Israel Também Guardava o Domingo


Talvez você não saiba, mas o antigo Israel além dos Sábados também sempre guardou o Domingo. Não, eu não estou louco, nem blasfemando. Isso pode parecer algo estranho para ouvidos adventistas que geralmente associam a origem do Domingo com o paganismo. Porém posso afirmar com toda segurança, que sua origem provem de Deus,  e o mandamento para guarda-lo está registrado em Sua Santa Lei. O Senhor Deus (não Constantino ou o Papa) mandou os Israelitas guardarem o Domingo, o primeiro dia da semana.

O Domingo foi prefigurado na Lei

“Deus não joga dados.” (Albert Einstein)

Isto quer dizer que Deus nada faz por acaso. Quando Ele determinou que a Festa das Primícias, e a Festa de Pentecostes fossem celebradas no primeiro dia da semana, é porque as constituiu como figuras da ressurreição de Jesus e do nascimento da Igreja, eventos que deveriam acontecer exatamente nesse dia da semana.

A festa das primícias

“Trareis ao sacerdote um molho das primícias da vossa sega; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá” (Lv 23.10,11). (O dia seguinte ao sábado é o domingo.)

Essa festa apontava para a ressurreição de Cristo, como declarou Paulo:

“Mas na realidade Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda” (1Co 15.20, 23).

A festa das primícias deveria ser celebrada, portanto, no dia em que Jesus havia de ressuscitar e que, justamente por isso, deixaria de ser, apenas, o primeiro dia da semana, para ser conhecido como o dia dominical, ou domingo. Portanto vemos que o antigo Israel  sempre guardou o Domingo na festa das Primícias, que era sempre o 1 º dia depois do sábado. Sem saber, era o Domingo da Ressurreição que eles estavam comemorando. 

A festa de pentecostes

“Contareis para vós, desde o dia depois do sábado, sete semanas inteiras (...) até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias” (Lv 23.15, 16). (O dia seguinte ao sábado é o domingo. Essa cerimônia apontava para o nascimento da Igreja.)

Foi instituída no primeiro dia da semana como figura de que esse dia seria o dia da “inauguração da Igreja” e que, daí por diante, por divina inspiração, continuou sendo o dia das suas reuniões.

Concluímos, portanto, que os dois maiores eventos da história da humanidade, a Ressurreição de Cristo e o Nascimento da Igreja NÃO aconteceram por acaso no primeiro dia da semana.

Foi o próprio Deus quem determinou que a festa das primícias, tipo da ressurreição, e a festa de pentecostes, figura do nascimento da Igreja, acontecessem no primeiro dia da semana, o Domingo.

Agora você já sabe Biblicamente que não foi por acaso que toda aparição pós-ressurreição de Cristo que encontramos no Novo Testamento, quando nos é dito o dia que Ele apareceu, é sempre um Domingo (NÃO o Sábado). Isso mostra que Jesus escolheu propositalmente o primeiro dia da semana para se reunir com seus discípulos, para encorajá-los e exortá-los. 

Entretanto, os grandes acontecimentos de Pentecostes e da Ressurreição de nosso Senhor no primeiro dia da semana, não fazem do Domingo o Sábado Cristão (Sabbath), ele apenas diz que após a ressurreição de Jesus, o Sábado não é enfatizado. Quando um dia é mencionado em conexão com os aparecimentos do Ressuscitado Jesus, é sempre o primeiro dia da semana. 

Então o que aconteceu com o Sábado, já que ele não foi mudado para o Domingo?

As outras Festas Judaicas e o Sábado

A Bíblia afirma que as festas judaicas, assim como o Sábado eram sombras. Essas figuras eram tipos das realidades que se haveriam de cumprir (e se cumpriram), em Jesus Cristo, o Messias, como está escrito: 

“Tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem real das coisas (...)” (Hb10.1). 

"Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos" (1 Co 10.11). 

Por exemplo:

a) o sangue do Cordeiro da Páscoa, nos umbrais das portas, livrava da morte quem estava na casa (Êx 12.21-24). Era tipo ou figura do sangue do “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” que nos livra da morte eterna (Jo 1.29; Ap 5.8, 9).

b) o sábado, descanso para os homens e os animais (Dt 5.14,15), é sombra ou figura de Cristo, o verdadeiro descanso para nossas almas: 

“Vinde a mim os que estais cansados e oprimidos (...) e encontrareis descanso (sábado) para vossas almas” (Mt 11.28, 29). (Sábado, em hebraico, significa descanso.)

Jesus é o nosso descanso sabático, e não um período de tempo de 24 horas. 

"Assim, ainda resta um descanso sabático [sabbatismos] pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas [Gn 2:2-3]. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." (Hebreus 4:9-11, NVI)

Você já encontrou esse Descanso em Cristo? A palavra sabbatismos (traduzida aqui por descanso sabático) é encontrado apenas uma vez na Bíblia. O Sábado da antiga aliança era apenas uma sombra da obra de Cristo. Hebreus 3 e 4 confirmam isso. Resta apenas UM Sábado (Hb 3:17 - 4:11) na Nova Aliança, os outros foram abolidos na cruz, os quais eram sobras de realidades encontradas em Cristo (Col. 2:16, 17). Que sábado (descanso) é esse? O Senhor Jesus, Ele é o verdadeiro repouso doSábado. Temos um novo dia, "Hoje", esse é o descanso do Evangelho. (Hb 4:7) 

Portanto, tanto as festas judaicas (os sábados anuais) como os sábados semanais cessaram. Paulo não deixa dúvidas quanto a isso: 

“Ninguém vos julgue por questões (...) dos dias de festas (cerimônias anuais, como a páscoa, tabernáculos); ou de lua nova (cerimônias mensais); ou de sábados (cerimônias semanais).

