2 Coríntios 3 e 4, vimos que a Bíblia chama a Antiga Aliança gravada em pedras de "ministério da morte".
A Bíblia afirma que a Antiga Aliança desaparece. E que quando essa Velha Aliança (Decálogo) gravada em pedras é lida , um véu permanece no coração. Isso levanta a questão de como devemos nos relacionar com a Antiga Aliança e o que devemos fazer com ela. A Bíblia responde a essa questão no quarto capítulo de Gálatas.
Os cristãos da Galácia haviam permitido que falsos mestres, judaizantes, os convencessem dizendo que eles eram obrigados a guardar partes da Antiga Aliança. Paulo dissipa essa grave heresia contando uma alegoria.
Gálatas 4:21-25 (NVI)
21 Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei?
22 Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
23 O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa.
24 Isso é usado aqui como uma ilustração; estas mulheres representam duas alianças. Uma aliança procede do monte Sinai e gera filhos para a escravidão: esta é Hagar.
25 Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que está escravizada com os seus filhos.
Paulo não deixa dúvidas sobre o que exatamente ele está falando aqui. Descobrimos anteriormente que o Decálogo foi dado às pessoas que estavam vivas no êxodo no Monte Sinai (Dt 5:3) não à seus antepassados e que o Decálogo foi o documento dessa aliança (Dt 4:13, 9:10-11, 9:15, e 10:4). Paulo agora usa Hagar para representar a aliança feita no Sinai e usa uma linguagem alegórica para dizer que aqueles que estão sob a Aliança do Sinai estão em escravidão. Agora compare isto com sua descrição da Nova Aliança.
Gálatas 4:26-28 (NVI)
26 Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe.
27 Pois está escrito: "REGOZIJE-SE, Ó ESTÉRIL, VOCÊ QUE NUNCA TEVE UM FILHO; GRITE DE ALEGRIA, VOCÊ QUE NUNCA ESTEVE EM TRABALHO DE PARTO; PORQUE MAIS SÃO OS FILHOS DA MULHER ABANDONADA DO QUE OS DAQUELA QUE TEM MARIDO".
28 Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque.
Aqueles que estão sob a Nova Aliança são livres. Eles devem alegrar-se porque eles são os filhos da promessa. Infelizmente, sempre haverá aqueles que tentam roubar essa alegria.
Gálatas 4:29 (NVI)
29 Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora.
Creio que aqueles que têm enfrentado a transição para fora do Adventismo podem aqui ecoar as palavras de Paulo e sinceramente dizer: "O mesmo acontece agora." Parece que muitos daqueles que querem estar debaixo da lei também querem que os outros estejam sob escravidão também. Como foi nos dias de Paulo, o mesmo acontece hoje. E então, o que nós temos a ver com a Antiga Aliança e com aqueles que ensinam e tentam colocar-nos sob ela? A Bíblia nos diz em termos inequívocos, no versículo seguinte.
Gálatas 4:30-31 (NVI)
30 Mas o que diz a Escritura? "MANDE EMBORA A ESCRAVA E O SEU FILHO, PORQUE O FILHO DA ESCRAVA JAMAIS SERÁ HERDEIRO COM O FILHO DA LIVRE".
31 Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.
Adventistas do Sétimo Dia não são o único grupo que tentam colocar os cristãos da Nova Aliança sob o documento do Pacto gravado em pedras no Sinai. Mas a Bíblia nos diz em termos inequívocos, que não devemos ter nenhuma parte com os judaizantes, porque não estamos em cativeiro, mas somos livres! Lança fora a escrava e seu filho! Que bênção e alegria que temos como filhos da mulher livre! Alegremo-nos, rejubilamos e gritemos ALELUIA!
Mas o que acontece se nós realmente quisermos nos apegar à lei? Podemos manter um pé na Antiga Aliança e um na Nova Aliança? No próximo capítulo, vamos responder a essa pergunta com mais um exemplo bíblico.
Próximo Capítulo:
Romanos 7:1-6: A Ilustração do Casamento
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
Paz, irmão!
ResponderExcluirVou fazer mais um comentário aqui; vejamos o que você mesmo escreveu: "Os cristãos da Galácia haviam permitido que falsos mestres, judaizantes, os convencessem dizendo que eles eram obrigados a guardar partes da Antiga Aliança."
Primeiro que não fica muito claro aqui quais partes da Antiga Aliança eram essas, mas vamos ao que Paulo falou, que em resumo ao seu texto, é isso: "Foi pra liberdade que Cristo nos libertou." (Gal 5:1)
Essa palavra "liberdade" é a mesma usada por Tiago em duas ocasiões na sua epístola: em Tg 1:25; 2:12. Diga-se de passagem, na segunda passagem ele menciona no capítulo 2 e no verso 11 dois mandamentos do decálogo e no verso 10 "Qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto torna-se culpado de todos." Aqui, nesse contexto, ele não estaria fazendo menção ao decálogo como sendo a "lei da liberdade"?
