Sábado ou Domingo? Serão essas nossas únicas opções?


Esta pergunta tem periodicamente alfinetado a comunidade cristã. Em meados de 1840 a observância do Domingo, que havia substituído o Sábado como o dia de adoração na maioria da cristandade desde muito cedo, foi desafiada por um grupo nos Estados Unidos, conhecido como "Mileritas". Originalmente, esse grupo ensinava que Cristo voltaria à Terra em outubro de 1844. Quando essa data passou sem nada acontecer, eles se  justificaram, sugerindo que a data estava certa, mas eles tinham apenas interpretado mal o evento que havia ocorrido naquela data.

Uma das doutrinas que surgiram no meio dessa confusão, foi uma ênfase renovada sobre a observância dos 10 mandamentos, e especialmente o 4º mandamento, que salientava a observância do sétimo dia da semana como o Sábado (Sabbath / Descanso). Eles mostraram que o mandamento não dá aos homens o direito de escolher qualquer outro dia da semana para guardar como sendo um Sábado (Sabbath / Descanso). Isso gerou uma série de igrejas observadoras do Sábado do sétimo Dia.

O 4º mandamento decreta especificamente que o 7º dia da semana era o divinamente designado dia de Sábado (Sabbath / Descanso) dado a Israel como um dia santo. Historicamente, não há dúvidas de que o Sábado sempre foi o 7º dia da semana. Então, com que autoridade baseiam-se os cristãos de hoje ao considerar o Domingo como o dia designado para a adoração? Ou ainda, é a lei do Sabbath (Sábado / Descanso) como dada a Israel ainda obrigatório aos cristãos? Por que sim, ou por que não?

Para resolver a confusão, deve-se começar pelo princípio, e compreender a base sobre a qual qualquer doutrina se baseia.

Primeira pergunta: O que era o Descanso (Sábado) Original que Deus deu a Adão e Eva.

Segunda pergunta: Foi o Descanso (Sábado) do 4º mandamento o mesmo que o Descanso (Sábado) Original Edênico? Se não foi, de que forma se difere?

Você notará, ao ler o relato da criação em Gênesis capítulo um, que os acontecimentos de cada dia da criação foram pontuados com uma declaração que dizia: "E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro." Em seguida, "e foi a tarde e a manhã, o dia segundo", e assim por diante até que as obras da criação foram concluídas, e a Bíblia diz, "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; - prazeroso, agradável, era excelente em todos os aspectos!- e foi a tarde e a manhã, o dia sexto." O grifo é nosso.

Mas não é dito o mesmo sobre o próximo dia (7 º)! A Bíblia não diz que "E foi a tarde e a manhã, o dia sétimo". Por que não? Por que essa mudança no padrão?

Por que o Sábado não é delimitado por uma tarde e uma manhã como foram os outros dias?

Nota: Deus "descansou" ou cessou seu trabalho após o termino do 6 º dia, porque seu trabalho de criar o mundo havia sido concluído. Como foi concluído Ele não iria trabalhar novamente no 8 º dia, e nem Adão! Não havia nada que Adão poderia ter feito para melhorar o que Deus havia feito! A manutenção não era problema, porque não havia pecado. O Éden foi um paraíso auto-perpetuo e auto-sustentável, refletindo a glória do criador. Adão simplesmente representava Deus no seu jardim paradisíaco todos os dias de cada semana! Deus não fez nenhuma provisão para Adão entregar a responsabilidade do Éden para outra pessoa, a cada sétimo dia! Era sua responsabilidade cuidar dele sete dias de cada semana. A ideia de que Adão poderia ter entregue o cuidado do Éden para outra pessoa a cada sétimo dia para que ele pudesse "descansar de seus labores" simplesmente não se encaixa na imagem bíblica!

Então, o que a Bíblia diz sobre esta situação? Depois que Deus havia completado a obra da criação, e declarado que era muito bom, ou perfeitamente concluído, Ele introduziu Adão e Eva em seu lar. Esse jardim paradisíaco era monido e abastecido com todas as provisões necessárias para o seu bem-estar, como também para os animais que foram colocados sob seus cuidados. Não havia maldição, e eles não tinham que trabalhar com o suor de seu rosto para ganhar a vida, ou sustentar as outras criaturas de Deus. O paraíso do Éden era a total  provisão de Deus para o primeiro casal. Eles desfrutavam do Descanso total de Deus, uma vivência sabática dia após dia, até o dia em que pecaram.

