A Lei de Cristo


Depois de descobrirmos quem é o Selo de Deus nos crentes da Nova Aliança, chegamos agora a última parte de nosso estudo bíblico sobre "As Alianças".

Vamos examinar agora a Lei de Cristo. Começaremos analisando uma passagem bíblica esclarecedora, bem como uma imagem mental de um diagrama para ajudar a ilustrar nosso ponto.

Todos nós concordamos que há uma "lei" escrita no coração dos cristãos da Nova Aliança. No entanto, parece haver uma enorme confusão quanto a que "lei" está realmente escrita em nosso coração.

A palavra "lei" é usado de muitas maneiras diferentes nas escrituras. Mesmo quando conversamos com nossos amigos adventistas nós tendemos a usa-la de várias maneiras sem definir exatamente de que "lei" estamos falando. E isso causa algumas vezes a falsa impressão de que somos antinomistas, quando falamos em abolição da lei. Será muito útil observar a forma como a palavra "lei" é usada nas Escrituras e como ela é aplicada a diferentes grupos de pessoas.

Vamos agora examinar as diversas formas de como é usada a palavra "lei" nas Escrituras. Há uma passagem muito interessante encontrada em I Coríntios. Nela Paulo descreve como ele, em alguns casos restringe e em outros casos exerce sua liberdade cristã. Ele faz tudo isso para ganhar outros para o Evangelho.

1 Coríntios 9:19-23 (NVI)

19 Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.

20 Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.

21 Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei.

22 Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.

23 Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele.


Resumo dos pontos de Paulo:

  • Quando Paulo estava com os judeus que estavam debaixo da Lei Mosaica, ele agia como se estivesse debaixo da Lei Mosaica (v.20).

  • Paulo, como um cristão da Nova Aliança, não estava debaixo da Lei Mosaica (v.20).

  • Quando Paulo estava com os gentios, que nunca estiveram debaixo da Lei Mosaica, ele não observava a Lei de Moisés ou (v.21).

  • Os cristãos da Nova Aliança não estão sem a "Lei de Deus" (v.21).

  • Os cristãos da Nova Aliança estão debaixo da "Lei de Cristo" (v.21).

Então vemos Paulo usando a palavra "lei" de três maneiras diferentes:

I. A Lei Mosaica

  • Judeus étnicos estavam debaixo desta lei.

  • Entrou em vigor somente a partir do Sinai até a cruz (Gl 3:15-25).

  • As pessoas que viveram antes do Sinai não estavam debaixo dessa lei (Rm 5:12-14).

  • Gentios nunca estiveram debaixo desta lei (1 Cor. 9:21, Rom. 4:12-15).

  • Os cristãos da Nova Aliança não estão debaixo desta lei (1 Cor. 9:20, Rom. 6:14, Gl. 5:18).

II. A Lei de Deus

  • Há uma eterna e transcendente Lei que é definida pela própria natureza de Deus. Ela é quem e o que Deus é. Tudo o que é consistente com a natureza de Deus é lícito. Tudo o que é contrário a natureza de Deus é pecado.

  • Todas as criaturas em todos os tempos foram e sempre serão sujeitos a esta suprema lei, porque somos criaturas e Deus é o Criador.

  • Todos aqueles que ficam aquém dessa Lei eterna são condenados (veja os 5 primeiros capítulos de Romanos, especialmente capítulos 1-3 para apoio bíblico dos pontos II.).

III. A Lei de Cristo

  • Esta lei é variadamente referida no Novo Testamento como "A Lei de Cristo" (1 Cor. 9:21, Gal. 6:2),

  • "A Lei do Espírito" (Rm 8:2),

  • "A Lei da Liberdade" (Tiago 1:25, 2:12),

  • "A Lei Perfeita" (Tiago 1:25), e

  • "A Lei Real" (Tiago 2:8).

  • Os Cristãos da Nova Aliança vivem debaixo desta lei.

Podemos representar as informações acima com um simples diagrama:


No topo da figura há uma linha que representa "A Lei de Deus". As setas apontam para o infinito em ambas as direções para ilustrar que "A Lei de Deus" é eterna e transcendente. Essa lei transcende o tempo e a criação, porque ela é definida pela própria natureza eterna de Deus. Todas as criaturas em todos os tempos sempre estiveram debaixo desta Lei eterna e sempre serão.

A linha de baixo representa a progressão da história mundial, desde a criação até o fim do tempo como nós o conhecemos. Vemos que, desde o tempo de Adão a Moisés (Sinai), a Lei de Moisés não havia ainda entrado em vigor. Contudo nem o menor dos pecadores deixou de ser condenado pela transcendental e eterna Lei de Deus (Rm 5:12-14).

Do Sinai até a cruz a Lei de Moisés estava em vigor, mas após a cruz não mais (Gl 3:15-25, Heb. 8:13). A Lei Mosaica era santa, justa e boa, sendo ela uma sombra da eterna e transcendente Lei de Deus. A Lei Mosaica apontava para a suprema lei de Deus, mas não era em si a lei suprema, apenas uma representação dela.

Os cristãos da Nova Aliança que vivem após a cruz não vivem debaixo da Lei Mosaica. Os cristãos vivem debaixo de uma melhor aliança com um melhor mediador, melhores promessas, e uma melhor lei. Moisés foi um mediador entre Deus e Israel, mas Cristo é o mediador supremo entre Deus e o homem. Moisés foi usado para revelar aspectos de Deus, mas Jesus Cristo é a revelação suprema de Deus ao homem. A Moisés foi dado uma lei que veio em glória, mas Jesus Cristo é o legislador supremo. A Lei de Cristo veio com uma glória que ultrapassa de longe a Lei Mosaica. Assim como Jesus é uma revelação superior de Deus, assim também, a Lei de Cristo é uma revelação superior da eterna e transcendente Lei de Deus .

Embora os cristãos da Nova Aliança não estejam debaixo do Decálogo, eles estão debaixo dos mandamentos da Lei de Cristo. É-nos dito nas escrituras que aqueles que têm fé em Cristo, guardam os seus mandamentos:

Apocalipse 14:12 (NVI)

12 Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos (entole) de Deus e permanecem fiéis a Jesus.

Embora João não defina estes mandamentos (entole) em Apocalipse, ele o faz em seus outros livros.

1 João 3:23 (NVI)

23 Este é o Seu mandamento (entole): que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

João 13:34 (NVI)

34 "Um novo mandamento (entole) lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 

Vemos também em vários outros lugares das Escrituras quais são os mandamentos contidos na Lei de Cristo que nos foram dados. Vemos também que estes mandamentos são o cumprimento final da Lei. Não só cumprem a Lei Mosaica, como também a transcendem, cumprindo assim a Lei de Cristo. Estes mandamentos são a revelação superior da eterna e transcendente Lei de Deus.

Mateus 7:12 (NVI)

12 Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas".

Mateus 22:37-39 (NVI)

37 Respondeu Jesus: " ‘AME O SENHOR, O SEU DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO, DE TODA A SUA ALMA E DE TODO O SEU ENTENDIMENTO’.

38 Este é o primeiro e maior mandamento.

39 E o segundo é semelhante a ele: ‘AME O SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO’.


Romanos 13:8-10 (NVI)

8 Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.

9 Pois estes mandamentos: "NÃO ADULTERARÁS", "NÃO MATARÁS", "NÃO FURTARÁS", "NÃO COBIÇARÁS", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "AME O SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO".

10 O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.


Gálatas 5:14 (NVI)

14 Toda a lei se resume num só mandamento: "AME O SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO".

Gálatas 6:2 (NVI)

2 Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. 

Mas como a Lei de Cristo e seus sublimes mandamentos, que a acompanham são escritos nos corações dos crentes da Nova Aliança? A única maneira de isso acontecer seria se o próprio Deus habitasse dentro de nós, então e só então poderia a eterna e transcendente Lei de Deus estar dentro de nós. É uma verdade inspiradora perceber que é exatamente isto que Deus tem feito através da pessoa do Espírito Santo. Não só estamos eternamente selados para a salvação pelo Espírito, como também recebemos o novo nascimento, um espírito regenerado que pode comungar com o Espírito de Deus. Por este ato soberano da graça de Deus nos é dado a mente de Cristo através da presença íntima do Espírito.

1 Coríntios 2:14-16 (NVI)

14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

15 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois

16 "QUEM CONHECEU A MENTE DO SENHOR PARA QUE POSSA INSTRUÍ-LO?" Nós, porém, temos a mente de Cristo.


Através da presença íntima do Espírito Santo, pode-se dizer que a Lei de Cristo é escrito em nossos corações. Ninguém precisa dizer-nos "conheça o Senhor", porque O conhecemos na forma mais intima. Começamos a ver o pecado como Ele vê. Começamos a ser transformados à semelhança de Cristo. A presença do Espírito no coração dos crentes da Nova Aliança, é o cumprimento da profecia:

Hebreus 8:7-13 (NVI)

7 Pois se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra.

8 Deus, porém, achou o povo em falta e disse: "ESTÃO CHEGANDO OS DIAS, DECLARA O SENHOR, QUANDO FAREI UMA NOVA ALIANÇA COM A COMUNIDADE DE ISRAEL E COM A COMUNIDADE DE JUDÁ.

9 NÃO SERÁ COMO A ALIANÇA QUE FIZ COM OS SEUS ANTEPASSADOS QUANDO OS TOMEI PELA MÃO PARA TIRÁ-LOS DO EGITO; VISTO QUE ELES NÃO PERMANECERAM FIÉIS À MINHA ALIANÇA, EU ME AFASTEI DELES", DIZ O SENHOR.

10 "ESTA É A ALIANÇA QUE FAREI COM A COMUNIDADE DE ISRAEL DEPOIS DAQUELES DIAS", DECLARA O SENHOR. "POREI MINHAS LEIS EM SUAS MENTES E AS ESCREVEREI EM SEUS CORAÇÕES. SEREI O DEUS DELES, E ELES SERÃO O MEU POVO.

11 NINGUÉM MAIS ENSINARÁ AO SEU PRÓXIMO NEM AO SEU IRMÃO, DIZENDO: ‘CONHEÇA AO SENHOR’, PORQUE TODOS ELES ME CONHECERÃO, DESDE O MENOR ATÉ O MAIOR.

12 PORQUE EU LHES PERDOAREI A MALDADE E NÃO ME LEMBRAREI MAIS DOS SEUS PECADOS".

13 Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.


Verdadeiramente nos foi dada uma Nova Aliança que é melhor em todos os sentidos. Temos um melhor mediador, melhores promessas, sinais melhores, e uma melhor lei. A Antiga Aliança com a sua antiga lei é agora obsoleta. Nós somos tão abençoados por viver deste lado da cruz. Nunca devemos nos voltar para as sombras, agora que temos a realidade, Jesus Cristo.

Isto conclui nosso estudo sobre "As Alianças". Espero que este estudo tenha de alguma forma lhe ajudado e que você possa gastar tempo em oração, estudando e meditando através das passagens e livros os assuntos aqui analisados. Que o Senhor Jesus lhe conceda sabedoria e entendimento. Que o Espírito Santo lhe proteja do erro, e o ilumine guiando-o a Verdade. Que nosso Deus e Pai te guarde e te abençoe na alegria do Senhor.

Que você possa estudar e aplicar essas coisas na sua vida cristã, crescendo na graça e no conhecimento enquanto aguardamos a bendita esperança da vinda do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Em Cristo,

Hélio S. Júnior

106 comentários:

  1. Irmão Hélio, paz!

    Nos textos supracitados, em Hb 8:10 Deus afirma que na Nova Aliança poria Sua Lei no nosso coração e na nossa mente tanto no VT (Jr 31:31-34) quanto no NT (Hb 8:8-12). Como pois a lei foi abolida após essa constatação?

    Como você explica, por exemplo, Is 56:1-8. Será que ali Deus não estaria ratificando o sábado na Nova Aliança?

    Com relação ao Selo de Deus, não creio que o sábado seja o tal selo, apesar de fazer sentido, mas será que o selo de Deus não seria a lei baseando-se em Is 8:16 (não estou tirando o mérito do selo do Espírito Santo em Ef 4:30, mas acredito que seja um conjunto de coisas, isto é, as duas: a graça ratificada no Espírito e também (Ef 4:30) e a lei (Is 8:16))?

    Também Is 66:22,23 vai contra a ideia do sábado ser uma sombra em Cl 2:16,17, pois se vamos guardar no céu, como pode ser sombra?

    No final do seu texto você fala em "verdade" (Jo 16:13), os adventistas mencionam, como "colunas da verdade" os mandamentos de Deus. Como base usam Sl 119:142,151; 2Jo 4. Eles estariam errados?

    Com relação à "Lei de Cristo", que consiste em: amarás o teu próximo como a ti mesmo (Jo 13:34); baseado em 1Jo 5:2,3 e 2Jo 4-6, ela não seria uma forma de nos conduzir à "lei antiga"? Isso põe meio que abaixo a ideia de que os mandamentos mencionados ali em Ap 14:12, 12:17 sejam apenas o "amarás o teu próximo" e a fé em Jesus (o que já está implícito no texto).

    Se a lei é antiga e passageira, como explica Sl 119:152, por exemplo?

    Gostei da sua interpretação de Hebreus 3-4 acerca do "Hoje". Para ratificá-la poderia ter usado Rm 14:5 (apesar do contexto desse texto de romanos não ser de santificação de dias, mas de comidas sacrificadas a ídolos e jejum naquele contexto(v. 2,6,23; ler 1Co 8:1-4).

