Colossenses 2:13-17


Em nosso estudo sobre Romanos 14:1-6, vimos como Paulo tratou da questão de dias santos na Igreja em Roma. Vimos que para o cristão da Nova Aliança, a observância de dias especiais é uma questão de escolha pessoal que não deve dividir a Igreja.

Uma pessoa pode considerar um dia mais especial do que outro, enquanto outra pessoa considera iguais todos os dias. Independentemente da forma como uma pessoa escolhe, não deve ser uma questão de julgamento contra os outros. É uma escolha pessoal e não uma obrigação ou exigência para os cristãos.

Agora gostaria de examinar como Paulo tratou de uma situação diferente na Igreja de Colossos. Aqui, a situação era diferente da encontrada em Roma. Em Roma, os cristãos judeus e gentios estavam aprendendo a viver juntos no amor e precisavam de instruções básicas sobre as coisas que estavam dentro da esfera da liberdade cristã. A Igreja de Colossos era em grande parte formada por gentios, mas alguns falsos mestres estavam se infiltrando. Entre as heresias que esses falsos mestres estavam espalhando estavam as heresias de que os cristãos da Nova Aliança eram obrigados a manter as leis alimentares, observar sábados anuais (dias de festa), sábados mensais (lua nova), e o sábado semanal (Sábados).

Paulo se dirige a essas heresias de uma forma muito mais firme, quando escreve aos Colossenses:

Colossenses 2:13-15 (NVI)

13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 

14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.


Jesus Cristo riscou o certificado de dívida cujas prescrições nos condenavam, ou como a NVI traduz do grego, "a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária". Jesus Cristo tomou o código escrito com seus regulamentos e removeu-os inteiramente, encravando-os na cruz. Já ouvi algumas pessoas protestarem dizendo: "Sim, mas não o dia de sábado! O dia de sábado nunca foi removido do meio de nós e cravado na cruz!" Mas o que a inspirada Escritura nos diz sobre isso?

Paulo usa "oun" uma importante palavra de transição, normalmente traduzida como "portanto" ou "então" ou "consequentemente" fazendo assim a transição do versículo 15 para o 16. Ao usar essa palavra de transição, Paulo está nos dizendo que as coisas que seguem no versículo 16 foram removidas, pregadas na cruz por Cristo, e ninguém deve julgar-nos mais com base nessas coisas.

Colossenses 2:16-17 (NVI)

Col 2:16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

Col 2:17 Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.


Paulo usa uma seqüência familiar para descrever todos os sábados prescritos. Esta sequência é usada em qualquer ordem crescente ou decrescente ao longo das Escrituras, mas sempre abrange todos os Sábados judaicos; anuais, mensais e semanais. A essência do argumento que Paulo está utilizando é esta: Cristo cravou o código escrito na cruz, portanto, as sombras que se seguem foram removidas: legislações alimentares, sábados anuais (dias de festa), sábados mensais (lua nova), e o sábado semanal (Sábados).

Algumas pessoas, no entanto, alegam que Paulo não está se referindo ao sábado semanal aqui, mas apenas ao que adventistas se referem como "sábados cerimoniais", ou seja, os sábados de festas anuais e os sábados mensais de lua nova. Mas este argumento não se sustenta a uma análise simples por pelo menos três razões:

  1. Quando essa seqüência familiar é usada na Escritura é usada para englobar TODOS os sábados prescritos, não apenas os sábados anuais e mensais. Esta seqüência sempre inclui o dia de sábado semanal também.
  2. Insistir que o dia de sábado semanal foi excluído da declaração de Paulo transforma a sua frase num absurdo redundante. Tal afirmação faria com que o apóstolo Paulo dissesse: "Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas". Isso não faz o menor sentido. Por que Paulo mencionaria os dias de festa (sábados anuais), lua nova (sábados mensais), e depois se referiria a eles novamente, dizendo: "ou dos dias de sábado"? Paulo não está sendo redundante, ele está sim listando os três tipos de sábados, anual, mensal e semanal.
  3. A palavra grega que Paulo usou para "dias de sábado" é "Sabbaton". "Sabbaton" é traduzida como "Sábado" 61 vezes no Novo Testamento. Todos os sabatistas concordam que as outras 60 vezes referem-se ao dia de sábado semanal. Só aqui em Colossenses 2 sabatistas querem argumentar que "Sabbaton" não significa mais o dia de sábado semanal. Isto é altamente inconsistente. Com que base linguística deve "Sabbaton" significar algo diferente aqui? Isto é simplesmente uma tentativa de evitar e negar o claro ensino da Escritura.

Não parece haver qualquer razão contextual, lógica ou lingüística para entender a declaração de Paulo como significando outra coisa senão que TODOS os sábados, anual, mensal e semanal foram removidos e pregados na cruz. Todos eram apenas sombras de Jesus Cristo e todos foram totalmente cumpridos Nele. Jesus é a substância, não a sombra. Isto é consistente com o que é dito nas escrituras sobre outros rituais da Antiga Aliança.

Hebreus 10:1 (NVI)

1 A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.

O ritual de observância do sábado se encontra na mesma categoria dos sacrifícios de animais. Ou seja, era apenas uma sombra, não a realidade das coisas, não a substância. Como agora temos a substância, Jesus, não há mais necessidade de continuar a agarrar-se a sombras como a observância do sábado ou oferecer sacrifícios de animais. Agora que a realidade chegou, continuar a agarrar-se a sombras pode torna-se uma forma de adultério espiritual.

Isso me lembra uma ilustração do Pastor J. Mark Martin. Imagine que sua esposa ficou fora por muito tempo e tudo que você tem dela é ​​uma foto para ajudá-lo a pensar nela. Você vai para o aeroporto e ela sai do avião. Você sai correndo em direção a ela, mas quando você chega lá cai no chão e começa a beijar a sua sombra e tenta abraçar a sombra dela. Você começa dizendo: "Oh, eu te amo sombra, eu te amo tanto sombra!" Ela provavelmente olha para você como se você fosse louco. Ela provavelmente diria: "Ei! Eu estou aqui! Ame-me, não a minha sombra!" Se você persistir em se apegar à sombra, provavelmente ficará muito frustrado com você mesmo. Na verdade, se você continuar tentando amar a sombra em vez de sua esposa real, você estará se engajando em uma forma de adultério. Para verdadeiramente poder abraçar a Jesus, precisamos primeiro abrir mão de nosso controle sobre a sombra.

No próximo capítulo vamos continuar a explorar o que a Bíblia tem a nos dizer sobre Cristo como nosso verdadeiro descanso de sábado, o cumprimento da sombra.

Caso alguém queira argumentar que o Sábado foi instituído na Criação e não no êxodo, sugiro que leia antes:

O Sábado em Gênesis é um "Memorial da Criação"?

Próximo Capítulo:

Hebreus 3 e 4


Em Cristo nosso Verdadeiro Descanso,

Hélio S. Júnior


Saiba mais em:




Um comentário:

  1. Meu querido amigo,

    Certamente vc não é Adventista e se for tem uma visão muito distorcida das doutrinas da mesma. Os sábados que estão descrito em colossenses são de fato CERIMONIAIS, vemos isso na enfase de paulo dá ao falar a palavra cancelou a escrita de dívida, que CONSISTIA DE ORDENANÇAS. Nunca o sábado bíblico semanal e de descanso virá após a palavra ordenanças, pois este é MANDAMENTO E NÃO ORDENANÇA. Fico triste de vc ter se utilizado do nome na mira da verdade para explanar sua opinião distorcida sobre o assunto!!!

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.