O Antigo Testamento (A Aliança Mosaica)


No estudo anterior (Entendendo as Alianças) aprendemos que os concertos possuem geralmente uma promessa (ou promessas) e um sinal. Algumas alianças são condicionais e outras incondicionais. Demos também uma olhada rápida em dois pactos bíblicos, a Aliança com Noé e a Aliança com Abraão.

Desta vez, vamos voltar nossa atenção para a aliança mais proeminente do Antigo Testamento, a aliança mosaica, também conhecida como Velho Testamento. Na verdade, quando usamos o termo "Antigo Testamento" estamos nos referindo principalmente à Aliança Mosaica / Velha Aliança.

O diatheke é uma palavra grega que pode ser traduzida em português como "aliança", "testamento" ou "concerto". As palavras portuguesas "aliança" e "testamento" ou "concerto" são usadas quase que indistintamente nas traduções bíblicas, por exemplo, em um lugar traduzem como "Arca da Aliança (diatheke)" e em outro lugar como a "Arca do Testamento ou Concerto (diatheke)". Então, quando estamos falando de "Testamentos" nós realmente estamos falando sobre "Concertos / Alianças". Dividimos nossas Bíblias em referência aos dois Pactos mais proeminentes nas escrituras (Antigo e Novo Testamento).

Vamos agora dar uma olhada na Velha Aliança / Aliança Mosaica e ver se podemos distinguir a promessa, a condição e o sinal.

Êxodo 19:3-6 (NVI)

3 Logo Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus. E o Senhor o chamou do monte, dizendo: "Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas:

4 ‘Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim.

5 Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

6 vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas".


Êxodo 31:12-18 (NVI)

12 Disse ainda o Senhor a Moisés:

13 "Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica.

14 "Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo.

15 Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o sábado, o dia de descanso, consagrado ao Senhor. Quem fizer algum trabalho no sábado terá que ser executado.

16 Os israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus descendentes, como uma aliança perpétua.

17 Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou".

18 Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.


Portanto, vemos que a promessa da Antiga Aliança era de que os descendentes de Jacó seriam o povo especial de Deus, um reino de sacerdotes e uma nação santa. A condição da aliança era a obediência. Por outro lado, vemos em muitos pontos no Antigo Testamento que se os israelitas desobedecessem eles seriam expulsos da Terra. Finalmente, vemos que o sinal da aliança é a observância do sábado. Para resumir:

Antiga Aliança:

  • Promessa: povo especial de Deus / A Terra
  • Condição: Obediência
  • Sinal: a observância do Sábado

Agora é importante saber: O que especificamente era a aliança? Quais foram mesmo as palavras do concerto? Leia o texto seguinte e pergunte a si mesmo o que o texto diz que a aliança era.

Deuteronômio 4:13 (NVI)

13  Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem.

Este texto afirma claramente que a aliança era especificamente o eser dabar  (literalmente "Dez Palavras" ou "Decálogo"). Vamos olhar para um outro texto. Ao ler vamos perguntar novamente o que o texto diz que a aliança era.

Deuteronômio 9:10-11 (NVI)

10 O Senhor me deu as duas tábuas de pedra escritas pelo dedo de Deus. Nelas estavam escritas todas as palavras que o Senhor proclamou a vocês no monte, de dentro do fogo, no dia da assembléia.

11 Passados os quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança,


Este texto também confirma que as palavras sobre as tábuas de pedra do decálogo (dez palavras) eram o Testamento / Concerto. Vejamos um outro texto para confirmação.

Deuteronômio 09:15 (NVI)

15  Então voltei e desci do monte, enquanto este ardia em chamas. E as duas tábuas da aliança estavam em minhas mãos.

Novamente, vemos que o Decálogo era a Aliança / Concerto / Testamento. Acredito que poderíamos citar vários outros textos, mas vamos apenas olhar mais um.

Êxodo 32:15 (NVI)

15  Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso.

Aqui temos um fato interessante. Ao contrário das representações artísticas que estamos acostumados a ver, as tábuas do Decálogo não eram apenas escritas de um lado, mas na frente e verso. Isto é consistente com o que sabemos dos documentos de alianças do antigo Oriente Médio. Estes documentos eram sempre escritos na frente e no verso das tábuas com a produção de duas cópias idênticas. Uma cópia iria para o templo do suserano, enquanto a outra cópia iria para o templo do vassalo. Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que as duas tábuas do Decálogo foram realmente duas cópias das mesmas Dez Palavras escritas frente e verso. Neste caso, porque Deus (o suserano) habitou no templo no meio do seu povo (os vassalos), ambas as cópias entraram no templo.