    Gostaria que me desse resposta acerca desses textos.

    Agradeço desde já.

    Victor Felipe.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor irmão Victor Felipe!

    Creio que se você ler o estudo todo, muitas das suas perguntas serão respondidas. Porém vou tentar ajudar-lhe a compreender o significado dos textos apresentados pelo irmão. Responderei o mais breve possível.

    Graça e Paz!

    Em Cristo,

    Hélio S. Júnior
    ===============

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Victor, paz!

      Suas perguntas são importantes e vão nos levar a uma melhor compreensão da Verdade.

      Hebreus 8:10

      O que Bíblia diz que está dentro do Crente?

      Irmão, não se trata de transferir o ministério da morte e condenação, o Decálogo, de pedra em carne. Tal ideia é estranha ao texto. Não é o velho Decálogo que Deus coloca em nosso coração, mas a terceira pessoa da Trindade.

      Devido a isso, a Escritura nos diz que temos a própria "mente de Cristo" (I Coríntios. 2:16)! Isto é como as leis de Deus estão escritas em nossos corações. Nós não estamos falando sobre a habitação do Decálogo em nosso coração. Esse conceito beira a sacrilégio. Nós estamos falando sobre a presença interior de Deus, o Espírito.

      "E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai." Gálatas 4:6

      A lei suprema do universo é o próprio Deus. A própria natureza de Deus, sua essência, ou ser é a própria definição de justiça e verdade. Através da presença do Espírito Santo, participamos da justiça de Deus.

      Ninguém precisa dizer-nos "conheça ao Senhor", porque conhecemos Ele na forma mais íntima. Temos a Sua própria justiça dentro de nós através da pessoa do Espírito. O legislador supremo do universo habita dentro de nós.

      Saiba mais em: Hebreus 8: A Nova Aliança

      Excluir
  3. Isaías 56:1-8

    O pano de fundo mostra claramente tratar-se da Antiga Aliança feita com Israel...

    Enquanto que o capítulo 55 expõe a graça e a fidelidade de Deus no regresso do Seu povo e lhe pede apenas fé em troca destes benefícios, o capítulo 56 pede adicionalmente que aqueles que vão voltar observem a Lei, e torna extensivas as Suas bênçãos aos estrangeiros e outros que, embora tecnicamente excluídos dos privilégios dos israelitas natos, legítimos, se haviam apegado a Jeová e à Lei

    Isaías 56:1-8 nos informa que Gentios serão incluídos nas Bênçãos de Israel, Todo estrangeiro deve cumprir a lei que vigora no país onde ele reside. Se eu for morar em algum país, como Estados Unidos ou Alemanha, por exemplo, será que viverei lá como se estivesse no Brasil? Não... Terei de respeitar a lei vigente ali.

    Os gentios convertidos á fé de Israel recebem a afirmação de uma cidadania plena e permanente no reino de Deus. Dois grupos estão incluídos entre o povo de Deus: os convertidos gentios e os párias de Israel. Em contraste com os crentes nominais, hipócritas, estes demonstrarão amor sincero pelo sábado e adesão cordial à aliança. Na seqüência Isaias 56:9 -57:21 trata da condenação dos Líderes corruptos de Israel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre os outros assuntos visite:

      O Selo de Deus

      O Sábado na Nova Terra

      Os Dez Mandamentos

      Entrando no Descanso de Deus: Um Estudo De Hebreus 3 E 4:

      Você Ficará Maravilhado irmão Victor Felipe, ao descobrir que o Sábado semanal que Deus deu aos filhos de Israel era na verdade uma representação de toda a mensagem evangélica. A mensagem bíblica da salvação pela graça, não por obras, "pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas." Hebreus 4:10.

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior
      ===========

      Excluir
  4. Irmão, desculpe a demora pra responder é porque eu perdi o tópico que tinha postado a princípio. hehe

    Mas então, vamos as suas objeções. A discussão é ótima e proveitosa. Analisemos:

    Você escreveu: "Suas perguntas são importantes e vão nos levar a uma melhor compreensão da Verdade."

    O início do seu texto já é interessante porque você utiliza a palavra "verdade". Eu descobri na bíblia que os mandamentos de Deus são a verdade no Salmo 119:142,151; logo acredito que algo que esteja fora desses parâmetros não seja tão verdadeiro assim, errado (ler também 1João 2:4)?

    "Irmão, não se trata de transferir o ministério da morte e condenação, o Decálogo, de pedra em carne. Tal ideia é estranha ao texto. Não é o velho Decálogo que Deus coloca em nosso coração, mas a terceira pessoa da Trindade."

    O irmão usa o texto de 2Co 3:6,7 pra dizer que o decálogo é lei da morte. Porém essa ideia é estranha pois Paulo longe de dizer que a Lei causa morte faz tão somente um contraste entre as duas alianças. Não da lei, mas do ministério (lembrando que a palavra lei nem aparece em 2Coríntios 3).

    A ideia de que o decálogo é uma lei de morte é estranha a Romanos 7:12,13. Vou deixar escrito apenas o verso 13 pra que você analise, veja:

    "Logo o bom tornou-se morte para mim [ele aqui tá falando da lei, que é boa, segundo o verso 12]? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. "

    Perceba que, para Paulo, a lei não causa morte, mas sim o pecado que opera pela lei (Romanos 4:15). De fato ele não se contradiz quando fala em "ministério da morte" porque ele mesmo receitou alguns mandamentos da lei em Romanos 13:9; ele não estaria receitando uma lei morta ou ainda colocando "a morte" em uma das suas epístolas. Os mandamentos de Deus são vivos e dão vida para Paulo (Romanos 7:10), por isso ele dizia que servia à lei de Deus em espírito, veja:

    "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." Romanos 7:25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você diz: “A ideia de que o decálogo é uma lei de morte é estranha a Romanos 7:12,13.”

      É sim irmão Victor, o decálogo gravado em letras de pedras é o ministério da morte e condenação (II Cor 3), você não deve ter dúvidas quanto a isso. E é por a Lei ser justa, santa e boa que ela condena e mata todo aquele que não é justo santo e bom, ou seja, todos nos. Entendeu?

      O Decálogo não pode nos vivificar ou produzir justiça. A única maneira de sermos transformados a imagem de Seu Filho Jesus é através do Espírito. E isso vem de Deus por meio de Cristo.

      Na Lei Deus declara o que o homem deveria ser, e pronuncia a maldição sobre ele se o não for. Ora quando o homem se examina à luz da lei descobre que é precisamente aquilo que a lei condena. Como poderá ele, portanto, obter a vida por meio da lei?

      Por isso Reafirmo irmão: É o Espírito Santo de Deus que está dentro do coração do Crente produzindo justiça e vida e não o Decálogo que produz morte e condenação.

      Sim irmão Victor, a lei não cria o mal no coração do homem nem tampouco o tira; mas revela-o com infalível exatidão.

      "Que diremos pois? É a lei pecado?- De modo nenhum; mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse: Não cobiçarás" (Rm 7:7).

      O apóstolo não diz que não teria tido "concupiscência". Não, mas apenas que não a teria conhecido. A "concupiscência" existia; mas ele estava às escuras quanto ao fato, até que a lei, como a luz do Deus Onipotente, brilhou nos recessos tenebrosos do seu coração e revelou o mal que nele havia.

      A Lei julga o caráter e a condição do homem. Julga o pecador e encerra-o debaixo da maldição: vem para julgar o que ele é e amaldiçoa-o se ele não é o que ela lhe diz que deve ser.

      É, portanto, claramente impossível que alguém possa obter a vida e a justificação por meio daquilo que só pode amaldiçoá-lo; e a menos que a condição do pecador e o caráter da lei sejam inteiramente alterados, a lei não pode fazer mais que amaldiçoá-lo.

      A lei não é indulgente com as fraquezas, e não reconhece a obediência sincera, embora imperfeita. Se fosse este o caso, não seria aquilo que é, "santa, justa e boa" (Rm7:12). É justo que o pecador não possa obter vida pela lei porque a lei é aquilo que é.

      O problema é que quando as pessoas se concentram na Antiga Aliança, no Decálogo, há um véu espiritual que os impede de ver a glória do Evangelho de Cristo. Que isso não venha acontecer com você amado irmão.

      Em Cristo,

      Hélio Júnior
      =========

      Excluir
  5. Ainda analisemos a sua ideia de que "não é o decálogo que é colocado na nossa mente, mas o Espírito Santo".

    Irmão, farei aqui uma pergunta: você sabia que o Espírito Santo só é outorgado aqueles que obedecem a Deus? Vamos ler um texto, veja:

    "E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem."
    Atos 5:32

    Pra ratificar essa ideia leia João 14:15-17 e perceberá que a condição para Jesus rogar o Consolador (assim como pra ele ouvir a oração, dos versos 13 e 14) é a guarda dos mandamentos.

    Também algo que se deve discutir é o contexto de 2 Coríntios 3. Por exemplo, no verso 3 Paulo fala:

    "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração."
    2 Coríntios 3:3

    Essa ideia é retirada realmente de Ezequiel 11:19,20. É só comparar os dois textos. Aí depois Paulo faz o contraste entre as duas Alianças os quais a diferença está na forma como adoramos a Deus: uma em espírito e outra na letra. Apenas no Novo Testamento a lei é posta no coração (Hb 8:10) pelo Espírito Santo que é outorgado aqueles que obedecem a Deus (At 5:32) enquanto no Velho Testamento a lei era exterior no Novo é um preceito interior, natural ao cristão nascido de novo pela graça. A mesma ideia ocorre com a circuncisão (leia Romanos 2:29). Creio que ficou claro.

    Você escreveu: "A lei suprema do universo é o próprio Deus. A própria natureza de Deus, sua essência, ou ser é a própria definição de justiça e verdade. Através da presença do Espírito Santo, participamos da justiça de Deus."

    Esse texto é interessante. Você diz que a lei suprema é o próprio Deus, OK. Em outra parte do blog (não lembro aonde) você diz que as características de Deus são reveladas na Sua Palavra, isto é, quem guarda a palavra de Deus tem a essência de Deus (ler João 14:23,24). Desta forma, quem guarda o decálogo (pois está em Sua palavra) não tem a essência de Deus?

    De outra forma, onde mora a essência de Deus? Ou ainda, estamos à mercê de um Deus o qual é a própria lei pelo que também não somos capazes de compreendê-lo (pois você compreende a Deus perfeitamente?) estabelecendo a nossa própria justiça no lugar da justiça de Deus? De outra forma, como julgará Deus o mundo (Romanos 3:6)? A partir da nossa própria justiça e não por parâmetros pré estabelecidos? Ou ainda, de qual lei se trata a mencionada em Romanos 2:12 ou Tiago 2:12, a qual será, aparentemente, a norma do julgamento de Deus?

    Em suma, o fato de você dizer que "Deus é a própria lei" me parece estranha porque esse conceito é extremamente superficial e põe em relevo a justiça de Deus, O qual julgará o mundo segundo as suas obras (Mateus 16:27). De qualquer forma, sem uma norma de juízo, o homem que jamais poderá ser justo diante de Deus (Jó 25:4) estabelecerá a sua própria justiça a qual a própria bíblia afirma expressamente ser "trapo de imundícia" (Isaías 64:6). Se não houver lei ou norma de juízo nós nem temos como saber como somos justos diante de Deus, mas quando há uma, aí descobrimos como andar segundo a vontade Dele (ler Romanos 2:13; Efésios 2:10). Este é o motivo de que tem que haver uma lei, porque se não existir estereotipadamente uma lei o juízo passa a ser algo relativo a justiça de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a questão do Espírito Santo só ser outorgado para aqueles que obedecem a Deus creio que o comentário do irmão Felipe é suficiente:

      Felipe: Obediência é ter fé e não tentar guardar a lei com seu esforço.

      E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem, porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. João 7:39

      O insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Gálatas 3:1-5

      Para confirmar o que irmão Felipe disse na primeira sentença do seu texto deixo a passagem de João 6:28-29:

      “Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.”

      Irmão se a condição para receber o Espírito Santo não for pela fé, mas pela a guarda dos mandamentos a graça não seria mais graça (favor imerceido), entende?

      Excluir
    2. Irmão Victor Felipe, Paz!

      Você concorda que a diferença entre o Novo e o Antigo Testamento está na questão de que o concerto da Lei era uma adoração exterior e o concerto do Espírito interior.

      Citou como exemplo que no Antigo Testamento a circuncisão era exterior e no Novo Testamento a circuncisão interior (Romanos 2:29).

      O irmão sabe que a questão de ser ou não ser circuncidado não está relacionado com a salvação e a mesma coisa eu acredito ser a questão de dias santos com base no que ensinam as epistolas do Novo Testamento.

      Se uma pessoa quer ou não se circuncidar, guardar Festas, Luas Novas ou Sábados ela não deve ser julgada nem julgar aqueles que não fazem ou fazer disso uma questão que separe o corpo de Cristo.

      Se o irmão entende que a circuncisão apontava para uma verdade espiritual, gostaria de saber porque então o irmão encontra tanta dificuldade em não nos compreender quando falamos que o nosso descanso Sabático é espiritual?

      Excluir
    3. Como a expressão “Lei” pode ter vários significados dependendo do contexto você acabou confundindo muita coisa. Em relação a abolição da Lei entenda que refere-se ao concerto feito no Monte Sinai tento como mediador Moisés cujo documento do pacto era o Decálogo. Veja:

      “Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos. Êxodo 34:28

      “Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem.” Deuteronômio 4:13

      Você já parou para pensar porque a Arca era chamada de Arca da Aliança e não Arca do Dez Mandamentos? A “Antiga Aliança” também conhecida como “Lei” foi cumprida por Cristo.

