O que esse respeitado teólogo Adventista disse sobre a Doutrina do Santuário (Juízo Pré-Advento)?
O que ele descobriu após 17 anos de um profundo estudo sobre o livro de Daniel?
Erudito, mestre, escritor, editor, historiador, missionário, linguista, Raymond Cottrell (1911-2003) é amplamente reconhecido como um dos maiores teólogos ASD de todos os tempos.
Após anos servindo fielmente a IASD, aposentou-se em 1977, mas manteve-se muito ativo em discussões teológicas. O Dr. Raymond entre outras coisas foi:
- Ex-redator associado do SDA Bible Commentary (Comentário Bíblico Adventista). Escreveu mais de 2000 páginas do Comentário Bíblico Adventista.
- Ex-editor associado da Adventist Review (Revista Oficial da Igreja Adventista).
- Um dos fundadores da Adventist Today (Adventismo Hoje).
- Ex-editor de consultoria da revista Spectrum.
- Autor do livro Adventista Crise e Vitória. Um resumo dos acontecimentos futuros preditos na Bíblia de acordo com a escatologia Adventista e os Escritos do Espírito de profecia, Ellen G. White.
- Um dos membros da "Comissão de Problemas no Livro de Daniel" de 1980, designado pela Associação Geral.
- Para conhecer mais obras do Dr. Raymond, clique aqui (Inglês).
Estudos de Raymond F. Cottrell
Depois de 17 anos de um estudo profundo sobre o livro de Daniel, Cottrell encontrou inúmeras dificuldades em relação a Doutrina do Santuário, a começar pela interpretação tradicional adventista de Daniel 8: 14.
Dr. Cottrell foi um homem preocupado com o futuro do Adventismo, não tinha nenhuma intenção de fazer dano à Igreja Adventista com suas descobertas sobre os problemas exegéticos da Doutrina do Santuário. Ele sempre procurou a melhor forma de chegar a um acordo entre a cúpula da organização e os teólogos adventistas e resolver o dilema dos 2.300 dias.
O seguinte comentário provocou um distanciamento entre a cúpula e o Dr. Cottrell:
"O contexto de Daniel 8:14 atribui a profanação do santuário ao chifre pequeno. A interpretação adventista atribui-a à transferência dos pecados confessados ao santuário celestial pelo ministério sacerdotal de Cristo. Então, pretender, diante de nós mesmos, que a interpretação adventista leia Daniel 8:14 em contexto seria identificar ao chifre pequeno como Cristo. Em outras palavras, não podemos ter ao mesmo tempo o contexto e a interpretação adventista pelo que concerne à Bíblia mesma." (Cottrell, como aparece citado em Daniel 8:14 por Desmond Ford, pp. A-115-116)
Um trabalho importante de Cottrell, que não é bem conhecida é a sua obra Eschatology of Daniel (Escatologia de Daniel). Ela nunca foi formalmente publicada. Cottrell diz que "o manuscrito espera um clima de abertura e objetividade na igreja, que é essencial para um exame justo dos fatos."
Nos artigos abaixo há dois capítulos sobre a exegese de Daniel feita pelo Dr. Cottrell.
ARTIGOS:
Raymond Cottrell e a Doutrina do Santuário Quem foi e o que disse o respeitado teólogo Adventista Raymond Cottrell sobre a Doutrina do Santuário e a data de 22 de outubro de 1844.
Raymond Cottrell: Daniel 8:14 e o Juízo Investigativo A questão do texto e o contexto. "Fingirmos que a interpretação dos ASD leva em conta o contexto de Daniel 8:14 significaria então identificar o chifre pequeno como Cristo." Dr. Raymond Cottrell
Cottrell e o Juízo Investigativo Lembranças sobre a doutrina do Juízo Investigativo e a votação "unânime".
Enquete feita por Cottrell em 1958 a Estudiosos ASD sobre Daniel 8:14 e suas respostas Em 1958 Raymond Cottrell iniciou uma pesquisa de opinião a eruditos adventistas da Bíblia. A amostragem incluiu todos os professores de Hebraico da denominação (8), 9 chefes de departamentos universitários da Bíblia, outros 5 experientes professores da Bíblia, e 4 ex-professores universitários da Bíblia, então em trabalho administrativo ou editorial. Seis dos professores acima estavam no Seminário Teológico.
