Almeida Corrigida e Revisada Fiel (ACF)
"Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco." Gálatas 4:9-11
Nova Versão Internacional (NVI)
"Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis." Gálatas 4:9-11
Algumas perguntas que poderão nos ajudar achegar a uma interpretação bíblica, contextual e coerente dessa passagem:
- Que argumentos provam que os "dia" mencionado é ou não o sábado semanal?
- Essa fórmula (em ordem ascendente ou descendente) é encontrada em outras partes das Escrituras?
- Há alguma relação bíblica, linguística ou contextual entre Gálatas 4:10 e Colossenses 2:16?
- O texto de Gálatas fala sobre heresias Judaizantes ou Pagãs?
- Estariam os judaizantes ensinando a estes novos cristãos que eles tinham que guardar os sábados e o descanso das festas como parte de seu compromisso com Cristo?
- Os dias, meses, tempos e anos seguem o mesmo padrão do sistema de festas judaicas, incluindo o sábado?
- Poderia Paulo estar dizendo aos cristãos que observar estas festas (incluindo o sábado) não é mais requerido aos crentes da Nova Aliança em Cristo?
- Estaria Paulo colocando o sábado junto com as coisas que não são mais obrigatórias e possivelmente perigosas se colocadas como parte do processo de salvação?
- Pressupostos a respeito do dia sábado (como a Criação e o Decálogo) podem interferir, comprometer ou influenciar na verdadeira interpretação contextual dessa passagem?
- Que outras perguntas poderão nos ajudar a chegar a verdade sobre essa passagem bíblica?
Ajude a construir essa postagem, deixe sua opinião nos comentários.
"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19
Essa é uma passagem importante das escrituras. Esse mandamento neotestamentário sobre dias não deve ser ignorado, pois caso for comprovado que o dia mencionado em Gálatas é o sábado do sétimo dia, o que aconteceria com a estrutura teológica e escatológica Adventista cuja nomenclatura da própria Igreja leva o nome Sétimo Dia? Parariam os Adventistas de julgar os cristãos que não observam a guarda do sábado? Deixariam de chamar cristãos não-sabatistas de filhos da prostituta e futuros seguidores da besta? Essas perguntas precisam de respostas.
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
==========
Veja o que diz O TEXTO antes: Gál
ResponderExcluir4:8 Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são;
Gál 4:9 mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?
Gál 4:10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Gál 4:11 Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.
Paulo fala no versículo anterior Sobre os deuses e que eles adoravam deuses, esta é a ligação com o que está dizendo, ali vemos que os Gálatas estavam voltando para as festividades de ídolos, exatamente como acontece hoje..
Israel, Paz!
ExcluirRepare no contraste das Palavras:
"Outrora" e "agora",
"não conhecendo a Deus" e "conheceis a Deus"
Eles NÃO estavam voltando para as festividades de ídolos, mas foram ensinados ser necessário guardar as festividades de Israel. Estavam saindo de uma escravidão para outra (Hagar), trocando 6 por meia dúzia.
Os judaizantes estavam ensinando a estes novos cristãos que eles tinham que guardar os sábados e o descanso das festas como parte de seu compromisso com Cristo. Os dias, meses, tempos e anos seguem o mesmo padrão do sistema de festas judaicas, incluindo o sábado.
Uma edição recente da Revista Adventista também admite essa posição evangélica nos seguintes termos:
“Ao que parece, o texto de Colossenses 2.16 refere-se a quaisquer tipos de sábados: anuais, mensais ou semanais. Expressão similar à de Colossenses 2.16 (só que ao inverso) é encontrada em Gálatas 4.10: “Guardais dias [dias santos semanais], e meses [dias santos mensais], e tempos e anos [ dias santos anuais]” (Revista Adventista, janeiro de 2009, p. 18).
Os judaizantes estavam dizendo aos gálatas que eles DEVIAM guardar o sábado e as outras festas. Paulo está claramente dizendo que observar estas festas NÃO É REQUERIDO aos cristãos. Ele vê que fazer isso poderia ser PERIGOSO para a maturidade como cristãos. Ele está dizendo que estas coisas NÃO têm valor porque o regime da lei era uma instituição temporária.
Os cristãos são aceitos com base no cumprimento de Jesus da lei e tratados como descendentes de Abraão pré-lei!
O livro de Gálatas tem um tema básico do começo ao fim. Não volte para guardar a lei, incluindo o Sábado. Enquanto há muita instrução sobre a vida moral, em Gálatas ou em qualquer dos escritos de Paulo, o apelo nunca é através da lei nesse assunto.
Ele coloca o Sábado junto com as coisas que não são mais obrigatórias e são possivelmente perigosas se feito como parte do processo de salvação. Paulo claramente ensina moralidade responsável, e de que seu apelo é para Cristo vivendo em nós, não a lei.
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
Certamente Gl 4 não trata das Festas do SENHOR; e sim das festividades idolátricas, de acordo com o CONTEXTO.
ResponderExcluirSobre tais rudimentos, os mesmos são claramente especificados:
"estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo" (vs 3).
"Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são" (vs 8).
Alguns dos "rudimentos do mundo" de Gl 4:3 são apresentados em Cl 2:20-22, que diz:
"Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?" Com essa Revelação, as Escrituras nos fazem entender que os "rudimentos do mundo" têm raizes nos "preceitos e doutrinas dos homens" e não em DEUS (Cl 2:8); excluindo a possibilidade de relacionar os "rudimentos do mundo" com as "Leis de DEUS"
Olá,
ExcluirO Contexto de Gálatas indiscutivelmente é a guarda da Lei e os Judaizantes, não há como ignorar isso. Paulo está dizendo que eles estão trocando o paganismo pelo judaísmo, e não pelo cristianismo (o evangelho). Eles não estão guardando dias pagãos (como querem aqueles que não acreditam no cumprimento desses dias na pessoa de Cristo), estão sim sendo assediados pelos judeus-cristãos a guardarem todos os dias santos inclusive o sábado.
Por isso Paulo explica aos cristãos que eles são aceitos com base no cumprimento de Jesus da lei e tratados como descendentes de Abraão pré-lei!
Não precisando assim guardar o sinal da abolida Aliança Mosaica (Lembra-te do Sábado).
O sinal da Nova Aliança é a Ceia do Senhor/Ceia Dominical. (Lembra-te de Cristo)
Em Cristo,
Hélio S. Júnior