      Em relação a fato de estarmos ou não sem Lei a postagem sobre "A Lei de Cristo" é suficiente.

      Abraços!

      Excluir
    4. Em relação a Isaías 56:1-8 novamente você faz um contraste entre o físico e o espiritual, entre a adoração do Antigo e do Novo Testamento dizendo que Deus: “chama a todos a adorarem no Seu Santo Dia dizendo que "aceitará os seus sacrifícios" (verso 7) os quais são espirituais na Nova Aliança (leia 1 Pedro 2:5, Romanos 12:1).” Mas se contradiz ao não aceitar a guarda do Sábado espiritual (Hebreus 3 e 4), porque irmão?

      Excluir
  6. Espero que tenha entendido essa parte, acho que falei difícil. hehe

    Você escreveu: "Devido a isso, a Escritura nos diz que temos a própria "mente de Cristo" (I Coríntios. 2:16)! Isto é como as leis de Deus estão escritas em nossos corações. Nós não estamos falando sobre a habitação do Decálogo em nosso coração. Esse conceito beira a sacrilégio. Nós estamos falando sobre a presença interior de Deus, o Espírito."

    Aqui vou supor: se alguém tem a mente de Cristo esse certamente anda como ele andou (1Jo 2:6) então como vou saber se devo ou não guardar o sábado ou a lei se o próprio Cristo disse que guardava (Jo 15:10)? Ora, não temos que ter "a mente de Cristo"? Então não temos também que guardar os mandamentos do Pai, assim como Ele?

    Você escreveu: "Ninguém precisa dizer-nos "conheça ao Senhor", porque conhecemos Ele na forma mais íntima. Temos a Sua própria justiça dentro de nós através da pessoa do Espírito. O legislador supremo do universo habita dentro de nós."

    Essa ideia do "conheça o Senhor" é mais por causa da expansão da Palavra Dele pelo mundo, como escrito em Isaías 66:18-20 que fala da pregação do Evangelho em todo o mundo e por todos os povos. Não creio que esteja falando algo "subliminar" a isto. No mais acho que não compreendi o seu raciocínio neste ponto.



    Quanto a Isaías 56:1-8 a sua interpretação me parece confusa porque Deus chama a todos a guardarem o sábado até "a salvação vir e o juízo a manifestar-se" (verso 1). Também diz no verso 8 que congregará mais pessoas aos que se acham reunidos. Ele na verdade está fazendo a vocação dos gentios! E chama a todos a adorarem no Seu Santo Dia dizendo que "aceitará os seus sacrifícios" (verso 7) os quais são espirituais na Nova Aliança (leia 1Pedro 2:5, Romanos 12:1).

    Nós, irmão, no Novo Testamento, somos chamados de "Israel de Deus" (Gálatas 6:16) e "descendentes de Abraão" (Gálatas 3:28,29). Nós somos o verdadeiro Isarel espiritual e a verdadeira circuncisão (Filipenses 3:2,3)!

    Quanto a sua interpretação de Hebreus 4 ela é notável. Não anulo a sua interpretação nem tampouco a contesto, talvez ela tenha algum fundamento. Mas creio já nas bem aventuranças do Velho Testamento (e do Novo) aos que guardam a Santa Lei de Deus (Romanos 2:13; Tiago 1:25).

    Não me entenda mal, nem tampouco aos adventistas. Todo adventista (ou deveria ser todos) crêem na salvação pela graça (Efésios 2:8,9) mas também crêem que a salvação modifica o ser (2Coríntios 5:17) afim de que o preceito da lei se cumpra em nós (Romanos 8:3,4) e o Espírito que é outorgado aqueles que obedecem a Deus (Atos 5:32) imprime a Santa Lei Dele (Romanos 7:12) no nosso coração (Hebreus 10:16) afim de que sirvamos a Deus em espírito e em Verdade (João 4:23 e Salmo 119:142).

    Um forte abraço e é um prazer discutir contigo, pena que eu perdi o outro tópico. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus só concede o Espírito Santo aos que o obedecem, e o que é obediência??

      Obediência é ter fé e não tentar guardar a lei com seu esforço. veja:

      E isto disse ele do ***Espírito que haviam de receber os que nele cressem***; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
      João 7:39

      O insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
      Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
      Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
      Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
      Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
      Gálatas 3:1-5

      DEVEMOS FAZER AS OBRAS DE DEUS:

      Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
      Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
      João 6:28-29


      Em Hebreus 4 diz que os que creram entraram no descanso de Deus, e os que não creram foram chamados de desobedientes.


      Victor Felipe, vc nasceu de novo? vc foi feita nova criatura? vc pode dizer como Paulo disse: '' ...não vivo mais eu, Cristo vive em mim'' ??

      Se sua resposta é sim, pq vc se preocupa com mandamentos de não matar, não furtar, não adulterar ora vc não nasceu de novo???

      Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
      1 João 3:9

      Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
      1 João 5:18


      Explique os textos bíblicos se for capaz, não ignore-os

      PORQUE O PECADO NÃO TERÁ DOMÍNIO SOBRE VÓS, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

      Como assim o pecado não terá mais domínio sobre nós?

      E, LIBERTADOS DO PECADO, fostes feitos servos da justiça.
      Romanos 6:18

      Explique para mim, como assim libertados do pecado???

      Fica na paz!
      Romanos 6:14

      Excluir
    2. Irmão Felipe, prazer trocar ideias contigo; vamos aos versos que você falou, não vamos ignorá-los, qualquer objeção é bem-vinda e merece ser analisada. Vamos lá.

      Você disse: "Deus só concede o Espírito Santo aos que o obedecem, e o que é obediência??

      Obediência é ter fé e não tentar guardar a lei com seu esforço."

      OK irmão, mas você esqueceu que a pregação de Paulo era justamente a obediência ao mandamento por fé, quer ver isso na bíblia? Veja:

      "Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência por fé;"
      Romanos 16:26

      Também leia Romanos 1:5.

      Ninguém tenta guardar a lei com esforço, irmão, mas sim porque Cristo o libertou do pecado (João 8:34-36) que por sua vez é a transgressão da lei (1João 3:4). É claro que você é liberto não para desobedecer a lei, mas sim para o preceito se cumprir em ti (leia Romanos 8:4; 7:22-25; 6:22).

      Você deve ter em mente que a lei é espiritual (Romanos 7:14) e que nós somos libertos do pecado afim de viver em espírito para Deus, segundo os preceitos dele.

      Você disse:"Victor Felipe, vc nasceu de novo? vc foi feita nova criatura? vc pode dizer como Paulo disse: '' ...não vivo mais eu, Cristo vive em mim'' ??

      Se sua resposta é sim, pq vc se preocupa com mandamentos de não matar, não furtar, não adulterar ora vc não nasceu de novo???"

      Irmão, senti até um tom de desafio e sinceramente nem entendi porque você disse isso ou se merece réplica essa sua contestação. Estamos apenas discutindo conceitos teológicos, não prática avulsa da palavra de forma cega ou graça remidora que não modifica o filho de Deus (ler Tiago 1:22) ou ainda como está a vida espiritual de cada um. Deve-se lembrar também que, se para Paulo nós não devemos se preocupar com os mandamentos de "não matar, não roubar" então ele nem deveria ter se preocupado em receitar em Romanos 13:9.

      Creio que a pergunta que você dirigiu a mim vale também pra você: como está a sua vida espiritual? Está segunda a lei espiritual de Deus (Romanos 7:14)? Isto é, está segundo a vontade de Deus? Está se santificando na verdade (João 17:17)? Detalhe que quando Cristo falou isso, a bíblia dele era o Velho Testamento (ler Lucas 24:27,44). Sabia que "sem santificação ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14)?

      Lembrando que isso é apenas uma discussão de conceitos teológicos. Não de "como está a vida de cada um pra se preocupar com preceitos da lei", porque pra todo cristão nascido de novo pela graça de Cristo a lei deveria estar no seu coração (Hebreus 8:10).

      Creio que no anúncio da nova aliança em Hebreus 8:8-12 além de textos do Novo Testamento como Romanos 3:31 e Mateus 5:17-19 dizer que a lei foi "abolida" ou mudada após essas constatações é meio difícil (por favor, não me mostre Hebreus 7:12 nem Efésios 2:15...).

      Quanto aos textos que você apresentou, irmão, tenha em mente que "todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus" (1João 5:1). De fato alguns irmãos creem que Jesus é o Cristo porém não se tornaram novas criaturas, se essas pessoas são assim deveriam refletir se de fato nasceram de novo em Cristo (2Coríntios 5:17) ou estão em Cristo (João 15:4,5) ou o conhecem de fato (1João 2:3,4).

      Hoje passamos por um momento de mornidão espiritual (Apocalipse 3:15,16) e é até estranho até mesmo para mim, adventista, ter que pregar algo que pra muitos não tem muito valor (a lei), porque praticamente todos dizem "rico sou e estou enriquecido e de nada tenho falta..." (Apocalipse 3:17). O que muitos esquecem é de seguir os preceitos divinos, não como que pelo próprio esforço, mas sim como resultado do cristão nascido de novo pela graça. Nada mais claro.

      Excluir
    3. Quanto a Romanos 6:14... É muito fácil ler Romanos 6:14, mas aparentemente é difícil ler o verso 15 e o 16, vou por os dois aqui:

      "E daí? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum!
      Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer [olha a palavra "obedecer" aqui de novo], sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?"
      Romanos 6:15-16

      Interessante é que Paulo mesmo se entregava a Deus como servo para obediência, o que aparentemente o irmão não quer fazer, porque veja o que Paulo escreveu em dois versos:

      "Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;"
      Romanos 7:22
      "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. "
      Romanos 7:25

      Paulo bem sabia a quem ele se oferecia "para ser servo" (Romanos 6:16). Não devemos nós fazer a mesma coisa (lembrando que Paulo sempre exortou a sermos imitadores dele (1Coríntios 11:1, por exemplo)?

      O fato de "não estamos debaixo da lei" não quer dizer que estamos livres para desobedecer a lei, mas sim que "o pecado não vai ter domínio sobre nós", porque a graça já nos remiu da maldição da lei (Gálatas 3:13,14) e o preceito da lei já se cumpriu em nós (8:3,4), se é que o espírito de Deus habita em nós (Romanos 8:9) afim de nos vivificar e o pecado já não mais ter domínio sobre nós (Romanos 8:13) verdadeiramente e aí sim dizermos "não estamos mais sob a lei". Mas quem tem o espírito ou não, não está em discussão aqui.

      Se lermos todo o contexto de Romanos 6 vemos que Paulo está falando da morte para o pecado no batismo (Romanos 6:3-10). É claro que aquele que morreu no batismo o pecado já não mais tem domínio sobre ele, aí sim, ele pode dizer "estou debaixo da graça e já não há mais lei" porque já mortificou as obras do corpo.

      A lei, irmão, como eu já disse acima, ela só existe para nos revelar o pecado (Romanos 3:20) e a vontade de Deus para a nossa vida (Mateus 19:17), a forma como ele quer que nós andemos (leia Efésios 2:10). Sem lei, irmão, nós nem sabemos como seremos julgados ou como fazer a vontade de Deus, por isso que "os simples ouvintes da lei não são justos diante de Deus" (Romanos 2:13).

      Creio que está claro. Qualquer coisa é só falar, se eu souber responder, responderei com espírito de brandura, dentro das limitações dos mortais, os quais somos nós que vivemos na carne para depois (se Deus quiser) sermos glorificados em espírito.

      O espírito de Cristo seja contigo.

      Amém.

      Excluir
    4. Vc pensa de maneira muito semelhante a minha, e bem diferente da maioria dos adventistas.

      Vc confirmou perfeitamente com o texto que vc escreveu que a obediência é por fé, até pq não nenhum um ser humano na face da Terra sujeito a lei de Deus pois ela é espiritual e nós somos carnais, a não ser que nasçamos de novo pela FÉ! pois dessa forma somos gerados uma nova criatura pelo Espírito da mesma forma como Isaque nasceu, e Jesus tbm.

      O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
      Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
      João 3:6-7

      E o contexto que vc citou de Atos 5:32, foi entre Pedro se não me engano e os judeus mestres da lei, pense o que é essa obediência que Pedro se referia, será que não era a fé em Jesus?

      E vc tbm disse perfeitamente, que o preceito se cumpre em nós e não nós que cumprimos o preceito, pois o nascido de Deus tem a lei escrita no coração, por isso Paulo disse que a fé não anula a lei e sim a estabelece. Vejo muitas pessoas que usam Romanos 3:31 sem o devido entendimento.

      Uma coisa que vc não levou em conta é que Paulo pregou aos gentios em um contexto em que não existia bíblia, só existia a lei e os profetas e estavam em posse dos judeus, e os gentios não tinha acesso as escrituras nem tinham entendimento dela, e sua pregação foi totalmente em torno da fé, pois pela fé Deus faz a obra em nós, Deus cumpre os preceitos da lei em nós, escreve as leis no nosso coração, ou seja, concede um novo nascimento tudo pela fé.

      Até pq o justo vive pela fé.

      Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38

      Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4

      E a lei não é feita para o justo.

      Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
      Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
      1 Timóteo 1:9-10

      A lei é feita para injustos, para pessoas que não nasceram de novo, pessoas que não são guiadas pelo Espírito de Deus.

      Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
      Gálatas 5:18

      Mas eu falo essas coisas, mas eu não sou contra a lei e sim a favor, mas vai lendo que aos poucos vc verá.

