Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista). Para ler a postagem completa clique aqui, para ler seu Testemunho aqui.
INTRODUÇÃO O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
O SÁBADO NO VELHO TESTAMENTO
ARGUMENTOS SABATISTAS
O DOMINGO
CONCLUSÃO
|
Outro texto que é freqüentemente levantado, especialmente em círculos adventistas, é todo o cenário de Apocalipse ensinado pela igreja adventista.
De acordo com esta visão, o sábado, porque era o selo ou o sinal do velho concerto (veja Ex. 31:12-18), deve, portanto, ser o "selo de Deus" em Apocalipse.
Assim muitos concluem que o sábado deve ser o teste final de lealdade para toda a humanidade.
Esta visão enfatiza também Apoc. 12:17 que descreve a igreja remanescente como a que guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus.
Há alguns problemas com esta conclusão.
Primeiro, o Novo Testamento em nenhum lugar chama o sábado de o Selo de Deus. De fato, o Selo de Deus no Novo Testamento é o Espírito Santo (veja Ef. 1:13-14; 4:30 e II Cor. 1:22). Ignorar este claro ensino é perder todo o sentido do que Apocalipse está tentando dizer.
Quando João usa “entole”, ele faz isso para referir-se às instruções de Jesus para a prática de amar um ao outro. Assim o Apoc. 12:17 traduzido para o inglês (em harmonia com uso de entole por João) é: "Aqueles que amam verdadeiramente o próximo e está falando ao mundo sobre Jesus”. Isto se encaixa perfeitamente com o Selo de Deus e com o assunto principal de Apocalipse.
O Espírito Santo de acordo com João 13 a 16 é o outro Consolador. Ele vive em nós e nos guia. Ele é JESUS HABITANDO em nossas vidas. O Selo de Deus nos últimos dias representa aqueles que têm uma caminhada pessoal diária com Jesus através da atuação do Espírito Santo. Isso é o que significa ser selado. Essa é a mesma mensagem de Hebreus 3 e 4. Quando nós repousamos em Jesus hoje e a cada dia, Ele é nosso sábado. O Espírito é a garantia de nossa herança (Efésios 4:14)! Em resumo, o Selo de Deus é Jesus vivendo em nós através da atuação do Espírito Santo. A marca da besta, por sua vez, seria aqueles que escolhem NÃO acreditar, que se recusam a aceitar o dom da graça, que se recusam a descansar em Jesus e escolhem depender de outra maneira. Aqueles que escolhem depender de suas próprias obras em vez de confiar no único Filho de Deus, têm a marca da besta.
Eu gastei muito tempo na seção de aplicação (as Epístolas) do Novo Testamento. Tornou-se claro que não há uma exigência obrigatória continuada para guardar o sábado. O que está alto e claro nas Epístolas do Novo Testamento é que Jesus cumpriu o sábado. O dia santo, no mínimo, tem sua importância diminuída. Ele NÃO deve ser usado como um assunto divisor ou um comando obrigatório para cristãos gentios. Ele não deve ser visto como um teste de lealdade. Ao invés disso, uma caminhada diária com Jesus através da atuação do Espírito Santo é o novo SELO ou TESTE.
Nota:
[1] Dale Ratzlaff, Sabbath in Crisis (Glendale, AZ,1990) pp 310-311.
- O Selo de Deus - Estudo sobre As Alianças.
- Hebreus 3 e 4 - Estudo Pessoal sobre o Sábado
- Hebreus 3 e 4 - Estudo sobre As Alianças.
Visite também nossa página sobre: O Sábado e Os Dez Mandamentos. Para compreender como funcionam os Concertos acesse nosso estudo: As Alianças, ou nossa página sobre Os Concertos.
Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior
Um grande erro cometido pela maioria das pessoas que não conhecem o adventismo a fundo, é achar que os adventistas pensam que são os "donos da verdade". Não somos exclusivistas e trazemos novas verdades, ao contrário, nos dedicamos a estudar sempre a Bíblia com qualquer pessoa de qualquer religião porque procuramos a verdade na Palavra de Deus. Quanto ao sábado, o texto de Ezequiel 20 fala a respeito da desobediência do povo de Deus as ordenanças que Ele havia estabelecido. O pecado entrou no mundo da mesma maneira, quando Adão e Eva desobedeceram o mandamento de Deus. Vemos que a desobediência a palavra Deus é o pecado e sabemos que o pecado traz a morte. Me pergunto, se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são 1 só DEUS, e que esse mesmo Deus diz que sua palavra não muda, porque as pessoas acreditam que o Jesus traz algum ensinamento conflitante com o velho testamento? Jesus também não é o mesmo DEUS do velho testamento? Jesus apenas nos mostrou o amor contido em todos os seus mandamentos! Amor que os fariseus e escribas não enxergavam! Ele cumpriu a Lei por ele estabelecida da forma correta. Amando ao próximo. "Não pensem que vim para abolir a Lei mas sim para cumpri-la". A bíblia em nenhum momento se contradiz, mas precisamos estuda-lá da forma correta, sem ler textos isolados, ou tirando conclusões fora do contexto.