“Guardais dias (sábado), e meses (luas novas), e tempos (festas anuais como a páscoa), e anos (ano sabático, ano do jubileu) (Gl 4.9, 10; Lv 25.9-54).

Em Cristo, nossa Esperança.

Hélio S. Júnior

Saiba Mais em:


Fontes de Consulta:

O Sábado Judaico e o Domingo Cristão - Edmar Barcellos

2 comentários:

  1. Sr. Hélio S. Junior, JESUS RESSUSCITOU NO SÁBADO E NÃO NO DOMINGO.

    Para saber isto, saiba primeiro que ele também não morreu na sexta-feira conforme crença popular, mas sim na quarta-feira.

    É simples, no sábado antes de sua morte ele estava em Betânia ensinando na sinagoga (Lc. 13:10).

    Dali, ele começou uma caminhada rumo a Jerusalém, onde haveria de morrer (22).

    Ao ser dito que ele deveria sair dali porque Herodes queria matá-lo (31), disse: "Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, HOJE e AMANHÃ, e no TERCEIRO dia sou consumado (32). Importa, porém, caminhar HOJE, AMANHÃ, e no DIA SEGUINTE, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém (33). grifos meus.

    Jesus passou todo aquele sábado ali, onde pernoitou. Iniciou sua caminhada no primeiro dia da semana, tendo em vista que não viajava no sábado, por ser judeu e seguir à lei. Quando ele diz importa caminhar HOJE (subtende-se que ele iniciou sua caminhada no domingo), AMANHÃ ( continuou na segunda-feira) e no DIA SEGUINTE (terça-feira), fica claro que ele chegou na terça-feira em Jerusalém, onde deveria ser morto. ("Para que não morra um profeta fora de Jerusalém).

    Se Jesus disse que precisava "chegar em Jerusalém na terça-feira", para morrer ali, e de fato chegou, por que esperaria para morrer só na sexta-feira?

    1) Chegando em Jerusalém na terça-feira, ele foi preso à noite (Jo.18:1-3, 12-13, 24).

    2) Na manhã seguinte, ou seja, manhã de quarta-feira, levaram Jesus à Caifás (28).

    3) À hora sexta (meio dia) daquela quarta-feira Jesus foi entregue para ser crucificado (19:14-16).

    4) E à hora nona (três horas da tarde) daquela mesma quarta-feira, Jesus morreu (Mt. 27:46-50).

    Bom, categoricamente, a Bíblia mostra que Jesus morreu na quarta-feira.

    A sua ressurreição, em que dia se deu?
    Ele disse que passaria 3 dias e 3 noites na sepultura )Mt.12:40).

    Jesus foi sepultado na mesma quarta-feira de sua morte antes do sol se pôr (Jo. 19:31; Mt. 27:57-60).

    A partir daquele momento (pouco antes do pôr do sol) começou-se a contagem dos 3 dias e 3 noites (72 horas) dita por Jesus: Noite de quarta para quita (1), noite de quinta para sexta (2) e noite de sexta para sábado (3). O dia de quinta (1), o dia de sexta (2) e o dia de sábado (3), saindo da sepultura nesse sábado pouco antes do pôr do sol, no mesmo momento em que foi sepultado na quarta-feira.

    Então, Jesus ressuscitou mesmo no sábado. Mateus 28:1 e 6 claramente diz que no fim do sábado (ou seja, ao sol se pôr) Jesus já havia ressuscitado. Quem afirmou isto foi o anjo do Senhor (5-6). Alguém ousa questionar?

    Assim, qualquer argumentação que favoreça descanso no domingo, adoração no domingo, etc. pelo fato da ressurreição ter se dado nesse dia, não passa de um castelo de areia que veio abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão João, as profecias bíblicas não falham...

      A morte de Jesus na sexta-feira, seu descanso na sepultura no Sábado e sua ressurreição no Domingo não foi acidental nem casual, mas profética.

      Todas as profecias do Antigo Testamento que apontavam para Jesus e Sua obra de redenção precisavam ter cumprimento literal, para que ficasse caracterizado ser Ele o Messias.

      Uma delas como mostrado neste estudo, evidencia Sua ressurreição no primeiro dia da semana. Era a festa das primícias. O sacerdote, neste ritual, movia o molho perante Deus “ao seguinte dia do Sábado” (Lev. 23:10 e 11).

      Assim, Cristo teria que ressuscitar neste dia, para cumprir mais esta profecia e se fazer “as primícias dos que dormem” (I Cor. 15:20 e 23).

      Só isso já deveria ser suficiente para o senhor entender...

      Os Evangelhos são claros quanto ao dia da sua ressurreição e aparições...

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior

      Excluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.