Os Dias em Romanos 14:5-6


Na sua opinião, o que Paulo quis dizer com "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias"? Estamos preparando um estudo sobre essa passagem, porém antes gostaríamos de ouvir a opinião dos leitores (adventistas ou não) sobre Romanos 14:5-6:

Almeida Corrigida e Revisada Fiel (ACF)

"Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus." Romanos 14:5-6

Nova Versão Internacional (NVI)

"Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus." Romanos 14:5-6

Algumas perguntas que poderão nos ajudar achegar a uma interpretação bíblica, contextual e coerente dessa passagem:


  • Que argumentos provam que o "dia" mencionado é ou não o sábado semanal?

  • Esse assunto é encontrado em outras partes das Escrituras? 

  • Há alguma relação bíblica entre Romanos 14:5-6, Gálatas 4:10 e Colossenses 2:16?

  • Em Roma cristãos judeus e gentios estão vivendo lado a lado. Estaria Paulo ensinando que é errado os gentios julgarem os Judeus que guardam o Sábado. É que é errado os Judeus julgarem os gentios que não guardam o Sábado?

  • A santidade de dias poderia ser um assunto não mais obrigatório para os cristãos? Estaria Paulo colocando o sábado junto com as coisas que não são mais obrigatórias?

  • Pressupostos a respeito do dia sábado (como a Criação e o Decálogo) podem interferir, comprometer ou influenciar na verdadeira interpretação contextual dessa passagem?

  • Que outras perguntas poderão nos ajudar a chegar a verdade sobre essa passagem bíblica?


Ajude a construir essa postagem, deixe sua opinião nos comentários.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Essa é uma passagem importante das escrituras. Esse mandamento neotestamentário sobre dias santos não deve ser ignorado, pois caso for comprovado que os dias mencionado em Romanos incluem o sábado do sétimo dia, o que aconteceria com a estrutura teológica e escatológica Adventista cuja nomenclatura da própria Igreja leva o nome Sétimo Dia? Parariam os Adventistas de julgar os cristãos que não observam a guarda do sábado? Deixariam de chamar cristãos não-sabatistas de filhos da prostituta e futuros seguidores da besta? Essas perguntas precisam de respostas.

Em Cristo,

Hélio S. Júnior
==========

Textos para analisar:

Romanos 14:5-6 - Estudo sobre o Sábado por Greg Taylor

Romanos 14:1-6 - Estudo sobre As Alianças.


36 comentários:

  1. Olá irmãos,

    Pelo que se percebe do contexto, Paulo quer reduzir o atrito entre os irmãos que têm costumes diferentes e dá um valor decisório à consciência de cada um.

    Se judeu pretende valorizar um dia da semana, ela faz isso em louvor a Deus. E isso não é visto por Paulo como sendo ruim. Contanto que haja liberdade para aqueles que não querem valorizar os dias da semana da mesma forma que os judeus.

    A mesma coisa é relacionada às questões dietéticas. Quem acha que pode comer qualquer coisa, acha liberdade nas Escrituras, desde que sua consciência esteja limpa de que tem essa liberdade em Deus.

    Tanto um quanto o outro, desde que façam para adorar ao Senhor, bem o fazem. O danoso é julgar e desprezar ao irmão que não guarda os mesmos costumes (Rm 14.10).

    ResponderExcluir
  2. Amado Irmão Diego,

    Muito obrigado pelo comentário! Sou da mesma opinião.

    Graça e Paz!


    ResponderExcluir
  3. Irmão Hélio, saudações em Cristo.

    Apesar de seguir uma linha diferente da sua, pois creio que >>na<< liturgia o Domingo substituiu o sábado, creio que o texto em mira [e o de Col 2.16], está falando do conceito sabático, ainda que outros assuntos, por certo, poderiam 'povoar' a mente do autor Paulo.

    Assim eu tenho uma visão sobre tal texto: o assunto não é mais central, a ponto de levar a uma divisão e/ou exclusão. Temos que nortear, 'circunscrever', mas não aponto de julgar. Isso o ministério de Jesus também focalizou.

    Me parece que o reformador Calvino pensou assim. Ele achava que isso poderia ser superstição. Ele pode estar errado, ok. Porém, entendo (hoje)de maneira semelhante.

    Abraços de seu irmão em Cristo,

    mcapologetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz Irmão Luciano!

    É uma alegria vê-lo aqui no blog!

    Pretendo "linkar" as boas postagens do MCA sobre o Adventismo aqui no blog.

    É verdade .... Não, creio que o Domingo substituiu o Sábado, como sendo o Sabbath Neotestamentário.

