|
Posição Geral Protestante (vulneráveis ao equívoco Adventista).
O Decálogo não foi abolido. É a eterna Lei Moral de Deus (como consta na maioria dos credos). Em relação ao quarto mandamento, os protestantes geralmente afirmam que o significado do Sábado foi transferido para o Domingo para comemorar a ressurreição de Cristo. Eles estão celebrando a ressurreição de Cristo pelo motivo errado (manter o 4 º mandamento).
Quando os cristãos erroneamente aplicam o 4 º mandamento, como a razão pela qual eles adoram no Domingo, eles estão:
a) Equivocados (aceitam que o Domingo substitui o Sábado);
b) Incoerentes (aceitam a validade dos 10 mandamentos mas não o quarto como consta nas Escrituras);
c) Abrem as portas para a equivocada (porém válida) argumentação Adiventista.
Se um cristão justificar a guarda do Domingo, citando o quarto mandamento ("Seis dias trabalharas, ... mas o sétimo é o Sábado"), tudo o que um Adventistas precisa fazer para convencê-lo a se tornar um ASD é um calendário, mostrando que o Sábado é o 7 º dia da semana (não um dia em sete), depois virá a pergunta fatal: "Diga-me por que você considera nove dos Dez Mandamentos ainda obrigatórios para os cristãos, mas não o quarto?" Ao tropeçarem na explicação da mudança do Sabath do Sábado para o Domingo (mudança difícil justificar a partir da Escritura), ele dará o golpe final: "Quando se trata do mandamento do Sábado, que direito você tem de mudar a Lei Eterna de Deus por algo que você gosta mais?"
A incoerência Evangélica reside nesse ponto: Considerar os Dez mandamentos leis eternas e imutáveis mas o quarto mandamento mutável. Porque apenas no quarto houve mudança (do sétimo para o primeiro dia) E com que autoridade mudaram ou o excluíram?
O adventismo aderiu alguns erros doutrinários graças a erros de interpretação protestantes (Como a continuação do Decálogo).
Agora olhe os textos abaixo e responda sinceramente: O que era a antiga aliança mosaica?
"Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos." Êxodo 34:28
"Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem." Deuteronômio 4:13
A Velha Aliança começou no Sinai e foi feita com aqueles que estavam vivos na época do êxodo, não com seus antepassados. Ela durou até que viesse o descendente de Abraão (Cristo). Jeremias profetizou uma nova aliança e que seria diferente da Antiga Aliança. Quando lemos 2 Coríntios 3:1-18 vemos que o apóstolo Paulo não deixa dúvidas quanto ao que era o pacto e o que aconteceu a ele. Paulo afirma claramente que a Aliança que foi "gravada em pedras" (Isso só pode ser o Decálogo exatamente como afirma Deut.4:13, 9:10-11, 9:15, e 10:4), a Antiga Aliança, as Dez Palavras, "desaparece"! Não só isso, mas ele refere-se a Antiga Aliança, como o "ministério da morte" e o "ministério da condenação". Compare isso com a Nova Aliança, que dá a vida, é muito mais glorioso, dá liberdade, e permanece depois da Antiga Aliança que já passou. Perante tudo isto, sob qual aliança você deseja estar?
Analise das posições básicas sobre a Guarda do Sábado
(Para compreender o estudo adequadamente é necessário que leia as postagens em sequência.)
Posições sobre a Guarda do Sábado (Índice)
1° Posição: Domingo-Sabatistas (Incoerentes)
2° Posição: Sábado-Sabatistas (Equivocados)
3° Posição: Não-Sabatistas (A VERDADE)
Em Cristo, nosso Verdadeiro Descanso.
Hélio S. Júnior
e assim as profecias se cumprem... pessoas que se levantam contra a verdade de Deus... darão conta a Ele no dia do juízo... mas muitos que saíram do verdadeiro aprisco voltarão... porém alguns pela durez do coração seguirão doutrinas segundo suas próprias vontades... mas ainda é tempo, querido irmão, para voltares... Deus o conduza a caminho certo... amém!
ResponderExcluir