      Vc disse que ninguém tenta guardar a lei com seu esforço, mas tem pessoas sim que tentam fazer isso, não digo vc, digo outras pessoas. Mas isso é impossível pois todos os seres humanos são adúlteros, mentirosos, homicidas, ladrões, devassos, e etc... na sua essência, na alma. E isso ocorre pq herdamos de Adão uma natureza corrupta, e aonde está essa natureza pecaminosa que herdamos?? quem não sabe NUNCA vai entender a lei e a graça.

      Excluir
    5. A natureza pecaminosa é a CARNE.

      De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Romanos 8:12

      Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:8

      Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:5

      Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Romanos 8:7

      Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se ***pelo Espírito*** mortificardes as obras do corpo, vivereis. Romanos 8:13

      Porque, ***quando estávamos na carne***, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Romanos 7:5

      Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:4

      Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Romanos 8:6

      Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. Romanos 13:14

      Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Romanos 7:18

      Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, ***mas com a carne à lei do pecado***. Romanos 7:25

      Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9

      Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

      E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1 Coríntios 15:50

      E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:24

      Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17

      Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8

      Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a
      concupiscência ( cobiça ) da carne. Gálatas 5:16

      Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Gálatas 3:3

      Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:3

      Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Filipenses 3:3

      Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; 2 Pedro 2:10

      Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, 2 Pedro 2:18

      Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

      Excluir
    6. E veja esse texto de Gálatas 5:

      Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: ADULTÉRIO, prostituição, impureza, lascívia,
      IDOLATRIA, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
      Invejas, HOMICÍDIOS, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas ***não herdarão o reino de Deus.***
      Gálatas 5:19-22

      Ou seja, tudo o que satisfaz a carne, ou quando damos vazão a nossa carne pecamos, e quem viver segundo a carne não será salvo, portanto cai por terra essa de falar que tenho fé e sou salvo, e cai por terra tbm o que os adventistas dizem que guardam a lei não para ser salvo e sim pq é salvo, pois as escrituras mostram que quem mata, adultera, rouba, é idólatra não será salvo. E eu escrevi em letra maiúscula adultério, homicídios, e idolatria para vc ver que toda a lei inclusive os 10 mandamentos só condenam as obras da carne, ou seja, o pecado é a transgressão da lei e quem transgride a lei é a carne, só transgride a lei quem vive na carne.

      MAS NÓS QUE ESTAMOS EM CRISTO:

      E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
      Gálatas 5:24

      Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
      Romanos 6:6

      Ora, se nossa carne que transgride a lei e se nós que estamos em Cristo crucificamos a carne, significa que O PECADO NÃO TERÁ MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS, E QUE FOMOS LIBERTADOS DO PECADO.

      Agora vamos analisar novamente:

      Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
      Romanos 6:14

      Se vc fala para mim que devo guardar os 10 mandamentos e toda a lei, significa que o pecado ainda tem domínio sobre mim, e se o pecado ainda tem domínio sobre mim eu não estou debaixo da graça e sim debaixo da lei, simples assim.

      Justamente o contrário do que Paulo escreveu.

      Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      Romanos 8:9

      Se eu não estou na carne, eu não estou debaixo da lei e o pecado não tem mais domínio sobre mim, se eu não estou na carne é unicamente pq o Espírito habita em mim, e se o Espírito habita em mim eu tbm não estou debaixo da lei entende? lembra de Gálatas 5:18? e se sou guiado pelo Espírito de Deus, eu sou filho de Deus.

      Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
      Romanos 8:14

      Só é filho de Deus quem nasceu de Deus, quem é gerado de Deus, por isso Jesus disse é necessário nascer de novo, pois que nasce da carne é carne ou seja TODOS nascemos da carne, mas que nasce do Espírito é espírito.

      E por isso tbm que a lei serviu de aio apenas.

      De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
      Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
      ***Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus***.
      Gálatas 3:24-27

      Paulo citou mandamentos da lei em Romanos, está certo, mas para quem essa lei foi feita? para os que nasceram de novo? ou para os que ainda vivem na carne? pois se o Espírito mortifica a nossa carne, se Deus crucificou nossa carne e morremos para o pecado, morremos consequentemente para a lei tbm.

      Assim, meus irmãos, também vós estais ***mortos para a lei*** pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
      Romanos 7:4

      Eu não me santifico, pq não existe auto-santificação, é Deus que santifica o homem, é tudo obra e dom de Deus não vem de homens

      Pq o sábado serviu de sinal entre Deus e o povo em Êxodo 31:13?

      Excluir
    7. E no tempo de Jesus e os apóstolos a bíblia era o antigo testamento, sim! e vc sabia que as palavras ''vida eterna'' são sequer mencionadas em todo antigo testamento? vc sabia que isso nunca foi dado como promessa? só existe escrito no livro de Daniel e mesmo assim como profecia da nova aliança.

      E pq isso? pq antes de Jesus ser glorificado, o Espírito Santo não tinha ainda sido dado a todo aquele que cresse, e o corpo do homem não era ainda templo ( tabernáculo ) do Espírito Santo, por isso para vc entender bem as escrituras vc tem que ter muito bem em mente os testemunhos do tabernáculo e o tabernáculo de Davi, mas isso eu vou falar mais adiante.

      Talvez pelo que vc tem estudado das escrituras, fica difícil vc aceitar que a lei foi abolida, mas eu não digo abolida e sim que nós estamos mortos para ela, pois a lei só condena que vive na carne, ou seja, quem ainda não nasceu de novo, por isso vc não aceita Efésios 2:15

      Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois UM NOVO HOMEM, fazendo a paz,
      Efésios 2:15

      Pois Deus não fez UM NOVO HOMEM para estar ainda sob o domínio do pecado. e sim um homem libertado do pecado.

      Estamos no ministério do Espírito e não no ministério da morte gravado em pedras. Até pq os 10 mandamentos foram parar em tábuas de pedra e isso não significa coisa boa. Se vc ler a profecia do nova aliança de Ezequiel 36 vc verá o que significa a pedra, veja o versículo 26, o versículo 27 confirma tudo o que tenho falado aqui e creio que vc concorde tbm com isso.

      Aquele que diz que conhece o Senhor e não nasceu de novo, e não teve sua carne mortificada, mas não guarda os mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade. A verdade aqui é Jesus, ou o Espírito. Pense comigo, se toda a lei só condena as obras da carne e nós não estamos na carne e sim no Espírito já não estamos assim guardando os mandamentos?

      Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque O ESPÍRITO É A VERDADE. 1 João 5:6

      Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e A VERDADE e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
      João 14:6

      Tbm é dito que a palavra é a verdade, e JESUS é a palavra ou o verbo que tabernaculou entre nós.

      Ao invés de vc pregar a lei, que só revela o pecado da humanidade, vc deveria pregar o novo nascimento, pois pregar a lei só tem proveito para levar o conhecimento do pecado e não para produzir vida.

      ''...porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.'' Gálatas 3:21

      Se uma pessoa é nascida de novo, ela jamais poderá se esquecer de seguir preceitos divinos. Mas não pense que é assim: Eu cri, nasci de novo e nunca mais peco, não é assim! vc só peca se for guiado pela carne, e para ser guiado pelo Espírito vc tem que manter vida espiritual com oração senão vc volta a viver na carne.

      Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41

      Agora sobre Mateus 5:17-19, será que Jesus estava falando de abolir a lei no sentido que vc pensa? pois se Jesus não veio abolir a lei então pq os adventistas dizem que os sábados de festa, a circuncisão, os sacrifícios e outros inúmeros mandamentos da torá foram abolidos?

      Jesus não estava falando disso, depois podemos falar sobre a interpretação desse versículo.

      Mas o importante é saber que Paulo não era contra a lei, contra os sábados de festa nem contra a circuncisão, assim como Jesus não era, nem eu tbm sou.

      Excluir
    8. Paulo não era contra o templo, onde eram realizados os sacrifícios.

      Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César. Atos 25:8

      Paulo era contra os sábados de festa?

      Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
      Atos 18:21

      E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias.
      Atos 20:6

      Porque já Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes.
      Atos 20:16

      Por isso FAÇAMOS A FESTA, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. 1 Coríntios 5:8

      E Paulo era contra a circuncisão?

      Qual é pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
      MUITA, EM TODA A MANEIRA, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. Romanos 3:1-2

      Porque a circuncisão É, NA VERDADE, PROVEITOSA se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
      Romanos 2:25

      Agora vamos analisar seu raciocínio novamente acerca de Romanos 6:14-16

      Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
      Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
      Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
      Romanos 6:14-16

      Obediência para a justiça é pelas obras ou pela fé?

      Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.
      Romanos 11:6

      Não podemos cometer o mesmo erro dos judeus daquele tempo.

      Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
      Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
      Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
      Romanos 9:30-32

      Continuando o texto de Romanos 6, veja bem esse texto que eu vou te mostrar:

      Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é SERVO DO PECADO. João 8:34

      Vamos continuar o texto de Romanos 6:

      Mas graças a Deus que, tendo sido SERVOS DO PECADO, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
      E, LIBERTADOS DO PECADO, FOSTES FEITO SERVOS DA JUSTIÇA.
      Romanos 6:17-18

      Paulo se entregava a Deus como servo para a obediência que é a fé e não as obras da lei.

      Excluir
    9. Paulo disse que no seu interior ele tinha prazer na lei de Deus, mas dentro dele tinha uma lei que o prendia debaixo da lei do pecado, e isso é a carne veja só o texto de Romanos 7:

      Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
      Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
      Romanos 7:22-23

      E o verso que vc citou, ao contrário do que vc pensa, não significa coisa boa, veja:

      Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, MAS COM A CARNE A LEI DO PECADO.
      Romanos 7:25

      É possível servir a dois senhores? Paulo diz que servia com a carne a lei do pecado e isso é péssimo, mas continue lendo ( pois quando escreveu essa carta ela não tinha divisões em capítulos ) que vc verá isso:

      Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, ME LIVROU DA LEI DO PECADO e da morte.
      Romanos 8:2

      O fato de não estamos debaixo da lei, significa que não estamos debaixo das ordenanças da lei, inclusive o decálogo, pois só esta debaixo da lei os que não são guiados pelo Espírito de Deus e sim pela carne.

      E quando Paulo fala que estamos mortos para o pecado no batismo significa o batismo na morte de Cristo e não o batismo de João nas águas, até pq o próprio Paulo disse que o batismo nas águas nem fazia parte da pregação do evangelho.

      Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo.
      1 Coríntios 1:17

      A lei de Deus revela o pecado do homem, mas ela não te possibilita viver de acordo com ela, só o Espírito removendo de vc sua natureza pecaminosa que herdamos de Adão.

      A lei é a nossa condenação, como somos incapazes que viver de acordo com ela por sermos carnais, ela nos revela a necessidade de um salvador, para quem já tem Cristo como salvador, e já se reconhece como pecador a lei não serve mais, a única lei que interessa é a lei escrita no coração pela fé e não a lei escrita em pedra ou no livro.

      Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
      Romanos 7:6

      Segundo Efésios 2:10 somos feitura de Deus, criados em Cristo para andar em boas obras, ou seja, nascemos de novo, fomos gerados de Deus para produzir frutos para Deus e não para viver debaixo das ordenanças da lei escrita na pedra.

      os ouvidores da lei não são justos diante de Deus e sim os que praticam a lei que serão justificados, e quem é que pratica a lei? não são aqueles que tem a lei escrita no coração?

      Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
      Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
      Os quais MOSTRAM A OBRA DA LEI ESCRITA EM SEUS CORAÇÕES, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
      Romanos 2:13-15

      E Paulo diz que os gentios não tem lei, lei escrita como os judeus tinham posse entende? pois Paulo pregou nesse contexto, sem bíblia, sem escritura, apenas pela fé, por isso no concílio de Jerusalém não vemos nenhum mandamento sendo citado, podemos falar sobre isso tbm depois.

      Que o Espírito de Deus seja com seu espírito.

      Excluir
    10. Victor Felipe e Felipe?

      Achei que eram a mesma pessoa hehe...

      Por favor, mantenham um dialogo que glorifique a Deus e edifique os santos.

      Amanhã estarei postando um estudo sobre a Lei e a Graça que nos ajudará a compreender muitas das questões levantadas aqui nesta postagem.

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior
      ===============

      Excluir
    11. Graça e Paz!

      Muito do que o irmão Felipe falou consta no estudo, veja:

      A Lei e a Graça

      Deus abençoe!

      Hélio Jr
      ========

      Excluir
  7. Opa, um texto bem grande, então a réplica talvez vai ficar imensa também. Vamos fazer algumas contestações baseadas no que você escreveu.

    A ideia de obediência de Atos 5:32 ser a obediência para a fé é muito vaga porque devemos ser obedientes a alguém que já tenha preceitos preparados para nós, não a um conceito ou dom dado pela mesma pessoa (no caso, a fé é um dom de Deus, segundo Efésios 2:8). Além disso Paulo sempre pregou a obediência por fé (leia Romanos 16:26 e 1Coríntios 7:19, por exemplo).

    A sua interpretação sobre o cumprimento do preceito de Romanos 8:4 é estranha porque os preceitos da lei já estão estabelecidos e foram preparados para que andássemos nesses preceitos, segundo Efésios 2:10.

    Tenha em mente que na Nova Aliança a lei que seria posta seria "a minha lei" (Hebreus 8:10), isto é, a lei de Deus. Portanto a lei não mudaria, logo quando Paulo menciona "estabelecemos a lei" (Romanos 3:31) não está dando uma nova lei, mas já ratificando a existente. Ele jamais revogaria algo já prescrito por Deus (ler Gálatas 3:15).

