretação das três mensagens angélicas, o estado dos mortos e a posição da IASD como Igreja remanescente da profecia bíblica. Foi o desenvolvimento dessa doutrina que também instalou Ellen White como profeta da Igreja Adventista do Sétimo dia.
Uma questão de identidade por Gently Broken. Quem não prefere ser escalado como o herói no jogo do que o vilão? OK, talvez tenhamos alguns poucos rebeldes no grupo, mas vamos assumir que não é brincadeira, mas a realidade. Nós preferimos estar no lado vencedor - no topo da classe. Certo?
The Clear Word por Gently Broken. A paráfrase Bíblica "Palavra Clara" revela um exemplo flagrante das distorções necessárias para fazer com que a Bíblia se harmonize com o Juízo Investigativo e suas doutrinas derivadas.
Fontes de Consulta sobre o Juízo Investigativo por Gently Broken
São estes os números da sua fé? Estas são as fórmulas que levaram você a Verdade? Será que estas equações explicar o fim de todas as coisas?
Os cálculos que levaram ao "Grande Desapontamento":
483 - 457 = 27 dC
69 - 7 = 62 (27 dC - 34 dC)
34 dC - 3.5 = 31 dC
69 x (1 x 7) + (1 x 7) = 490; 2300 - 490 = 1810; 1810 + 490 = 2300
Cálculo final: 457 - (69 x 7) = 27; 27 + (7 x 0.5) = 31; 31 + (7 x 0.5) = 34; 2300 - 490 = 1810; 34 + 1810 = 1844.
Artigos CACP
Uma questão de identidade por Gently Broken. Quem não prefere ser escalado como o herói no jogo do que o vilão? OK, talvez tenhamos alguns poucos rebeldes no grupo, mas vamos assumir que não é brincadeira, mas a realidade. Nós preferimos estar no lado vencedor - no topo da classe. Certo?
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Fontes de Consulta sobre o Juízo Investigativo por Gently Broken
São estes os números da sua fé? Estas são as fórmulas que levaram você a Verdade? Será que estas equações explicar o fim de todas as coisas?
Os cálculos que levaram ao "Grande Desapontamento":
483 - 457 = 27 dC
69 - 7 = 62 (27 dC - 34 dC)
34 dC - 3.5 = 31 dC
69 x (1 x 7) + (1 x 7) = 490; 2300 - 490 = 1810; 1810 + 490 = 2300
Cálculo final: 457 - (69 x 7) = 27; 27 + (7 x 0.5) = 31; 31 + (7 x 0.5) = 34; 2300 - 490 = 1810; 34 + 1810 = 1844.
Artigos CACP
Juízo Investigativo: Um Edifício de Suposições
Uma coisa que eu encontrei em meus estudos bíblicos, é que em assuntos importantes, Deus fornece sempre ao menos três ou mais passagens para que possamos nos certificar que não estamos fora do caminho. Essa é uma razão pela qual a doutrina adventista do Juízo Investigativo é tão instável na minha opinião.
Ela está baseada em um texto que vem de uma passagem obscura da literatura apocalíptica. Ela é complicada pelo fato que o contexto imediato não parece falar sobre um assunto celestial, mas terrestre. Ela está conectada a outras passagens por laços lingüísticos ainda mais fracos e ignora a real construção literária da imagem sacrificial da tarde e manhã dentro do texto. A fim fazer o poder do chifre se encaixar no cenário, adventista fazem este chifre crescer de um dos ventos, ao invés dos chifres do império grego, onde ele logicamente se encaixa. A conexão óbvia a Antioco Epifânio é ignorada.
Basear uma doutrina inteira forçadamente é altamente suspeito. Não há nenhum estudioso bíblico fora do adventismo que concorda com a interpretação da IASD. Isto deve levantar uma suspeita para quem faz tantas reivindicações dogmáticas. Basicamente, a posição de IASD tem um texto fraco e E.G.White para sustentar sua posição. Isso não soa como a Bíblia e a Bíblia somente, para mim.
