"Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto. Arão trará o novilho da sua oferta pelo pecado e fará expiação por si e pela sua casa. Também tomará ambos os bodes e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação. Lançará sortes sobre os dois bodes: uma, para o Senhor, e a outra, para o bode emissário. Arão fará chegar o bode sobre o qual cair a sorte para o Senhor e o oferecerá por oferta pelo pecado. Mas o bode sobre que cair a sorte para bode emissário será apresentado vivo perante o Senhor, para fazer expiação por meio dele e enviá-lo ao deserto como bode emissário" (16.5-10).
"Depois, imolará o bode da oferta pelo pecado, que será para o povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho; aspergi-lo-á no propiciatório e também diante dele" (16.15).
"Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, pela tenda da congregação e pelo altar, então, fará chegar o bode vivo. Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão dum homem à disposição para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto" (16.20-22).
Como lemos, o sumo sacerdote tomava dois bodes e, sobre eles, lançava sortes: um tornava-se o bode expiatório e o outro o bode emissário. Sacrificava o primeiro bode, levava seu sangue, entrava no Lugar santíssimo, para além do véu, e aspergia aquele sangue sobre o propiciatório, o qual cobria a arca contendo as duas tábuas de pedra e assim se fazia expiação pelos pecados da nação inteira (Lv 16.15-16). Como etapa final, o sacerdote tomava o bode vivo, impunha as mãos sobre sua cabeça, confessava sobre ele todos os pecados dos israelitas e o enviava ao deserto, simbolizando isto que os pecados deles eram levados para fora do arraial (Lv 16.21-22).
Distorções Doutrinárias
1. Segundo Ellen Gould White, profetisa do Adventismo
"No dia da expiação o sumo sacerdote, havendo tomado uma oferta da congregação entrava no lugar santíssimo com o sangue desta oferta e o aspergia sobre o propiciatório, diretamente sobre a lei, para satisfazer às suas reivindicações. Então, em caráter de mediador, tomava sobre si os pecados e os retirava do santuário. Colocando as mãos sobre a cabeça do bode emissário, confessava todos esses pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o bode. Este os levava então, e eram considerados como para sempre separados do povo." (O Grande Conflito, p. 420, 24ª edição - 1980)
"Verificou-se também que, ao passo que a oferta pelo pecado apontava para Cristo como um sacrifício, e o sumo sacerdote representava a Cristo como mediador, o bode emissário tipificava Satanás, autor do pecado, sobre quem os pecados dos verdadeiros penitentes serão finalmente colocados. Quando o sumo sacerdote, por virtude do sangue da oferta pela transgressão, removia do santuário os pecados, colocava-os sobre o bode emissário. Quando Cristo, pelo mérito de seu próprio sangue, remover do santuário celestial os pecados de seu povo, ao encerrar-se o seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá arrostar a pena final. O bode emissário era enviado para uma terra não habitada, para nunca mais voltar à congregação de Israel. Assim será Satanás para sempre banido da presença de Deus e de seu povo, e eliminado da existência na destruição final do pecado e dos pecadores." (Idem, p. 421) (o destaque é nosso).
Duas Heresias
Esse ensino monstruoso encerra duas heresias: a primeira, é que Satanás terá de levar sobre si os pecados dos remidos e expiá-los, tornando-o, assim, co-redentor; e a segunda, que o próprio Satanás terá de ser um dia aniquilado para que os pecados dos crentes sejam também cancelados. Satanás será castigado pelos seus pecados. É isto o que a Bíblia ensina (Mt 25.41). Todavia, não encontramos nenhuma referência ao fato de que nossos pecados serão colocados sobre ele, pois foram colocados sobre Jesus (Jo 1.29; 1 Pe 2.24).
Os que crêem na doutrina do Juízo Investigativo admitem que os crentes, hoje, têm seus pecados perdoados para, só no futuro, terem seus pecados cancelados, e isto quando Satanás tomar sobre si os pecados e for aniquilado dão margem a uma pergunta: Quem é o Salvador dos que assim crêem? O Salvador não é Cristo, mas SATANÁS. Resumindo essa doutrina estranha, temos: Satanás é o próprio salvador, e, por meio de seus sofrimentos, nossos pecados serão cancelados e, não somente nós, mas o próprio Cristo se verá livre do pesado fardo do pecado. Quem ensina essa doutrina substitui a obra perfeita de Cristo na cruz (Jo 1.29; Cl 2.14-17; Hb 10.19,20; 1 Pe 2.24), por Satanás sofrendo por nós e levando sobre si, os pecados do povo. Entendemos que Satanás será castigado com o fogo eterno, mas que nossos pecados e os de todos homens serão colocados sobre Satanás isso é estranho à Bíblia. Os textos citados mostram bem claramente que nossos pecados foram colocados sobre Jesus, que por eles sofreu na cruz do Calvário:
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1.29)
"Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados" (1 Pe 2.24).
