Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista). Para ler a postagem completa clique aqui, para ler seu Testemunho aqui.
INTRODUÇÃO O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
O SÁBADO NO VELHO TESTAMENTO
ARGUMENTOS SABATISTAS
O DOMINGO
CONCLUSÃO
|
Depois de analisar Colossenses 216-17, Gálatas 4:10, Romanos 14:5-6, Hebreus 3 e 4 e 2 Coríntios 3:6-7, uma outra passagem que eu olhei foi Atos 15.
Aqui encontramos os líderes da igreja reunidos em Jerusalém para decidir quais leis seriam obrigatórias aos cristãos gentios.
Havia aqueles (os judaizantes) que estavam ensinando que a menos que uma pessoa fosse "circuncidada de acordo com a lei de Moisés, ela não poderia ser salva" (v.1).
Estes judaizantes, da seita dos Fariseus que tinham se tornado cristãos, estavam colocando a exigência da circuncisão e a guarda da lei de Moisés sobre os novos conversos.
Paulo e Barnabé estavam convictos que tais exigências não deviam ser colocadas sobre os novos crentes. Pedro concordou com eles e disse (v.10 a 11):
Neste ponto é necessário destacar o fato que o sinal de entrada de se tornar um judeu era o sinal da circuncisão. Uma vez que alguém era circuncidado, ele era então requerido a guardar todas as leis. Isto incluía o sábado, que era o sinal continuado da lealdade ao velho concerto, como logo nós veremos. Obviamente, o sinal da circuncisão não era claramente visível a menos que os homens estivessem em um quarto fechado, mas o sinal continuado do sábado era muito óbvio e ambos homens e mulheres participavam deste sinal. A falha em guardar o sábado era punível pela morte (Ex 31:14). O sinal do sábado, entretanto, não era esperado daqueles que não eram oficialmente judeus. O sinal de entrada da circuncisão era um pré-requisito para a entrada na comunidade judaica. Uma vez que alguém era circuncidado, ele estava então sob a obrigação de guardar todo o resto da lei, incluindo o sábado.
As regras a respeito do sábado envolviam não levar uma carga, não fazer um fogo, não viajar e, naturalmente, não trabalhar de qualquer jeito. Isto era aplicado aos judeus e também ao estrangeiro dentro de suas casas. Não era aplicável aos estrangeiros que "estavam temporariamente entre eles". Somente aqueles dentro de suas portas eram requeridos a guardar o sábado. Havia também as leis de alimento e as leis de impurezas que eram parte deste sistema e marcavam os judeus como separados do resto do mundo. É claramente a estas exigências que Pedro estava se referindo como a uma carga demasiadamente pesada para carregar.
Em Atos 15, os líderes da igreja chegaram a uma solução. Eles decidiram não colocar sobre os novos conversos quaisquer regulamentos específicos que eram parte do sistema do concerto do judaísmo. Eles não requereram o sinal de entrada, assim como o resto das leis não se aplicaria tampouco. Assim como nós não requeremos alguém que não é batizado a seguir todas as diretrizes de uma determinada igreja.
O que se tornou claro como cristal à medida que estudei, foi que o sábado NÃO era uma das exigências colocadas para os novos crentes. E mais, o argumento que alguns têm defendido (um que eu costumava promover) simplesmente não se encaixa. O argumento diz que desde que não houve nenhum grande debate sobre o sábado na igreja primitiva e houve muita discussão sobre a circuncisão, o sábado deve ainda ser requerido. Se a circuncisão foi o grande problema, o sábado não teria sido um assunto maior? Realmente não. Para quem não entrou na comunidade judaica pela circuncisão, não havia nenhuma exigência do sábado. O sinal de entrada vinha primeiro. O sinal continuado era insignificante se o sinal inicial não estivesse presente.
Próximo Capítulo do Estudo Pessoal Sobre o Sábado:
Saiba mais em:
Visite também nossa página sobre: O Sábado. Para compreender como funcionam os Concertos acesse nosso estudo: As Alianças, ou nossa página sobre Os Concertos.
Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior
Esta claríssimo que em Atos 15 a questão era a circuncisão não abolição dos mandamentos nem do Sábado! Vocês precisam estudar a diferença das LEIS dentro da Bíblia, principalmente a LEI MORAl (de Deus) e a Cerimonial (Moises). Em Deut 31-24-26 diz que a Lei de Moises foi posta FORA da arca da ALIANÇA e a de Deus DENTRO da Arca da aliança.
ResponderExcluir