Hebreus 3 e 4


Hebreus 3:1 - 4:16

No capítulo anterior, vimos que Jesus Cristo tomou o código escrito com seus regulamentos e removeu-os inteiramente, encravando-os na cruz.

Vimos que as coisas que foram pregadas na cruz incluíam leis dietéticas, sábados anuais (dias de festa), sábados mensais (lua nova), e o sábado semanal (Sábados / Sabbaton).

Nós vimos também que tanto os sacrifícios de animais como os sábados eram meras sombras, mas a realidade se encontra em Jesus Cristo.

Agora, gostaria de continuar a explorar o conceito bíblico de Jesus Cristo como o cumprimento da sombra do sábado. Examinaremos dois capítulos-chaves em Hebreus que apresentam Jesus como nosso verdadeiro descanso de sábado.

O livro de Hebreus foi escrito para cristãos judeus que estavam sendo perseguidos por seus compatriotas por causa de sua crença em Jesus como o Messias. Estes crentes hebreus foram tentados a voltar às suas raízes e práticas judaicas. O autor de Hebreus escreve para exorta-los a permanecerem no caminho e para lembrá-los de como Jesus é superior a todas as sombras da Antiga Aliança. O escritor metodicamente passa por quase todas as grandes sombras da Antiga Aliança e explica como Jesus realizou-as e superou-as. Nos capítulos 3 e 4, o escritor aborda a sombra do sábado, e mostra como Cristo a cumpriu.

Hebreus 3:1-6 (NVI)

1 Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

2 Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.

3 Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa.

4 Pois toda casa é construída por alguém, mas Deus é o edificador de tudo.

5 Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro,

6 mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.


Não vamos deixar de perceber o que o autor de Hebreus está fortemente implicando aqui. Moisés é o representante da Lei Mosaica da Antigo Aliança inteira. O autor está dizendo que Moisés era apenas um servo, mas Jesus é o Filho. Jesus é melhor do que Moisés. Jesus não está num plano de igualdade com a Lei Mosaica, mas transcende a lei mosaica do Antigo Concerto.

Hebreus 3:7-11 (NVI)

7 Assim, como diz o Espírito Santo: "HOJE, SE VOCÊS OUVIREM A SUA VOZ,

 8 NÃO ENDUREÇAM O CORAÇÃO, COMO NA REBELIÃO, DURANTE O TEMPO DE PROVAÇÃO NO DESERTO,

9 ONDE OS SEUS ANTEPASSADOS ME TENTARAM, PONDO-ME À PROVA, APESAR DE, DURANTE QUARENTA ANOS, TEREM VISTO O QUE EU FIZ.

10 POR ISSO FIQUEI IRADO CONTRA AQUELA GERAÇÃO E DISSE: OS SEUS CORAÇÕES ESTÃO SEMPRE SE DESVIANDO, E ELES NÃO RECONHECERAM OS MEUS CAMINHOS.

11 ASSIM JUREI NA MINHA IRA: JAMAIS ENTRARÃO NO MEU DESCANSO".


Mesmo depois de Deus ter conduzido os filhos de Israel para fora do Egito, eles ainda não haviam entrado em Seu descanso. Apesar de terem guardando os Sábados do sétimo dia, durante quarenta anos, enquanto eles vagavam pelo deserto, mesmo assim eles ainda não haviam entrado no verdadeiro descanso de Deus. Mas Deus está chamando Seu povo para Seu verdadeiro descanso e Ele os está chamando "HOJE", não sábado, não domingo, nem segunda-feira, mas HOJE! Vimos o primeiro uso de "hoje" no versículo 7, mas vamos vê-lo várias vezes mais ao longo da passagem.

Hebreus 3:12-19 (NVI)

12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

13 Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,

14 pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

15 Por isso é que se diz: "SE HOJE VOCÊS OUVIREM A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAM O CORAÇÃO, COMO NA REBELIÃO".

16 Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito?

17 Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

18 E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?

19 Vemos, assim, que foi por causa da incredulidade que não puderam entrar.


Nos versículos 13 e 15 vemos novamente o foco sobre entrar no descanso de Deus "hoje". Não foi a falha em guardar um certo dia que fez com que os Filhos de Israel não entrassem no descanso de Deus. Eles estavam guardando os sábados. Foi a incredulidade que os manteve fora do verdadeiro descanso de Deus.

Hebreus 4:1-5 (NVI)

1 Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado. 

2 Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.

3 Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: "ASSIM JUREI NA MINHA IRA: JAMAIS ENTRARÃO NO MEU DESCANSO" — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo.