É Cristo quem carrega nossos pecados e não Satanás
Na verdade, admitir que Cristo tomará nossos pecados do santuário celestial no final do Juízo Investigativo e os lançará sobre Satanás, implica que seu sacrifício na cruz para remover nossos pecados não foi eficaz. Se Cristo vai lançar nossos pecados sobre Satanás, por que sofreu por eles na cruz? Se, por outro lado, Jesus levou nossos pecados na cruz, como na verdade o fez, por que Satanás deve sofrer por ele?
Mostrando o absurdo do ensino sobre o Bode Emissário como tipo de Satanás, assim se pronuncia certo escritor (na grafia da época): "Os peccados dos crentes são lançados no Sanctuário do Céu e ficam-lhe a pertencer; os pecados do Sanctuário celestial são transferidos depois para Christo e tornam-se d`ELLE; estes peccados de Cristo na sua segunda vinda serão `lançados sobre Satanaz` e lhe ficarão pertencendo; de modo que, quando elle fôr aniquilado também os peccados o serão."(O Sabatismo Desmascarado! p. 72).
Tipologia Ortodoxa do Dia da Expiação
1. O Bode Emissário
Pelo fato de ser lançada sorte sobre ambos os bodes, os dois deviam ser sem defeitos. Se o bode emissário representava Satanás, é ele sem defeitos? Não podemos aceitar esse ensino de que o bode emissário represente Satanás. Além disso, encontramos afirmado, por duas vezes, que a expiação dos pecados do povo de Israel era feita pelos dois bodes e não apenas um - o bode expiatório.
"Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para OFERTA pelo pecado..." (Lv 16.5).
Mas o bode sobre que cair a sorte para bode emissário será apresentado vivo perante o Senhor, para fazer EXPIAÇÃO por meio dele (Lv 16.10).
2. Um quadro comparativo
Se o bode emissário não representa Satanás, então quem ele tipifica?
Resposta: Levítico 16.22 Assim, aquele bode LEVARÁ sobre si todas as INIQÜIDADES...
Quem levará as iniqüidades sobre si?
Levítico 16.21: Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão dum homem à disposição para isso.
Isaías 53.6: "Mas o Senhor faz cair sobre ele a iniqüidade de nós todos."
Isaías 53.12: "Contudo, ele levou sobre si o pecado de muitos." Isaías profetizou sobre Jesus e não sobre satanás (Is 53.4-6,11,12, compare com Mt 8.16,17; At 8.32-35).
Se aplicarmos a Satanás as tarefas do bode emissário, então deveríamos ensinar que o diabo faz expiação (Lv 16.5,10). Isto não é verdade, e seria antibíblico ensinar tal coisa. Ainda, pelos tipos, o sumo sacerdote (Cristo) (Hb 2.17) CONFESSARÁ os pecados para o bode emissário (o diabo) (Lv 16.21). Ensinar isso é heresia e heresia de perdição (2 Pe 2.1-2). Mas existe um argumento muito utilizado por aqueles que ensinam a doutrina do bode emissário como tipo de Satanás. Dizem eles que colocar os pecados sobre o bode emissário é feito depois de terminada a expiação.
Vejamos o que diz a Bíblia
"Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, pela tenda da congregação e pelo altar, então, fará chegar o bode vivo" (Lv 16.20). Esse texto não indica que a expiação foi feita pelo povo. Ao contrário, indica que a expiação foi feita pelo santuário, a tenda e o altar e não pelo povo.
Depois de ter Arão feito expiação por si próprio e pelo povo de Israel, ele colocava as duas mãos sobre o bode vivo e sobre ele confessava as iniqüidades dos filhos de Israel, as quais eram postas sobre a cabeça do bode emissário, que era então mandado para o deserto para nunca mais voltar ao arraial. O sentido claro, inequívoco é que, tendo a morte do bode expiatório efetuado uma completa expiação dos pecados do povo, a maldição devida a esses pecados era removida para nunca mais alcançar de novo aqueles que os cometeram. O v. 23 revela que Depois Arão virá à tenda da congregação... (isto é, depois das atividades dos vv. 20-21 e 22) preparará o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo (v. 24).
Isto posto, não é certo argumentar que a expiação pelo povo estava concluída antes do envio do bode emissário, pois o versículo 21 fala do bode emissário e os versículos 23 e 24 falam da expiação pelo povo, depois do envio para o deserto do bode emissário.
