Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista). Para ler a postagem completa clique aqui, para ler seu Testemunho aqui.
O SÁBADO FOI ORDENADO NA CRIAÇÃO OU NO ÊXODO?
Agora, depois do estudo meticuloso no Novo Testamento, eu estava pronto para voltar ao Velho Testamento em meu estudo.
INTRODUÇÃO O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
O SÁBADO NO VELHO TESTAMENTO
O DOMINGO
CONCLUSÃO
|
Eu sempre achei que o sábado foi estabelecido na criação.
Desde que o sábado era uma ordenança da criação, então ele veio antes da lei e deve ter um significado universal.
Assim eu fui para Gênesis 2:1-3, onde o final da criação é relatada. O v. 2 diz:
"Havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra que criara e fizera."
"É isso!" Eu pensei comigo mesmo. “O sábado foi estabelecido na criação. Desde que isso é verdade, ele deve ser uma instituição eterna"!
O problema que se tornou logo aparente com essa rápida conclusão, era que ela pula para muitas suposições também.
Primeiro, não há nenhuma tarde e manhã mencionadas aqui. Todos os outros dias restantes da criação tiveram noite e manhã conectadas a eles. Não que não fosse um dia literal, mas havia um aspecto de continuidade neste dia que está implícito. Deus pretendia que o descanso que Ele tinha estabelecido tivesse uma qualidade contínua. Isso teria permanecido como uma experiência diária não fosse pela entrada do pecado. O descanso teria sido uma realidade perpétua.
Segundo, a palavra sábado não é mencionada. Não há nenhuma menção disto sendo um sábado.
Em terceiro lugar, não havia nenhuma necessidade para Adão e Eva descansar porque eles não ainda não tinham trabalhado.
O que eu aprendi é que a idéia da ordenança na criação tem algumas fraquezas sérias. Assim se eu for fiel a o que o texto diz realmente, eu tinha que admitir que duas interpretações são permitidas:
O SÁBADO EM ÊXODO
Nós não encontramos o sábado mencionado outra vez até Êxodo 16:23. Deus explica o conceito do sábado ao povo de Israel com o episódio do maná. À medida que eu estudava, tornou-se evidente que o povo desconhecia completamente o sábado até este momento. Eles tinham recebido alguns mandamentos novos tais como o sacrifício do cordeiro em Êxodo 12 e a instituição da festa do Páscoa no mesmo período. Eles sabiam sobre a circuncisão, mas estavam sendo apresentados agora ao sábado. O contexto é claro que o povo tinha que ser ensinado sobre o que era o sábado.
O sábado é expandido mais tarde em Êxodo 20:8-11 como um dos Dez Mandamentos. Lá, eles foram instruídos a lembrar do sábado. Alguns têm sugerido que isso se refere ao estabelecimento na criação. Outros, que isso se refere ao episódio do maná. Uma e outra tradução é permitida no texto. Observe que os que são obrigados a descansar incluem "o estrangeiro dentro de suas portas", um grupo diferente do "estrangeiro que peregrina entre vós" em Levíticos 17 a 18. Este comando não foi para qualquer um como uma ordenança da criação pode indicar (veja comentários sobre Atos 15).
Finalmente, no verso 11 é dito: "Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou".
Desde que tanto a ordenança do sábado na criação ou a ordenança posterior honra o texto, eu precisava estudar mais para ver se o contexto do Velho Testamento dá alguma dica sobre qual é a correta.
“Disse mais o Senhor a Moisés: Falarás também AOS FILHOS DE ISRAEL, dizendo: Certamente guardareis os Meus sábados; porquanto isso é um SINAL ENTRE MIM E VÓS PELAS VOSSAS GERAÇÕES; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque SANTO É PARA VÓS; aquele que o profanar certamente será morto... Guardarão, pois, o sábado OS FILHOS DE ISRAEL, celebrando-o nas SUAS gerações como concerto perpétuo. ENTRE MIM E OS FILHOS DE ISRAEL será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério. E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus."[2]
Note quão claro isto é. O sábado era entre Deus e Israel e foi colocado na tábua do concerto com essa relação em mente. Deuteronômio 5:2,3 fala a mesma coisa.
“O Senhor nosso Deus fez um concerto conosco em Horebe. NÃO COM NOSSOS PAIS FEZ O SENHOR ESSE CONCERTO, MAS CONOSCO, sim, com todos nós que hoje estamos aqui vivos”.
O texto é sobre reiterar os Dez Mandamentos, incluindo o quarto, mas desta vez a razão para guardar o sábado é porque Deus os livrou dos egípcios. Claramente, uma referência a Israel apenas, que não foi estabelecida antes do êxodo, mas era um sinal do repouso proporcionado por esse evento. Neemias 9:13 diz:
“Desceste sobre o monte Sinai, do céu falaste com eles, e lhes deste juízos retos e leis verdadeiras, bons estatutos e mandamentos; O TEU SANTO SÁBADO LHES FIZESTE CONHECER; e lhes ordenaste mandamentos e estatutos e uma lei, por intermédio de teu servo Moisés”.
Ezequiel 20:10-12 diz:
“Assim os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto. E dei-lhes os Meus estatutos, e lhes mostrei as MINHAS ORDENANÇAS, pelas quais o homem viverá, se as cumprir. Demais, LHES dei também os Meus sábados, para servirem de SINAL ENTRE MIM E ELES; a fim de que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica”.
Estas passagens deixaram claro para mim quando o sábado foi estabelecido. O sábado foi posto no coração do concerto com Israel e devia ser entre eles e Deus. Não foi uma ordenança da criação obrigatória a todos os povos para sempre. Isto outra vez estava de acordo com o que eu tinha aprendido no Novo Testamento. A mensagem inteira da Bíblia encaixa-se completamente. O sábado foi um dia estabelecido por Deus como um concerto entre Ele e Israel. Jesus veio cumprir a lei e ser nosso sábado. Os cristãos descansam na obra terminada de Cristo, semelhante ao descanso do sábado.[3] Como filhos de Abraão, os cristãos são justificados pela fé como Abraão foi, antes da lei ou da circuncisão. O quadro bíblico inteiro está em acordo do começo ao fim.
Agora que a mensagem da Bíblia sobre o sábado foi estudada e o ensino esclarecido em minha mente, havia alguns pontos que pareciam contradizer este tema consistente.
Próximo Capítulo do Estudo Pessoal Sobre o Sábado:
Notas:
Visite também nossa página sobre: O Sábado e Os Dez Mandamentos. Para compreender como funcionam os Concertos acesse nosso estudo: As Alianças, ou nossa página sobre Os Concertos.
Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior
Olá meus irmãos em Cristo
ResponderExcluirEu tenho uma informações muito importante para nós.
Eu fiz um homepage com um tema muito importante.
Eu tenho a esperança, que voces conheção o valor da mensagem.
www.luzdosabado.jimdo.com
nosso Deus YAHWEH Abençoe a todos voces
Markus