Gálatas 4:10



O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO

Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista). Para ler a postagem completa clique aqui, para ler seu Testemunho aqui.

INTRODUÇÃO
O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
JESUS E O SÁBADO
GÁLATAS 4:10

Depois de analisar Colossenses 2:16-17. A próxima parada era o livro de Gálatas, onde Paulo faz referência ao sábado em sua repreensão a heresias judaizadas que ameaçavam a igreja dos Gálatas.

Aqui Paulo explica a finalidade da lei para estes crentes gentios. Para pegar o sentido do argumento que ele está usando, nós devemos começar atrás em Gal. 3:16.

"Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo."

O que Paulo está dizendo é que o concerto com Abraão foi feito antes da lei. E foi feito com Cristo em mente. Vamos continuar com verso 18.

"Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão. Logo, para que é a lei? Foi ACRESCENTADA por causa das transgressões, ATÉ que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita... "

Paulo está dizendo que a lei foi adicionada bem depois das promessas a Abraão, até Cristo. Houve um COMEÇO e um FINAL definidos para a lei. Isto é crucial para compreender o argumento seguinte de Paulo. Agora note os versos 23 em diante.

“Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. De modo que a lei se tornou nosso tutor para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de um tutor.”

Paulo continua com sua discussão terminando o capítulo três com a famosa afirmação no verso 29:

" E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa."

O que Paulo está dizendo é que a promessa do Cristo veio ANTES da lei. Ela é independente da lei. A lei foi ADICIONADA para mostrar-nos nossa necessidade de Cristo. Ela foi nosso tutor para trazer-nos a Cristo, no qual podemos ser justificados pela FÉ. Claramente, Paulo está indicando que a lei era uma instituição TEMPORÁRIA para nos mostrar nossa necessidade de Cristo.

Mas quando nós aceitamos Jesus, nós estamos sob o concerto que foi dado antes da circuncisão e da lei, o concerto com Abraão. O cristão agora fica com a justificação de Abraão, um herdeiro da promessa, contornando inteiramente a era da lei!

Eu nunca tinha percebido o significado deste verso antes! Eu tive que ler e reler. Eu incentivo você a sentar-se com o livro de Gálatas, ler e digerir isto por você mesmo. A mensagem é tão poderosa e libertadora! Ela também dá a direção para compreender o resto do livro.

No capítulo quatro, ele continua seu argumento discutindo o absurdo de voltar "aos princípios elementares", ou "elementos fracos e pobres" que no contexto são uma clara referência a voltar à vida baseada na lei. Então nos versos 9 a 11 ele diz o seguinte:

"Agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais DIAS, E MESES, E TEMPOS, E ANOS. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós."

Eu mal podia acreditar quando li estes versos. Eu os tinha lido muitas vezes antes, mas nunca tinha compreendido. Desta vez, as palavras pareciam saltar fora da página, como "os quadros escondidos" que eu mencionei no meu testemunho. Paulo poderia ter sido mais claro?

Conhecendo o padrão para feriados religiosos no Velho Testamento, de repente ficou claro para mim qual era o assunto aqui. Os judaizantes estavam ensinando a estes novos cristãos que eles tinham que guardar os sábados e o descanso das festas como parte de seu compromisso com Cristo. Os dias, meses, tempos e anos seguem o mesmo padrão do sistema de festas judaicas, incluindo o sábado.

Os judaizantes estavam dizendo aos gálatas que eles DEVIAM guardar o sábado e as outras festas. Paulo está claramente dizendo que observar estas festas NÃO É REQUERIDO aos cristãos. Ele vê que fazer isso poderia ser PERIGOSO para a maturidade como cristãos. Ele está dizendo que estas coisas NÃO têm valor porque a lei era uma instituição temporária.

Os cristãos são aceitos com base no cumprimento de Jesus da lei e tratados como descendentes de Abraão pré-lei! A mensagem de Gálatas pareceu vir literalmente à vida para mim. Aquelas passagens difíceis de compreender, de repente faziam perfeito sentido!

O livro de Gálatas tem um tema básico do começo ao fim. Não volte para guardar a lei, incluindo o sábado. Enquanto há muita instrução sobre a vida moral, em Gálatas ou em qualquer dos escritos de Paulo, o apelo nunca é através da lei nesse assunto.

Ele coloca o sábado junto com as coisas que não são mais obrigatórias e são possivelmente perigosas se feito como parte do processo de salvação. Paulo claramente ensina moralidade responsável, e eu entrarei neste assunto mais tarde, mas seu apelo é para Cristo vivendo em você, não a lei.

O texto seguinte que eu estudei foi o capítulo 14 de Romanos.

