Raymond Cottrell: Daniel 8:14 e o Juízo Investigativo

O Dr. Raymond F. Cottrell, Adventista do Sétimo Dia e ex-redator associado do SDA Bible Commentary (Comentário Bíblico dos ASD) escreve:

"Fingirmos que a interpretação dos ASD leva em conta o contexto de Daniel 8:14 significaria então identificar o chifre pequeno como Cristo." 

O Dr. Cottrell admite honestamente:

"Não podemos ter ao mesmo tempo o contexto e a interpretação adventista." 

Portanto, com respeito ao "Juízo Investigativo", a Igreja Adventista teve de fazer uma escolha — aceitar a doutrina ou o contexto de Daniel 8:14. Infelizmente, ela aceitou a primeira e abandonou o segundo. Não é de admirar, diz o Dr. Cottrell, que estudantes informados da Bíblia culpem os Adventistas por "atribuírem às Escrituras algo que não pode "ser entendido das Escrituras"!

Em 1967, o Dr. Cottrell preparou sobre Daniel uma lição para a escola sabatina, enviada às igrejas dos ASD no mundo todo. Ela ensinava que Daniel 8:14 relaciona-se com o seu contexto e que a 'purificação' não se refere aos crentes. É significativo que a lição omite qualquer menção dum "Juízo Investigativo".

Algumas respostas notáveis

Até que ponto se apercebem os Adventistas de que este esteio é fraco demais para sustentar a doutrina do "Julgamento Investigativo"? O Dr. Cottrell perguntou a 27 teólogos adventistas de destaque:

"Que motivos linguísticos ou contextuais podem fornecer para a ligação entre Daniel, capítulo 8 e Levítico, capítulo 16?"

Qual foi a resposta deles?

"Todos os vinte e sete afirmaram que não existia nenhum motivo linguístico ou contextual para aplicar Daniel 8:14 ao antitípico dia da expiação e ao juízo investigativo." 

Perguntou-lhes: "Têm algum outro motivo para fazer esta ligação?" A maioria dos eruditos adventistas disse que não tinha outro motivo, cinco deles disseram que fizeram esta ligação porque Ellen White a fez e dois disseram que basearam a doutrina num "acidente feliz" na tradução.

O teólogo Ford observa:

"Tais conclusões fornecidas pela nata de nossa erudição na realidade afirmam que nosso ensino tradicional sobre Daniel 8:14 é indefensável."

Ajuda o livro de Hebreus?

Esteio dois: Daniel 8:14 é relacionado com o capítulo 9 de Hebreus. "Todas as nossas obras anteriores faziam uso de Heb. 9 ao explicar Dan. 8:14", diz o teólogo Ford. Esta ligação surgiu depois do "Grande Desapontamento" em 1844. Procurando obter orientação, o milerita Hiram Edson jogou sua Bíblia sobre uma mesa para que caísse aberta. Com que resultado? Ele se viu confrontado com os capítulos 8 e 9 de Hebreus. Diz Ford:

"Nada poderia ser mais apropriado e simbolizar melhor a afirmação adventista de que esses capítulos têm a chave para o significado de 1844 e Dan. 8:14!" 

"Esta afirmação é decisiva para os Adventistas do Sétimo Dia", acrescenta o Dr. Ford no seu livro Daniel 8:14, The Day of Atonement, and the Investigative Judgment.

"Somente em Heb. 9 . . . pode-se encontrar uma explicação detalhada do significado da . . . doutrina do santuário, tão vital para nós." 

Deveras, o capítulo 9 de Hebreus é o capítulo no "Novo Testamento" que explica o significado profético do capítulo 16 de Levítico.

Mas os Adventistas também dizem que Daniel 8:14 é o versículo no "Antigo Testamento" que o explica. Se ambas as declarações forem verdade, então deve haver também uma relação entre o capítulo 9 de Hebreus e o capítulo 8 de Daniel.

Desmond Ford observa:


"Certas coisas se destacam imediatamente quando se lê Heb. 9. Não há nenhuma alusão óbvia ao livro de Daniel e certamente nenhuma a Dan. 8:14. . . . O capítulo, como um todo, é uma aplicação de Lev. 16." 

Ele declara:


"Nosso ensino sobre o santuário não pode ser encontrado no único livro do Novo Testamento que considera o significado dos serviços no santuário. Isto tem sido reconhecido por bem-conhecidos escritores Adventistas em todo o mundo." 

Portanto, o esteio dois também é fraco demais para apoiar a doutrina em apuros.

No entanto, não se trata duma conclusão nova. Já por muitos anos, diz o Dr. Cottrell, "eruditos bíblicos da igreja se apercebem muito bem dos problemas exegéticos encontrados por nossa interpretação convencional de Daniel 8:14 e de Hebreus 9". Há uns 80 anos, E. J. Waggoner, influente Adventista do Sétimo Dia, escreveu:

"O ensino adventista a respeito do santuário, com seu 'Juízo Investigativo' . . . , é virtualmente uma negação da expiação." (Confession of Faith [Confissão de Fé]) 

Há mais de 30 anos, esses problemas foram apresentados à Associação Geral, a liderança da Igreja ASD.

