Paulo e o Sábado


O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO

Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista). Para ler a postagem completa clique aqui, para ler seu Testemunho aqui.

INTRODUÇÃO
O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
JESUS E O SÁBADO
PAULO E O SÁBADO

Depois de Atos 15, um outro argumento que eu ouvi, e usado por mim mesmo em uma vez, era o fato que o costume de Paulo era ir à sinagoga no sábado.

Isto deve significar que ele achava que isso ainda era obrigatório. Certo? Não necessariamente.

O problema com o argumento é que ele falha em não considerar a MOTIVAÇÃO de Paulo em estar lá.

Era o costume de Paulo ir à sinagoga para EVANGELIZAR os judeus.

Ele ia aos judeus primeiramente (Rom.1:16) sempre que ele chegava a uma nova cidade. Ele ensinava lá até que ele era expulso e então se encontrava com os gentios.

Próximo Capítulo do Estudo Pessoal Sobre o Sábado:


Visite também nossa página sobre: O Sábado.


Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior

5 comentários:

  1. Cristo nos libertou para sermos livres do pecado e de Satanás e não para sermos transgressores da Sua Palavra ou da Sua Lei Moral contida nos Dez Mandamentos. O conselho de “estudar mais a Bíblia” é sempre válido desde que seja da maneira de Deus e não A distorcendo como fez o diabo no deserto com Jesus (Mat. 4:5,6) e com Eva no Éden (Gen. 3: 1 a 5). Observe que diversas pessoas “deturpam as demais Escrituras” usando os escritos do Apostolo Paulo para distorcer a Verdade sobre o Sábado do 7º Dia. Pedro escreveu: “…nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como tambem deturpam as demais Escrituras, para propria destruição deles”(II Pedro 3:15,16). Contudo, veja a seguir:
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Osmar!

      Você deveria ter lido pelo menos o estudo antes de comentar (ou melhor, copiar e colar)...

      Existem três escolas de pensamento com respeito ao sábado.

      Há um grupo pequeno, que inclui a IASD que ensina que o sábado continua no Novo Testamento.

      Um segundo grupo ensina a teologia da transferência e afirma que o mandamento do Sabbath do sábado ainda é obrigatório, mas a santidade do dia foi transferida do sábado para o domingo (este veio muito depois no desenvolvimento da igreja cristã. Os primeiros cristãos não ensinavam nenhum destes dois conceitos).

      Finalmente, há um grupo maior de cristãos que ensinam que Jesus cumpriu o sábado e a lei. Ele é o nosso descanso sabático. Esse era o ensinamento do Apostolo Paulo.

      RECAPITULANDO:

      1° Posição: Sábado-Sabatistas (Equivocados)

      Ensinam que o Sábado (7° Dia) é o dia da adoração dos cristãos. Conforme requerido pela antiga Aliança Mosaica, o Decálogo.

      "Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos." Deut 4:13

      Esta Aliança GRAVADA COM LETRAS EM PEDRAS foi por Cristo abolida. 2 Coríntios 3:14.

      2° Posição: Domingo-Sabatistas (Incoerentes)

      Ensinam que o Domingo (1° Dia) é o Sábado cristão.

      3° Posição: Não-Sabatistas (A VERDADE)

      O Sábado era uma sombra, abolida na cruz ( Colossenses 2:16-17), cuja realidade se encontra em Cristo Jesus (Hebreus 3 e 4). O primeiro dia (Domingo) NÃO é o Sábado. O Decálogo, a Antiga Aliança foi substituída pela Lei de Cristo / Nova Aliança. 2 Coríntio 3

      Isso é o que Paulo ensina em suas Epístolas aos Gálatas, aos Colossenses, aos Coríntios, aos Romanos, etc.