    Você disse: "A lei é feita para injustos, para pessoas que não nasceram de novo, pessoas que não são guiadas pelo Espírito de Deus.

    Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
    Gálatas 5:18"

    Se você é guiado pelo espírito com certeza ele já escreveu a lei no seu coração, segundo você mesmo disse usando Ezequiel 36:26,27. E também gostaria de acrescentar a sua ideia acima de 1João 2:3,4: ela mesma vai contra você porque o texto claramente fala que os que guardam os mandamentos é que tem a verdade, isto é, o Espírito. Tenha em mente também que a lei de Deus é perfeita, segundo o Salmo 19:7 e não precisa que ninguém a revogue. Porém alguns preceitos da lei estavam sendo mal interpretados e foram reiterados no Novo Testamento sob uma perspectiva mais correta e espiritual, como no caso do "olho por olho e dente por dente" (Mateus 5:38-42). Mas aí você pergunta: ora, a lei não é perfeita? Então temos que guardar esse preceito (a lei civil) também. Com base em Romanos 13:1-7 devemos ser subordinados às autoridades superiores que estabeleceram uma lei na nossa sociedade. Esse preceito, portanto, é relativo a sociedade.

    É lógico, porém, que alguém só pode fazer alguma coisa se estiver em Cristo (João 15:4,5) a guarda dos mandamentos é uma delas.

    O problema teológico enfrentado aqui é interessante porque em um ponto a palavra diz "quem crê receberá o Espírito" e em outro ponto diz "aquele que tem os mandamentos conhece a Deus e tem o Espírito". Talvez os dois preceitos se auto-completam, isto é, é necessário os dois requisitos para que o Espírito nos guie em toda a verdade (e a lei é a verdade segundo o Salmo 119:142 e a escritura não pode ser anulada, segundo João 10:35), mas isso já é suposição.

    De fato talvez não seja tão suposição assim, porque o Espírito intercede por nós quando oramos (Romanos 8:26,27) e "aquele que desvia os ouvidos de ouvir a lei a sua oração será abominável" (Provérbios 28:9; 1João 3:22), isto é, este tal cidadão o Espírito Santo não intercede por ele porque o rapaz não quer ouvir as instruções de Deus pra vida dele. Logo o tal não tem o Espírito Santo. Mas isto, talvez, também seja suposição.

    ResponderExcluir
  8. Também tem a ideia de que Jesus nos libertou da lei e também a ideia de que, se somos guiados pelo Espírito não estamos sob a lei. Tal ideia está perfeita, só que sob as perspectivas erradas. Primeiro você está tomando por pressuposto que morreu para o pecado. De fato, aquele que morreu para o pecado crucificou a carne e vive para Deus pela fé. Ora, aquele que vive para Deus deve andar de qualquer maneira? De modo nenhum, ele vai ser guiado pelo Espírito Santo para toda a verdade bíblica, afim de que ele siga os preceitos que Deus preparou pra ele. Mas aí você me diz: ora, mas isto não é está sob a lei? E eu te pergunto: então por que Cristo disse que devemos guardar os mandamentos do Pai em João 15:10? Por que João disse em 1João 5:2,3 que devemos fazer isso também? Eles estariam ensinando a ficarmos debaixo da lei? Algo a se refletir.


    Tenha em mente que quando Paulo fala da crucifixão da carne e vida na fé ele não está dizendo para desobedecermos a lei e dizer que "estamos fazendo isso pela fé". Você não crucifica a carne para ter uma vida sem preceitos morais fixos. Quando se diz "já estou crucificado com Cristo" é morrer para a lei (ler Gálatas 2:19,20), morrer para a lei é morrer para o pecado (porque o pecado opera pela lei), e pecado é a transgressão da lei. Logo você é tirado da carne afim de viver segundo os preceitos de Deus pela fé. Por que? Primeiro porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus (Romanos 8:7) e, consequentemente, "os que estão na carne não agradam a Deus" (Romanos 8:8; tenha em mente também o fato de que guardar o sábado agrada a Deus segundo Isaías 56:4). Depois porque aquele que morreu já está justificado do pecado e o pecado (que é a transgressão da lei) não terá mais domínio sobre ele. Aí o preceito espiritual da lei já se cumpre nele, e, obviamente, o preceito que a lei exalta ele cumpre porque já é servo de Deus, não do pecado (Romanos 7:25).

    Há também uma ideia que o irmão confunde bastante no seu texto. Aparentemente o irmão põe a lei como pecado, dizendo que "quem está debaixo da lei está sujeito ao pecado". Primeira coisa: a lei não é pecado (Romanos 7:7) e segunda coisa que a lei não causa morte (Romanos 7:13). Logo, a lei mencionada em Romanos 8:2 é a lei mencionada em Romanos 7:23, não a lei de Deus, que é santa (Romanos 7:12). Quando Paulo diz "não estás sob a lei" é que o pecado que opera pela lei não vai ter mais poder sobre você. Enquanto você viver, pelo menos, mas se for crucificado com Cristo, aí sim, de uma vez morreu para o pecado e aí é servo da justiça (não a justiça que provém da lei, mas a que provém da fé, a obediência por fé para as boas obras, como eu já falei), isto é, um "justo diante de Deus" (Romanos 2:13).
    Analisemos um comentário seu: "Eu não me santifico, pq não existe auto-santificação, é Deus que santifica o homem, é tudo obra e dom de Deus não vem de homens."

    Bom, segundo Paulo em 2Timóteo 2:20,21 a santificação depende do livre arbítrio do indivíduo. Ele tem que dar margem para o Espírito Santo trabalhar. Não é a questão de auto santificação mas sim em querer ser santificado na palavra e deixar que o Espírito Santo faça o trabalho (João 17:17).

    No mais, a questão da "obediência": o que o irmão postou parece não está de acordo com o que eu falei mesmo. A sua interpretação de Romanos 6:16 não me parece condizer com o original. Você é servo daquele a quem você obedece, se obedecer a Cristo será justo diante de Cristo, se obedecer ao pecado dará frutos pra morte e perderá a vida eterna. Tenha em mente que você tem que obedecer algo já estabelecido, não algo relativo a sua própria justiça, porque você, se depender de suas próprias forças nem pode salvar-se nem tampouco ser justo diante de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Eu não creio que Cristo veio dar uma nova lei. Os mandamentos, como eu já disse, são "os mesmos que desde o princípio ouvimos" (2João 6; 1João 2:7). Devemos, portanto, andar nesse amor pois "o cumprimento da lei é o amor" (Romanos 13:9).

    A questão que ainda acho que merece ser levantada é a questão do sábado. Creio que o sábado foi dada a todas as pessoas (Isaías 56:1-8) e devemos guardar porque no mínimo a barreira de inimizade que caiu com Cristo na cruz (Efésios 2:15) entre judeus e "gentios" (nós não somos gentios, diga-se de passagem, nós temos sim um Deus e fazemos parte do Israel espiritual) estaria sendo refeita a partir do momento que estabelecemos um novo mandamento "segundo a tradição de homens desviados da verdade" (Tito 1:14; Marcos 7:8).

    Poderia dar, pra quem quiser, a resposta (convincente) que recebi por parte da Escola Bíblica Adventista acerca de Hebreus 4, que, longe de anular o sábado, faz é estabelecer. Mas isso não é novidade, vindo de um adventista.

    Interessante refletirmos no seguinte: certa vez Paulo rogou aos Coríntios que falassem todos a mesma palavra (1Coríntios 1:10-13). Jesus também orou por nós para que tivéssemos unidade doutrinária e tudo o mais (João 17:20-23). A bíblia nos revela esta palavra a qual nós deveríamos todos falar, veja:

    "Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.
    Isaías 8:20"

    E o testemunho está em 1João 5:11.

    Creio que é isso, o texto ficou ruim, devia ter replicado mais coisa, mas já dá pra tirar umas ideias legais (lembrando que estou escrevendo isso com sono).

    A graça do Senhor Jesus seja com o espírito de vocês.

    Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então de acordo com seu raciocínio, devemos obedecer a Deus através de nossos esforços pois se eu não peco é pq eu obedeço aquilo que está escrito e não pq o Espírito de Deus faz sua obra em mim. Essa sua forma de pensar não consigo assimilar, eu penso que obediência é ouvir a voz de Deus, e quem pode ouvir a voz de Deus sem fé?

      Vc compreendeu muito mal o que eu escrevi, dizendo que eu sou a favor que a lei mudou, e agora existe uma nova lei e outros maus entendidos. Apesar de na profecia da nova aliança dizer que Deus faria uma aliança de forma diferente de como foi no tempo que ele tirou o povo do deserto, mas não creio numa lei diferente daquela, mas sim a forma como ela foi estabelecida uma foi em tábuas de pedra simbolizando a dureza do coração da homem e não só do judeu, ou melhor, hebreu, e na nova aliança Deus escreve suas leis no coração do homem, nas tábuas de carne do coração conforme vemos em 2 Coríntios 3:3.

      O fato de Paulo ter pregado a obediência por fé, endossa tudo o que tenho dito aqui nesse blog. A obediência vem pela fé em Jesus que nos envia seu Espírito para que andemos em Espírito e não segundo a carne como todos os seres humanos são.

      Na nova versão internacional diz:

      Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a OBEDIÊNCIA QUEM VEM PELA FÉ. Romanos 1:5

      É obvio, a obediência vem pela fé, logo ninguém é obediente sem o Espírito, pois nao existe homem algum obediente sem o Espírito de Deus, portanto, recebemos o Espírito pq somos obediente pois temos fé.

      Vc pensar que recebe o Espírito pq guarda os mandamentos fica difícil se sustentar pq ninguém pode guardar os mandamentos se não tiver o Espírito, e Paulo escreve que o Espírito é dado pela pregação da fé e não pelas obras da lei ( Gálatas 3:1-5 ) e isso que foi falado no concílio de Jerusalém que Deus tinha dado o Espírito não só para os judeus, mas tbm para os gentios que não tinham lei.

      E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
      E não fez diferença alguma entre eles e nós, PURIFICANDO O SEUS CORAÇÕES PELA FÉ.
      Atos 15:8-9

      Por isso nenhum mandamento da lei exigido dos gentios, pois Deus santifica todos e envia seu Espírito pela fé.

      A minha interpretação de Romanos 8:4 casa perfeitamente com Efésios 2:10, pois os preceitos da lei se cumprem em nós que estamos em Cristo, pois somos feitos novas criaturas para viver no Espírito e não na carne, ou seja, para gerar frutos para Deus.

      A lei posta na mente do homem na nova aliança é a mesma lei que nunca ninguém conseguiu guardar pois eram pessoas geradas da semente corrupta de Adão, mas agora na nova aliança Deus que faz a obra.

      Excluir
  10. Veja que na nova aliança Deus diz: porei, darei, farei, livrar-vos-ei, sempre Deus fazendo a obra em nós.

    E vc disse bem, que se eu sou guiado pelo Espírito, Deus já escreveu suas leis no meu interior e isso tudo faz parte do novo nascimento. O texto de João diz que se alguém diz eu conheço Jesus, mas não guarda os mandamentos é mentiroso, pois é impossível alguém ser de Cristo e não guardar os mandamentos pois os mandamentos só condenam as obras da carne e quem é de Cristo não está mais na carne, e sim no Espírito, e se está no Espírito nele está a verdade.

    Sim a lei de Deus é perfeita, concordo com isso, mas muitos mandamentos estavam la devido a dureza do coração do homem, e não eram mal interpretados.

    Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
    Deuteronômio 24:1

    Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
    Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
    Mateus 5:31-32

    E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher?
    Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés?
    E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar.
    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;
    Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.
    Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
    E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
    Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
    Marcos 10:2-9

    O fato do cristão ter o Espírito esta intimamente ligado a guarda dos mandamentos, não tem como separar uma coisa da outra.

    Aquele que desvia ouvidos de ouvir a lei, até sua oração é abominável, mas para que ouvir a lei? devemos ouvir a lei para nos reconhecer pecadores e condenáveis diante de Deus pois tudo o que a lei diz é isso.

    Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
    Romanos 3:19

    E não são os que ouvem a lei que são justificados por Deus e sim os que praticam hão de ser justificados lembra?

    Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
    Romanos 2:13

    E só pratica a lei que tem ela escrita no coração como eu já citei anteriormente, e só tem a lei escrita no coração quem tem o Espírito, e quem tem o Espírito nasceu de novo, e quem nasceu de novo guarda os mandamentos.

    ResponderExcluir
  11. Agora falando do seu segundo texto, vc não consegue enxergar Deus como o responsável pela nossa santificação, pois vc diz que quem vive para Deus crucificou a carne, mas pode viver que qualquer maneira? claro que não, os que nasceram de novo são guiados pelo Espírito e não pela carne, portanto, não transgridem a lei, pois só transgride a lei quem vive pela carne.

    Será que Deus depende das escrituras para salvar, purificar, santificar aos que se achegam a Ele? não, não depende. Pois Paulo pregou aos gentios nesse contexto, e pense tbm nos analfabetos, nos ignorantes que não tem como ter entendimento das escrituras será que Deus não concede o novo nascimento para eles? nós não vemos por ai mundo a fora inúmeros testemunhos de transformação de vidas pq Jesus transformou pessoas completamente? será que elas foram transformadas pelo Espírito ou pq ela leu na lei que não pode isso ou aquilo?