ResponderExcluirOlá, Anônimo 22 de junho de 2012 16:07
ExcluirVocê diz:
"A bíblia em nenhum momento se contradiz, mas precisamos estuda-lá da forma correta, sem ler textos isolados, ou tirando conclusões fora do contexto."
Você está certo no que disse irmão, e é justamente este um dos grande problemas com a formulação das doutrinas Adventistas.
A chave para acabar com a confusão causada pelo Adventismo a respeito do Velho e Novo Testamento, sobre a Lei de Deus, o Sábado e os Dez Mandamentos, está em compreender as alianças que Deus deu a Abraão e a Moisés. Assim você poderá saber quais promessas e profecias foram cumpridas na cruz e quais permanecem até hoje.
O Adventismo do Sétimo Dia infelizmente ensina e aplica muitas vezes o método de interpretação bíblica conhecido como "proof-texting"*. Eles usam a Bíblia de uma forma muito fragmentada para apoiar suas próprias noções preconcebidas, não tendo qualquer sensação real do fluxo da escritura e como tudo nela se encaixa. Esse método de interpretação é amplamente utilizado em seus cursos bíblicos.
Mas tudo isso muda quando Adventistas começam a ler e estudar livros inteiros da Bíblia. Lendo toda a Bíblia, texto no contexto, adventistas imediatamente percebem a maneira pela qual toda a narrativa bíblica foi estruturada e definida - por Alianças. De repente, percebem que a história da redenção não pode ser plenamente compreendida sem entender os concertos que Deus fez com Seu povo.
Sugiro a leitura de nossa página sobre:
Os Concertos
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
Engraçado Hélio, quando era mais jovem eu gostava de ler livro por livro e não versículos isolados uns dos outros, muitas vezes usados em estudos biblicos para sustentar ideias pré-concebidas.É impressionante como eu mesmo explicava as passagens de forma distorcida do sentido delas e de forma adequada a ideologia adventista tradicional.
ExcluirPara mim que nasci no adventismo a transição para o evangelho de Jesus, de Paulo, tem sido difícil, mas devido o adventismo trazer boas coisas também, não tem sido impossível.
Vi uma Igreja chamada "Igreja Adventista da Nova Aliança" e depois voltei ao local tinha uma casa abandonada. A visão ocorreu debaixo de uma situação muito interessante que conto aqui http://igrejaadventista.rede.comunidades.net/
Agora me pergunto... Supondo que Jesus tenha abolido o 4º mandamento, ou seja, a Guarda do Sábado, quer dizer que agora nós, evangélicos, temos 9 mandamentos ? Por quê só um foi abolido??? Isso não entra na minha cabeça.. =|
ResponderExcluirLembremos do velho ditado:
"Um texto fora de contexto se torna um pretexto".
A Paz.
A Paz do Senhor Jesus amigo Anônimo
ExcluirNão foi apenas O 4° mandamentos que foi abolido mas aliança inteira do Decálogo (Nosso Tutor) firmada no Monte Sinai foi removida em Cristo (Descendente da Promessa).
A Antiga Aliança, os Dez Mandamentos, teve um começo (Sinai) e também teve um fim definido (vinda de Cristo). Gálatas 3:19 claramente afirma: "A lei foi adicionado ATÉ QUE viesse o Descendente (Jesus)."
Muitos evangélicos ainda hoje afirmam a continuidade dos Dez Mandamentos, apesar de negarem a continuidade do quarto, colocam-se em uma posição difícil se não impossível de se sustentar.
Os adventistas têm todo o direito de perguntar como a Lei de Deus pode ser ao mesmo tempo imutável e mutável, ao mesmo tempo. Eles têm o direito de perguntar com que autoridade houve esta mudança, e por que só o quarto mandamento foi modificado ou abolido. O Problema de alguns Evangélicos e Adventistas está em não compreender o que eram os Dez mandamentos.
Por isso para você entender essa questão do Sábado, primeiro você terá que aceitar o que a Bíblia diz sobre o que os Dez Mandamentos eram:
Deuteronômio 4:13 (NVI)
"Ele lhes anunciou A SUA ALIANÇA, OS DEZ MANDAMENTOS. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem."
O que a Bíblia diz que os Dez Mandamentos eram?