    A posição que João Calvino assumiu foi a seguinte:

    There were three reasons for giving this [fourth] commandment: First, with the seventh day of rest the Lord wished to give to the people of Israel an image of spiritual rest, whereby believers must cease from their own works in order to let the Lord work in them. Secondly, he wished that there be an established day in which believers might assemble in order to hear his Law and worship him. Thirdly, he willed that one day of rest be granted to servants and to those who live under the power of others so that they might have a relaxation from their labor. The latter, however, is rather an inferred than a principal reason.

    As to the first reason, there is no doubt that it ceased in Christ; because he is the truth by the presence of which all images vanish. He is the reality at whose advent all shadows are abandoned. Hence St. Paul (Col. 2:17) that the sabbath has been a shadow of a reality yet to be. And he declares elsewhere its truth when in the letter to the Romans, ch. 6:8, he teaches us that we are buried with Christ in order that by his death we may die to the corruption of our flesh. And this is not done in one day, but during all the course of our life, until altogether dead in our own selves, we may be filled with the life of God. Hence, superstitious observance of days must remain far from Christians.

    The two last reasons, however, must not be numbered among the shadows of old. Rather, they are equally valid for all ages. Hence, though the sabbath is abrogated, it so happens among us that we still convene on certain days in order to hear the word of God, to break the [mystic] bread of the Supper, and to offer public prayers; and, moreover, in order that some relaxation from their toil be given to servants and workingmen. As our human weakness does not allow such assemblies to meet every day, the day observed by the Jews has been taken away (as a good device for eliminating superstition) and another day has been destined to this use. This was necessary for securing and maintaining order and peace in the Church.

    As the truth therefore was given to the Jews under a figure, so to us on the contrary truth is shown without shadows in order, first of all, that we meditate all our life on a perpetual sabbath from our works so that the Lord may operate in us by his spirit; secondly, in order that we observe the legitimate order of the Church for listening to the word of God, for admin-istering the sacraments, and for public prayers; thirdly, in order that we do not oppress inhumanly with work those who are subject to us.
    [From Instruction in Faith , Calvin's own 1537 digest of the Institutes , sec. 8, "The Law of the Lord"].

    Que Deus lhe abençoe!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. MAIS CALVINO?
    “A Lei de Deus é uma Lei divina, santa, celestial, perfeita… Não há um Mandamento a mais; não há nem um a menos; mas ela é tão incomparável que sua perfeição é uma prova de sua divindade. Nenhum legislador humano poderia ter trazido à existência uma lei semelhante à que encontramos no Decálogo”. Sermão 18 Vol. II, pg. 280.

    "Nós não devemos imaginar que a vinda de Cristo nos libertou da autoridade da lei, pois é a regra eterna de uma vida devota e santa, e deve, portanto, ser tão imutável como a justiça de Deus, que ele abraçou, é constante e uniforme. " João Calvino, "Comentário sobre a Harmonia dos Evangelhos", vol. 1 277, página.

    Autor: João Calvino em seu Comentary on a Hermony of Gospel Vol. I pg. 277 sobre Mat.5:17 e Lucas 16:17:

    E, em seus Institutes, ii. 7 seção 15 Calvino escreveu: “A Lei não sofreu nenhuma diminuição de sua autoridade, mas deve receber de nossa parte sempre o mesmo respeito e obediência”.
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Irmão Paz,

    Você tem razão em questionar Calvino Osmar...

    Como os Dez Mandamentos podem ser uma Lei eterna e imutável mas o Quarto Mandamento passageiro e mutável?

    Por isso creio que mesmo os adventistas estando equivocados em relação aos Dez Mandamentos e o Sábado eles tem toda razão em questionar aqueles que dizem que o quarto mandamento agora é o Domingo, pois isso incoerente.

    Os Domingo-Sabatistas são incoerentes - Ensinam que o Domingo (1° Dia) é o Sábado cristão.

    Os Sábado-Sabatistas estão equivocados - Ensinam que o Sábado (7° Dia) é o dia da adoração dos cristãos. Conforme requerido pela antiga Aliança Mosaica, o Decálogo. "Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos." Deut 4:13. Esta Aliança GRAVADA COM LETRAS EM PEDRAS foi por Cristo abolida. 2 Coríntios 3:14.

    Creio que a Verdade Bíblica é que o Sábado foi uma sombra, abolida na cruz (Colossenses 2:16-17), cuja realidade se encontra em Cristo Jesus (Hebreus 3 e 4). O primeiro dia (Domingo) NÃO é o Sábado, é uma celebração de sua ressurreição. O Decálogo, a Antiga Aliança foi substituída pela Lei de Cristo / Nova Aliança. 2 Coríntio 3

    Em Cristo,

    Hélio S. Júnior
    ===============

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Hélio (mesmo discordando, vc e eu estamos no bojo do texto em mira, seria a nós o conselho? kkk)...