    Vc tem que perceber que Paulo fala da lei, ora da lei escrita no coração como Romanos 3:31, ora da lei escrita em pedra e nos livros, e quando ele escreve que não estamos debaixo da lei, se refere a lei escrita na pedra e nos livros pois essas eram ordenanças que foram feitas para pessoas que eram dominadas pelo pecado. Agora vc não sabe quais são os mandamentos que estão escritos na lei que está no seu interior, pode falar que é o decálogo e outros mandamentos do livro da lei tbm, mas vc não tem base bíblica para afirmar isso, portanto, vc não precisa se preocupar em cumprir esse ou aquele mandamento e sim manter sua comunhão com Deus e viver em espírito para que tudo se cumpra em vc naturalmente.

    Nós devemos guardar os mandamentos do PAI eu concordo com isso, veja tbm o episódio do jovem rico:

    E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
    E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
    Mateus 19:16-17

    Vc esta vendo? se queres entrar na vida, GUARDA OS MANDAMENTOS.

    Se alguem perguntar para vc assim: Victor Felipe, o que devo fazer para conseguir a vida eterna, o que vc responde? GUARDA OS MANDAMENTOS?



    já esta muito tarde, amanha eu continuo a escrever.

    Até amanha, fica na paz!

    ResponderExcluir
  12. Vamos lá, creio que agora serei mais breve.

    O irmão usa conceitos abstratos para dizer que na Nova Aliança é Deus quem faz a obra. Eu não discordo porque é Ele mesmo, mas Deus não pode fazer uma obra pra que não andemos segundo a vontade dele. Ele faz a obra pra que andemos na obra que ele já preparou. É nisso que eu acredito.

    Sabe por que? Simples: se a obediência é pela fé sem preceitos fixos eu posso dizer que adoro uma imagem pela fé sem nunca ter lido a bíblia, mas após constatar que isso é pecado, isto é, vindo o preceito de que eu não devo adorar imagens, o Espírito Santo atua em mim e aí sim, eu deixo de adorá-las.

    Pela teoria do irmão o Espírito Santo, que é quem faz a obra toda no Novo Testamento, atua de forma relativa a cada um porque é ele quem distribui os dons como quer (1Coríntios 12:11) mas você deve ter em mente que a forma como ele atua NÃO PODE SER RELATIVA a cada pessoa, porque as normas já foram pré estabelecidas.

    Vamos analisar alguns textos de Paulo e acredito que vai ficar claro o meu raciocínio. Vejamos:

    "Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
    E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
    Romanos 7:15-16"

    Também vamos usar um texto da obra do Espírito Santo:

    "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
    Filipenses 2:13"

    Perceba que nós não somos capazes de, por nós mesmos, executarmos a vontade de Deus, mas quando o Espírito entra em nós aí sim, opera em nós tanto o querer quanto o efetuar afim de consentirmos com a lei, que é boa, não com a carne, porque a inclinação da carne não está sujeita a lei de Deus. Logo o Espírito atua em nós afim de mortificarmos as obras do corpo, veja:

    "Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
    Romanos 8:13"

    O Espírito é o que faz em nós a obra, é claro, mas é ele quem escreve a lei no nosso coração também, não para descumpramos o que Deus quer pra nós, mas sim para que pratiquemos as boas obras que ele já preparou para que andássemos nelas.

    Nada no Novo Testamento é alheio ao Antigo. Tudo que tem naquele tem neste, só que de forma mais espiritual e espontânea. Todos os preceitos são exaltados tanto no Novo quanto no Velho. Devemos seguir o que nos foi ensinado no Novo Testamento sem desprezar o que está escrito no Velho, porque toda a escritura é a revelação da vontade de Deus para o homem.

    Creio que o meu pensamento, assim como o seu, já está claro. Nem sei se terminou em concordância ou discordância, mas sei que foi proveitoso. hehe

    Se tiver email, passa, porque aí sim podemos trocar mensagens de forma mais rápida.

    Abraço e fique na paz.

    ResponderExcluir
  13. Continuando...

    É claro que vc não responderia guarda os mandamentos, vc certamente diria para crer no Senhor Jesus como o verdadeiro filho de Deus que essa pessoa seria salva.

    E será que eu devo crer em Jesus e guardar os mandamentos com meu esforço? será que eu sou co-participante na minha salvação? Não, tanto a salvação, como a santificação vem de Deus, ninguém pode guardar os mandamentos se não for guiado pelo Espírito de Deus. pois todos são carne, todos herdamos de Adão um natureza pecaminosa, TODOS, judeus e gentios, não há diferença!

    Vc que precisa ter em mente que quando Paulo diz da crucificação da carne e vida na fé, ele esta dizendo que unicamente dessa forma vc não estará debaixo da lei, e guardará os mandamentos, não tem como guardar os mandamentos sem o Espírito como tenho dito aqui exaustivamente. E sobre o sábado, vou falar mais detalhadamente depois, mas todos os que nasceram de novo já guardam o sábado, pois o sábado é o descanso de Deus e não o descanso que eu mesmo me dou um dia na semana, depois eu volto a falar sobre esse assunto.

    Mas o texto que vc usou de Isaías 56 diz que Deus se agrada de quem guarda os seus sábados, e eu entendo que esteja falando sobre os sábado semanais, os sábados de festa, o ano sabático e o jubileu, pois tudo isso fazia parte da aliança, mas de qualquer forma eu não ignoro o sábado, como já disse vou falar em detalhes sobre isso mais a frente, pois todos os 10 mandamentos foram feitos para quem vive na carne e o sábado tbm não é diferente, vc verá.

    E de maneira alguma eu considero a lei como pecado, isso foi uma má interpretação do que eu escrevi. É claro que todos os que estão debaixo da lei estão sim sob o domínio do pecado, pois Jesus morreu em nosso favor para isso, para remover nossa natureza pecaminosa que herdamos de Adão, a lei só revela que somos assim, somos pecadores na nossa essência, por isso não é a lei que condena a humanidade, a lei só revela que JÁ ESTAMOS CONDENADOS e necessitamos de um salvador, pq é a nossa natureza caída que herdamos de Adão que nos faz pecar, portanto a condenação de toda a humanidade veio da transgressão de Adão e não da lei de Moisés.


    A punição que é a morte veio pela transgressão da lei de Moisés ou pela transgressão de Adão? Todos em Adão pecaram, todos em Adão morreram, todos em Adão foram condenados pense nisso. Agora analisemos os textos:

    Somos pecadores pq herdamos de Adão uma natureza pecaminosa, e não somos pecadores pq transgredimos a lei de Moisés, e isso é o que vc não consegue perceber. A condenação da humanidade veio sobre a transgressão de Adão e não sobre a transgressão da lei de Moisés.

    E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. ***PORQUE O JUÍZO VEIO DE UMA SÓ OFENSA***, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
    Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
    ***POIS ASSIM COMO POR UMA SÓ OFENSA VEIO O JUÍZO SOBRE TODOS OS HOMENS PARA A CONDENAÇÃO***, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
    Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
    Romanos 5:16-19

    ResponderExcluir
  14. Perceba pelo o que escrevei em caixa alta, que o juízo veio sobre todos os homens para a condenação, ou seja, TODA A HUMANIDADE já está condenada, e não será condenada. Para não ser condenado só nascendo de novo pois Jesus disse que quem não nascer de novo não verá o reino de Deus e lembrando aqui que Jesus disse isso para um mestre da lei.

    De maneira nenhuma ***a não existência da lei de Moisés*** anula a existência do pecado, mais uma vez a prova de que os adventistas acreditam que o pecado procede da transgressão da lei dada a Moisés e não da transgressão de Adão, e ainda afirma que só os que transgridem essa lei é que recebem a condenação. Isso é doutrina de homens! a doutrina da verdade do evangelho diz que todos JÁ ESTÃO CONDENADOS em Adão e só se livram da condenação em CRISTO.

    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê JÁ ESTÁ CONDENADO, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:18

    Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12

    E vc percebe que sempre que vc fala sobre lei vc fala sobre pecado, pq tudo o que a lei fala é sobre o pecado e tbm a força do pecado é a lei., mas se nós estamos mortos para o pecado estamos mortos para a lei tbm.

    Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
    1 Coríntios 15:56

    A lei não é morte, mas o atestado de morte que veio sobre a humanidade após a transgressão de Adão. A lei é para gerar arrependimento e conhecimento da sua natureza caída e tbm da necessidade da misericórdia de Deus. A lei não pode santificar o homem, nem o homem pode santificar a si mesmo.

    Uma coisa eu concordei com vc, que o homem deve dar brecha para que Deus o transforme, só é justificado aquele se reconhece como pecador, aquele que tem o coração quebrantado, mas aqueles que dizem que guardam os mandamentos de Deus, que são a única denominação verdadeira que estão em total acordo com os mandamentos jamais serão justificados. veja a parabola do fariseu e o publicano em Lucas 18:9-14 onde o fariseu deu testemunho de si mesmo dizendo que guardava os mandamentos e o publicano quebrantou seu coração dizendo que era pecador, e Jesus disse que o publicano que foi justificado.

    Não podemos dar testemunho de si mesmo, pois se eu guardo os mandamentos é unicamente porque o Espírito habita em mim.

    Porque eu sei que em mim, isto é, NA MINHA CARNE, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
    Romanos 7:18

    Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. João 7:18

    Enquanto tem gente que diz que guarda os mandamentos de Deus o salmista quebranta o coração e diz:

    Quem dera que os MEUS CAMINHOS fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
    Salmos 119:5

    Preste atenção no que disse: ''meus caminhos'' pq vai ser importante para te explicar depois sobre o sábado.

    ResponderExcluir
  15. E não entendi o que vc quis dizer sobre Romanos 6:16, vc é servo daquele a quem obedece, se vc obedece ( crê ) a(em) Cristo vc será justo diante de Cristo, e como se pode ser justo diante de Cristo senão pela fé? de que forma vive o justo? pela fé ou pelas obras? agora se vc não crer em Cristo vc naturalmente vai ser filho do diabo gerado da semente corrupta de Adão e não filho de Deus, pois só é filho de Deus os que tem fé em Jesus e recebe seu Espírito

    Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
    Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a SUA SEMENTE permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
    1 João 3:8-9

    Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
    1 Pedro 1:23

    Eu jamais confio na minha justiça, eu sem o Espírito sou um total transgressor da lei, e careço da glória de Deus, sem Jesus nada posso fazer.

    vou ter que sair, depois termino de escrever a última parte.

    ResponderExcluir
  16. Irmão, quero só saber uma coisa de você: você é liberto do pecado em Cristo para transgredir a lei de Deus? Por exemplo: até saber que o dia de descanso é o sábado eu vivia no domingo, mas revivendo o sábado reviveu o preceito pela lei que eu estava desobedecendo a Deus no domingo. Logo o problema tratado aqui não é o sábado, mas o achar que o domingo é santo...

    O Espírito Santo é outorgado aqueles que creem em Jesus, depois que eles creem o Espírito Santo os guia em toda a verdade (João 16:13) e eles praticam a vontade de Deus pra vida deles, o qual Deus antes já preparou. Isto está interligado totalmente com os textos que mostramos e creio que até você concorda com isso.

    Quanto ao cerimonialismo judaico em Isaías 56. Paulo ensinava os gentios a "não guardar a lei de Moisés" (Atos 21:21) e o cerimonialismo eram "sombras das coisas que haviam de vir" (Colossenses 2:16,17) logo não precisamos mais fazermos estas coisas que se cumpriram com o sacrifício de Cristo na cruz mesmo. O sábado não é um preceito cerimonial pois foi dado no Éden e o próprio Paulo evangelizava no dia "segundo o seu costume" (Atos 17:2). Jamais ele seria contra a guarda do mandamento após essas constatações... De fato dizer que Deus deu uma lei que tem 9 preceitos morais e um não é meio que ridículo.

    Alguém aqui tá cumprindo 2Pedro 3:15,16. Tomara que não seja eu.

    Quanto a interpretação de Hebreus 4: posso te passar um email que o explique dignamente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Irmão, tenha em mente uma coisa: digamos que você seja evangelizado por um católico, que te ensinou a adorar imagens segundo a fé dele ou qualquer confissão religiosa que talvez seja discordante da sua. A partir do momento que você ler a bíblia e ver que essas coisas são contra a vontade de Deus você passa a não praticá-las mais. Por que? Pelos próprios esforços? Não! Porque o Espírito Santo operou eficazmente em ti para andar em conformidade com a palavra de Deus. Isso não é justificação pelas obras mas sim oferecer-se a Deus para que ele possa atuar na sua vida e mostrar toda a Sua vontade na Sua Palavra.

    Outra vez no mesmo exemplo: a pessoa simples, que não sabe ler, pode o Espírito Santo atuar nela afim de que ela não se torne uma idólatra? Claro que sim. Mas isso não ocorre da noite pro dia, ela precisa primeiro ouvir, por isso que "a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus" (Romanos 10:17).

    Se ela não ouvir o preceito ela nunca vai saber se é verdade ou não, como diz Paulo:

    "E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
    E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
    Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou
    Romanos 7:9-11"

    Então temos que levar essa mensagem também das verdades bíblicas cristalinas; as quais aos adventistas foram ordenados anunciar (Apocalipse 14:6,7; comparar com Êxodo 20:11).

    Isso é justiça da lei? Creio que não, mas digo que aquele que não nascer de novo pelo Espírito afim de viver os preceitos que Deus estabeleceu, este está sujeito a julgamento. Não aquele, que, na sua sinceridade (em Espírito, guiado pelo Espírito) pela fé guarda os preceitos de Deus:


    "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
    Tiago 4:17"

    Lembre-se: você nada faz de si mesmo. É o Espírito Santo que faz a obra, não só do crer, mas também do efetuar. E se você não tem o Espirito Santo ainda não viu as maravilhas da lei de Deus.