Pergunta: Será que eles saíram daquele descanso 24 horas após o seu início? Quando foi que esse Descanso Sabático teve fim para Adão e Eva? Não foi quando eles pecaram? Sim, foi a entrada do pecado que trouxe um fim ao seu Descanso Sabático. Deus jamais pretendeu que Adão e Eva perdessem esse descanso. Eles quebraram o Sábado (Sabbath / Descanso) original ao pecar! .

Isso explica o por que a Bíblia não apresenta o sábado como vinculado a uma tarde e uma manhã. Ele foi criado para ter um começo, mas não um fim. O sábado original não foi limitada a um dia da semana. Era para ser sem fim, um experiência contínua de descansar na total de provisão de Deus para a Sua criação. Adão não recebeu ordem para começar a trabalhar para viver até o primeiro dia em que pecou.

O sábado do 4 º mandamento que Deus deu a Israel era de uma natureza totalmente diferente. Ele incluia a maldição do pecado, a ordem "Seis dias trabalharás", e também o comando para "lembrar" do descanso sabático que haviam perdido por resmungarem e reclamarem contra a provisão de Deus para eles quando eles começaram suas andanças no deserto. Porque Israel rejeitou a provisão de Deus, a maldição do pecado permaneceu em cima deles. Só que em vez de trabalhar sete dias da semana, como na escravidão, agora eles foram ordenados a deixar o seu trabalho todo sétimo dia - o dia em que o Sabbath (Descanso) original começou - e meditar sobre as bênçãos daquele descanso (Sabbath / Sábado), e que eles poderiam ter desfrutado, se não tivessem se rebelado.

Deus pretendia levá-los para uma terra "onde manava leite e mel", onde ele iria protegê-los de todos os inimigos, onde suas roupas não se desgastariam, onde a doença não iria tocá-los, e onde Ele planejava restaurar-lhes as facilidades que Adão e Eva havia perdido. Mas o pecado tornou impossível que experimentassem o sábado da criação. O que eles tinham no Sinai, era apenas um símbolo, uma sombra do sábado original. É por isso que os judeus, que cessavam todo o trabalho no 7 º dia da semana (guardavam o sábado), foram informados em Hebreus 3:15-19 que eles ainda não entraram no Verdadeiro Descanso Sabático de Deus. O sábado da criação não foi limitado a um dia. Foi e continua sendo, um estilo de vida de confiar plenamente na provisão total de Deus e confiando Nele e Nele só pela fé, todos os dias de cada semana.


Hélio S. Júnior

Traduzido e Adaptado de "Saturday or Sunday? Is that our only choice?" (Sam Pestes)


Nota:

Existem três escolas de pensamento com respeito ao sábado.

Há um grupo pequeno, que inclui a IASD que ensina que o sábado continua no Novo Testamento.

Um segundo grupo ensina a teologia da transferência e afirma que o mandamento do Sabbath do sábado ainda é obrigatório, mas a santidade do dia foi transferida do sábado para o domingo (este veio muito depois no desenvolvimento da igreja cristã. Os primeiros cristãos não ensinavam nenhum destes dois conceitos).

Finalmente, há um grupo maior de cristãos que ensinam que Jesus cumpriu o Sábado e a Lei. Ele é o nosso Descanso Sabático.

Escute:


Saiba mais em:

  • Jesus Cristo: O Descanso do Sábado da Nova Aliança Jesus Cristo é o nosso descanso do sábado da Nova Aliança. Você poderá se surpreender ao descobrir que o descanso sabático da Nova Aliança se encontra em uma pessoa ao invés de um dia específico da semana! 

11 comentários:

  1. Se a sua linha de raciocínio está correta de que Deus não tenha limitado o dia do sábado e que este é contínuo durando todos os dias da semana, então no terceiro dia da criação não existiu, pois diz a Bíblia em Gênesis 1:9-13
    9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.
    10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.
    11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.
    12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
    13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

    Mas, em Gênesis 2:4-6 que é puramente uma repetição da criação em termos detalhados diz:
    4 Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus
    5 não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra.
    6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

    Como saber então, existiam ou não as plantas no terceiro dia? Deus mentiu ou o escritor do Gênesis mentiu? Ou melhor o terceiro dia é que se prolongou indefinidamente e portanto a obra da criação não teve dias definidos!

