A próxima questão que eu precisei perguntar foi: "o que Jesus ensinou e qual significado que Ele deu ao sábado"? Eu lembrei que Jesus veio sob a lei para obedecer perfeitamente a lei (Gal. 4:4-5). Assim Ele teve que viver sob todas as exigências da lei. Ao mesmo tempo, eu precisava ver se Ele ensinou e viveu da maneira como estabelecido pela visão do cumprimento, ou ensinou uma continuidade teológica.[1]
INTRODUÇÃO O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
O SÁBADO NO VELHO TESTAMENTO
ARGUMENTOS SABATISTAS
O DOMINGO
CONCLUSÃO
|
Eu comecei em Mateus 5:17. Jesus diz:
"Não pense que Eu vim destruir a lei ou os profetas. Eu não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido."
No início, um olhar de relance neste texto parece indicar que a teoria da continuação está correta no ensino de Jesus. Mas um exame mais detalhado revela o contrário.
Primeiro, eu notei a frase "lei e os profetas". Jesus não está se referindo aqui à lei dos Dez Mandamentos especificamente. Ele está usando a palavra "nomos" para se referir aos primeiros cinco livros de Moisés. "Os profetas" se referem ao resto do Velho Testamento.
Se um "jota" ou um "til" não pode passar da lei, nós não devemos misturar um tipo de roupa com outra, nós devemos executar os que quebram o sábado, nós não devemos ter relações com nossas esposas até pelo menos sete dias após o final do período da mulher. Nós devemos sacrificar animais e todo o resto.
Dessa maneira os não-vegetarianos não devem misturar produtos de leite com carne (um Big Mac é um pecado). Se você tocar em uma carcaça morta, você deve ser posto em quarentena. Todas as festas religiosas ainda se aplicam.
É isso que Jesus está dizendo? NÃO! A palavra chave para compreender esta passagem, eu descobri, é a palavra "CUMPRIDO". Jesus está dizendo que nenhuma parte da lei pode ser ignorada, nem mesmo um acento ortográfico, mesmo que o céu e a terra passem. Você não pode fazer isso ou ensinar outro a fazer, até que tudo esteja CUMPRIDO.
Se você ler no livro de Mateus e nos outros evangelhos, a palavra "cumprido" é repetida várias vezes. Pegue uma Concordância bíblica e verifique. Aqui estão alguns exemplos: Mt 1:22 -23 refere-se ao cumprimento da profecia sobre a virgem ter um filho; Mt. 2:15 fala da profecia que Ele seria chamado do Egito; Mt. 8:17 é sobre a profecia cumprida a respeito de Seu ministério de cura. A lista vai longe. Finalmente, em João 19:28 nós encontramos estas palavras:
“Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede.” Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e a chegaram à boca. Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: “está consumado”. E inclinando a cabeça entregou Seu espírito.”
Jesus não veio destruir, mas "CUMPRIR". Esta visão do cumprimento encaixa-se perfeitamente com o que eu tinha aprendido na seção de aplicação do Novo Testamento.
Assim, eu fui para a seção seguinte. Mateus 11:28-30 onde Jesus se denomina de provedor do descanso:
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".
Imediatamente depois desta declaração nós entramos nos debates do sábado. Vamos para Mt 12:1-8.
Saiba mais em:
- Mateus 5:17-18 - Jesus veio para pôr um fim na Lei de Moisés? A Lei de Deus foi abolida?
Visite também nossa página sobre: O Sábado e Os Dez Mandamentos. Para compreender como funcionam os Concertos acesse nosso estudo: As Alianças, ou nossa página sobre Os Concertos.
Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior
Os Fariseus, escribas e mestres da lei acusavam Jesus de perverter a lei e os profetas (A torá).
ResponderExcluirJesus lendo os corações responde "não penseis que vim revogar(destruir ou desfazer) a lei, Ele queria mostrar q na verdade quem estava destruindo a lei eram eles os friseus pois eles sim invalidavam a lei com seus acréscimos e suas tradições.
Com certeza muitas profecias e rituais tiveram seu cumprimento na vida e na morte de Jesus, porem quando Ele diz "vim para cumprir" cumprir do grego :pl'róÇ, "completar", "encher".
se analisarmos o contexto, veremos que Jesus estava mostrando a forma correta de interpretar e observa a lei, Ele diz "Ouviste o que foi dito não matarás..." e podemos nota que Jesus complementa a lei dizendo "Eu porem vos digo..."(Mateus 5;21)
Isso confirma que Cristo estava dizendo "Não pense que Eu vim destruir a lei ou os profetas. Eu não vim destruir, mas completar (da o real Significado)" veja também (Mat.5;27-28, 33-34, 38-39, 43-44.
Paulo