      Pois eu já pensei assim por muito tempo. Achava que seria mais coerente dizer isso. Mas ao me deparar com 1) o uso do Decálogo no NT e 2) a 'negatização' do sábado, mudei de ideia.

      Obvio que tenho muitos problemas em pensar assim, porém, creio, se não pensar assim terei mais problemas.

      Sempre procurei ser coerente com isso. Em todas as minhas postagens sobre o tema[domingo, sábado, adventismo], destaco que a guarda do sábado, ou não, do domingo, ou não, não são termômetros salvíficos.

      Quanto ao Osmar, veja como ele é um perfeito adventista: http://mcapologetico.blogspot.com.br/2010/10/tudo-pelo-adventismo-nada-pela-verdade.html

      Abraços
      Hélio...

      Excluir
    2. Amado irmão Luciano, Paz!

      Sou um leitor do MCA! Gosto muito dos assuntos tratados no seu blog!

      Já havia lido o texto “Tudo pelo Adventismo nada pela Verdade”, fiquei estarrecido com o Osmar... a que ponto uma pessoa chega para defender os erros da Sra. Ellen White...

      Em relação a nossa leve divergência doutrinária em relação a dias santos, sugiro a leitura dos seguintes textos para entender minha posição (por favor, não pense que quero criar contenda com o irmão por causa de dias, jamais, só quero mostrar o que acredito que a Escritura ensina, para nossa edificação. Como você disse, a guarda do sábado, ou não, do domingo, ou não, não são termômetros salvíficos.):

      Nove dos Dez. Escolhendo os Mandamentos: O Sábado do Sétimo Dia, a Lei Mosaica, e a Inconsistência Evangélica. PorScott Klusendorf

      É o Domingo, o "Sábado Cristão?" por Dr. Robert A. Morey. É um estudo aprofundado do tema do Sábado, escrito para uma audiência Batista. Este estudo apresenta: Um esboço da posição Sabatista. Um exame das alegações Sabatistas tais como: O argumento da "Ordenança do Sábado na Criação", o argumento da "Lei Moral", o argumento do "Sábado feito para o homem", o argumento de "Hebreus 4:9", o argumento "Lembre-se", o argumento "Êxodo 16", o argumento "Mateus 24:20" e o argumento do "Silêncio". Uma abordagem bíblico-teológica sobre o Sábado. Uma breve teologia prática da adoração corporativa Cristã. A guarda do Sábado na História da Igreja.

      Boa Leitura!

      Em Cristo, seu amigo e irmão,

      Hélio Júnior
      ==========

      Excluir
    3. Irmão Hélio agradeço as sugestões. Irei lê-las com certeza.

      Tenho estudos pessoais de tal assunto, já fiz também um estudo de >todas as vezes< que o sábado aparece na Bíblia. E quando chegamos na Revelação final - o NT - percebemos que o assunto recebeu um declínio significativo.

      Nossa diferença, sem dúvida, é "um desacordo entre irmãos", na casa do Pai.

      Abraços

      Excluir
  7. Nao ha nada que indique que ele estar falando do sabado ou das leis dieteticas, nao e possivel dizer que Paulo esta falando do sabado sem colocar o proprio Paulo em contradiçao quando ele mesmo disse" porque os simples ouvidores da lei nao serao justificados diante de Deus,mas os que praticam a lei hao de ser justificados" esse unico versiculo salva toda a teologia adventista o resto e somente especulaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kayo,

      Bom ter você no blog outra vez. A última vez que pude trocar ideias com você foi no Post a repeito da Lei como Aliança, em Gálatas. Mas aí, você desapareceu. Contate-me, por favor.

      Aí você poderá me explicar como é que o texto falando de comida, pode não se referir a regras dietética. Também como é que falando de dias, não inclui os dias da semana (entre eles, o sábado)

      Se o versículo não aborda os dias da semana e as questões dietéticas, estão abordando o que?

      tenenteromualdo@gmail.com

      Excluir
  8. Kayo,
    Graça e paz da parte de Jesus Cristo esteja sobre sua vida.
    O próprio apostolo Paulo também escreveu:
    E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
    Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
    Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
    Gálatas 3:11-13
    Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
    Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
    Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
    Gálatas 4:9-11
    O Sábado Judeu (Sabbath) foi abolido na cruz onde Cristo riscou “o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz” (Colossenses 2:14).

    Quanto às leis dietéticas, se sua bíblia é a versão Almeida Revista e Atualizada, dê uma olhada no título de Hebreus 8.11 - O sacerdócio levítico teve fim, mas o de Cristo é eterno - veja o título também do capítulo 8 de Hebreus - A antiga aliança era o símbolo da nova, superior e eterna da qual Cristo é o mediador - veja este versículo:
    Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
    Hebreus 8:13 e mais este:

    Hebreus 13:9 Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam.