Raymond Cottrell por Wikipédia
Doutrina do santuário: Ativo ou Passivo? outro link aqui. The 'Sanctuary Doctrine' – Asset or Liability? Pelo Dr. Raymond F. Cottrell - O falecido Dr. Raymond Cottrell provavelmente passou mais tempo estudando do que qualquer outra pessoa. Aqui é o último artigo que escreveu sobre o assunto antes de sua morte. Dr. Cottrell é amplamente reconhecido como o maior teólogo ASD de todos os tempos. Depois que se aposentou, ele proferiu uma palestra, que é registrada na forma deste artigo, que expôs o fato de que os líderes adventistas tinham secretamente se esforçado para encontrar algum suporte bíblico para a Doutrina do Juízo Investigativo (Doutrina do Santuário) sem qualquer sucesso. Sua consideração do acobertamento é surpreendente. Ele estava presente no julgamento de Glacier View de Dr. Desmond Ford e registrou todo o processo em taquigrafia. Ele revela o fato de que o Dr. Ford foi unanimemente confirmado em seis de seus oito pontos contra a doutrina do juízo investigativo pelo grupo de estudiosos que se reuniram em Glacier View para ouvir o seu caso - uma revelação notável, já que o presidente da Conferência Geral , Neal C. Wilson, voou de volta para a sede da Igreja em Washington DC após o julgamento e imediatamente fez um anúncio público de que o grupo de estudiosos havia rejeitado por unanimidade a sua posição sobre a questão! Além disso, o Dr. Cottrell fornece evidências bíblicas e históricas conclusivas de que a teoria da doutrina do santuário é impossível.
Exegese de Daniel por Raymond Cottrell. Leia dois capítulos (22 e 23) retirados de um manuscrito inédito sobre a exegese de Daniel escrito pelo Dr. Raymond Cottrell. Estes capítulos foram uma influência importante para estudiosos de Daniel e da Doutrinado Juízo Investigativo.
Desmond Ford e o Santuário (Capítulo 22)
- Desmond Ford e o Santuário
- História dos problemas com a Doutrina do Santuário
- Negligência de um problema de longa data conduz a uma crise
- Análise de Ford sobre o problema
- O problema hermenêutico
- O Princípio Apotelesmático
- O Papel de Ellen White na Igreja
- Ford um dedicado e leal Adventista do Sétimo Dia
- Resumo
- Notas do Capítulo 22
Dinâmica de Grupo em Glacier View (Capítulo 23)
- Dinâmica de Grupo em Glacier View
- A Conferência Geral assume a jurisdição
- Participantes, procedimento, e finalidade da Conferência
- A rubrica de parceria
- A rubrica de abertura e imunidade
- Sola Scriptura Versus Artigo 23
- A rubrica de Consenso
- Resumo
- Notas do Capítulo 23
Artigos que citam Raymond Cottrell:
1844 - Isso é Profético? outro link aqui (espanhol).
O Grande Debate por Gently Broken. Dr. Raymond Cottrell observou que aproximadamente a cada quinze anos, Deus enviou um mensageiro para dissuadir a Igreja Adventista da doutrina problemática do Juízo Investigativo. Este capítulo analisa a história do questionamento repetido e o debate.
Adventismo e os 2.300 dias de Daniel 8:14
Problemas em casa com o Juízo Investigativo
O Evangelho, 1844 e Julgamento Dr. Desmond Ford
Glacier View 1980: Desmond Ford e o Comitê de Revisão do Santuário Revista Spectrum
A História Não Contada do Comentário Bíblico Adventista Revista Spectrum
Comentário Bíblico: "Armadilhas Teológicas e Obstáculos" Revista Spectrum
Comentário Bíblico: "Ellen G. White e a Bíblia" Revista Spectrum
Comentário Bíblico: "Por que isso sucedeu?" Revista Spectrum
Comentário Bíblico: "Influência de longo prazo" Revista Spectrum
Genealogia da Familia Cottrell
Comitê de Revisão do Santuário por Wikipédia
Conferência Bíblica de 1952 por Wikipédia
Juízo Investigativo por Wikipédia
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
0 comentários:
Postar um comentário
Regras:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)
1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3. Comentários ofensivos serão deletados.
"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.