MAIS ARTIGOS
- O Juízo Investigativo sob Suspeita O “Juízo Investigativo”: É Uma Doutrina Baseada na Bíblia?
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Para Analisar:
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- Seven $1000 Challenges for the SDA
- THE PARABLE OF THE UNJUST SERVANT Does Matthew 18 teach "Probation"?
- Glacier View controversy Sanctuary Review Committee
- The Investigative Judgment Heresy
- Daniel 8:8-14: Launching Seventh-day Adventism
- The Sanctuary in Daniel
- The 2300 Day Prophecy and the Year-Day Principle
- The Cleansing of Daniel 8:14
- The Daily Sacrifice
- Pattern-Fulfillment
- Sin Transfer into the Sanctuary
- The Truth about the Biblical Sanctuary
- Books of Heaven
- Rooms in the Heavenly Sanctuary
- Inside the Veil
- Antiochus IV Epiphanes; 164 B.C.
- Notes on Catholicism
- The Beast & its Image Revelation 13
- Israel in End Time Prophecy
- Armageddon Revealed
- The Investigative Judgment Really Ended in 1846
- Seventh Day Adventists distort history to fit in with their false claims about the Catholic Church
- More Vicarius Thrills
- Vicarius Filii Dei - Vicar of the Son of God - imaginary title
- Great Disappointment
- Investigative judgment
- Heprealaiskirjeen 9 'parempi' tulkinta
- Biblija - Danilo 8
- Biblija - "Iza zavese" Jevrejima 6:19
- Biblija - Žrtva svagdašnja i oèišæenje svetinje
- Biblija - Danilo 8:14 - 2200, 2300 ili 2400?
- Biblija - Jovan 10:22,23
- Milerovi "dokazi"
- Yom Kippur (Dan pomirenja) 1844.
- A Historia de uma Interpretação
- 22 de Outubro de 1844: As Coisas Se Complicam Para o Adventismo Por Sydney Cleveland
- A Expiação dos Pecados na Teologia Adventista
- 1844 - Reexaminado
- As Quinze "Provas Proféticas" de William Miller
- A HISTÓRIA DA FESTA DAS LUZES HANUKKAH
- O Erro Persistente dos Adventistas
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Faith or Fear? (Table of Contents)
Introduction
The Central Pillar
Millerism Revised: The Birth of Adventism
The Great Debate
Rotten Foundations
Redesigning God
Unless the Lord Builds the House
A Matter of Identity
The Clear Word
Resources Consulted
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1844
INLEIDING
De leer van het hemelse heiligdom en het onderzoekend oordeel is gebaseerd op bevindingen van pioniers binnen het Kerkgenootschap van de Zevende-dags Adventisten. Deze leer legt een koppeling tussen de Grote Verzoendag en het binnengaan van het hemelse heilige der heilige door Christus in 1844, het jaar dat oorspronkelijk werd genoemd als het jaar van de wederkomst van Christus. Wanneer deze leer in het licht van de Bijbel wordt gehouden, wordt duidelijk dat deze leer niet alleen op veel aannames is gebaseerd, maar ook de Bijbel tegenspreekt.
Het jaar 1844
Het hemels heiligdom
Het onderzoekend oordeel
Opmerkelijke uitspraken
De leer over 1844 weerlegd
De kleine horens
2300 avonden en morgens
Zeventig zeventallen
Het gezicht van Daniël 8:14
Geen reiniging van het hemels heiligdom
De Grote Verzoendag in 1844: 23 september!