Um detalhe interessante é que o próprio Tiago põe uma bem aventurança em Tg 1:25 aos praticantes e que refletem sobre a palavra (Jo 17:17) e sobre a lei muito semelhante ao Sl 1:1,2, mencionando ainda, no verso 22 que "devemos ser operosos praticantes da palavra, e não somente ouvintes." (ler Rm 2:13)
Aproveitando pra citar os Salmos, por exemplo, o Salmo 119 tem várias bem aventuranças pra quem guarda a lei, o salmista está mentindo ou fora do contexto ou falou isso "porque estava embaixo da velha aliança"? Diga-se de passagem, aparentemente não foi bem só ele que falou bem da lei e da palavra de Deus no Novo Testamento (o que implica toda a escritura, inclusive o sábado).
Voltando de novo pra citação que você deu a princípio, você menciona heresias que estavam entrando na igreja da galácia por causa dos legalistas judaizantes (ver Tt 1:14, que ajuda a esclarecer que heresias eram estas), é aceitável desde que seja um posicionamento "judaizante". Mas devemos fazer um paralelo com 2Ped 2:1,2 que menciona ainda outro extremo: as heresias das práticas libertinas em vez de práticas de "crescimento no conhecimento de Cristo" (2Ped 3:18). Você também não estaria entre os tais "libertinos" que convertem a "liberdade de Cristo" em "libertinagem" (não estou acusando, é só curiosidade mesmo)?
Diga-se de passagem, sem sair de 2Ped, um texto muito famoso usado pelos Adventistas é o de 2Ped 3:15-18, que na verdade é uma repreensão aos que usam de forma indevida os escritos de Paulo (e não só os dele). Não que você esteja fazendo isso, mas não concordo, pelo menos até agora, com o que vem dizendo acerca dos escritos dele.
Deus te ilumine.
Pequeno erro no "verso 22" e acréscimo de um versículo:
Excluir...mencionando ainda, no verso 12 que "devemos ser operosos praticantes da palavra, e não somente ouvintes." (ler Rm 2:13, Pv 28:9)
Paz Irmão Felipe!
ExcluirAqui, nesse contexto, ele não estaria fazendo menção ao decálogo como sendo a "lei da liberdade"?
Tiago estaria falando da lei dos dez mandamentos, pois cita dois mandamentos do decálogo?
"Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei." (v.11)
A "lei real" e a "lei da liberdade" (v. 8,12) faz referência ao decálogo?
Bem, vamos analisar e ver se de fato possui base sólida tal afirmação.
Antes de tudo é bom salientar que Tiago cita mandamentos que estão fora do decálogo e que se encontram no livro da lei cujo conteúdo a maioria dos adventistas dizem ser cerimonial: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" Se o fato de Tiago citar mandamentos do decálogo implica que a lei ai é somente a do decálogo, também podemos dizer que ele está então falando de toda a lei, pois cita um mandamento que se encontra no livro de Levítico cujo conteúdo é da lei cerimonial.
Continua...
Eis as razões porque acredito que Tiago está se referindo a toda a lei e não somente ao decálogo:
Excluir1. Os judeus não dividiam a lei em moral e cerimonial, a lei era uma só;
2. Tiago era líder da igreja em Jerusalém (Gl. 2.9) do grupo dos da "circuncisão" (Gl.2.7-8).
Esta igreja era composta por judeus convertidos, mas que ainda guardavam a lei mosaica sem nenhum prejuízo. Veja o perfil teológico do rol de membros da igreja de Tiago em Atos 21.17-27 (cf. ainda 10.45; 15.5):
"No dia seguinte Paulo foi em nossa companhia ter com Tiago, e compareceram todos os anciãos....e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido, e todos são zelosos da lei.", isto é, "zelotes em prol da lei".
Cabe aqui uma pergunta: Qual lei era essa ? Estaria Tiago falando ai da lei moral, apenas dos dez mandamentos? Não. Vamos prosseguir na leitura e ver que tipo de lei a igreja de Tiago obedecia:
"Têm sido informados a teu respeito que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a se apartarem de Moisés, dizendo que não circuncidem seus filhos, nem andem segundo os costumes da lei.[a mesma acusação apresentada contra Estevão em Atos 6.13]"
Que costumes eram estes? Porventura eram costumes da lei moral ou da lei cerimonial?
Tiago nos dá a resposta pelo pedido que ele faz a Paulo, vejamos:
"Faze, pois, o que te vamos dizer: Temos quatro homens que fizeram voto; toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é falso aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a lei."