      Em Cristo, nosso Verdadeiro Descanso,

      Hélio S. Júnior

      Excluir
  2. Paulo e o Sábado
    Jesus pessoalmente disse a Saulo: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer Ministro e Testemunha tanto das coisas em que tens visto como daquelas em que te hei de aparecer; livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim (Atos 26: 16,17,18).
    Observa que Jesus apare ceu à Saulo para fazê-lo: Ministro e Testemunha tanto das coisas em que Saulo tinha visto, como daquelas que lhe seria mostrada pelo próprio Jesus, ou seja, Paulo foi feito Ministro e Testemunha de Jesus, pois acabara de Vê-lo. Paulo também foi Testemunha da fidelidade de Estevão mesmo em face da morte. Paulo era Testemunha da fidelidade dos Apóstolos e dos demais seguidores de Jesus a Palavra de Deus revelada através de Jesus Cristo. Paulo era Testemunha de os que aceitavam a fé como ela é em Jesus, perseveravam na Doutrina dos Apóstolos (Atos 2: 42).
    Jesus disse que livraria Paulo “deste povo”(Judeus) e dos gentios, aos quais lhe enviaria para abrir os olhos deles (gentios-nós), a fim de nos converter das trevas para à Luz .
    Agora, observe que Ananias que fora enviado pelo Senhor Jesus que tinha aparecido a Paulo (Atos 9: 17), disse a Paulo: “ O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a Sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca.
    Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido” (Atos 22: 12 a 15). Observe que Ananias se apresentou a Paulo declarando que fora enviado pela mesma Pessoa que lhe aparecera, confirmando e ampliando a vontade Divina para que Paulo fosse Testemunha para todos os homens, incluindo também os judeus, daquilo que ele (Paulo) tinha testemunhado do Próprio Jesus que lhe aparecera e que ainda veria o Justo que lhe aparecera e ouviria a Sua Voz.
    Portanto, temos explicito nestes Textos Sagrados, todo o Ministério de Paulo, ou seja, que Paulo foi separado para ser Ministro e Testemunha de Jesus, para conhecer a vontade de Deus, pregar e ensinar aquilo que ele tinha visto e ouvido de Deus, de Jesus, e acerca de Deus e de Jesus. Contudo, em momento algu m Paulo declarou que a Lei Moral, ou seja, que os Dez Mandamentos foram abolidos. Nem mesmo que o Dia do Senhor havia mudado do sétimo para o primeiro dia. Muito pelo contrario, vemos Paulo que era cheio do Espírito Santo(13:9) guardando o Sábado(Atos 18:3,4), conforme o Mandamento. Ensinando que a Lei é santa. É espiritual. E, não deve ser anulada (Atos 11:25,26-16:13-Rom. 3:31-7:12,14
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jesus disse que enviaria Paulo para abrir nossos olhos, nos convertendo das trevas para à Luz. Repetindo, em momento algum Paulo declarou que a Lei Moral, ou seja, que os Dez Mandamentos foram abolidos. Nem mesmo que o Dia do Senhor havia mudado do sétimo para o primeiro dia. Muito pelo contrario, vemos Paulo confirmando a lei Moral de Deus inclusive guardando o Sábado conforme o Mandamento. Portanto, se Deus ou Seu Filho tivesse abolido os Dez Mandamentos ou mesmo mudado o Dia do Senhor (Isaías 58: 13,14), do Sábado para o domingo, do Sétimo Dia para o primeiro dia, Paulo certamente teria aberto nossos olhos nos convertendo para à Luz, caso o Sábado do 7º Dia f osse trevas como dia do Senhor, como dia Santificado e como dia de Repouso, e sim outro dia qualquer . A Grande Verdade é que, no contexto do Dia do Senhor (sábado ou domingo), um é trevas, é engano. Paulo era imitador de Cristo e combateu “o bom combate completou a carreira guardou a fé” (II Tim. 4:7,8), dizendo como devemos “proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da Verdade” (I Tim. 3: 15).Observa que em reunião com os Presbíteros da igreja Paulo declarou: “… Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa… Porque jamais deixei de vos anunciar Todo o desígnio de Deus”(Atos 20:20,27), ou seja, apesar de Paulo deixar claro que não deixou de anunciar ou ensinar coisa alguma proveitosa os desígnios de Deus, ele não disse que o Dia do Senhor mudou do Sétimo Dia para o 1º, do Sábado para o domingo. O que ele disse foi que se levantariam homens falando coisas pervertidas entre eles ( e conseqüentemente entre nós também), para arrastar os discípulos atrás deles(Atos 20:30) E, a verdade é que, quem declara que o Dia do Senhor não é mais o Sábado e sim o domingo, está falando coisa pervertida, está pervertendo a Palavra de Deus.