    Estou citando os títulos, porque para uma boa interpretação de texto bíblico ou não, os títulos nos ajudam a entender o contexto. E outra dica para interpretação de textos é "perguntar para o texto": para quem foi escrito, porque foi escrito, em que circunstância, quando, onde, etc. assim teremos uma interpretação mais adequada.
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  9. Prezados,

    Não pretendo me envolver, mas quero lhes dizer apenas que o apóstolo Paulo deve ser estudado com muita cautela, todo o contexto histórico deve ser levado em conta, pois conforme o texto em 1 Coríntios 9:

    [...] Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
    E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
    Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
    Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
    E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.

    1 Coríntios 9:19-23

    Entre outros escritos... Percebemos que o apóstolo Paulo fala de acordo com o povo a fim de atingi-lo com o evangelho e levar todos ao amor à Cristo. Graças aos seus escritos, muitas religiões surgiram, cada uma se baseando em um conceito e contexto específico e por meio dos seus escritos foi gerada muita confusão. O inimigo de DEUS, aproveitando disso, confundiu o povo e somente com muita FÉ em DEUS, à luz do Espírito Santo, e por amor de Jesus Cristo, podemos passar disso. Portanto, venho dizer apenas para que tenham cautela.

    Parabéns pelo BLOG.

    DEUS abençoe à todos!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos, a Paz de Jesus!
    Só queria que o autor deste blog me explicasse o texto já citado aqui que diz que quem é ouvinte não é justificado, mas quem é Praticante da Lei! A Bíblia é simples de ser entendida, ão precisamos complicá-las, até pq a maioria das pessoas são simples! portanto as principais coisas que as pessoas precisam entender da Bíblia são simples. Esse verso que citei é mais claro do que o Sol, portando acredito que precisamos sim guardar a Lei, por Amor a Cristo, e não para nos salvar.
    A Paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia David,

      Paulo escreveu o livro de Romanos com um tema em mente. Ele também escreveu Gálatas com um tema em mente.

      Romanos diz que o homem é justificado pela fé; Gálatas diz que o homem não é justificado pelas obras.

      Romanos fala do lado positivo; Gálatas fala do lado negativo. Romanos declara positivamente como o homem é justificado; Gálatas argumenta, do lado negativo, como ser justificado e como não ser justificado.

      Portanto, os dois livros, Romanos e Gálatas, complementam-se. O tema desses livros é estritamente a justificação. Eles tratam especificamente do problema da justificação. Um trata do problema do lado positivo; o outro, do lado negativo.

      Por favor, leia esse dois livros antes de comentar sobre Justificação através da guarda da Lei como fez o Kayo...

      Hélio S. Júnior

      Excluir
  11. Olha, só acho um tanto controverso a Bíblia dizer em um livro que a Lei tem que ser guardada, como é muito claro em muitos versos e em outro dizer que tem que ser guardada. Vcs tentam justificar algo unjustificável. Só acho que se há um lugar que diz que devemos guardar, e em outro dizendo "aparentemente" que não precisamos, prefiro ficar com o guardar, pois o que acontecerá se quando Cristo voltar disser que teria que guardar sim, o que vc dirá a Ele? Se caso vc já tiver sido fiel à sua Lei por amor a Ele desde aqui, nao precisará se preocupar com mais nada! Pense nisso meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, David,

      Essa controvérsia ocorre porque Adventistas dividem a Antiga Aliança em duas leis.

      Sempre haverá confusão ao misturamos a Antiga Aliança com a Nova Aliança.

      Sempre haverá confusão ao misturamos Lei e Graça.

      Sempre haverá confusão ao misturamos Sombras com a Realidade.

      Lei e Graça são sim “rivais”, opostos. Ou você está debaixo de um ou está debaixo do outro.

      Que é graça? Graça nada mais é que a grande obra de Deus realizada gratuitamente em Seu amor incondicional e ilimitado em favor do homem desamparado, indigno e pecador. A graça de Deus é simplesmente Deus trabalhando para o homem.

      Como isso se diferencia da lei? A lei é Deus exigindo que o homem trabalhe para Ele, enquanto a graça é Deus trabalhando para o homem.

      Que é a lei? A lei é a exigência de Deus para que o homem faça algo para Ele.

      Que é obra? Obra é o esforço do homem para fazer algo para Deus.

      Que é graça? Graça nem é Deus exigindo algo nem é Deus recebendo a obra do homem, mas graça é Deus fazendo a Sua própria obra. Quando Deus vem para fazer algo pelo homem e a favor do homem, isso é graça.