Qual lei era esta que Paulo precisava provar aos judeus que guardava? Era a lei moral ou a chamada lei cerimonial?
Prossigamos ainda:
"Então Paulo, no dia seguinte, tomando consigo aqueles homens, purificou-se com eles e entrou no templo, notificando o cumprimento dos dias da purificação, quando seria feita a favor de cada um deles a respectiva oferta. Mas quando os sete dias estavam quase a terminar..."
Aqueles irmãos da igreja de Jerusalém e especificamente Tiago, queriam que Paulo, de modo prático, desmentisse a notícia de que ele dissuadia os cristãos judeus de guardar a lei e de circuncidar os filhos (Atos 16.3).
Quanto a isso certa obra teológica comenta: "Paulo, até onde podemos ver, continuou a observar a lei e isso fez enquanto viveu, especialmente na companhia de judeus, e sua aquiescência no conselho de Tiago, nessa ocasião, participando da cerimônia de purificação de quatro homens que haviam tomado voto temporário de nazireu, e pagando as respectivas despesas, estava em perfeita concordância com o princípio por ele estabelecido: "Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus" (1Co 9.20). Podemos comparar isto com o voto por ele mesmo tomado (At 16.3; 18.18), Os costumes (21); isto é, os determinados na lei judaica, "recebidos de Moisés por tradição" (At 6.14; Gl 1.14). Faze por eles as despesas. Sobre a natureza de tais despesas veja Nm 6.14-15." (Novo Comentário Bíblico).
Continua...
Isto posto, concluímos que:
Excluir1. A igreja de Tiago era composta por judeus convertidos zelosos da lei, e dos costumes da lei mosaica.
2. Estes judeus guardavam a lei da purificação, circuncisão, voto, sábado, freqüentavam o templo etc...
3. Tiago em nenhum momento condena a prática desta lei de Moises;
4. Pelo contrário, pede para Paulo se enquadrar na fé da igreja judaica naquelas circunstancias de perigo iminente;
5. Ele nunca divide a lei em duas, nem mesmo as denominas lei moral e lei cerimonial.
Com este pano de fundo do contexto histórico, podemos entender agora a carta de Tiago e o que ele quis dizer com a expressão "guardar toda a lei" em 2.10.
1. Tiago foi bispo da primeira igreja judaico-cristã da história, onde ainda não havia se convertido nenhum gentio. Veja que mesmo Pedro teve dificuldades em explicar aqueles irmãos sua pregação a um gentio do grupo dos "tementes a Deus" Atos 11.2-3-18.
2. A epístola de Tiago é considerada uma das mais antigas do NT. Os críticos colocam sua data entre 46 e 60 d.C.bem nos primórdios do cristianismo.
3. Esta carta foi endereçada não a gentios, mas a judeus convertidos é o que se depreende da introdução que Tiago faz dizendo, "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde."
4. Tiago 2.2 usa até mesmo a palavra sinagoga para a reunião dos cristãos.
Veja que ele chama a igreja pelo costume nacional judaico. Isto mostra sem sombra de dúvida que o pensamento teológico de Tiago e de sua igreja, contido nesta epístola, era perfeitamente compreensível para aqueles judeus cristãos dispersos.
Então quando Tiago fala de guardar "toda a lei" está falando da lei inteira e não de uma parte dela apenas. Não está ai falando do decálogo que adventistas normalmente chamam de lei moral. Este tipo de linguagem era desconhecida da mentalidade da igreja judaica na qual Tiago presidia.
A propósito, a revista da Escola Sabatina, de 1o trimestre de 1980, p.19, afirma:
"O NT não dá nenhuma indicação que se tenha pedido aos judeus que abandonassem imediatamente a prática da circuncisão ou que ignorassem as festividades judaicas".
Disto concluímos, quanto aos mandamentos, que quem despreza uns e pratica outros, a si mesmo constitui transgressor , como o disseram Paulo e Tiago . É bom recordar o que eles falaram sobre o assunto:
Paulo - "Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." (Gl. 3.10)
Tiago - "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos." (Tiago 2.10)
Essas duas citações são perfeitamente idênticas em seu sentido. Os dois escritores disseram a mesma coisa com palavras diferentes.
Agora veja, aquele que guarda o sábado, mas não deixa se circuncidar, tosquiar-se ou purificar-se, que também é da mesma lei, como pode deixar de ser transgressor da lei?
Relembrando ainda que a lei supra citada não é o decálogo apenas, mas todo o sistema do judaísmo. Se alguém quiser se socorrer neste verso supra citado terá que guardar toda a lei. Se não o faz, ele será, então, os que mais incorre neste pecado. Não há para onde fugir!
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
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