Geen onderzoekend oordeel
Grote moeilijkheden
De wederkomst is niet te berekenen
Texto em analise:
Em Cristo, nossa Esperança,
Hélio S. Júnior
Faith or Fear? (Table of Contents)
Introduction
The Central Pillar
Millerism Revised: The Birth of Adventism
The Great Debate
Rotten Foundations
Redesigning God
Unless the Lord Builds the House
A Matter of Identity
The Clear Word
Resources Consulted
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1844
INLEIDING
De leer van het hemelse heiligdom en het onderzoekend oordeel is gebaseerd op bevindingen van pioniers binnen het Kerkgenootschap van de Zevende-dags Adventisten. Deze leer legt een koppeling tussen de Grote Verzoendag en het binnengaan van het hemelse heilige der heilige door Christus in 1844, het jaar dat oorspronkelijk werd genoemd als het jaar van de wederkomst van Christus. Wanneer deze leer in het licht van de Bijbel wordt gehouden, wordt duidelijk dat deze leer niet alleen op veel aannames is gebaseerd, maar ook de Bijbel tegenspreekt.
Het jaar 1844
Het hemels heiligdom
Het onderzoekend oordeel
Opmerkelijke uitspraken
De leer over 1844 weerlegd
De kleine horens
2300 avonden en morgens
Zeventig zeventallen
Het gezicht van Daniël 8:14
Geen reiniging van het hemels heiligdom
De Grote Verzoendag in 1844: 23 september!
Geen onderzoekend oordeel
Grote moeilijkheden
De wederkomst is niet te berekenen
Texto em analise:
O texto de Daniel 8:14 fala de 2300 sacrifícios que eram feitos continuamente no Santuário Judeu. Números 28:3. O sistema dia-ano não se aplica neste texto, pois o contexto não permite. O texto não esta falando de dias e sim de sacrifícios da tarde e Sacrifícios da manhã. Pois sabemos que eram efetuados dois sacrifícios por dia (literal) um pela manhã e outro pela tarde. O Santuário ali mencionado não é o celestial, pois no céu não entra contaminação Apocalipse. 21: 27 e que o chifre pequeno de Daniel 8:9-26 que profanou o Santuário Judeu proibindo o Sacrifício contínuo em número de 2.300, refere-se a Antíoco Epiphanes (IV), que invadiu a Judéia e que proibiu o culto Judaico em todas as formas, vindo a substituir o ritual Judaico por rituais e sacerdotes pagãos. Cremos no sacrifício total e vicário de Jesus. A expiação foi completa na cruz. Após a sua ressurreição Jesus entrou no Santíssimo do Santuário Celestial. Hebreus 5:7-10; 6:19 -20 ; 10:12,19,20 , dando ao homem que crê uma expiação plena e completa Efésios. 1:3 , João 19:30; Isaías 535-12.
OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. Crêem que Daniel 8:14 refere-se a dias anos dando um total de 2.300 anos literais. Sem base bíblica para tal afirmação. Eles pegam o ano de 457 antes de Cristo, que supostamente foi o ano em que saiu a ordem para a reconstrução dos muros de Jerusalém e adicionam os forçados 2300 anos de Daniel 8:14, que segundo Eles são anos, para chegar ao ano de l.844. Ano em que se originou a denominação. Absurdamente eles crêem que quando Jesus ressuscitou dos mortos entrou apenas no lugar Santo e somente a partir de 1.844 é que passou do Santo para o Santíssimo para então começar a fazer a expiação pelos pecados.
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Afirmamos que o véu que se rasgou de alto abaixo no momento da morte de Jesus Cristo, é o segundo véu, o que separa o lugar Santo do lugar Santíssimo, pois no momento da morte de Jesus, estava sendo invalidadas todas as cerimônias religiosas no tabernáculo. Todos os rituais judaicos encerraram-se na morte de Cristo. O véu que se rasgou foi o mesmo onde era aspergido o sangue dos animais que eram imolados.
Adventistas tentam afirmar que o véu que se rasgou de auto abaixo é o primeiro véu, ou seja o véu de entrada do tabernáculo. Isto chama-se uma grande heresia. Infelizmente eles não podem confessar que o véu que se rasgou é o segundo véu, o que separava o Santo do Santíssimo, pois confessar esta verdade, significa para eles lançar por terra toda a doutrina no tocante ao JUIZO INVESTIGATIVO, ensinado somente pelos adventistas do sétimo dia.
O Juízo Investigativo lança por terra várias verdades Bíblicas.