      A ênfase no Novo Testamento não está no princípio da lei. Na verdade, o Novo Testamento opõe-se ao princípio da lei, pois a lei e a graça jamais podem misturar-se. É Deus quem está trabalhando ou é o homem? Deus está dando algo para o homem ou está pedindo algo do homem?

      Se Deus estiver pedindo algo do homem, nós ainda estamos na era da lei. Contudo, se Deus estiver dando algo para o homem, estamos na era da graça. Você não iria à casa de alguém dar-lhe dinheiro se houvesse ido lá para pedir dinheiro.

      Semelhantemente, lei e graça são princípios opostos; elas não podem ser colocadas juntas. Se é para o homem receber graça, ele deve colocar a lei de lado. Por outro lado, se ele seguir a lei, cairá da graça.

      Ou você está debaixo da Lei ou debaixo da Graça. (Romanos 6:14) Ou você fica com a Hagar do Monte Sinai (Decálogo, Antiga Aliança) ou com Sara e a promessa (Nova Aliança). (Gálatas 4) Ou você está casado com a Lei ou morre e faz parte da Noiva de Cristo. (Romanos 7). Ou está sob a maldição da Antiga Aliança ou das bênçãos da Nova Aliança e Cristo Jesus. (Gálatas 3:10)

      Graça e Paz!

      Hélio S. Júnior

      Excluir
  12. O problema é que vcs acreditam que os dois (Lei e Graça) não podem viver em harmonia, se vc não pensasse dessa maneira, poderia entender melhor!
    Repito, se há partes que dizem que temos que guardar (como está mais claro do que o Sol isso em muitas passagens, e só não enxerga quem não quer)e outras que aparentemente dizem que não precisamos mais guardar, ainda prefiro ficar com o Amar e guardar, pois quando Cristo voltar não terá pena dos que não guardaram e no fundo sabiam!
    A Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão David, Paz!

      Existe uma tendência no homem para confundir os princípios da lei com graça, de sorte que nem a lei nem a graça podem ser perfeitamente compreendidas.

      A lei é despojada da sua austera e inflexível majestade, e a graça é privada de todos os seus atrativos divinos.

      A lei mostra-nos o que o homem deveria ser; enquanto que a graça demonstra o que Deus é.

      Como poderão, pois, ser unidas num mesmo sistema? Como poderia o pecador ser salvo por meio de um sistema formado em parte pela lei e em parte pela graça? Impossível: ele tem de ser salvo por uma ou por outra.

      Na lei Deus declara o que o homem deveria ser, e pronuncia a maldição sobre ele se o não for. Ora quando o homem se examine à luz da lei descobre que é precisamente aquilo que a lei condena. Como poderá ele, portanto, obter a vida por meio da lei?

      A lei propõe a vida e a justiça como os fins a alcançar, guardando-a; mas mostra-nos, desde o primeiro momento, que nos encontramos num estado de morte e iniquidade. Precisamos desde o primeiro momento das mesmíssimas coisas que a lei propõe alcançar-nos no fim.

      continua...

      Excluir
    2. Veja bem David, vou tentar ser mais claro pois você faz parecer que dizemos que não devemos obedecer a Deus e guardar seus mandamentos. Não é isso, você entendeu errado ou talvez eu não soube me explicar...

      Existe uma Aliança cujo contrato do pacto foi gravado em tabuas de pedra, também chamada de "Lei", que exige a obediência perfeita. E amaldiçoa a todo aquele que não é perfeito. Essa é a Lei.

      "Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos." Êxodo 34:28

      "Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem." Deuteronômio 4:13

      Responda rápido, do que a Bíblia chama os Dez mandamentos, Lei moral ou outra coisa?

      Como sinal dessa Aliança, as pessoas teriam que guardar o Sábado. Mostrando assim que estavam debaixo da Aliança da Lei.

      Detalhe, toda sinal de aliança dado aos homens cumprirem é cerimonial e não moral (A Adão sacrifícios de animais, A Abraão a circuncisão, a Moisés o Sábado, e Cristo nos deu duas ordenanças.

      Esse sinais progressivos dados a Adão Abraão e Moisés, são sombras que tipificam a obra de Cristo. (morte, novo nascimento, céu/paraíso).

      Resumo da Aliança dos Dez Mandamentos:

      Promessa: Se guardar todos os mandamentos sem tropeçar em nenhum ponto obterá vida, caso contrário maldição e morte.

      Condição dessa aliança eram guardar todos os mandamentos/aliança de obras.

      O Sinal dessa aliança era o Sábado.

      continua...

      Excluir
    3. No entanto David...