    "Abre tu [o Espírito Santo] os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.

    Salmos 119:18-19"

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Vc ja escreveu mais alguns textos, mas vou continuar primeiro a responder o que estava respondendo antes para depois comentar sobre o que vc escreveu no dia de hoje.

    Vc disse que não crê que Cristo veio dar uma nova lei, e eu compartilho com vc essa crença e vc disse que o cumprimento da lei é o amor, e Deus é amor, portanto, aquele que tem o Espírito de Deus, tem o Espírito do amor e cumpre a lei do amor não por si só, mas pq tem o Espírito.

    Quem ama é nascido de Deus, quem não ama não é nascido de Deus. O amor é de Deus e não pertence a mim, até pq em mim, isto é, na minha carne não habita bem algum.

    Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
    Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
    1 João 4:7-8

    Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
    Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
    E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
    Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
    E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
    1 João 4:12-16

    Agora sobre a questão do sábado. O que vc já deve ter percebido é que todos os 10 mandamentos foram feitos para pessoas que vivem na carne, o sábado tbm não é diferente. Vou começar do começo:

    E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
    E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
    Gênesis 2:2-3

    Deus descansou no sétimo dia da suas obras, mas Deus não se cansa, então o descanso aqui significa outra coisa. Deus é Espírito, então o seu descanso é em Espírito e não na carne.

    Deus fez o homem no sexto dia e o colocou no seu descanso no sétimo dia, então o que representa o descanso do sétimo dia?

    Representa a comunhão plena com Deus que Adão e Eva desfrutavam no Éden, de maneira alguma o sábado foi dado como mandamento para Adão e Eva no Éden pois eles já estavam em total comunhão com Deus, e esse mandamento seria totalmente desnecessário.

    Após a transgressão de Adão, a humanidade perdeu essa plena comunhão com Deus e ficou destituído da glória de Deus, ficou separado de Deus, morto para Deus e vivo para o pecado.

    O sábado como mandamento foi dado para o povo após sua saída do Egito, era um mandamento para que o homem tivesse comunhão com Deus, pois se Deus não da esse mandamento o homem não teria nenhum dia de comunhão com Deus, pois o homem é carnal, e o homem carnal quer viver sua vida seguindo seus próprios CAMINHOS, fazer suas próprias vontades, e seguir seus próprios pensamentos lembra de Isaías 58? vou falar sobre isso mais a frente.

    Mas esse mandamento do sábado era apenas uma sombra das coisas futuras, pois a comunhão plena com Deus como era no Éden foi restabelecida em Jesus, pois agora todos podem se achegar a Deus pela fé e entrar na presença de Deus graças ao sacrifício de Cristo, e naquele tempo quando foi dada a lei, não era assim.

    É fundamental que sua mente esteja exercitada no tabernáculo do testemunho e no tabernáculo de Davi, eu vou te apresentar isso mais adiante e vc entenderá muita coisa que não te ensinam na iasd.

    Veja comigo:

    As duas tábuas da lei tbm se chamavam de tábuas do testemunho
    A arca tbm era chamada de arca do testemunho
    O véu da separação tbm se chamava de véu do testemunho
    E tudo isso ficava dentro do tabernáculo do testemunho

    Tabernáculo do testemunho = Templo.

    O que todas essas coisas testemunhavam?

    ResponderExcluir
  19. Vc sabia que Deus nunca quis que se fizesse um templo para sua morada?
    Vc sabia que Deus não queria nem se agradava de sacrifícios pelos pecados?
    Vc sabia que Deus não queria que existisse o sacerdócio Levítico?
    Que Deus não queria que existisse o véu da separação?
    Tbm não queria que a lei fosse parar em tábuas de pedra? ( isso acho q vc já sabe )

    O que será que significa Atos 15:16 que foi profetizado por Amós 9:11?
    Será que Jesus profetizou a destruição do templo a toa? ( Mateus 24:1-2 )

    Depois vou te apresentar tudo isso, mas voltando para o sábado, vamos para Isaías 58:

    Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo OS TEUS CAMINHOS, nem pretendendo fazer a TUA PRÓPRIA VONTADE, nem falares as tuas PRÓPRIAS PALAVRAS,
    Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.
    Isaías 58:13-14

    Pense comigo, o que é a nossa própria vontade? o que são nossos próprios caminhos? e o que são nossas próprias palavras?

    Nossa vontade, nossos caminhos, e nossas palavras são rebeldes contra Deus, nossa vontade é viver segundo a carne, nossos caminhos nos leva a morte, e nossas palavras nos condenam.

    obs: Em algumas versões de Isaías 58 diz em vez de falar as suas próprias palavras, diz falar palavras vãs.

    acompanhe os textos:

    Entre os quais todos nós também ANTES ANDÁVAMOS nos desejos da nossa carne, fazendo a VONTADE da carne e dos PENSAMENTOS; e éramos POR NATUREZA FILHOS DA IRA, como os outros também.
    Efésios 2:3


    A nossa vontade, e nossos pensamentos levam a viver segundo a carne, ou seja, viver em inimizade com Deus.

    Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
    Mateus 12:34

    Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
    Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
    Mateus 12:36-38

    Nossas palavras nos condenam.

    Pense comigo novamente, será que Deus quer que somente um dia na semana, ou seja, no sábado nós não falemos nossas palavras, seguimos nossos caminhos e nem façamos nossas vontades? Obviamente que não! Deus quer que todos os dias façamos a vontade de Deus, falemos as palavras de Deus, e seguimos o caminho de Deus!! E como isso? só através do Espírito Santo, o sábado no antigo testamento era sombra desse descanso que podemos desfrutar na nova aliança graças ao sacrifício de Jesus que nos enviou o Espírito Santo. Amém.

    Não adianta, não vai ser eu mesmo que vou me colocar nos caminhos de Deus, e nas vontades de Deus, pois a santificação não vem de nós, É OBRA DA DEUS!

    Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
    Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
    Isaías 55:8-9

    Quem dera que os MEUS CAMINHOS fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
    Salmos 119:5

    Jesus disse:

    Disse-lhe Jesus: EU SOU O CAMINHO, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    João 14:6

    Jesus tbm disse:

    Entrai pela PORTA estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o CAMINHO que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
    E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
    Mateus 7:13-14

    Todos os que vivem segundo a carne, entram no caminho largo. E os que vivem pela fé em Jesus entram pela PORTA estreita, pois Jesus é a porta.

    Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
    Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
    EU SOU A PORTA; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
    João 10:7-9

    ResponderExcluir
  20. Não importa se trabalha ou não trabalha no sábado hoje em dia, pois o princípio do mandamento não era que o homem não trabalhesse um dia na semana, não era esse o foco principal do mandamento, e sim que tivesse um descanso espiritual, ou seja, que tivesse um dia de comunhão com Deus, mas isso era naquele tempo em que o homem não tinha a comunhão plena que temos hoje na nova aliança, naquele tempo que ninguém tinha recebido a Espírito Santo, e que consequentemente ninguém tinha recebido promessa da vida eterna, essa lei dos 10 mandamentos foi feita para pessoas que viviam segundo a carne, só o fato de Deus dar esse mandamento do sábado para aquelas pessoas já testemunhava que o homem estava sem comunhão com Deus.

    E o sábado é um estatuto perpétuo que se cumpriu perpetuamente em Cristo, da mesma forma que os sacrifícios é um estatuto perpétuo que se cumpriu perpetuamente em Cristo também.

    A presença de Deus sempre foi e sempre será o nosso descanso.

    Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Êxodo 33:14

    E por isso em Hebreus 4 diz que nós os que temo crido estamos no descanso do sétimo dia, pois aquele que entrou nesse descanso, ele mesmo descansou de suas obras como Deus das suas.

    Vc faz bem de pensar que Hebreus 4 diz respeito a esse descanso pela fé, pois pensar diferente disso é querer tapar o sol com a peneira. Até pq a carta foi direcionada aos hebreus, e não faria sentido algum mandar uma carta aos hebreus para dizer a eles que deveriam guardar o sábado com a carne e não em Espírito.

    E isso não é abolir o sábado e sim estabelecer, ou confirmar. Mas o seu cumprimento é em Espírito e não na carne, não é só o sábado que é um mandamento cumprido espiritualmente mas tbm toda a lei!!

    A lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.
    Isaías 8:20

    A lei e os profetas, se o que te ensinam não estiver de acordo com eles é porque não há luz nesse ensinamento.

    Nesse contexto era sobre os espírito adivinhadores, e Deus disse que se esses espíritos não falarem segundo a lei e os profetas é pq não há luz neles.

    O testemunho aqui é o Espírito Santo, O Espírito Santo falou através dos profetas, hoje em dia na nova aliança, ao contrário daquele tempo, o Espírito ( testemunho ) habita no corpo de todos os que confessam o nome de Jesus.


    O testemunho é o Espírito Santo e não ellen white.

    Hoje meu dia está muito corrido, vou ter que sair novamente depois continuo a comentar sobre o que vc escreveu hoje, se puder esperar eu responder te agradeço. Fica na paz!

    ResponderExcluir
  21. Vou deixar um breve comentário, aliás, duas perguntas, ei-las:

    Se o sábado foi "mudado" em Hebreus 4 para "Hoje" como é a interpretação (sincera) dos irmãos então quer dizer que temos que trabalhar todos os dias? Ou ainda devemos ter um dia de descanso físico e espiritual na semana?

    Se a resposta é sim, esse dia não deveria ser o sábado já estabelecido no Éden? Se a resposta for não, pois "já temos um dia, que é o domingo" aí não deveríamos voltar novamente a bíblia e estabelecer o dia de descanso pre estabelecido por Deus? Ou vai dizer que quem guarda o sábado está na carne, porque "está debaixo da lei"? Ora, quem guarda o domingo (ou descansa no domingo, mesmo o santificando ou não) não está, também, seguindo um preceito estabelecido na lei? Esse sim está na carne, porque não anda segundo a lei espiritual pre estabelecida por Deus e "se opõe a sã doutrina" (1Timóteo 1:10)...

    Ainda há outra pergunta: a citação de Hebreus 4 é do Salmo 95:7-11. Ora, o Salmo foi escrito ainda quando os hebreus estavam sob a Antiga Aliança. Por que os hebreus não começaram a guardar o "Hoje" naquele contexto, e continuaram a guardar o sábado? Se era pra guardar o "Hoje" depois de escrito o Salmo 95, por que então os irmãos hebreus não guardaram naquele contexto? E se era pra guardar o "Hoje", por que Deus nunca ordenou isso no Velho Testamento?

    Aguardo resposta, mas pode continuar seu raciocínio nos pontos que prometeu responder.

    Mais tarde eu vou upar em algum lugar (aceito sugestões de sites de hospedagem de arquivos) e enviar a resposta que recebi da Escola Bíblica Adventista a respeito do sábado; a não ser que se passe logo o email pra eu enviar o arquivo.

    O Espírito de Deus seja com todos.

    Amém.

    ResponderExcluir
  22. "Não importa se trabalha ou não trabalha no sábado hoje em dia, pois o princípio do mandamento não era que o homem não trabalhesse um dia na semana, não era esse o foco principal do mandamento."

    Creio que você está errado nesse ponto, irmão, veja o que diz alguns textos:

    "Seis dias farás os teus trabalhos mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro.
    Êxodo 23:12"

    "Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
    Deuteronômio 5:14"

    O objetivo do dia era o descanso tanto espiritual quanto o físico. Deus tinha em mente ambos os propósitos.

    Analise os textos com cuidado.

    O Espírito de Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  23. Continuando...

    Se sua obediência é baseada em preceitos fixos, isso não é fé e por isso que Paulo disse que a lei não é da fé.

    Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
    Gálatas 3:12

    em outra versão:

    A lei não é baseada na fé; pelo contrário, "quem praticar estas coisas, por elas viverá".
    Gálatas 3:12

    Da maneira como vc fala, parece que Deus depende das escrituras para santificar o homem, mas isso não é verdade. Veja o caso de Abraão, no tempo dele não existia bíblia nem escritura nenhuma, e naquele tempo o povo ao seu redor era totalmente idólatra, mesmo assim Abraão percebeu que tudo aquilo era falso, pois como um objeto ( criatura ) pode ser maior que aquele que o criou? Abraão percebeu que isso era um falso deus criado pelo homem, e saiu em busca de Deus.

    Hoje em dia temos as escrituras sagradas para instruir em justiça, mas Deus certamente não depende dela para santificar os que se achegam a ele.

    E o restante desse texto que vc escreveu só concorda com tudo o que eu tenho dito aqui.

    principalmente isso:

    Nada no Novo Testamento é alheio ao Antigo. Tudo que tem naquele tem neste, só que de forma MAIS ESPIRITUAL e espontânea.

    As coisas que no antigo testamento eram físicas, no novo é espiritual, é exatamente isso que eu tenho falado aqui, inclusive do sábado. Vc quer pregar um descanso físico e eu estou falando de um descanso no espírito, até pq Deus é Espírito, portanto seu descanso é em Espírito.

    Agora o sobre o outro texto, respondendo sua pergunta que eu sou libertado do pecado para transgredir a lei de Deus, eu respondo de maneira nenhuma!!