INHOUSE PROBLEMS WITH THE INVESTIGATIVE JUDGEMENT
The Investigative (pre-Advent) Judgement has been a thorn in the side of the Seventh-day Adventist Church since the doctrine was formulated. Over the past one-hundred years many courageous leaders within the SDA Church have raised their voices against the flaws and errors in this doctrine, but all were rebuffed for their efforts. Some of them left the Church of their own accord and others were sacked for daring to question the Church’s ‘unique contribution’ to Christianity.
While the SDA Church has not been able to admit openly that there are apparent flaws in the doctrine of the Investigative Judgement, behind the scenes it has endeavoured to reconcile the problems inherent in this teaching. In 1958 a questionnaire on Daniel 8:14 was sent to twenty-seven top Seventh-day Adventist scholars in language and exegesis to ask them if there was any relationship between the cleansing of Daniel 8:14 and the Day of Atonement cleansing of Leviticus 16. All twenty-seven replied that it was impossible to make a linguistic connection between Daniel 8:14 and Leviticus 16—a connection that is vital to the doctrine of the Investigative Judgement.
On the basis of this questionnaire, F D Nichol asked the General Conference President, Elder Figuhr, for a committee to study these and other problems. At considerable expense, the General Conference funded this committee—the Committee on Problems in the Book of Daniel—which was chaired by H. W. Lowe. Over the five years of its existence this committee studied forty-five submissions, but was unable to reach a consensus. It was finally disbanded without presenting a single report on its findings or leaving any Minutes from its meetings.
One has to ask, if the Investigative Judgement is a doctrine especially for God’s people today, why was this General Conference funded committee not able to agree on the authenticity of this teaching. And if SDA scholars have problems with this article of belief, what faith can the lay people have in it?
According to Raymond Cottrell, ‘In 1967 or 68, Elder Mervyn Thurber, Book Editor of the Review and Herald, came to Andrews Seminary expressly to find a faculty member to write a book on the Sanctuary. He could find none willing. He insisted the Church needed a book on this fundamental doctrine—Andreason’s book was hopelessly obsolete. Finally, it was decided that the book should be a joint effort by all the faculty, with chapters contributed by all the seminary’s academic departments. Dr. Dederan was appointed co-ordinator for the effort, but at the first meeting of the possible contributors the whole project collapsed because it was agreed the traditional Adventist position on the subject could not be demonstrated from the Bible.1’
The October, 1980 Ministry magazine—printed after the Glacier View meetings—makes this statement: ‘It is essential that the world understand this great truth and there is no other people to whom the world can look for the unfolding of this magnificent heavenly mystery except Seventh-day Adventists! The doctrine of the Investigative Judgement constitutes Adventism’s unique contribution to the theological world’ (p. 64).
Why, then, in the twenty-five years since this statement was penned, has no Adventist Scholar ever written on the Investigative Judgement in non-Adventist journals or magazines? If this doctrine is so important as to be a raison d’etre for the Seventh-day Adventist Church, and if it is as scripturally sound as the Church’s authorities claim, why are committed Seventh-day Adventist Scholars so reticent to share this ‘truth’ with other Scholars outside the fold? The fact is, SDA theologians have never written articles on the Investigative Judgement for non-Adventist journals, because they know, full well, that this teaching would not stand up to the close scrutiny of non-SDA Scholars.