Para Quem Era o Dia da Expiação
Tipos de Expiação:
- expiação pelo santuário, a tenda da congregação, e o altar (Lv 16.16-20);
- expiação pelo povo (Lv 16.10);
- expiação pelo sumo sacerdote (Lv 16.6,24);
Razão da expiação pelo povo
"Porque. naquele dia, se fará ex-piação por vós, para PURIFICAR-VOS; e sereis purificados de todos os vossos pecados" (Lv 16.30). Notamos que era purificado o povo e não o santuário. Assim, Cristo purificou o POVO e não o santuário. Vejamos o cumprimento de Lv 16.30.
"...depois de ter feito a PURIFICAÇÃO dos pecados" (Hb 1.3).
"Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas referentes a Deus e PARA FAZER PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS DO POVO" (Hb 2.17).
O tempo da expiação e a purificação
"Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão" (Hb 4.14). O escritor fala no tempo presente `tendo` e não há nada que indique uma profecia futura. Usa-se o tempo passado `que penetrou os céus`.
O Bode Azazel
Um outro problema para essa interpretação errada de que o bode emissário representa Satanás é indicado como tendo apoio em Lv 16.10, onde fica especificado que o bode emissário era enviado para Azazel.
A Bíblia de Jerusalém assim faz constar os vv. 5,10: "Receberá da comunidade dos filhos de Israel dois bodes destinados ao sacrifício pelo pecado... Quanto ao bode o qual caiu a sorte `Para Azazel`, será colocado vivo... para se fazer com ele o rito de expiação a fim de ser enviado a Azazel, no deserto."
Se Azazel significa Satanás, como o segundo bode pode ser enviado para si mesmo? Ensinar que Azazel é Satanás, seria enviar Satanás para Satanás, e isto é sem lógica. Consideremos ainda que a expiação não se fazia só pelo bode expiatório, mas também com o bode emissário: Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele.
A Prisão e o Aniquilamento de Satanás
1. Segundo Ellen Gould White
"O bode emissário, levando os pecados de Israel, era enviado `à terra solitária` (Levítico 16.22); de igual modo Satanás, levando a culpa de todos os pecados que induziu o povo de Deus a cometer, estará durante mil anos circunscrito à Terra, que então se achará desolada, sem moradores, e ele sofrerá finalmente a pena completa do pecado nos fogos que destruirão todos os ímpios" (O Grande Conflito, p. 489, 24ª edição-1980, o destaque é nosso).
"Assim será Satanás para sempre banido da presença de Deus e de seu povo, e eliminado da existência na destruição final do pecado e dos pecadores" (ibidem, p. 421).
Como o bode emissário representa Satanás, este cumprirá o seu papel como tal no milênio, quando a terra estará vazia - diz E.G.W. Entretanto, em Ap 20.1-3, lê-se que a prisão de Satanás é justamente para que não mais engane as nações. Vejamos Apocalipse 20.1-3: "Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo... Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, e Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo." Agora, como admitir que Satanás estará em prisão circunstancial e a terra vazia se a sua prisão é justamente para evitar que engane as nações que estão sobre a terra? Estaria realmente Satanás só na terra vazia?
Diz ainda Apocalipse 20.7 que Satanás será solto depois de mil anos e sairá a enganar as nações. Que nações poderia ele enganar, se estará isolado na terra vazia? Por fim, sua derrota será definitiva e estará no mesmo lugar onde anteriormente foram lançados a besta e o falso profeta no lago de fogo. Estes dois foram lançados mil anos antes e eles estarão em sofrimento eterno e não serão aniquilados, nem mesmo depois do juízo final.
Vejamos o que diz a Bíblia
"Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta... Os dois foram lançados vivos dentro do lago do fogo que arde com enxofre" (Ap 19.20).
"O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite" (Ap 20.10). Satanás, a besta e o falso profeta serão atormentados para todo o sempre. O mesmo acontecerá com os ímpios (Mt 25.41-46; Ap 20.15): "E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo."
- Azazel / Bode Emissário
- O Bode Emissário de Levítico 16 - Cristo ou Satanás?
Adaptado de:
Em Lev 17:11-14 lemos que não há vida sem sangue. Porque a alma da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. Ou seja, Deus através da Sua Palavra afirma de forma explicita que “é o sangue que fará expiação”
ResponderExcluirO Senhor também declara que: "Sem derramamento de sangue não há remissão" (Hb 9:22), e “Porque a alma da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” (Lev. 17:11). E o sangue do bode que foi para a terra solitária não foi colocado sobre o Altar para fazer expiação (Lev. 17:11), nem foi levado “à porta da tenda da congregação diante do Senhor”(17:1 a 4).