4 Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: "NO SÉTIMO DIA DEUS DESCANSOU DE TODA OBRA QUE REALIZARA".

5 E de novo, na passagem citada há pouco, diz: "JAMAIS ENTRARÃO NO MEU DESCANSO".


Assim, vemos que ainda há uma promessa de entrar no descanso de Deus, mas entramos somente através da fé. Essa é a Boa Nova! Esse é o Evangelho! O sábado era apenas uma sombra física do descanso espiritual que seria dada pela fé em Cristo Jesus. Em Cristo, o perfeito descanso espiritual que Adão e Eva perderam quando pecaram foi agora restaurado.

As obras criativas de Deus foram concluídas em seis dias e no sétimo "dia" (yom) Ele descansou de Sua obra criadora. Deus ainda está nesse descanso hoje. Deus nunca deixou seu descanso. Ao contrário dos outros seis dias, o sétimo "dia" (yom) da criação não teve tarde ou  manhã, nem fim. Deus ainda está no sétimo "dia"(yom).

Adão e Eva teriam permanecido no descanso de Deus se não tivessem pecado. Os filhos de Israel poderiam ter entrado naquele descanso se tivessem crido. Os israelitas receberam um símbolo cerimonial desse descanso, mas eles não conseguiram compreender para quem ele apontoava. Você e eu estamos sendo chamados para esse descanso hoje através da fé em Jesus Cristo. Não estamos sendo chamados para uma sombra, mas para uma realidade. Estamos sendo convidados a retornar para o descanso espiritual do Éden.

Hebreus 4:6-7 (NVI)

6 Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência.

7 Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o "Hoje", ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: "SE HOJE VOCÊS OUVIREM A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAM O CORAÇÃO".


Vamos observar mais uma vez que este descanso não é um determinado dia da semana. Não é o domingo, a segunda, a terça, a quarta, a quinta, a sexta ou sábado. É HOJE! É agora, todos os dias!

Hebreus 4:8-11 (NVI)

8 Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia.

9 Assim, ainda resta um descanso sabático
[sabbatismos] para o povo de Deus; 

10 pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.

11 Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.


Mesmo depois da entrada dos filhos de Israel na Terra Prometida sob a liderança de Josué, eles ainda continuavam fora do verdadeiro descanso de Deus. A Terra Prometida, assim como o sábado, era apenas uma sombra do descanso que Deus queria restaurar as pessoas. Há ainda um descanso para nós entrarmos, mas não é um pedaço de terra ou um determinado dia da semana. É o descanso espiritual que foi perdido no Éden e restaurado somente pela fé em Cristo.

No versículo 9 o escritor cunhou uma nova palavra grega para descrever este descanso, sabbatismos. Sabbatismos significa um descanso tipo-sabático. Observe que o escritor não usa a palavra grega para o dia de sábado semanal "Sabbaton". Ao contrário, ele se refere a um descanso tipo-sabático. Não estamos sendo convidados a entrar no dia de sábado semanal (Sabbaton), mas no descanso eterno de Deus (sabbatismos). Não estamos sendo convidados a descansar durante um dia da semana, mas para descansar eternamente em Cristo e na Sua obra consumada.

É nos dito no versículo 10 que a única maneira de entrarmos no verdadeiro descanso de Deus é que devemos primeiro descansar de nossas próprias obras. Se continuarmos tentando entrar no descanso de Deus através de nossas obras, então estaremos sendo tão desobedientes e sem fé, quanto os israelitas. Assim como os crentes hebreus, para quem esta carta foi escrita, não podemos voltar para a Antiga Aliança que era um pacto de obras. Devemos descansar, por meio da fé, na obra consumada de Jesus.

Hebreus 4:12-16 (NVI)

12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

13 Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

14 Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

15 pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

16 Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.


Jesus é nosso Sumo Sacerdote. Ele é o cumprimento de todas as sombras da Antiga Aliança. Ele é melhor do que todas as sombras e transcende todas elas. Nele podemos ter confiança para aproximarmo-nos do trono de Deus e entrar em Sua presença. Tudo na Antiga Aliança apontava para Cristo. Tudo na Antiga Aliança foi cumprido Nele, até mesmo o Sábado.

Então, se o sábado era apenas uma sombra que é agora cumprida em Cristo, será verdade que um dia da semana é o selo de Deus nos crentes da Nova Aliança? Muitos adventistas aprenderam este conceito e cresceram acreditando nisto sem questionar. Mas o que a Escritura realmente diz sobre este assunto? Vamos explorar melhor isso no próximo capítulo.

Próximo Capítulo:

O Selo de Deus


Em Cristo nosso Verdadeiro Descanso,

Hélio S. Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.