So, what of the future of the Investigative Judgement in the Seventh-day Adventist Church? Four years back, Dr. Fritz Guy wrote, ‘Ironically, although Desmond Ford was dismissed from the Adventist ministry in 1980 because of his disagreement with traditional Adventist views about the Cleansing of the Sanctuary, subsequent Adventist thinking in North America seemed to have moved closer to his position and further away from those who dismissed him.’2
On the other hand, Jan Paulsen, the current General Conference President of the SDA Church, disputes Guy’s claim. In a supplement to the Adventist Review, entitled The Theological Landscape, he wrote, ‘Some are suggesting that since the 1980 (Glacier View) meetings, the very teachings that the Church affirmed that year at those meetings have been abandoned and that the Church has essentially moved to accept the very positions it rejected then. Such a claim is a distortion of reality and nothing could be further from the truth. The historic Sanctuary message, based on Scripture and supported by the writings of Ellen White, continues to be held to unequivocally … let no one think that there has been a change of position in regard to this.’3
Contrary to Paulsen’s protestations, however, interviews with SDA Pastors and Scholars, and articles in the Winter 2005 issue of Spectrum, indicate that he is either not aware of the thinking of his workers, or he is denying reality for the sake of both tradition and the fundamentalists in the Church. We conclude that if the Administrators of the SDA Church are determined to put more value on this traditional belief, than on the interpretation of Daniel 8:13-14 as understood by the majority of biblical Scholars, both inside and outside the denomination, then the SDA Church will continue to remain exposed to the valid accusation that it is fudging the glorious Gospel of our Lord Jesus Christ, because it considers an erroneous tradition to be more important than truth. And that would be a tragedy for a denomination which can truly be proud of its record in most other areas.
If the SDA Church ceased teaching the Investigative Judgement to its members, we at Good News Unlimited would also cease opposing it. But, in spite of the dubious theology and questionable history behind the Investigative Judgement belief, the denomination still insists on broadcasting this belief in books, Sabbath School Study Guides, and special inserts in its magazines. We, therefore, feel obliged to issue a warning against this false teaching which deceives people into thinking that they are God’s special people—when they aren’t.
ENDNOTES:
1. Verbatim from a tape recording.
2. Thinking Theologically, Andrews University Press (1999), p 90f.n.
3. October 12, 2002, p.20.
The October, 1980 Ministry magazine—printed after the Glacier View meetings—makes this statement: ‘It is essential that the world understand this great truth and there is no other people to whom the world can look for the unfolding of this magnificent heavenly mystery except Seventh-day Adventists! The doctrine of the investigative Judgement constitutes Adventism’s unique contribution to the theological world’ (p.64)
Why then, in the twenty-five years since this statement was penned, has no Adventist Scholar ever written on the Investigative Judgement in non-Adventist journals or magazines? If this doctrine is so important as to be a raison d’etre for the Seventh-day Adventist Church, and if it is as scripturally sound as the church’s authorities claim, why are committed Seventh-day Adventist Scholars so reticent to share this ‘truth’ with other Scholars outside the fold?
O Juízo Investigativo é uma doutrina única Adventista do Sétimo Dia, que afirma que um julgamento divino dos professos cristãos está em andamento desde 1844. Ele está intimamente relacionada com a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e foi descrito pela profeta da igreja e Ellen G. White pioneiro como um dos pilares da crença adventista. É um componente importante do entendimento mais amplo adventista do "santuário celeste", e as duas são por vezes falado de forma intercambiável.
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OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. Crêem que Daniel 8:14 refere-se a dias anos dando um total de 2.300 anos literais. Sem base bíblica para tal afirmação. Eles pegam o ano de 457 antes de Cristo, que supostamente foi o ano em que saiu a ordem para a reconstrução dos muros de Jerusalém e adicionam os forçados 2300 anos de Daniel 8:14, que segundo Eles são anos, para chegar ao ano de l.844. Ano em que se originou a denominação. Absurdamente eles crêem que quando Jesus ressuscitou dos mortos entrou apenas no lugar Santo e somente a partir de 1.844 é que passou do Santo para o Santíssimo para então começar a fazer a expiação pelos pecados.
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Afirmamos que o véu que se rasgou de alto abaixo no momento da morte de Jesus Cristo, é o segundo véu, o que separa o lugar Santo do lugar Santíssimo, pois no momento da morte de Jesus, estava sendo invalidadas todas as cerimônias religiosas no tabernáculo. Todos os rituais judaicos encerraram-se na morte de Cristo. O véu que se rasgou foi o mesmo onde era aspergido o sangue dos animais que eram imolados.