    O Sétimo dia ou (Sabbath / Sábado) está presente no Gênesis antes do pecado:
    Gênesis 2:1-3
    1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.
    2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
    3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

    Mas, a mesma dedicação que o Nosso Senhor “Jesus Cristo” no princípio da criação do mundo … (São João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.) ... colocou sobre o Sábado como um dia especial de descanso, comunhão e adoração Dele para com o seres humanos estando estes em santidade ou em pecado, foi repetida na Lei com o enfático LEMBRA-TE” e os mesmos amorosos dizeres, SANTIFICOU E ABENÇOOU.
    Êxodo 20:
    8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
    10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
    11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

    Davi M.C. Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Davi,

      Você disse:

      "O Sétimo dia ou (Sabbath / Sábado) está presente no Gênesis antes do pecado: Gênesis 2:1-3"

      Você sabia que a palavra Sábado (Sabbath) não consta em Gênesis?

      Irmão, não encontramos nenhuma menção da palavra "Sábado", no livro de Gênesis e também nenhum mandamento para a humanidade descansar no relato de Gênesis 2:2-3. (A Bíblia relata que a primeira vez que alguém foi ordenado a guardar o Sábado foi em Êxodo 16:23-30.) Moisés, ao escrever Gênesis 2:2-3 sobre o descanso de Deus no sétimo dia, evitou usar o vocábulo Shabbth, porque segundo o autor inspirado, o Sábado só será imposto no Sinai, onde se tornará o sinal da Aliança Mosaica. O autor de Hebreus nos capítulos 3 e 4 também faz a mesma coisa para diferenciar a realidade (descanso de Deus) que "hoje" possuímos, da sombra (sábado semanal) que cumpriu sua função tipológica em Cristo (Cl 2:16-17).

      O descanso de Deus (Gn 2:2-3) existia antes da entrada do pecado e era uma realidade que continuou a existir, o Sábado semanal foi dado no Sinai (Ex 16 e 20), após a entrada do pecado. O Sábado era um lembrete do descanso da Criação que o homem havia perdido com a entrada do pecado no Éden. Os israelitas receberam o mandamento (sinal da Antiga Aliança) de lembrar desse descanso ("Lembra-te do dia de sábado" Êx 20:8) os cristãos não receberam nenhum comando para guardar o Sábado, receberam o mandamento (sinal da Nova Aliança) de lembrar do alto preço pago por Cristo para nos reconduzir a esse descanso ("Fazei isto em memória de mim." 1 Cor 11:24).

      O Sinal da Antiga Aliança era a observância do Sábado. Lembra-te do Sábado. O sinal da Nova Aliança é a Ceia do Senhor/ Ceia Dominical. Lembra-te de Cristo.

      Na Antiga Aliança o Sinal de entrada era a circuncisão, e o Sinal repetitivo que mostrava que a pessoa estava debaixo da antiga aliança (Lei) era o Sábado. Na Nova Aliança o sinal de entrada é o Batismo, e o Sinal repetitivo que mostra que a pessoa esta debaixo da nova aliança (Graça) é a Comunhão/Ceia do Senhor.

      Este sinal da Nova Aliança era celebrado pelos cristãos primitivos no dia da vitória de Cristo sobre a morte. (Atos 20:7) Em Apocalipse 1:10, o Espírito de Deus chama esse dia de "O Dia do Senhor". No grego, a palavra "do Senhor" é um adjetivo, uma melhor tradução seria "dia senhoril" (aquele que pertence ao Senhor), ou "dia dominical" ("dominical" = "relativo ao Senhor" cf. dicionário da língua portuguesa). Esta palavra é usada neste sentido apenas duas vezes no Novo Testamento; no "dia senhoril" ou "dia dominical" (Ap 1:10) e na "ceia senhoril" ou "ceia dominical" (1 Co 11:20). Esta palavra conecta maravilhosamente a Ceia com o Dia.

      Em Cristo,

      Hélio Júnior

      Excluir
  2. Jesus mesmo deu o exemplo e guardou o Sábado de 24h:
    Mateus 05:
    17 Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir.
    João 14:
    15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
    Lucas 04:
    16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

    Jesus curou no Sábado para demonstrar que se deve fazer o bem aos outros especialmente neste dia:
    João 09:
    14 Ora, era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.