Além disso, sabemos que o sinal da aliança era normalmente inscrito no centro do documento da aliança. Isto também é consistente pela ordem do Decálogo.

No próximo estudo, vamos continuar nosso exame sobre a Velha Aliança (Mosaica).

Próximo Capítulo:

O Velho Testamento (continuação)

Em Cristo,

Hélio S. Júnior

2 comentários:

  1. [...] E havendo Deus acabado no DIA SÉTIMO a obra que fizera, descansou no SÉTIMO DIA de toda a sua obra, que tinha feito.
    E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; porque nele descansou de toda a sua obra que DEUS criara e fizera.

    Gênesis 2:2-3

    Prezado irmão,

    O SÁBADO foi SANTIFICADO na criação.

    Você pode ver este ato de DEUS sem qualquer propósito, ou seja, ELE simplesmente registrou isso em SUAS SAGRADAS ESCRITURAS para que você soubesse que ELE descansou e santificou o SÁBADO à título de conhecimento, sem o menor propósito. Ou pode perceber que, se ELE SANTIFICOU o SÁBADO na criação, o SÁBADO é SANTO e ponto final. Se é SANTO é separado, é, no mínimo, diferente e portanto merece uma atenção diferente.

    Veja bem, ainda que não houvessem os 10 Mandamentos e qualquer outra menção do SÁBADO em todo o texto bíblico, saber que DEUS descansou e SANTIFICOU o SÁBADO na criação já é o suficiente para que EU entenda que o SÁBADO é SANTO. No entanto, o texto bíblico traz diversas outras menções quanto ao SÁBADO e o próprio JESUS CRISTO, que foi questionado tantas vezes por curar e fazer o bem no SÁBADO, em nenhum momento falou para que EU entendesse que o SÁBADO não era mais SANTO, ou seja, que ELE, simplesmente estava retirando a SANTIFICAÇÃO de DEUS quanto ao SÁBADO.

    Para você e outras pessoas que não entenderam que o SÁBADO foi SANTIFICADO na criação, mas entenderam que deixou de ser SANTO através da Nova Aliança, por meio de JESUS CRISTO, ou entenderam que o SÁBADO jamais foi SANTO à não ser na aliança com Moisés; para todos estes, a IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, que existe em mais de 230 países, está informando à todos que o SÁBADO é o DIA DE GUARDA do SENHOR. E isto já é o suficiente para que a ordem de JESUS CRISTO seja cumprida e, ao mesmo tempo, para que não haja ignorância acerca de um fator tão importante.

    A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA também está informando à você e à todos os outros que, nos tempos do fim, toda e qualquer denominação religiosa se unificará pelo único ponto que possuem em comum: o DOMINGO, como dia de guarda de DEUS. E perseguirão os santos, aqueles que guardam os Mandamentos de DEUS e possuem o testemunho de JESUS CRISTO (Apocalipse 12:17). Então, neste momento, todos que buscam à JESUS CRISTO verão que o SÁBADO é o SELO DE DEUS.

    Para você e todos os outros que precisam ouvir do próprio DEUS a SUA PALAVRA, espero que DEUS possa esclarecer diretamente à todos, como falou à Moisés e à outros profetas, acerca do SEU SANTO SÁBADO. Mas, se DEUS não agir assim, infelizmente, acreditar nisso demandará um pouco de bom senso, FÉ e atenção do ESPÍRITO SANTO.

    Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. Marcos 13:33.

    Que DEUS possa salvar à todos em nome e por amor de JESUS CRISTO.

    Em CRISTO, seu irmão,

    William Lira Barbozza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Willian, Paz!

      Obrigado por compartilhar conosco a sua opinião a respeito do Sábado. Sugiro a leitura de Hebreus 3 e 4 para entender melhor Gênesis 2:2-3. Se tiver interesse em saber nossa opinião sobre esse assunto, de uma olhada no link abaixo:

      Entrando no Descanso de Deus: Um Estudo de Hebreus 3 e 4

      Irmão Willian, creio que esse estudo sobre o "Descanso de Deus na Criação" (Gn 2:2-3) o ajudará a conhecer melhor o significado do Descanso de Deus em Gênesis, desfrutado por nós mediante a fé.

      Você ficará maravilhado ao descobrir que o sábado semanal que Deus deu aos filhos de Israel era na verdade uma representação de toda a mensagem evangélica. A mensagem bíblica da salvação pela graça, não por obras (Ef 2:8):

      "Pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas." Hebreus 4:10.

      Em Cristo, seu amigo e irmão,

      Hélio S. Júnior

      Excluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.