Adventistas tentam afirmar que o véu que se rasgou de auto abaixo é o primeiro véu, ou seja o véu de entrada do tabernáculo. Isto chama-se uma grande heresia. Infelizmente eles não podem confessar que o véu que se rasgou é o segundo véu, o que separava o Santo do Santíssimo, pois confessar esta verdade, significa para eles lançar por terra toda a doutrina no tocante ao JUIZO INVESTIGATIVO, ensinado somente pelos adventistas do sétimo dia.
O Juízo Investigativo lança por terra várias verdades Bíblicas.
INHOUSE PROBLEMS WITH THE INVESTIGATIVE JUDGEMENT
The Investigative (pre-Advent) Judgement has been a thorn in the side of the Seventh-day Adventist Church since the doctrine was formulated. Over the past one-hundred years many courageous leaders within the SDA Church have raised their voices against the flaws and errors in this doctrine, but all were rebuffed for their efforts. Some of them left the Church of their own accord and others were sacked for daring to question the Church’s ‘unique contribution’ to Christianity.
While the SDA Church has not been able to admit openly that there are apparent flaws in the doctrine of the Investigative Judgement, behind the scenes it has endeavoured to reconcile the problems inherent in this teaching. In 1958 a questionnaire on Daniel 8:14 was sent to twenty-seven top Seventh-day Adventist scholars in language and exegesis to ask them if there was any relationship between the cleansing of Daniel 8:14 and the Day of Atonement cleansing of Leviticus 16. All twenty-seven replied that it was impossible to make a linguistic connection between Daniel 8:14 and Leviticus 16—a connection that is vital to the doctrine of the Investigative Judgement.
On the basis of this questionnaire, F D Nichol asked the General Conference President, Elder Figuhr, for a committee to study these and other problems. At considerable expense, the General Conference funded this committee—the Committee on Problems in the Book of Daniel—which was chaired by H. W. Lowe. Over the five years of its existence this committee studied forty-five submissions, but was unable to reach a consensus. It was finally disbanded without presenting a single report on its findings or leaving any Minutes from its meetings.
One has to ask, if the Investigative Judgement is a doctrine especially for God’s people today, why was this General Conference funded committee not able to agree on the authenticity of this teaching. And if SDA scholars have problems with this article of belief, what faith can the lay people have in it?
According to Raymond Cottrell, ‘In 1967 or 68, Elder Mervyn Thurber, Book Editor of the Review and Herald, came to Andrews Seminary expressly to find a faculty member to write a book on the Sanctuary. He could find none willing. He insisted the Church needed a book on this fundamental doctrine—Andreason’s book was hopelessly obsolete. Finally, it was decided that the book should be a joint effort by all the faculty, with chapters contributed by all the seminary’s academic departments. Dr. Dederan was appointed co-ordinator for the effort, but at the first meeting of the possible contributors the whole project collapsed because it was agreed the traditional Adventist position on the subject could not be demonstrated from the Bible.1’
The October, 1980 Ministry magazine—printed after the Glacier View meetings—makes this statement: ‘It is essential that the world understand this great truth and there is no other people to whom the world can look for the unfolding of this magnificent heavenly mystery except Seventh-day Adventists! The doctrine of the Investigative Judgement constitutes Adventism’s unique contribution to the theological world’ (p. 64).
Why, then, in the twenty-five years since this statement was penned, has no Adventist Scholar ever written on the Investigative Judgement in non-Adventist journals or magazines? If this doctrine is so important as to be a raison d’etre for the Seventh-day Adventist Church, and if it is as scripturally sound as the Church’s authorities claim, why are committed Seventh-day Adventist Scholars so reticent to share this ‘truth’ with other Scholars outside the fold? The fact is, SDA theologians have never written articles on the Investigative Judgement for non-Adventist journals, because they know, full well, that this teaching would not stand up to the close scrutiny of non-SDA Scholars.