    A Bíblia e a lei não foram dadas apenas para os Judeus como muitos dizem:
    Isaías 56:
    2 Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal.
    4 Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto:
    6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto,
    I Coríntios 01:
    22 Visto que tanto os judeus pedem milagres como os gregos buscam sabedoria,
    24 mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

    Se o Sábado fosse contínuo, representado em todos os dias da semana, as mulheres que foram embalsamar o corpo de Cristo não teriam descansado no Sétimo dia conforme o mandamento, o mesmo Sábado da criação que é um dia específico de 24h:
    Lucas 23:
    52 chegando a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus;
    53 e tirando-o da cruz, envolveu-o num pano de linho, e pô-lo num sepulcro escavado em rocha, onde ninguém ainda havia sido posto.
    54 Era o dia da preparação (Sexta-feira), e ia começar o sábado.
    55 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguindo a José, viram o sepulcro, e como o corpo foi ali depositado.
    56 Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.

    As mulheres descansaram no Sábado de 24h e voltaram ao sepulcro no primeiro dia da semana:
    Lucas 24:
    1 Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.
    2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
    3 Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Jesus.

    O Sábado será guardado pela eternidade diz o Senhor:
    Isaías 66:
    22 Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome.
    23 E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.

    Não acrescente ou retire qualquer coisa das Sagradas Escrituras!
    Apocalipse 22:
    18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;
    19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.
    20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus.

    Tiago 02:
    10 Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

    Davi M.C. Araújo

    ResponderExcluir
  3. Eu sei do com certeza do que estou falando e vivendo. A antiga aliança se refere apenas a circuncisão, pois se Jesus o próprio Deus não prezasse pela santidade e obediência ao Sábado não teria repousado no sepulcro conforme o mandamento que Ele tanto defendeu e deixou claro que deveria ser guardado no Novo Testamento. Com certeza você não leu a segunda parte que foi postada e nem pode comentar a verdade ali exposta. Se Jesus veio para cumprir TODOS OS MANDAMENTO conforme Mateus5:17 porquê então negar o Filho de Deus. João14:15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Todos os DEZ e não apenas os meus 9 mandamento!
    I João 03:
    19 Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração,
    24 Quem guarda os seus mandamentos, permanece em Deus, e Deus nele; e nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.
    Apocalipse14:
    12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi,

      O Sábado não é o sinal da Antiga Aliança? Onde você aprendeu isso? Você sabe do que a Bíblia chama os Dez Mandamentos? Antiga Aliança! Tabuas da Aliança! Palavras da Aliança! Captou a mensagem da Bíblia?

      Jesus, o próprio Deus, se circuncidou devo me circuncidar também? Lembre-se Cristo nasceu sob o regime da Lei de Moisés e nós não....

      “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” Gálatas 4:4-6

      Irmão, no Novo Testamento a sombra do Sábado (Descanso) tornou-se realidade. O Descanso Sabático do Cristão é "Hoje" todos os dias, pela fé em Jesus, o provedor desse descanso. Leia Hebreus 3 e 4 e não seja desobediente como foram os Israelitas. Assim como os sacrifícios e a circuncisão no NT são espirituais, assim também é a guarda do Sábado.

      Você lê e adiciona a palavra "Dez" onde está escrito somente "Mandamentos"? Poxa, que exegese... Você confunde os mandamentos do Senhor Jesus com a Lei de Deus dada a Moisés.

      Será que os cristãos possuem um número determinado de mandamentos para guardar (10? 9? 8? 30? 100?) ou a Bíblia ensina que regra do Cristão é ser uma Nova Criatura, na qual o Espírito Santo derrama o amor de Deus no coração do Crente que morreu para a Lei para dar o Fruto do Espírito?

      Continua...

      Excluir
    2. Irmão Davi,

      Espero que os texto acima tenha lhe dado luz sobre o assunto. Que você possa carinhosamente ler e refletir sobre os santos assuntos tratados aqui no blog.

      Gostaria de confirmar o que irmão disse sobre guardar TODOS os mandamentos:

      “Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.” 1 Coríntios 14:37

      O irmão reconhece que as coisas que Paulo escreveu são MANDAMENTOS DO SENHOR?

      “Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.” 1 Tessalonicenses 4:2

      O irmão sabe quais são esses MANDAMENTOS DO SENHOR?

      Vamos agora recapitular agora alguns Mandamentos do Senhor Jesus sobre o Sábado escritos por Paulo:

      “Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. [...]” Romanos 14:5-6

      Este é um Mandamento de Deus. Vamos agora a outro:

      "Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis." Gálatas 4:9-11

      O que o Mandamento de Deus nos diz sobre observarmos dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos?