Observe que um bode era pelo o Senhor e outro bode emissário. O bode pelo Senhor era degolado, o sangue ia para dentro do véu e espargido no propiciatório, e perante a face do propiciatório (como fez com o sangue do novilho), “assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados”(Lev.16:15,16), tudo isso ministrado pelo Sumo Sacerdote. E, o bode emissário era levado para uma terra solitária, sem degola, sem sangue para dentro do véu sem ser espargido no propiciatório, sem ser colocado perante a face do propiciatório (como fez com o sangue do novilho), ou seja, sem expiação propriamente dita, mas levando sobre si todas as iniqüidades deles que fora posto sobre a cabeça do bode emissário pelo Sumo Sacerdote. O Senhor declara que sem derramamento de sangue não há remissão (Heb.9:12). Portanto, o bode emissário não pode representar Jesus, já que o sangue dele não foi derramado para fazer expiação. Veja mais uma vez que Deus através da Sua Palavra afirma de forma explicita que “é o sangue que fará expiação”. Veja também que o sangue do bode emissário não foi posto nos chifres do altar que fazia parte da exigencia para a expiação, Veja:
“E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao SENHOR. Êxodo 30:10
Como se pode vê tais alegações de que : “A Igreja Adventista afirmam que “Satanás expiou ou expiará os nossos pecados”, carece de verdade, sendo de origem diabólica(João 8:44), já que a Igreja Adventista do 7º. Dia nunca afirmou que “Satanás expiou ou expiará os nossos pecados”.
Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br
Observe a informação abaixo:
ResponderExcluir“...Os exegetas propões 3 interpretações para a palavra hebraica:
1. lugar abandonado
2. aquele que se afasta ou é mandado embora
3. caído, o espírito arrogante ou forte, em referência a Satanás ou a um seu anjo.
A teoria que atualmente prevalece é que se trate do nome próprio de um demônio que morava no deserto, terra árida e desolada, onde Deus não exercitava a sua ação. Essa teoria se baseia sobretudo no versículo 8 citado acima, onde Azazel é contraposto a Deus”. fonte: Luiz da Rosa (http://www.abiblia.org/ver.php?id=2075#.USdQHh2ccai)
-A. R. S. Kennedy – “Etimologia, origem e significado são ainda matéria de conjectura. … a palavra Azazel é um nome próprio no original, e em particular o nome de um espírito poderoso ou demônio”. (Hastings Dictionary of the Bible, p. 77).
-Dr. S. R. Driver – “Um espírito mau, … A palavra ocorre apenas aqui no Velho Testamento. … Acima de tudo, a marcada antítese entre para Azazel e para YHWH não deixa aberta nenhuma dúvida que é concebido como um ser pessoal”. (Book of Leviticus, p. 81).
-Dr. M. M. Kalisch – “Não pode haver dúvida se este Azazel é um pessoal, um super-humano, e um ser mau – em fato é um demônio, …” (A Historical and Critical Commentary on the Old Testament, vol. 2, p. 328).
-Smith e Pelouber – “Os melhores estudiosos modernos concordam que [Azazel] designa o ser pessoal para quem o bode foi enviado, provavelmente Satanás”. (A Dictionary of the Bible, p. 65).
-Samuel M. Zwemer (Igreja Presbiteriana) –“O demônio tem um nome próprio – Azazil. Ele foi expulso do Éden”. (Islam, a Challenge to Faith, p. 89);
Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br
Gostaria de declarar de todo o meu coração, o amor e respeito que temos por todos os que ainda não entendem que o Bode Emissário é o Senhor Jesus. Estamos pedindo ao Nosso Amado Pai Celestial, que ilumine suas mentes e corações e os conduza a compreender os textos Sagrados sob a égide do Espirito Santo. A seguir transcreveremos parte de um estudo que, creio nos ajudará muitíssimo a entender de uma vez por todas a questão do Bode Emissário.
ResponderExcluir1. Nenhum texto da Bíblia diz que o diabo é simbolizado pelo bode, e nem que ele levará o pecado. Quem afasta para sempre o pecado do povo é Deus, por meio de Cristo e não de uma criatura satânica.É Jesus quem levou os nossos pecados e não o diabo. E foi Cristo quem sofreu por nossos pecados. Medite: Sl 103.12;Is 43.25; 1 Jo 3.5( "...alusão ao bode emissário - leva embora ( ARA, tira " ); 1Pe2.24 2 Co 5.21; 1Pe.2.21;Is53. 4,12;Mt8.17.