So, what of the future of the Investigative Judgement in the Seventh-day Adventist Church? Four years back, Dr. Fritz Guy wrote, ‘Ironically, although Desmond Ford was dismissed from the Adventist ministry in 1980 because of his disagreement with traditional Adventist views about the Cleansing of the Sanctuary, subsequent Adventist thinking in North America seemed to have moved closer to his position and further away from those who dismissed him.’2
On the other hand, Jan Paulsen, the current General Conference President of the SDA Church, disputes Guy’s claim. In a supplement to the Adventist Review, entitled The Theological Landscape, he wrote, ‘Some are suggesting that since the 1980 (Glacier View) meetings, the very teachings that the Church affirmed that year at those meetings have been abandoned and that the Church has essentially moved to accept the very positions it rejected then. Such a claim is a distortion of reality and nothing could be further from the truth. The historic Sanctuary message, based on Scripture and supported by the writings of Ellen White, continues to be held to unequivocally … let no one think that there has been a change of position in regard to this.’3
Contrary to Paulsen’s protestations, however, interviews with SDA Pastors and Scholars, and articles in the Winter 2005 issue of Spectrum, indicate that he is either not aware of the thinking of his workers, or he is denying reality for the sake of both tradition and the fundamentalists in the Church. We conclude that if the Administrators of the SDA Church are determined to put more value on this traditional belief, than on the interpretation of Daniel 8:13-14 as understood by the majority of biblical Scholars, both inside and outside the denomination, then the SDA Church will continue to remain exposed to the valid accusation that it is fudging the glorious Gospel of our Lord Jesus Christ, because it considers an erroneous tradition to be more important than truth. And that would be a tragedy for a denomination which can truly be proud of its record in most other areas.
If the SDA Church ceased teaching the Investigative Judgement to its members, we at Good News Unlimited would also cease opposing it. But, in spite of the dubious theology and questionable history behind the Investigative Judgement belief, the denomination still insists on broadcasting this belief in books, Sabbath School Study Guides, and special inserts in its magazines. We, therefore, feel obliged to issue a warning against this false teaching which deceives people into thinking that they are God’s special people—when they aren’t.
ENDNOTES:
1. Verbatim from a tape recording.
2. Thinking Theologically, Andrews University Press (1999), p 90f.n.
3. October 12, 2002, p.20.
The October, 1980 Ministry magazine—printed after the Glacier View meetings—makes this statement: ‘It is essential that the world understand this great truth and there is no other people to whom the world can look for the unfolding of this magnificent heavenly mystery except Seventh-day Adventists! The doctrine of the investigative Judgement constitutes Adventism’s unique contribution to the theological world’ (p.64)
Why then, in the twenty-five years since this statement was penned, has no Adventist Scholar ever written on the Investigative Judgement in non-Adventist journals or magazines? If this doctrine is so important as to be a raison d’etre for the Seventh-day Adventist Church, and if it is as scripturally sound as the church’s authorities claim, why are committed Seventh-day Adventist Scholars so reticent to share this ‘truth’ with other Scholars outside the fold?
"A questão do santuário é o fundamento da nossa fé." (Manuscript Releases 760 26.3, White Estate)
"A compreensão correta do ministério do santuário celestial é o fundamento da nossa fé." (MR 760 27,5)
"Nos últimos 50 anos todas as fases de heresia foi exercida sobre nós, para obscurecer nossa mente em relação ao ensino da Palavra- especialmente a respeito do ministério de Cristo no santuário celestial ... Mas os marcos que nos tornaram o que nós somos , devem ser preservados ... " (MS44, 1905 em MR760 7,2)
O Juízo Investigativo é uma doutrina única Adventista do Sétimo Dia, que afirma que um julgamento divino dos professos cristãos está em andamento desde 1844. Ele está intimamente relacionada com a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e foi descrito pela profeta da igreja e Ellen G. White pioneiro como um dos pilares da crença adventista. É um componente importante do entendimento mais amplo adventista do "santuário celeste", e as duas são por vezes falado de forma intercambiável.
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Em Cristo, nossa Esperança,
Hélio S. Júnior
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