    Se Jesus disse que Paulo seria Seu Ministro e Sua Testemunha, que Deus de antemão havia designado para conhecer Sua vontade ver O Justo e ouvir Sua voz, com certeza, entre a vontade de Deus ,a visão do Justo ,do ouvir de Sua voz, não estava tal mudança. Pois como Ministro e Testemunha de Jesus, Paulo declarou que devemos ser imitador dele como ele era de Cristo, como também devemos imitar Deus como filhos amados (I Cor. 11:1- Efésios 5:1).
    A Palavra de Deus deixa bem claro que Paulo exerceu plenamente seu chamado completando sua carreira que lhe havia sida designada de antemão pelo Próprio Deu s. E, em momento algum, ensinou, pregou ou declarou que o Sábado do 7º dia não era mais o Dia do Senhor ou havia mudado para o 1º dia. Na verdade Paulo era um Guardador do Sábado. Se não, jamais poderia declarar o que está em Atos 20:20,27 e II Tim. 4:7,8. Devemos ter em mente que Paulo foi enviado para abrir os olhos dos judeus e gentios a fim de que se convertam das trevas à Luz, e do poder de Satanás ao Poder de Deus. É necessário repetir a declaração de que: “Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa… “Porque jamais deixei de vos anunciar Todo o desígnio de Deus”
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Portanto o conselho de Paulo é: ” Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” e ” sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”I Cor. 11:1-Efésios 5:1
    Há de ser observado ainda, que Paulo declara em Galatas que Tiago, Cefas(Pedro) e João que eram reputados como “Colunas”, reconheceram que Paulo e Barnabe fossem para os gentios(nós). Contudo, em momento algum Paulo e Barnabe disse aos gentios que o Dia do Senhor não era, mas o Sábado do 7º dia e sim no 1º dia da semana. Observe tambem, que os que eram reputados “Colunas”, apenas recomendaram que eles se lembrassem dos pobres. Portanto, se o dia do Senhor houvesse mudado do 7º para o 1º dia, certamente aqueles que eram reputados “Colunas” teriam recomendado ou manifestado sua mudança para Paulo e Barnabe que tambem consideravam Tiago, Pedro e João como “Colunas”. É imperativo lembrar que Paulo só encontrou com Tiago, Pedro e João juntos, na 2º vez que ele subiu a Jerusalém 17 anos depois do seu encontro com Cristo. O que deixa claro que se o Dia do Senhor não fosse mais no Sábado do 7º Dia, e sim no 1º dia da semana, certamente aquele que eram reputados “Colunas” teriam se manifestado, principalmente pelo fato re reconhecerem o ministério de Paulo aos gentios ( Gal. 1:15 a 2: 10).
    É tambem imperativo lembrar ou esclarescer que apesar de Paulo reconhecer que Tiago, Cefas(Pedro) e João eram “Colunas”,(Gal. 2:9) e que eles fizeram recomendação a ele(Paulo) que inclusive fala que se esforçou para fazer(verso 10), na verdade Paulo declara em relação ao Evangelho que ele não recebeu nem aprendeu de homem algum, ou seja, ele não recebeu nem aprendeu o Evangelho nem mesmo daqueles que eram reputados como “Colunas”, e sim mediante revelação do prorio Jesus Cristo(Gal. 1:12) para dar pleno cumprimento a Palavra de Deus(Col. 1:25). Contudo, não há nada nos Escritos de Deus atraves de Paulo que diga que o Dia do Senhor mudou do Sábado do 7º Dia para o 1º dia da semana que é o domingo. Nem mesmo escritos daqueles que eram “Colunas” declarando que Paulo estava ensinando tal mudança por razão de revelação de Jesus. Há nescessidade se perguntar como pode alguem que recebeu o Evangelho mediante revelação do prorio Jesus Cristo e não de homem algum, inclusive declarando que “Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa… Porque jamais deixei de vos anunciar Todo o desígnio de Deus”(Atos 20:20,27) não ter declarado que por revelação de Jesus o Dia do Senhor havia mudado do Sábado do 7º Dia para o primeiro que é o domingo.
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.