Problemas e um impasse

A Associação Geral designou uma "Comissão de Problemas no Livro de Daniel". Destinava-se a preparar um relatório sobre como resolver as dificuldades em torno de Daniel 8:14. Os 14 membros da comissão estudaram a questão por cinco anos, mas deixaram de propor uma solução unânime.

Em 1980, Cottrell, membro da comissão, disse que a maioria dos membros da comissão achava que a interpretação adventista de Daniel 8:14 podia ser "confirmada satisfatoriamente" por uma série de "suposições" e que os problemas "deviam ser esquecidos". Ele acrescentou:


"Lembre-se de que o nome da comissão era Comissão de Problemas no Livro de Daniel, e que a maioria sugeria que esquecêssemos os problemas e não disséssemos nada sobre eles." 

Isto seria equivalente a uma "admissão de que não temos respostas". De modo que a minoria negou-se a apoiar o ponto de vista da maioria, e não houve nenhum relatório formal. Os problemas doutrinais continuaram sem solução.

Comentando este impasse, o Dr. Cottrell diz:

"A questão de Daniel 8:14 ainda continua, porque não estivemos até agora dispostos a encarar o fato de que existe um problema exegético bem real. Esta questão não se resolverá enquanto continuarmos fazendo de conta que não há problema, enquanto insistirmos em manter nossas cabeças, individual e coletivamente, enterradas na areia de nossas opiniões preconcebidas."Spectrum, um periódico publicado pela Association of Adventist Forums.

O Dr. Cottrell exorta os Adventistas a fazer "um reexame cuidadoso das suposições básicas e dos princípios de exegese em que temos baseado nossa interpretação desta — para o adventismo — indispensável passagem das Escrituras". Gostaríamos de incentivar os Adventistas a examinar a doutrina do "Juízo Investigativo", para ver se seus esteios se baseiam solidamente na Bíblia ou se fundam nas areias instáveis da tradição. O apóstolo Paulo exortou sabiamente:

"Certificai-vos de todas as coisas; apegai-vos ao que é excelente." — 1 Tessalonicenses 5:21.

Notas:

Quem era Ford

O Dr. Ford era professor de religião no Pacific Union College, patrocinado pela Igreja, nos EUA. Em 1980, a liderança dos ASD lhe deu uma licença de seis meses para estudar a doutrina, mas rejeitou suas conclusões. Ele as publicou no livro Daniel 8:14, The Day of Atonement, and the Investigative Judgment (Daniel 8:14, o Dia da Expiação e o Juízo Investigativo).

Daniel 8:14 no contexto (Daniel 8:9-13)


9 E de um deles saiu um chifre muito pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa.

10 E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou.

11 E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra.

12 E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou.

13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?

14 E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado." 

"O contexto de Daniel 8:14 atribui a profanação do santuário ao chifre pequeno. A interpretação adventista atribui-a à transferência dos pecados confessados ao santuário celestial pelo ministério sacerdotal de Cristo. Então, pretender, diante de nós mesmos, que a interpretação adventista leia Daniel 8:14 em contexto seria identificar ao chifre pequeno como Cristo. Em outras palavras, não podemos ter ao mesmo tempo o contexto e a interpretação adventista pelo que concerne à Bíblia mesma." (Cottrell, como aparece citado em Daniel 8:14 por Desmond Ford, pp. A-115-116)

Continue lendo sobre o assunto em:

Raymond Cottrell e a Doutrina do Santuário

Saiba mais em: Raymond Cottrell

3 comentários:

  1. Olá querido irmão Hélio, tudo bem?

    Olha, se não me engano, SE... esse artigo foi originalmente produzido pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. O conteúdo é bom! Porém, o pessoal do CACP certa vez postou como sendo de Dirk Anderson. Enviei para eles a informação e eles tiraram.

    Dê uma olhada numa imagem neste link:http://indicetj.com/ls/1.htm

    Eu não tenho certeza. Não possuo mais aquela revista sentinela. Mas a minha memória está me indicando muitas semelhanças...

    Abraços
    Deus te abençoe te fortaleça neste trabalho.
    Luciano - MCA

    ResponderExcluir
  2. Aqui meu irmão.... neste link vc poderá ler a revista: http://indicetj.com/ls/3.htm

    Leia o artigo e compare as semelhanças... pode ser apenas semelhanças...

    Abraços
    Luciano - MCA

    ResponderExcluir
  3. Acho que este texto irá contribuir sobre este assunto.


    https://docs.google.com/document/d/1JqWwNGt9V-W0nmZjMCNs5B0TfUhgED8kj85VPyesN6s/pub

    ResponderExcluir

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"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

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