      Cristo veio nos deu uma Nova Aliança também conhecido como dispensação da graça.

      Prometendo vida eterna a todo aquele que Nele crer/ sem as obras da lei.

      A condição dessa aliança é a Fé.

      Com um novo sinal a Ceia do Senhor/ Ceia Dominical.

      O Antigo sinal dizia "lembra-te do Sábado".

      Porque lembrar do Sábado? O que aconteceu no Sábado (Sétimo Dia)?

      Deus descansou. Porque Descansou?

      Porque havia concluído sua obra, ela estava perfeita. Não havia pecado. O homem estava em comunhão com Deus, todos os dias.

      Mas o que aconteceu?

      O homem pecou e foi expulso do paraíso. Expulso do descanso de Deus. O pecado fez com que o homem e Deus não tivessem comunhão.

      Qual a solução de Deus?

      Voltou a trabalhar em sua obra.

      O antigo testamento mostra todo o projeto de salvação criado por Deus através de sombras. O novo testamento mostra a realidade dessa salvação em Cristo Jesus. Mostra o trabalho penoso de Cristo para nos levar para o paraíso, para o lugar que Adão perdeu com a entrada do pecado.

      Por isso o sinal da nova aliança não é mais lembrar do sábado.

      Antigamente, o sinal da abolida Aliança Mosaica era “Lembra-te do Sábado”, uma sombra do Descanso da Criação que o homem perdeu ao se rebelar contra Deus no Éden. Mas com a chegada da realidade, Jesus Cristo, reconquistou e nos conduziu para o que havíamos perdido. E agora nosso Sinal é outro, pois através de Sua morte e ressurreição, nós, os que cremos, entramos no Verdadeiro Descanso de Deus.

      “Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: "No sétimo dia Deus descansou de toda obra que realizara. [...] Assim, ainda resta um descanso sabático (Cl 2:16-17) para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras (Mt 11:28), como Deus descansou das suas (Gn 2:2-3). Hebreus 4:4; 4:9-10

      O nosso Sinal não é mais “Lembra-te do Sábado”. Deus instituiu um novo “Lembra-te” para o Povo de Deus da Nova Aliança da Graça.

      O Sábado era o Sinal repetido a cada semana para mostrar que estavam sob a Antiga Aliança. Nós Cristãos ganhamos um novo Sinal repetitivo para mostramos que estamos sob a Nova Aliança. Lembrar do alto preço pago por Jesus na Cruz para nos trazer de volta a seu Verdadeiro Descanso Sabático.

      “Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.” 1 Coríntios 11:23-26

      Jesus quis dizer: “Lembra-te de mim.”

      Irmão David, nunca esqueça do que o Senhor Jesus fez para que você pudesse entrar no Verdadeiro Descanso Sabático de Deus.


      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior

      Excluir
  13. Acho um tanto difícil as pessoas leigas entenderem sem ter alguma orientação teológica isso que vcs pregam e todas esses explicações de vcs...
    A bíblia é muita mais clara no sentido de dizer que temos que guardar sim a Lei!
    A própria Palavra de Deus diz em Tiago, não me lembro o verso, que seremos julgados pela Lei da Liberdade, e no versiculo anterior estava falando sim sobre os dez mandamentos!
    Portanto, há versos claros que defendem a Lei de Deus como sendo vigente ainda hoje e vcs nunca conseguirão desfazer isso. Por isso disse várias vezes para repensarem tudo isso. E estou orando por vcs!
    A Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David!

      Diga o que você não conseguiu compreender, para que eu possa lhe ajudar?

      O Judeu Tiago não dividia a Lei dada a Moisés por Deus em cerimonial e moral, ele considerava a Torá (Lei) uma unidade. Responda de qual Lei Gamaliel era mestre (moral ou cerimonial)?

      No contexto da passagem Tiago fala sobre não fazer acepção de pessoas, onde se encontrá esse mandamento nas Escrituras? No Decálogo?

      A Lei da Liberdade citada pelo irmão de Jesus, é o Evangelho, conhecido também por Lei de Cristo.

      Agora uma passagem para você refletir:

      Excluir
    2. Escolha sob qual aliança você quer ficar, da Lei ou da Graça? Antes vou te relembrar do que a Bíblia chama os Dez Mandamentos, para que sejamos bíblicos:

      "Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas AS PALAVRAS DA ALIANÇA: OS DEZ MANDAMENTOS." Êxodo 34:28

      "Ele lhes anunciou A SUA ALIANÇA, OS DEZ MANDAMENTOS. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem." Deuteronômio 4:13

      A Bíblia diz, não eu:

      Antiga Aliança/Testamento = Dez Mandamentos (Ou Dez Palavras/Deca-Logo)

      Agora se puder leia toda a passagem de 2 Coríntios 3, vou citar alguns trechos:

      "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica."

