Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista). Para ler a postagem completa clique aqui, para ler seu Testemunho aqui.
INTRODUÇÃO O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
O SÁBADO NO VELHO TESTAMENTO
ARGUMENTOS SABATISTAS
O DOMINGO
CONCLUSÃO
|
Depois de analisar Colossenses 2:16-17. A próxima parada era o livro de Gálatas, onde Paulo faz referência ao sábado em sua repreensão a heresias judaizadas que ameaçavam a igreja dos Gálatas.
Aqui Paulo explica a finalidade da lei para estes crentes gentios. Para pegar o sentido do argumento que ele está usando, nós devemos começar atrás em Gal. 3:16.
"Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo."
O que Paulo está dizendo é que o concerto com Abraão foi feito antes da lei. E foi feito com Cristo em mente. Vamos continuar com verso 18.
"Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão. Logo, para que é a lei? Foi ACRESCENTADA por causa das transgressões, ATÉ que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita... "
Paulo está dizendo que a lei foi adicionada bem depois das promessas a Abraão, até Cristo. Houve um COMEÇO e um FINAL definidos para a lei. Isto é crucial para compreender o argumento seguinte de Paulo. Agora note os versos 23 em diante.
“Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. De modo que a lei se tornou nosso tutor para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de um tutor.”
Paulo continua com sua discussão terminando o capítulo três com a famosa afirmação no verso 29:
" E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa."
O que Paulo está dizendo é que a promessa do Cristo veio ANTES da lei. Ela é independente da lei. A lei foi ADICIONADA para mostrar-nos nossa necessidade de Cristo. Ela foi nosso tutor para trazer-nos a Cristo, no qual podemos ser justificados pela FÉ. Claramente, Paulo está indicando que a lei era uma instituição TEMPORÁRIA para nos mostrar nossa necessidade de Cristo.
Mas quando nós aceitamos Jesus, nós estamos sob o concerto que foi dado antes da circuncisão e da lei, o concerto com Abraão. O cristão agora fica com a justificação de Abraão, um herdeiro da promessa, contornando inteiramente a era da lei!
Eu nunca tinha percebido o significado deste verso antes! Eu tive que ler e reler. Eu incentivo você a sentar-se com o livro de Gálatas, ler e digerir isto por você mesmo. A mensagem é tão poderosa e libertadora! Ela também dá a direção para compreender o resto do livro.
No capítulo quatro, ele continua seu argumento discutindo o absurdo de voltar "aos princípios elementares", ou "elementos fracos e pobres" que no contexto são uma clara referência a voltar à vida baseada na lei. Então nos versos 9 a 11 ele diz o seguinte:
"Agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais DIAS, E MESES, E TEMPOS, E ANOS. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós."
Eu mal podia acreditar quando li estes versos. Eu os tinha lido muitas vezes antes, mas nunca tinha compreendido. Desta vez, as palavras pareciam saltar fora da página, como "os quadros escondidos" que eu mencionei no meu testemunho. Paulo poderia ter sido mais claro?
Conhecendo o padrão para feriados religiosos no Velho Testamento, de repente ficou claro para mim qual era o assunto aqui. Os judaizantes estavam ensinando a estes novos cristãos que eles tinham que guardar os sábados e o descanso das festas como parte de seu compromisso com Cristo. Os dias, meses, tempos e anos seguem o mesmo padrão do sistema de festas judaicas, incluindo o sábado.
Os judaizantes estavam dizendo aos gálatas que eles DEVIAM guardar o sábado e as outras festas. Paulo está claramente dizendo que observar estas festas NÃO É REQUERIDO aos cristãos. Ele vê que fazer isso poderia ser PERIGOSO para a maturidade como cristãos. Ele está dizendo que estas coisas NÃO têm valor porque a lei era uma instituição temporária.
Os cristãos são aceitos com base no cumprimento de Jesus da lei e tratados como descendentes de Abraão pré-lei! A mensagem de Gálatas pareceu vir literalmente à vida para mim. Aquelas passagens difíceis de compreender, de repente faziam perfeito sentido!
O livro de Gálatas tem um tema básico do começo ao fim. Não volte para guardar a lei, incluindo o sábado. Enquanto há muita instrução sobre a vida moral, em Gálatas ou em qualquer dos escritos de Paulo, o apelo nunca é através da lei nesse assunto.
Ele coloca o sábado junto com as coisas que não são mais obrigatórias e são possivelmente perigosas se feito como parte do processo de salvação. Paulo claramente ensina moralidade responsável, e eu entrarei neste assunto mais tarde, mas seu apelo é para Cristo vivendo em você, não a lei.
O texto seguinte que eu estudei foi o capítulo 14 de Romanos.
Próximo Capítulo do Estudo Pessoal Sobre o Sábado:
Saiba mais em:
- Gálatas 3 O Propósito da Lei - Estudo sobre As Alianças
- Gálatas 4 Sara e Agar - Estudo sobre As Alianças
Visite também nossa página sobre: O Sábado. Para compreender como funcionam os Concertos acesse nosso estudo: As Alianças, ou nossa página sobre Os Concertos.
Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior
A grande questão é que há uma grande sinceridade nos membros da IASD. Seria muito bom se eu não fosse adventista, vários problemas seriam facilmente resolvidos. Sobre o sábado me incomoda versículos como os de Galátas e Colossensses. Mas o resto da Bíblia é a favor. É mais sóbrio encontrar explicações para estes versículos do que abandonar o resto da Bíblia. Questão de Hermenêutica. É impossível ler o livro de romanos considerando que a lei de Deus foi abolida, inúmeros versículos ficariam sem interpretação clara. Dizer que não precisamos guardar o sábado porque o descanso é Cristo é acrescentar algo que não está escrito, não é motivo convincente. Concordo que nosso descanso é Cristo, mas isto não quer dizer que não precisamos guardar o Sábado, nem de longe cabe esta interpretação. O Sábado acaba tornando um fardo hoje, pelas dificuldades que promove na escola, no trabalho, vida social... Mas isso é culpa dos homens e não de Deus, se todos obedecessem seria muito deleitoso.
ResponderExcluirIrmão Paz!
ExcluirVocê disse que: A grande questão é que há uma grande sinceridade nos membros da IASD. Ellen White disse:
“Mas a sinceridade não transforma o erro em verdade. Uma pessoa pode ingerir veneno, pensando que é alimento; mas a sua sinceridade não a livrará dos efeitos dessa dose”. (Fé e Obras, 33).
“A sinceridade nunca salvará a alma das consequências de crer num erro. Sem sinceridade não há genuína religião, mas a sinceridade numa religião falsa jamais salvará o homem. Posso ser perfeitamente sincera em seguir um caminho errado, mas isto não torna o caminho certo, nem me levará ao lugar a que eu desejava chegar. O Senhor não quer que tenhamos cega credulidade, e chamemos isto fé que santifica”. (Carta 12, 1890).
Irmão, a sinceridade Adventista não muda em nada os muitos erros doutrinários como o Juízo Investigativo, a Inspiração dos escritos de Ellen White, a confusão que fazem entre Lei e Graça, a negação do espírito humano, a expiação incompleta, o sábado como selo de Deus, etc.
Em Cristo,
Hélio Jr
fico feliz de encontrar alguém que como eu, busca a palavra de Deus para ajudar as pessoas a se desprenderem de conceitos impostos por homens. Lembrando que o próprio Deus trás no novo testamento a explicação que tudo no novo testamento era só a sombra do que havia de vir. é lógico que quando a bíblia diz que Deus trabalhou em seis dias e no sétimo descansou, como pode Ele o todo poderoso se cansar, e como pode Ele ter feito tudo em seis dias, se a própria palavra diz: mil anos para Deus é como um dia, e um dia como mil anos. sou claro em afirmar que o nosso tempo sendo o cronos é diferente do tempo de Deus, o kairos, que não existe passado, nem futuro, mas só o presente. Como em hebreus 4 que diz que nos entramos no descanso, (não no descanso do sábado, mas no descanso do Senhor, através de Jesus Cristo, neste dia que se chama "Hoje" com letra maiúscula que nos trás do nosso tempo (cronos)para o tempo de Deus (kairos).
ResponderExcluirHEBREUS 4:4 Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
5 E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.
6 Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,
7 de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
8 Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
9 Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.
10 Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
11 Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO FORTEMENTE EM TODA SABEDORIA.
amados não defendo o domingo como o dia do Senhor, pois é o argumento dos lideres adventistas contra os evangélicos, o domingo como diz a palavra é igual a qualquer outro dia, assim como o sábado. Romanos 14:5
ResponderExcluir5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
mas aqueles que estão em cristo devem fazer com que todos os dias sejam de adoração a Deus, buscando, orando e etc... a igreja agora não é constituída de pedra e tijolos, mas somos nós a igreja e pertencemos a um corpo, o corpo onde cristo é o cabeça. qual foi o ser humano que viveu e morreu na terra, e conseguiu guardar a lei (10 mandamentos)? e qual hoje ou amanhã que vai conseguir guardar? Qual o homem que a bíblia descreve que guardou o sábado de Adão até êxodo 12? nenhum!!! até os líderes adventistas pegam passagens em atos quando as mulheres logo após a morte de Jesus, foram e guardaram o sábado, mas é claro, sendo eles judeus e ainda não crendo que Jesus ressuscitaria!não entendiam ainda o proposito de sua morte, pois até os apostolos estavam escondidos.
Ou pegam passagens em atos dos apostolos que estavam no templo no sábado, mas em nenhuma parte diz que guardavam, e é claro que se Paulo quisesse converter os judeus a cristo qual o melhor dia e lugar para ir senão no sábado dentro do templo...
você que é adventista, nós te amamos e queremos que você se liberte do sábado e venha fazer de todos os seus dias, adoração ao Senhor. um abraço...