Guardar dias em Gálatas 4:10


Na sua opinião, o que Paulo quis dizer com "Guardais dias, e meses, e tempos, e anos"? Estamos preparando um estudo sobre essa passagem, porém antes gostaríamos de ouvir a opinião dos leitores (adventistas ou não) sobre Gálatas 4:10:

Almeida Corrigida e Revisada Fiel (ACF)

"Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco." Gálatas 4:9-11

Nova Versão Internacional (NVI)

"Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis." Gálatas 4:9-11

Algumas perguntas que poderão nos ajudar achegar a uma interpretação bíblica, contextual e coerente dessa passagem:


  • Que argumentos provam que os "dia" mencionado é ou não o sábado semanal?

  • Essa fórmula (em ordem ascendente ou descendente) é encontrada em outras partes das Escrituras? 

  • Há alguma relação bíblica, linguística ou contextual entre Gálatas 4:10 e Colossenses 2:16?

  • O texto de Gálatas fala sobre heresias Judaizantes ou Pagãs?

  • Estariam os judaizantes ensinando a estes novos cristãos que eles tinham que guardar os sábados e o descanso das festas como parte de seu compromisso com Cristo?

  • Os dias, meses, tempos e anos seguem o mesmo padrão do sistema de festas judaicas, incluindo o sábado?

  • Poderia Paulo estar dizendo aos cristãos que observar estas festas (incluindo o sábado) não é mais requerido aos crentes da Nova Aliança em Cristo?

  • Estaria Paulo colocando o sábado junto com as coisas que não são mais obrigatórias e possivelmente perigosas se colocadas como parte do processo de salvação?

  • Pressupostos a respeito do dia sábado (como a Criação e o Decálogo) podem interferir, comprometer ou influenciar na verdadeira interpretação contextual dessa passagem?

  • Que outras perguntas poderão nos ajudar a chegar a verdade sobre essa passagem bíblica?


Ajude a construir essa postagem, deixe sua opinião nos comentários.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Essa é uma passagem importante das escrituras. Esse mandamento neotestamentário sobre dias não deve ser ignorado, pois caso for comprovado que o dia mencionado em Gálatas é o sábado do sétimo dia, o que aconteceria com a estrutura teológica e escatológica Adventista cuja nomenclatura da própria Igreja leva o nome Sétimo Dia? Parariam os Adventistas de julgar os cristãos que não observam a guarda do sábado? Deixariam de chamar cristãos não-sabatistas de filhos da prostituta e futuros seguidores da besta? Essas perguntas precisam de respostas.

Em Cristo,

Hélio S. Júnior
==========

4 comentários:

  1. Veja o que diz O TEXTO antes: Gál

    4:8 Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são;
    Gál 4:9 mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?
    Gál 4:10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
    Gál 4:11 Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.


    Paulo fala no versículo anterior Sobre os deuses e que eles adoravam deuses, esta é a ligação com o que está dizendo, ali vemos que os Gálatas estavam voltando para as festividades de ídolos, exatamente como acontece hoje..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel, Paz!

      Repare no contraste das Palavras:

      "Outrora" e "agora",

      "não conhecendo a Deus" e "conheceis a Deus"

      Eles NÃO estavam voltando para as festividades de ídolos, mas foram ensinados ser necessário guardar as festividades de Israel. Estavam saindo de uma escravidão para outra (Hagar), trocando 6 por meia dúzia.

      Os judaizantes estavam ensinando a estes novos cristãos que eles tinham que guardar os sábados e o descanso das festas como parte de seu compromisso com Cristo. Os dias, meses, tempos e anos seguem o mesmo padrão do sistema de festas judaicas, incluindo o sábado.

      Uma edição recente da Revista Adventista também admite essa posição evangélica nos seguintes termos:

      “Ao que parece, o texto de Colossenses 2.16 refere-se a quaisquer tipos de sábados: anuais, mensais ou semanais. Expressão similar à de Colossenses 2.16 (só que ao inverso) é encontrada em Gálatas 4.10: “Guardais dias [dias santos semanais], e meses [dias santos mensais], e tempos e anos [ dias santos anuais]” (Revista Adventista, janeiro de 2009, p. 18).

      Os judaizantes estavam dizendo aos gálatas que eles DEVIAM guardar o sábado e as outras festas. Paulo está claramente dizendo que observar estas festas NÃO É REQUERIDO aos cristãos. Ele vê que fazer isso poderia ser PERIGOSO para a maturidade como cristãos. Ele está dizendo que estas coisas NÃO têm valor porque o regime da lei era uma instituição temporária.

      Os cristãos são aceitos com base no cumprimento de Jesus da lei e tratados como descendentes de Abraão pré-lei!

      O livro de Gálatas tem um tema básico do começo ao fim. Não volte para guardar a lei, incluindo o Sábado. Enquanto há muita instrução sobre a vida moral, em Gálatas ou em qualquer dos escritos de Paulo, o apelo nunca é através da lei nesse assunto.

      Ele coloca o Sábado junto com as coisas que não são mais obrigatórias e são possivelmente perigosas se feito como parte do processo de salvação. Paulo claramente ensina moralidade responsável, e de que seu apelo é para Cristo vivendo em nós, não a lei.

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior

      Excluir
  2. Certamente Gl 4 não trata das Festas do SENHOR; e sim das festividades idolátricas, de acordo com o CONTEXTO.
    Sobre tais rudimentos, os mesmos são claramente especificados:
    "estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo" (vs 3).
    "Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são" (vs 8).

    Alguns dos "rudimentos do mundo" de Gl 4:3 são apresentados em Cl 2:20-22, que diz:
    "Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?" Com essa Revelação, as Escrituras nos fazem entender que os "rudimentos do mundo" têm raizes nos "preceitos e doutrinas dos homens" e não em DEUS (Cl 2:8); excluindo a possibilidade de relacionar os "rudimentos do mundo" com as "Leis de DEUS"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O Contexto de Gálatas indiscutivelmente é a guarda da Lei e os Judaizantes, não há como ignorar isso. Paulo está dizendo que eles estão trocando o paganismo pelo judaísmo, e não pelo cristianismo (o evangelho). Eles não estão guardando dias pagãos (como querem aqueles que não acreditam no cumprimento desses dias na pessoa de Cristo), estão sim sendo assediados pelos judeus-cristãos a guardarem todos os dias santos inclusive o sábado.

      Por isso Paulo explica aos cristãos que eles são aceitos com base no cumprimento de Jesus da lei e tratados como descendentes de Abraão pré-lei!

      Não precisando assim guardar o sinal da abolida Aliança Mosaica (Lembra-te do Sábado).

      O sinal da Nova Aliança é a Ceia do Senhor/Ceia Dominical. (Lembra-te de Cristo)

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior

      Excluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.