      Antigo Testamento= da Letra
      Novo Testamento= do Espírito

      A Lei Mata todo aquele que tropeçar em um só ponto, ela exige perfeição.
      Os Mandamentos do Senhor Jesus são Vida. (Estude sobre os frutos do Espírito)

      Excluir
  14. Continuemos sendo bíblicos, o que a bíblia diz que foi gravado em placas de pedras?

    E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,Como não será de maior glória o ministério do Espírito?

    O Texto narra o episódio que aconteceu Êxodo 34 (Leia esse texto) quando a face de Moisés resplandeceu após receber os Dez Mandamentos escritos em duas tabuas de pedra pelo dedo de Deus.

    Antiga Aliança/Dez Mandamentos = Ministério da morte, gravado com letras em pedras.

    A Antiga Aliança dos Dez Mandamentos era transitória. Teve um começo e um fim:

    Deut. 5:2-3 diz que começou no Sinai:

    "O Senhor, o nosso Deus, FEZ CONOSCO UMA ALIANÇA em horebe. NÃO FOI COM OS NOSSOS ANTEPASSADOS QUE O SENHOR FEZ ESSA ALIANÇA (Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, etc.), mas conosco, com todos nós que aqui hoje estamos vivos."

    Em seguida, Deus dá os Dez Mandamentos nos vss. 6-22. Portanto, vemos que a Antiga Aliança, os Dez Mandamentos, teve um começo (Sinai) e também teve um fim definido (vinda de Cristo).

    Gálatas 3:19 claramente afirma:

    "A lei foi adicionado ATÉ QUE viesse o Descendente (Jesus)."

    ResponderExcluir
  15. A Bíblia também diz:

    "Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça."

    Antiga Aliança/Dez Mandamentos = Ministério da condenação.
    Nova Aliança/Testamento = Ministério da justiça.

    Dez Mandamentos gravado com letras em pedras = Ministério da morte e condenação.

    O verbo "foi" mostra o que aconteceu com o regime da Lei, mostra que esse ministério passou para aqueles que estão e Cristo Jesus (Leia Romanos 8:1)...

    ResponderExcluir
  16. Continuando....

    "Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece."

    Antiga Aliança/Dez Mandamentos = Transitório
    Nova Aliança/Testamento = Permanece.

    ResponderExcluir
  17. Para finalizar:

    "E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

    Espero ter te ajudado...

    Em Cristo,

    Hélio S. Júnior

    ResponderExcluir
  18. É difícil mesmo convencer uma pessoa que já está com sua mente cauterizada com alguns ensinamentos, mas o que me resta apenas é orar por vc para que o Espírito Santo toque seu coração para que vc veja o que está fazendo.
    A Paz.

    ResponderExcluir
  19. David, Quanto à Tiago 2.12 que diz:Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. - Como cristãos, somos salvos pelo dom gratuito de Deus (a graça) através da fé, e não por guardarmos a Lei de Moisés. Mas como cristãos, também é exigido que obedeçamos a Cristo. O apóstolo Paulo ensinou que "Todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal". (2Co 5.10). A graça de Deus não cancela o nosso dever de obedecê-lo; ela dá à nossa obediência uma nova base. A lei não é mais um conjunto exterior de regras, mas é a "lei da liberdade" - uma lei que cumprimos alegre e voluntariamente, por amarmos a Deus e termos o poder de seu Espírito Santo. (ver Tiago 1.25)
    Tiago 1:25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
    Parece paradoxal que uma lei possa nos dar liberdade, mas a lei de Deus aponta para o pecado em nós e nos dá oportunidade de pedirmos o perdão do Senhor (ver Rm 7.7,8). Como cristãos , somos salvos pela graça de Deus, e a salvação nos livra do controle do pecado; somos livres para viver da maneira que Deus nos criou para viver. É claro que isto não significa que estamos livres para fazer o que bem entendermos (ver 1Pe 2.16). Somos agora livres para obedecer a Deus.Que o Espírito Santo possa abrir o entendimento, para esclarecer e entender as Escrituras.Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  20. Me desculpa, mas vc está equivocada Serva do Senhor, Deus não nos criou para vivermos sem uma Lei que rege a nossa vida. Não é um contraditório a Lei de Deus nos dar liberdade, pois quando descobrimos o amor de Deus, vemos que liberdade é também um sinal de que somos livres não da Lei, mas sim do pecado!
    Vc disse certo, somos livres para obedecer a Deus, e obedecer inclui guardar sim os seus 10 Mandamentos.
    Quando vc guardar esses mandamentos, sentirá o quanto isso também nos traz alegria ao lado de Jesus, e o quanto também sentimos o Amor de Deus.
    Espero que medite nisso, a Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão David,

      Você é casado com a Lei ou morreu para a Lei e faz parte da Noiva de Cristo? Ficar com os dois maridos é adultério espiritual....