2.Hb 9.22 é apenas um princípio geral,pois Lv. 5.11 fala de uma oferta pelo pecado de flor de farinha, para perdão do pecado v.13, que excluia o derramamento de sangue. O ritual de purificação do leproso também usava de um animal vivo ( Lv. 14.1-7).
3. O Bode vivo que levava o pecado, representa o ato de Jesus de destruir, levar embora o pecado, afastar para longe o pecado da humanidade. Assim o bode vivo não representa o Salvador morto, mas o carregar dos pecados para longe do povo.Deus não apenas perdoava, purificava, removia, da vista e lembrança e para longe a contaminação trazida pelo pecado ( Sl.103.12 ; Mq 7.19). No dia da expiação 2 bodes. 1 parte de Deus, sacrificado e o sangue levado para dentro do véu, exigências de Deus;2 o Emissário levava embora a iniquidade de Israel à terra desabitada, a necessidade humana.Observemos os vários aspectos da OBRA DE CRISTO na redenção são simbolizados pelo que os dois animais desempenham no Dia da expiação, cada um com seu papel...1. Morte subistituta 2.o Sumo Sacerdote confessava os pecados e enviava-o para o deserto, representando o efeito de mandar embora,para sempre, os pecados de Israel, e simbolizava a Obra de Cristo, que era levar para sempre os nossos pecados.
Não querendo ser enfadonho aos leitores peço vossa atenção para um Texto Sagrado, que nos ajudará a glorificarmos Nosso Único e Todo Suficiente Salvador Jesus. Rm.5.19 " Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos ." Amados do Senhor , não nos esqueçamos do fato de Jesus ser ao mesmo tempo simbolizado pelo sumo-sacerdote, bode morto, bode vivo,pombinha viva, pombinha morta, cordeiro, novilho, cabra, carneiro, etc.. Observemos que o bode deveria ser sem defeito, como todo animal do ritual cerimonial, símboloda não contaminação do pecado. Assim o diabo não pode ser simbolizado por um animal inocente, pois neste caso o TIPO seria SUPERIOR ao ANTÍTIPO,o que é uma violação das regras de tipologia. " EM TIPOLOGIA, O ANTÍTIPO É MAIOR QUE O TIPO E A ELE SUPERIOR, OCORRE UMA EXPANSÃO, UMA ELEVAÇÃO, UMA INTENSIFICAÇÃO.
ResponderExcluir4. O termo "... para o Senhor..." Lv. 16.8-10. Significa " cair a sorte para ser oferecido ao Senhor em sacrifício " e " ... para o bode emissário. " Significa " cair a sorte para ser bode emissário." O artigo definido "o" não consta no original. Assim não tem nada a ver com dois seres " ANTAGÔNICOS" e sim dois bodes utilizados para PROPÓSITOS DIFERENTES, oferta sacrificial pelo pecado e afastamento do pecado. " a imagem dupla que Cristo foi feito " pecado por nós" ( 1 Co. 5,21), e de que Ele carregou nossos pecados, ( 1 Pe. 2.24 ), se harmoniza com o papel dos dois bodes no dia da expiação. Aquele que foi sacrificado como oferta pelo pecado e aquele que levava embora os pecados confessados do povo." ( Comentário Bíblico Vida Nova,p. 226).
Em parte alguma da TORÁ se faz inclusão ao culto ou adoração de demônios. Em Lv. 17.7. Deus proíbe sacrifícios envolvendo demônios. Podemos concluir que é impossível , no próprio, sacrifício para Ele, ser solicitado algo relacionado ao Satanás.
Infelizmente a tradução a partir de 800 d.c. [ Texto Massorético ] ... A tradição segundo o qual o bode emissário era o nome de um demônio do deserto originou-se muito tempo depois, estaria totalmente em desacordo com os princípios da redenção ensinados na TORÁ. Como a maioria dos pesquisadores concluíram o termo AZAZEL tem significado incerto, trata-se de um erro de fusão. O correto é: EZ AZEL e não " azazel", visto que o texto que tem o termo azazel é o massorítico no qual foi inserido as vogais na idade média. Todas as versões antigas, como a Septuaginta ( datada antes de Cristo ) entendem o texto como traduzido de EZ AZEL e não de um nome próprio azazel...
Ao separarmos as duas palavras, como é o correto, passamos a ter um texto que faz sentido perfeito no contexto, sem fazer concessão a demônios, cujo exemplo não existe nas Escrituras. Nossa oração será perseverante para que o Pai das Luzes, continue a nos iluminar , afim de que a Doutrina dos Apóstolos continue a ser uma realidade na vida de cada discípulo do Senhor. A Ele a Glória Eternamente, Amém