      Mais um mandamento importante sobre o assunto:

      “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,” Colossenses 2:16

      O Mandamento de Deus nos diz para não julgar ou criticar aqueles que não cumprem o ritual de observância do Sábado.

      Jesus disse:

      “Se me amais, guardai os MEUS(Jesus) mandamentos.” João 14:15

      Lembre-se do Paulo disse:

      “[...]RECONHEÇA QUE AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” 1 Coríntios 14:37

      Você não vai querer desobedecer um dos mandamentos de Deus, vai?

      Finalizando:

      "E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento." 1 João 3:23

      Que Deus o abençoe!

      Que a graça do Senhor Jesus seja contigo.

      Amém!

      Excluir
  4. Eu sei com certeza do que estou falando e vivendo. A antiga aliança se refere apenas a circuncisão, pois se Jesus o próprio Deus não prezasse pela santidade e obediência ao Sábado não teria repousado no sepulcro conforme o mandamento que Ele tanto defendeu e deixou claro que deveria ser guardado no Novo Testamento. Com certeza você não leu a segunda parte que foi postada e nem pode comentar a verdade ali exposta. Se Jesus veio para cumprir TODOS OS MANDAMENTO conforme Mateus5:17 porquê então negar o Filho de Deus. João14:15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Todos os DEZ e não apenas os meus 9 mandamentos!
    I João 03:
    19 Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração,
    24 Quem guarda os seus mandamentos, permanece em Deus, e Deus nele; e nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.
    Apocalipse14:
    12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
    Se você quer realmente saber se o Sábado é ou não para ser guardado veja:
    DO SÁBADO PARA O DOMINGO
    Uma Investigação do Surgimento da Observância do Domingo no Cristianismo Primitivo
    PONTIFICIA UNIVERSITAS GREGORIANA FACULTAS HISTORIAE ECCLESIASTICAE
    FROM SABBATH TO SUNDAY
    A HISTORICAL INVESTIGATION OF THE RISE OF SUNDAY OBSERVANCE IN EARLY CHRISTIANITY
    SAMUELE BACCHIOCCHI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi,

      A Bíblia é suficiente nesse questão...

      Mas se tiver interesse em História Cristã, veja o link abaixo e se surpreenda:

      Sábado (Sabbath) ou Primeiro Dia? Em qual dia os primeiros cristãos cultuavam? Confira aqui o registro histórico.

      Ofereço-lhe também uma resposta ao Livro "DO SÁBADO PARA O DOMINGO":

      O Dia do Senhor, Nem de Católicos ou Pagãos: Uma resposta a Adventistas do Sétimo dia Sobre este Assunto D.M. Canright

      Este livro prova pela história e pela história da igreja primitiva que é impossível que a adoração do sol ou a influência da Igreja Católica Romana tivesse algo a ver com os cristãos abandonarem a guarda do sábado.

      Em Cristo, seu amigo e irmão,

      Hélio S. Júnior

      Excluir
  5. Dr. Samuele Bacchiocchi (1938-2008) foi o primeiro não-católico a se formar na Pontifical Gregorian University, em Roma, tendo recebido uma medalha de ouro do Papa Paulo VI por conquistar a distinção acadêmica summa cum laude por sua tese: Do Sábado Para o Domingo: Uma investigação histórica do surgimento da observância do domingo no cristianismo primitivo. Nesse trabalho, Bacchiocchi, um adventista do sétimo dia, mostrou que não há nenhuma ordem escriturística para mudar ou eliminar a guarda do sábado e apontou o papel preponderante da Igreja Católica na efetivação dessa mudança. O professor indicou ainda o anti-judaísmo e a adoração pagã ao Sol como fatores de abandono do sábado e influência na adoção do domingo. Ele evidenciou o anti-judaísmo latente nos escritos de alguns líderes cristãos do segundo século que “testemunharam e participaram no processo de separação do judaísmo que levou a maioria dos cristãos a abandonar o sábado e adotar o domingo como novo dia de adoração”. Autor de vários livros, era professor de teologia aposentado da Andrews University, no Estado do Michigan, e faleceu em 20 de dezembro de 2008, um sábado.

    ResponderExcluir
  6. Davi,

    Você concorda com o Dr. Samuele Bacchiocchi a respeito de que o Sábado em Colossenses 2:16 é o Semanal?

    Hélio Jr

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.