Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista). Para ler a postagem completa clique aqui, para ler seu Testemunho aqui.
INTRODUÇÃO O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
O SÁBADO NO VELHO TESTAMENTO
ARGUMENTOS SABATISTAS
O DOMINGO
CONCLUSÃO
|
Uma outra questão com que eu lutava, dizia respeito às exigências morais para os cristãos.
Para mim, parecia que o resto dos mandamentos do Decálogo ainda era obrigatório aos cristãos, mesmo achando que Romanos e Gálatas e o resto das epístolas ensinassem que nós não estamos sob a lei.
O Novo Testamento incentiva a moralidade.
A maioria dos cristãos enfatiza guardar os mandamentos, exceto o quarto.
Isso parecia um pouco inconsistente para mim. Mas ao estudar mais e mais, a resposta veio clara também.
Durante toda a seção de aplicação do Novo Testamento (após a cruz) há uma renovação de todos os deveres morais da lei dos Dez Mandamentos, incluindo algumas das outras leis do Velho Testamento.
Entretanto, essas renovações NUNCA apelam à lei como a razão de observá-los, mas em cada situação o apelo é por Cristo. Em I Corintos 6:18-20 por exemplo, há uma advertência clara á pureza sexual, mas não apela à lei como a razão para isso, mas ao fato que somos templo de Deus e o Espírito de Cristo está em nós. Como poderíamos juntar Jesus a uma prostituta?
O mesmo padrão é encontrado em todas as epístolas. Outra vez, eu precisei lembrar que esta seção das Escrituras é especialmente escrita PARA APLICAR a mensagem das Escrituras aos cristãos. Eu fiquei impressionado ao descobrir que todos os outros nove mandamentos são estabelecidos novamente como importantes para os cristãos no relacionamento com Cristo, exceto um: o sábado.
1º- Adore a Deus apenas – pelo menos 50 vezes
2º- Não fazer ídolos – 12 vezes
3º- Não profanar – 4 vezes
4º- Lembrar do sábado – não mencionado
5º- Honrar os pais – 6 vezes
7º- Não adulterar – 12 vezes
8º- Não roubar – 4 vezes
9º- Não mentir – 4 vezes
10º- Não cobiçar – 9 vezes
Se a posição adventista, de que o sábado será o teste final de todos os tempos, que ele será o teste final de lealdade, que todos que são seguidores verdadeiros estarão guardando o sábado e se falharem em fazer isso receberam a "marca da besta"; é verdade, não faria sentido que Deus o incluísse em Sua lista de deveres morais para os cristãos repetidamente durante todo o Novo Testamento? Deus não advertiria e re-advertiria Seus discípulos? Quebrar o sábado não estaria nas listas de pecados que Paulo e outros estabeleceram e restabeleceram muitas vezes em suas advertências aos novos crentes? Por que não há nenhuma instrução aos gentios "Jonas" e "Janeius" sobre como guardar o sábado? Não haveria algumas perguntas sobre como guardar o sábado no mundo gentio?
Em meus muitos anos como um pastor adventista, uma das perguntas mais comuns que me era feita por crentes novos e membros de longo tempo era como essa: "o que é OK e o que não é OK para fazer no sábado? Como podemos fazer isso corretamente?" Eu não posso entender porque não haveria NENHUMA INSTRUÇÃO sobre esse assunto durante a era da igreja cristã. A razão é clara. Jesus é nosso sábado. Descansar nEle cada dia, vindo a Ele pela fé, É O SÁBADO do Novo Testamento. Não há nenhuma outra explicação razoável, na minha opnião.[1]
Próximo Capítulo do Estudo Pessoal Sobre o Sábado:
- Hebreus 3 e 4 (Cristo nosso Verdadeiro Sábado)
- Hebreus 3 e 4 (Estudo sobre As Alianças - Jesus a realidade da sombra do Sábado)
- O Antigo Testamento (A Aliança Mosaica) (Sobre os Dez Mandamentos)
- O Velho Testamento (continuação) (Sobre os Dez Mandamentos)
Visite também nossa página sobre: O Sábado e Os Dez Mandamentos. Para compreender como funcionam os Concertos acesse nosso estudo: As Alianças, ou nossa página sobre Os Concertos.
Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior
Jesus, guardou o sábado até quando morto como podem dizer que Jesus não guardou o sábado, na Bíblia esta escrito que aquele que guardar o sábado terá um nome eterno, Isaías 56:5 como dizem que não é necessário, não sei como guardar corretamente mas entre não saber e dizer que foi abolido a uma grande diferença
ResponderExcluirJesus disse Amar a Deus sobre todas a coisas e próximo como a si mesmo não aboliu nenhuma lei dos dez mandamentos, pois os 4 primeiros mandamentos esta relacionado entre Deus e o homem e os outros entre o homem e o próximo.