Próximo Capítulo do Estudo Pessoal Sobre o Sábado:


Saiba mais em:


Visite também nossa página sobre: O Sábado. Para compreender como funcionam os Concertos acesse nosso estudo: As Alianças, ou nossa página sobre Os Concertos


Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior

4 comentários:

  1. A grande questão é que há uma grande sinceridade nos membros da IASD. Seria muito bom se eu não fosse adventista, vários problemas seriam facilmente resolvidos. Sobre o sábado me incomoda versículos como os de Galátas e Colossensses. Mas o resto da Bíblia é a favor. É mais sóbrio encontrar explicações para estes versículos do que abandonar o resto da Bíblia. Questão de Hermenêutica. É impossível ler o livro de romanos considerando que a lei de Deus foi abolida, inúmeros versículos ficariam sem interpretação clara. Dizer que não precisamos guardar o sábado porque o descanso é Cristo é acrescentar algo que não está escrito, não é motivo convincente. Concordo que nosso descanso é Cristo, mas isto não quer dizer que não precisamos guardar o Sábado, nem de longe cabe esta interpretação. O Sábado acaba tornando um fardo hoje, pelas dificuldades que promove na escola, no trabalho, vida social... Mas isso é culpa dos homens e não de Deus, se todos obedecessem seria muito deleitoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Paz!

      Você disse que: A grande questão é que há uma grande sinceridade nos membros da IASD. Ellen White disse:

      “Mas a sinceridade não transforma o erro em verdade. Uma pessoa pode ingerir veneno, pensando que é alimento; mas a sua sinceridade não a livrará dos efeitos dessa dose”. (Fé e Obras, 33).

      “A sinceridade nunca salvará a alma das consequências de crer num erro. Sem sinceridade não há genuína religião, mas a sinceridade numa religião falsa jamais salvará o homem. Posso ser perfeitamente sincera em seguir um caminho errado, mas isto não torna o caminho certo, nem me levará ao lugar a que eu desejava chegar. O Senhor não quer que tenhamos cega credulidade, e chamemos isto fé que santifica”. (Carta 12, 1890).

      Irmão, a sinceridade Adventista não muda em nada os muitos erros doutrinários como o Juízo Investigativo, a Inspiração dos escritos de Ellen White, a confusão que fazem entre Lei e Graça, a negação do espírito humano, a expiação incompleta, o sábado como selo de Deus, etc.

      Em Cristo,

      Hélio Jr

      Excluir
  2. fico feliz de encontrar alguém que como eu, busca a palavra de Deus para ajudar as pessoas a se desprenderem de conceitos impostos por homens. Lembrando que o próprio Deus trás no novo testamento a explicação que tudo no novo testamento era só a sombra do que havia de vir. é lógico que quando a bíblia diz que Deus trabalhou em seis dias e no sétimo descansou, como pode Ele o todo poderoso se cansar, e como pode Ele ter feito tudo em seis dias, se a própria palavra diz: mil anos para Deus é como um dia, e um dia como mil anos. sou claro em afirmar que o nosso tempo sendo o cronos é diferente do tempo de Deus, o kairos, que não existe passado, nem futuro, mas só o presente. Como em hebreus 4 que diz que nos entramos no descanso, (não no descanso do sábado, mas no descanso do Senhor, através de Jesus Cristo, neste dia que se chama "Hoje" com letra maiúscula que nos trás do nosso tempo (cronos)para o tempo de Deus (kairos).
    HEBREUS 4:4 Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
    5 E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.
    6 Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,
    7 de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
    8 Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
    9 Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.
    10 Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
    11 Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO FORTEMENTE EM TODA SABEDORIA.

    ResponderExcluir
  3. amados não defendo o domingo como o dia do Senhor, pois é o argumento dos lideres adventistas contra os evangélicos, o domingo como diz a palavra é igual a qualquer outro dia, assim como o sábado. Romanos 14:5
    5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    mas aqueles que estão em cristo devem fazer com que todos os dias sejam de adoração a Deus, buscando, orando e etc... a igreja agora não é constituída de pedra e tijolos, mas somos nós a igreja e pertencemos a um corpo, o corpo onde cristo é o cabeça. qual foi o ser humano que viveu e morreu na terra, e conseguiu guardar a lei (10 mandamentos)? e qual hoje ou amanhã que vai conseguir guardar? Qual o homem que a bíblia descreve que guardou o sábado de Adão até êxodo 12? nenhum!!! até os líderes adventistas pegam passagens em atos quando as mulheres logo após a morte de Jesus, foram e guardaram o sábado, mas é claro, sendo eles judeus e ainda não crendo que Jesus ressuscitaria!não entendiam ainda o proposito de sua morte, pois até os apostolos estavam escondidos.
    Ou pegam passagens em atos dos apostolos que estavam no templo no sábado, mas em nenhuma parte diz que guardavam, e é claro que se Paulo quisesse converter os judeus a cristo qual o melhor dia e lugar para ir senão no sábado dentro do templo...

    você que é adventista, nós te amamos e queremos que você se liberte do sábado e venha fazer de todos os seus dias, adoração ao Senhor. um abraço...

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.