Nós entramos nesse descanso, e não em um determinado dia da semana, mas hoje e todos os dias. Jesus é o nosso descanso sabático. Jesus é a realidade para a qual o dia de Sábado (Sabbaton), apenas apontava.
Então, se o próprio Jesus é o nosso descanso sabático, como fica o ensino de que o dia de Sábado é o Selo de Deus?
Creio que todos nós já ouvimos a seguinte passagem de Apocalipse:
Apocalipse 9:3-4 (NVI)
3 Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra.
4 Eles receberam ordens para não causar dano nem à relva da terra nem a qualquer planta ou árvore, mas apenas àqueles que não tinham o selo de Deus na testa.
O Apocalipse não ensina que o Selo de Deus é o dia de Sábado? Na verdade não. Não há nenhum indício de qualquer coisa assim nesta passagem ou em qualquer outro lugar de Apocalipse. Simplesmente não nos é dito quem ou o que é o Selo do Deus em Apocalipse. Felizmente, não temos que adivinhar ou fazer teorias mirabolantes para descobrir quem é o Selo de Deus sobre os cristãos da Nova Aliança. Já havia sido dito claramente, aos cristãos da Nova Aliança, várias vezes em livros anteriores, quem era o Selo de Deus sobre eles.
Leia o trecho a seguir e determine quem é o Selo de Deus sobre nós:
2 Coríntios 1:21-22 (NVI)
21 Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,
Deus deu-nos a presença interior do Espírito Santo, como penhor de nossa salvação e vida eterna. Não é um dia da semana que nos sela, mas a pessoa do Espírito Santo. Não é uma sombra cerimonial que sela-nos, mas Deus o Espírito. Agora vamos dar uma olhada no livro de Efésios.
Efésios 1:13-14 (NVI)
13 Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,
Novamente, vemos que somos selados com o Espírito Santo. Somente o próprio Deus pode garantir a promessa de salvação através da fé. Um dia não tem poder para fazer isso. Vamos olhar novamente o mesmo livro.
Efésios 4:30 (NVI)
Já ouvi a objeção de que, apesar do que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo como sendo nosso selo, Ele não poderia ser o Selo de Deus sobre nós, porque os selos feitos por homens eram objetos inanimados. Mas este argumento não se sustenta porque o Selo de Deus sobre nós não é um selo de origem humana. Nosso Soberano Deus pode selar-nos de qualquer maneira que Ele escolher. Quão maravilhoso e cativante é perceber que Ele escolheu selar-nos com Ele mesmo. Quando nossos espíritos são vivificados em Cristo, somos edificados para morada de Deus em Espírito. A presença do próprio Deus habitando dentro de nós é a garantia da promessa de vida eterna ao Seu lado. Ele é o selo! Este é o testemunho da Escritura.
Qual melhor selo poderíamos esperar ou pedir? Na verdade, nós, que vivemos na dispensação da Nova Aliança somos abençoados além de todas as medidas. Mas a promessa da vida eterna não esgota o tesouro de bênçãos que são dadas através da presença íntima do Espírito Santo. Através da mudança de vida operada pela presença do Espírito somos amoldados a imagem de Cristo. Não estamos mais debaixo da Lei mosaica e somos agora pelo poder e presença do Espírito, introduzidos a uma melhor legislação: a Lei de Cristo.
Vamos explorar a Lei de Cristo no próximo e último capítulo de nosso estudo sobre as Alianças.
Próximo Capítulo:
A Lei de Cristo
Em Cristo,
[...] E havendo Deus acabado no DIA SÉTIMO a obra que fizera, descansou no SÉTIMO DIA de toda a sua obra, que tinha feito.
ResponderExcluirE ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; porque nele descansou de toda a sua obra que DEUS criara e fizera.
Gênesis 2:2-3
Prezado irmão,
O SÁBADO foi SANTIFICADO na criação.
Você pode ver este ato de DEUS sem qualquer propósito, ou seja, ELE simplesmente registrou isso em SUAS SAGRADAS ESCRITURAS para que você soubesse que ELE descansou e santificou o SÁBADO à título de conhecimento, sem o menor propósito. Ou pode perceber que, se ELE SANTIFICOU o SÁBADO na criação, o SÁBADO é SANTO e ponto final. Se é SANTO é separado, é, no mínimo, diferente e portanto merece uma atenção diferente.
Veja bem, ainda que não houvessem os 10 Mandamentos e qualquer outra menção do SÁBADO em todo o texto bíblico, saber que DEUS descansou e SANTIFICOU o SÁBADO na criação já é o suficiente para que EU entenda que o SÁBADO é SANTO. No entanto, o texto bíblico traz diversas outras menções quanto ao SÁBADO e o próprio JESUS CRISTO, que foi questionado tantas vezes por curar e fazer o bem no SÁBADO, em nenhum momento falou para que EU entendesse que o SÁBADO não era mais SANTO, ou seja, que ELE, simplesmente estava retirando a SANTIFICAÇÃO de DEUS quanto ao SÁBADO.
Para você e outras pessoas que não entenderam que o SÁBADO foi SANTIFICADO na criação, mas entenderam que deixou de ser SANTO através da Nova Aliança, por meio de JESUS CRISTO, ou entenderam que o SÁBADO jamais foi SANTO à não ser na aliança com Moisés; para todos estes, a IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, que existe em mais de 230 países, está informando à todos que o SÁBADO é o DIA DE GUARDA do SENHOR. E isto já é o suficiente para que a ordem de JESUS CRISTO seja cumprida e, ao mesmo tempo, para que não haja ignorância acerca de um fator tão importante.
A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA também está informando à você e à todos os outros que, nos tempos do fim, toda e qualquer denominação religiosa se unificará pelo único ponto que possuem em comum: o DOMINGO, como dia de guarda de DEUS. E perseguirão os santos, aqueles que guardam os Mandamentos de DEUS e possuem o testemunho de JESUS CRISTO (Apocalipse 12:17). Então, neste momento, todos que buscam à JESUS CRISTO verão que o SÁBADO é o SELO DE DEUS.
Para você e todos os outros que precisam ouvir do próprio DEUS a SUA PALAVRA, espero que DEUS possa esclarecer diretamente à todos, como falou à Moisés e à outros profetas, acerca do SEU SANTO SÁBADO. Mas, se DEUS não agir assim, infelizmente, acreditar nisso demandará um pouco de bom senso, FÉ e atenção do ESPÍRITO SANTO.
Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. Marcos 13:33.
Que DEUS possa salvar à todos em nome e por amor de JESUS CRISTO.
Em CRISTO, seu irmão,
William Lira Barbozza.
Irmão Willian, Paz!
ExcluirObrigado por compartilhar conosco a sua opinião a respeito do Sábado. Sugiro a leitura de Hebreus 3 e 4 para entender melhor Gênesis 2:2-3. Se tiver interesse em saber nossa opinião sobre esse assunto de uma olhada no link abaixo:
Entrando no Descanso de Deus: Um Estudo de Hebreus 3 e 4
Irmão Willian, creio que esse estudo sobre o "Descanso de Deus na Criação" (Gn 2:2-3) o ajudará a conhecer melhor o significado do Descanso de Deus em Gênesis, desfrutado por nós mediante a fé.
Você ficará maravilhado ao descobrir que o sábado semanal que Deus deu aos filhos de Israel era na verdade uma representação de toda a mensagem evangélica. A mensagem bíblica da salvação pela graça, não por obras (Ef 2:8):
"Pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas." Hebreus 4:10.
Em Cristo, seu amigo e irmão,
Hélio S. Júnior