Este texto afirma claramente que a aliança era especificamente o Eser dabar (literalmente "Dez Palavras" ou "Decálogo". Vamos olhar para um outro texto. Ao ler vamos perguntar novamente o que o texto diz que a Aliança era.
Deuteronômio 9:10-11 (NVI)
“O Senhor me deu as duas tábuas de pedra escritas pelo dedo de Deus. Nelas estavam escritas todas as palavras que o Senhor proclamou a vocês no monte, de dentro do fogo, no dia da assembléia.
Passados os quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu ,”
Este texto também confirma que as palavras sobre as tábuas de pedra do decálogo (dez palavras) eram o Concerto / o Testamento. Vejamos um outro texto bíblico para confirmação.
Deuteronômio 9:15 (NVI)
Então voltei e desci do monte, enquanto este ardia em chamas. E as duas tábuas da aliança estavam em minhas mãos.
Novamente, vemos que o Decálogo era a Aliança / Concerto / Testamento. Acredito que poderíamos citar vários outros textos, mas vamos apenas olhar mais um.
Êxodo 32:15 (NVI)
Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso.
Aqui temos um fato interessante. Ao contrário das representações artísticas que estamos acostumados a ver, as tábuas do Decálogo não eram apenas escritas de um lado, mas na frente e verso. Isto é consistente com o que sabemos dos documentos de alianças do antigo Oriente Médio. Estes documentos eram sempre escritos na frente e no verso das tábuas com a produção de duas cópias idênticas. Uma cópia iria para o templo do suserano, enquanto a outra cópia iria para o templo do vassalo. Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que as duas tábuas do Decálogo foram realmente duas cópias das mesmas Dez Palavras escritas frente e verso. Neste caso, porque Deus (o suserano) habitou no templo no meio do seu povo (os vassalos), ambas as cópias entraram no templo.
Além disso, sabemos que o sinal da aliança era normalmente inscrito no centro do documento da aliança. Isto também é consistente pela ordem do Decálogo.
Creio que isso já é suficiente para sabermos o que a Bíblia diz que os Dez Mandamentos eram...
Continua...
O que aconteceu com os Dez Mandamentos a Antiga Aliança?
Excluir"Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles." 2 Coríntios 3:14-15
CRISTO ABOLIU O CONCERTO FEITO NO SINAI
É preciso entender que o texto a qual me referi diz que o Velho Testamento foi Abolido por Cristo se refere a Velha Aliança Mosaica e não aos 39 Livros que compõem o Antigo Testamento. [Abolição do Pacto/Concerto/Aliança e não dos “Livros Sagrados”]
O Antigo Testamento abolido citado pelo texto foi o decálogo [as Dez Palavras gravadas em placas de pedra pelo dedo de Deus (Leia II Coríntios 3)] o qual tinha por sinal a guarda do Sábado.
Vou parar por aqui...
Se quiser saber mais sobre o assunto sugira a leitura de:
Nove dos Dez. Escolhendo os Mandamentos: O Sábado do Sétimo Dia, a Lei Mosaica, e a Inconsistência Evangélica.
Em Cristo...
Hélio S. Júnior
vc sta fz confusão entre lei moral e serimonial , estuda mais meus amigos obg . fica c Deus
ResponderExcluir"Um grande erro cometido pela maioria das pessoas que não conhecem o adventismo a fundo, é achar que os adventistas pensam que são os "donos da verdade". Não somos exclusivistas e trazemos novas verdades, ao contrário, nos dedicamos a estudar sempre a Bíblia com qualquer pessoa de qualquer religião porque procuramos a verdade na Palavra de Deus"
ResponderExcluirMentira! Estudei 9 anos numa escola adventista, e eles se gabavam de serem os únicos a terem interpretado TODAS as profecia (apesar de terem interpretado errado...).
E outra: tente enviar uma mensagem ou um testemunho que mostre a verdade sobre o sábado pra um amigo adventista... Ele não vai nem ler! A maioria faz isso. E os que respondem, assim que vêem do que se trata, geralmente respondem enviando alguns links com explicações de pastores adventistas tentando refutar (inutilmente... tipo: "no novo testamento, a passagem é muito parecida com a parte do velho testamento que manda guardar o sábado").
Acredite... Aconteceu comigo há uns dias atrás. O problema dos adventistas é o ORGULHO. Desde os tempos de William Miller, eles dificilmente irão dar o braço a torcer de que foram enganados desde sempre por um falsos profetas.
(leia-se "profecias", ao invés de "profecia")
ResponderExcluirIsso sem falar que, pros adventistas, quem não guarda o sábado já está condenado.
ResponderExcluirQuer um exemplo mais exclusivista do que esse, sr. "anônimo"?
:-)