      Romanos 6 mostra que nós que estamos em Cristo, como você disse, somos livres do pecado.

      Romanos 7, no entanto, descorda de você ao dizer claramente que somos sim livres da Lei.

      A Bíblia declara que após a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo uma Nova Aliança foi ratificada. Romanos 7:1-6 deixa claro que, sob esta Nova Aliança estamos:

      "Livre da lei" v.2 “morto para a lei, por meio do corpo de Cristo” v.4 "libertos da lei" v.6

      Que Lei? Versículo 7 responde: “pois eu não teria conhecido a cobiça, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.”

      Você ainda não entendeu que os Dez Mandamentos são o contrato da Antiga Aliança de obras. Leis morais existem porque Deus existe e não porque o Decálogo existe. Mesmo se as tábuas dos Dez Mandamentos não existissem leis morais ainda continuariam a existir independentemente das Dez Palavras do pacto que teve Moisés como mediador e não Cristo. Que fique claro que a Verdadeira revelação do caráter de Deus não é a Lei mas Cristo.

      "Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." João 1:17

      David leia romanos 7 e escolha um marido: A Lei ou Cristo. Romanos 7 é muito profundo, portanto leia sob a orientação do Espírito Santo de Deus.

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior
      ===============

      Excluir
    2. David,vou repetir o que disse ao Osmar,quando somos morada do Espírito Santo, Ele nos leva a obedecer os mandamentos, com toda alegria, Ele nos lembra dos mandamentos de Cristo: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
      Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
      João 13:34-35
      E também:
      Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
      E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
      Este é o primeiro e grande mandamento.
      E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
      Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
      Mateus 22:36-40
      E Paulo confirma isso:
      A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
      Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
      O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
      Romanos 13:8-10
      Como disse o apostolo Paulo:E SE HÁ OUTRO MANDAMENTO, TUDO NESTA PALAVRA SE RESUME: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.
      Portanto como sou seguidora e serva do Senhor Jesus e não de Moisés, cumpro a lei guiada pelo Espírito Santo, que habita em mim, amando o próximo, a mim mesma e amando os inimigos, como mandou Jesus:
      Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
      Mateus 5:44
      Sob a nova aliança de Deus, a sua lei passa a estar dentro de nós. Não é mais um conjunto exterior de regras e princípios. O Espírito Santo nos lembra das palavras de CRISTO, ativa a nossa consciência, influencia os nossos motivos e desejos, e nos faz querer obedecer. Agora, fazer a vontade Deus é algo que desejamos com todo nosso coração e mente. Se somos "igreja verdadeira", o Espírito Santo, mora em nós.
      Quanto ao "shabat" ou descanso, cumpro normalmente após seis dias trabalhados, descansando, congregando com os irmãos em Cristo, prestando culto à Deus, adorando-O, em espírito e em verdade, cantando hinos de louvor e adoração ao Senhor.

      E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
      Filipenses 4:7

      Excluir
  21. Não adianta, vcs estão bem firmes nesse pensamento, porém gostaria que vc me explicasse apenas o verso que diz: Anulamos pois a Lei pela fé? não, antes confirmamos a Lei. Não vejo aqui dizendo que não precisa guardar a Lei...

    ResponderExcluir
  22. Não sei pq, mas não vejo vc respondendo esses versos claros que nos dizem pra guardar a Lei, pq será que vcs fogem desses versos tão claros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão David, não estou ensinado de forma alguma que não devemos obedecer aos mandamentos de Deus...

      No entanto, a ideia que você tem em mente ao citar Romanos 3:21 não é de forma alguma o que Paulo quis ensinar...

      O texto pertence a um contexto: A justificação pela Fé e não pelas obras da Lei.

      Para entender a frase “confirmamos a lei” é preciso antes que você entenda o que significa "Anulamos, ..., a lei pela fé?”

      Deus é amor, mas também é justiça, ele quer salvar o homem, mas não pode fazê-lo ilegalmente. Ou seja, Deus não pode passar a mão na cabeça do pecador é dizer que não vai levar em conta que o homem quebrou sua Lei. Ele não pode fazer isso pois seria injustiça.

      Anular a lei seria dizer que a pessoa é salva ou (justificada) sem que se cumpram as exigências da Lei. Como se Deus tivesse deixado suas santas exigências de lado, e perdoado os pecadores sem que houvesse justiça.

      Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:28

      Que Deus lhe abençoe!

      Excluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.