Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista). Para ler a postagem completa clique aqui, para ler seu Testemunho aqui.
INTRODUÇÃO O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
O SÁBADO NO VELHO TESTAMENTO
ARGUMENTOS SABATISTAS
O DOMINGO
CONCLUSÃO
|
Outra ilustração dos evangelhos que me deixou impressionado, porque eu nunca tinha visto isso antes, está em Lucas 4:16.
Para entender o contexto, um conhecimento do sistema do sábado no Velho Testamento é essencial.
Começando em Leviticos 23, o sistema é exposto.
Ele começa com os sábados semanais que apontam adiante para as festas mensais e anuais, que por sua vez apontam adiante para os anos sabáticos, que apontam adiante para o sábado final, o ano do Jubileu.
Depois que o sétimo ano sabático era celebrado, no 50º ano era para ser um ano do jubileu quando toda a terra devia retornar aos proprietários originais, todos os escravos seriam libertados, todo os débitos eram perdoados. Era um ano de liberdade. Este era o jubileu que foi referido em Isaias 61:1-2 em referência à vinda do Messias. Ele devia liderar o Jubileu final. Agora com esse cenário note o que Lucas 4:16 diz:
“Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o Seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre Mim, porquanto Me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nEle. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos.”
Jesus não somente reivindicou ser o Messias nesta declaração, mas se denominou de JUBILEU! Jesus chamou Ele próprio de o SÁBADO FINAL! Ele estava reivindicando ser o Messias e o sábado personificado. As pessoas sabiam exatamente o que Ele estava reivindicando! Eles tentaram matá-lo por isso. Jesus pode ser mais claro sobre quem Ele é? O sábado é uma Pessoa![1]
Eu fiquei ainda mais impressionado quando li os versos e os capítulos que se seguem. Jesus expulsa demônios, cura doentes, limpa leprosos e perdoa pecados; todas as atividades do Jubileu! Finalmente, no segundosábado, Ele está atravessando a seara, colhendo e comendo grãos, quando o fariseus aparecem. Jesus está fazendo o que é parte da instrução de como as pessoas deviam comer durante o ano do jubileu! Coma dos campos! À medida que eu lia todas estas coisas, era como tapa-olhos caindo de meus olhos. Eu estava vendo um Jesus que claramente reivindicava ser o sábado personificado, o provedor do descanso, aquele que veio cumprir a lei.
Próximo Capítulo do Estudo Pessoal Sobre o Sábado:
Nota:
[1] Existem três escolas de pensamento com respeito ao sábado. Há um grupo pequeno, que inclui a IASD que ensina que o sábado continua no Novo Testamento. Um segundo grupo ensina a teologia da transferência e afirma que o mandamento do Sabbath do sábado ainda é obrigatório, mas a santidade do dia foi transferida do sábado para o domingo (este veio muito depois no desenvolvimento da igreja cristã. Os primeiros cristãos não ensinavam nenhum destes dois conceitos). Finalmente, há um grupo maior de cristãos que ensinam que Jesus cumpriu o sábado e a lei. Ele é o nosso descanso sabático.
Saiba mais em:
- Hebreus 3 e 4 - Jesus como cumprimento do Sábado (As Alianças)
- Hebreus 3 e 4 - Jesus como cumprimento do Sábado (Estudo Pessoal sobre o Sábado)
Visite também nossa página sobre: O Sábado.
Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior
0 comentários:
Postar um comentário
Regras:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)
1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3. Comentários ofensivos serão deletados.
"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.