    Pois se eu transgrido a lei de Deus, eu, na verdade; não estou libertado do pecado e consequentemente não estou debaixo da graça e sim debaixo da lei, não estou morto para a lei e sim vivo para a lei. Mas se vc fala que eu não guardo o sábado, significa que depende de mim estar ou não estar libertado do pecado, pois se eu guardo o sábado eu estou libertado do pecado, mas se eu não guardo o sábado eu não estou libertado do pecado, e isso é um grande erro.

    Erro pq a guarda do sábado vem de Deus, pois o descanso é de Deus, que todos entram pela fé em Jesus, pois Jesus é o Senhor do sábado, por isso que eu guardo sim o sábado PELO ESPÍRITO e não pela carne. Deus não esta preso na relação espaço/tempo. Dizer que o descanso DE DEUS é sábado ou domingo é limitar Deus ao tempo e espaço.

    Qual é o nosso descanso? Sábado x Domingo x Cristo?

    Certamente é Cristo. Dizer que é o domingo é tolice pois estaria me colocando debaixo da lei como se a comunhão plena com Deus não tivesse sido restabelecida em Cristo, pq como eu já disse o mandamento do sábado era para isso, ter um dia de comunhão com Deus, e mesmo assim vemos nas escrituras o povo profanando o sábado e pq isso? pq o povo era carnal e não espiritual.

    O povo queria viver segundo suas próprias vontades, segundo seus próprios caminhos e falando suas próprias palavras que é o desejo de nossa carne!!! nossa natureza é rebelde contra Deus entenda isso! se existisse uma lei que pudesse remover essa nossa natureza, certamente a justiça teria vindo pela lei. O sábado na antiga aliança era sombra das coisas futuras.

    ResponderExcluir
  24. Vou te dar o exemplo da festa dos pães ázimos que se aplica tbm ao sábado semanal.

    7 dias , e comer pão sem levedura por 7 dias , e depois esperar até o próximo ano para tornar a fazer a mesma coisa , isso tem valor contra o pecado ?

    Isso é sombra ou realidade? Agora, eu tirar o pecado da minha casa não por 7 dias , mas por plenitude , e andar nos azimos da verdade , isso tem valor contra o pecado , isso é a reallidade ensinada pela sombra!
    Isso é estatuto perpétuo !

    As festas são santas por que , elas não somente dão testemunho de que o o pecado está tendo dominio sobre o povo , mas também elas dão testemunho do que Jesus faria pelo povo que era transgressor da lei , a qual estava escrita não nas tabuas do coração , mas nas tabuas de pedras , chamadas de tabuas do testemunho.

    O próprio tabernáculo do testemunho está testemunhando atraves das prórpias festas e através dos sacrifícios pelos pecados que , o povo está debaixo do pecado , e que o pecado está tendo domínio sobre todo o povo.
    Ninguém poderia dizer que cumpre a lei por estar celebrando as festas , pois nelas , tem sacrifícios pelos pecados.

    Da mesma forma, ninguém pode dizer, por exemplo, que cumpre a lei pq não é idólatra já que não adora imagens, nem dizer que não é homicida pois nunca matou alguém, nem dizer que é adultero ou ladrão pois não traiu nem roubou alguém, pois se o homem deixasse de praticar essas coisas por causa da lei, a justiça com certeza teria vindo pela lei, mas o homem é homicida, adultero, ladrão, desobediente aos pais, invejoso, mentiroso e etc... na alma, sua essência é má desde a meninice ( Gênesis 8:21 ) e não vai ser pela lei que o pecado não terá mais domínio sobre ele e sim o Espírito de Deus que mortifica a carne.

    veja esse texto:

    Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.
    João 8:44

    Se eu disser que o homem é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade, e quando profere mentira fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e filho do pai da mentira, vc acha isso absurdo? por acaso o homem não é semelhante ao diabo? veja o contexto dessa passagem de João 8 que Jesus esta falando com judeus que guardavam a lei inclusive o sábado. A lei não tem valor contra o pecado que está entranhado em nós, pois somos filhos do diabo e JÁ ESTAMOS CONDENADOS em Adão.

    Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
    1 João 3:8

    Vou te explicar aquilo que escrevi em parte, pq vou entrar mais detalhadamente no estudo dos tabernáculos mais adiante.


    ResponderExcluir
  25. As duas tábuas da lei tbm se chamavam de tábuas do testemunho
    A arca tbm era chamada de arca do testemunho
    O véu da separação tbm se chamava de véu do testemunho
    E tudo isso ficava dentro do tabernáculo do testemunho

    Tabernáculo do testemunho = Templo.

    O que todas essas coisas testemunhavam?

    Tudo isso testemunhava o pecado do homem!!!

    pois as tábuas continham nossa realidade que era rebelde contra Deus e destituída da sua presença e da sua glória pela transgressão de Adão...

    . Sobre a arca que se realizavam os sacrifícios de animais que testemunhava que nossa natureza pecaminosa ainda permanecia em nós, pois senão os sacrifícios não precisavam mais ser oferecidos

    . o véu do testemunho mostrava nossa triste realidade: Destituídos da glória de Deus, separados de Deus e sem comunhão plena com o criador

    . e isso tudo estava dentro do tabernáculo do testemunho que testemunhava todas essas coisas.

    É claro que as coisas do tabernáculo tbm apontavam para Cristo não se pode ignorar.

    E é importante ressaltar que os sacrifícios pelos pecados, é claro, testemunhava Cristo que seria o cordeiro de Deus que morreria pelos nossos pecados, isso todo mundo sabe, todo mundo fala, e é isso que os adventistas ensinam.

    Mas o que ninguém fala que os sacrifícios pelo pecados tbm testemunhavam que o pecado ainda tinha domínio sobre os homens, que o homem ainda permanecia com uma natureza pecaminosa, pois se removesse, os sacrifícios deixariam de ser oferecidos.

    Os sacrifícios “traziam a memória”, ou seja, faziam que as pessoas se lembrassem, de que todos os homens permaneciam debaixo do pecado, como escravos do pecado. Os sacrifícios pelos pecados testemunhavam que o homem ainda permanecia com a natureza pecaminosa herdada de Adão.

    e é isso que Hebreus 10:

    Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado.
    Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados,
    porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados.
    Hebreus 10:2-4

    Entende? seria possível o sangue de animais remover nossa natureza pecaminosa herdada de Adão? claro que não, se tivesse removido nunca mais se ofereceriam os sacrifícios.

    Por isso que a divisão da lei em lei moral x lei cerimonial é uma tremenda heresia pois se vc fala para mim que eu tenho que guardar os 10 mandamentos significa que o pecado ainda tem domínio sobre mim, e se o pecado ainda tem domínio sobre mim, eu não estou debaixo da graça e sim debaixo da lei, e se eu estou debaixo da lei é necessário que se faça um sacrifício pelo meu pecado, e se tudo isso é necessário significa que o sacrifício de Cristo não foi perfeito e não santificou os que crêem no seu sacrifício é tudo ligado, uma coisa na outra, não tem como dividir!!

    Antes de continuar com Hebreus 10 , veja esse texto de gálatas 4

    Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
    Gálatas 4:21

    Paulo está dizendo que tem pessoas que queriam estar “debaixo das ordenanças da lei” como se não tivesse nascido de novo. E Paulo pergunta: ''...não ouvis vós a lei?'' De que lei Paulo esta falando? A única lei que existe, que corresponde aos livros de Gênesis, Exodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Veja a continuação do texto:

    Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.” Gálatas 4:21-22

    Paulo pergunta se eles não ouviram na lei, que está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre, ou seja; na lei está escrito sobre Abraão? Qual parte da lei fala de Abraão? Não é no livro de Gênesis?

    ResponderExcluir
  26. Voltando para Hebreus 10, na continuação de onde parei começa a falar aquilo que vou explicar no texto dos tabernáculo do testemunho e o tabernáculo de Davi, isso é só um trecho que fala sobre o que eu te falei, mas tem vários outros trechos na bíblia que falam isso:

    Por isso, entrando no mundo, diz: SACRIFÍCIO E OFERTA NÃO QUISESTE, Mas corpo me preparaste;
    HOLOCAUSTOS E OBLAÇÕES PELO PECADO NÃO TE AGRADARAM.
    Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
    Como acima diz: SACRIFÍCIOS E OFERTA, E HOLOCAUSTOS E OBLAÇÕES PELO PECADO NÃO QUISESTE NEM TE AGRADARAM (os quais se oferecem segundo a lei).
    Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
    Hebreus 10:5-9

    Depois eu falo mais detalhadamente sobre isso, pq isso é outro assunto.

    Continuando:

    Na qual vontade temos sido SANTIFICADOS pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.
    E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;
    Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,
    Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
    Porque com uma só oblação ( OFERTA ) APERFEIÇOOU PARA SEMPRE os que são santificados.
    Hebreus 10:10-14

    E não só quanto aos cerimonialismos, quanto aos outros mandamentos da lei Paulo tbm dizia que não era mais necessário se preocupar como vemos no concílio pois Deus purificou os corações pela fé.

    Tudo se cumpriu com o sacrifício de Cristo, não só aquilo que vc não quer guardar por achar que não é mais necessário. E colossenses 2:16 fala claramente que o sábado era sombra das coisas futuras. infelizmente muitos distorcem os textos de Paulo para dar sentido a sua crença.

    Sobre o sábado no Éden, eu ja expliquei anteriormente que não foi dado como mandamento para Adão e Eva não preciso falar de novo. Paulo pregava nas sinagogas aos sábados, pois era o dia que os judeus iam para estudar a torah. E se vc usa esse texto de atos para dizer que Paulo guardava o sábado, deve assumir que Paulo tbm guardava as festas ( Atos 20:6, Atos 20:16, 1 Coríntios 5:8 ).

    Antes do Sinai:

    E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Êxodo 5:1

    E a circuncisão? foi ordenada tbm antes da lei se dada a Moisés no Sinai, e representava o pacto de Deus com Abraão e era o sinal que indicava que a pessoa seria participante das promessas de Deus, mas se vc fosse Paulo como vc provaria pelo Antigo Testamento que a circuncisão não era mais necessária? esta escrito na bíblia isso. Paulo fez isso.'

    Na minha opinião distorcer as escrituras é dizer que existe lei moral e lei cerimonial de forma separadas, e que devemos guardar uma e não a outra. Isso não faz o menor sentido.

    Depois eu continuo a responder os outros textos, vou almoçar agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Felipe, Paz!

      Estou gostando muito de ver seu correto entendimento acerca da Lei contrastando a nossa Nova Natureza em Cristo Jesus, parabéns!

      Gostaria de entrar em contato com o irmão, meu Email:

      helio.juniorjp@gmail.com

      Deus lhe abençoe, a você e ao irmão Victor Felipe!

      Graça e Paz!

      Hélio S. Júnior
      ===============

      Excluir
    2. Hélio, a Deus toda honra e toda glória!

      meu email: felipegarcia84@hotmail.com

      Excluir
  27. Por isso Victor que Jesus não profetizou a destruição do tabernáculo do testemunho ( templo ) sem motivo, e por isso que o véu do testemunho foi rasgado de alto a baixo, e agora podemos entrar na presença de Deus que nos faz descansar.

    Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado.
    Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus,
    Hebreus 10:18-19

    Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Êxodo 33:14

    A destruição do templo tem total relação com o apocalipse, mas isso tbm é outro assunto.

    Vc depois criou uma situação em que se eu fosse evangelizado por católicos onde estes me ensinassem a adorar imagens.

    Em primeiro lugar o evangelho não é adorar imagens, os católicos tem esse erro, mas não creio que o evangelho que eles pregam destoa do que nós pregamos que é a salvação em Cristo pela graça, esse é o evangelho que significa boas novas.

    Se alguém ensinar isso como parte do evangelho, assim como se alguém ensinar que o sábado é o selo de Deus e o domingo o selo da besta eu considero anátema ( maldito ) seguindo as instruções de Paulo.

    Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
    Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
    Gálatas 1:8-9

    Nunca vi os apóstolos, nem Jesus dizendo que o sábado é o selo de Deus e o domingo o selo da besta, nem nunca vi tbm nada dizendo que o evangelho seria adorar imagens, por isso que eu considero os que ensinarem isso anátema.

    Dai vc disse que a partir do momento que eu ler na bíblia que essas coisas são contra a palavra de Deus eu paro de pratica-las...

    mas em primeiro lugar, temos que saber que o contexto de vida de Paulo quando pregou aos gentios era um em que não tinha bíblia, nem escritura em posse dos gentios, ninguém tinha bíblia em casa.

    E em segundo lugar não é o fato de eu deixar de adorar imagens que eu deixarei de ser idólatra pois isso é uma obra da carne conforme gálatas 5:19-21, e é natural de toda humanidade, ou seja, é aquilo que já falei, todos são idólatras, homicidas, mentirosos, adúlteros, ladrões, devassos e etc...

    Ninguém deixa de ter essa natureza pecaminosa por causa da lei, se a lei tivesse poder para dar vida ao homem, ou remover nossa natureza pecaminosa herdada de Adão a justiça teria sido pela lei. E se vc deixasse de ser idólatra por causa da lei seria sim justificação pela lei.

    O Espírito Santo tem feito maravilhas! pessoas que eram drogadas abandonam o vício, pessoas que batiam nas suas mulheres se tornam bons maridos, mulheres que se prostituíam ou faziam filmes pornô agora vivem uma vida de santidade em Cristo e vc vai dizer o que? que elas na verdade não nasceram de novo pq não guardam o sábado? claro que não, essas pessoas nasceram sim de novo e o pecado já não tem mais domínio sobre elas, não existe a única denominação verdadeira, isso é uma mentira que pregaram para vc na iasd, será que quem entra na iasd tem o novo nascimento e os que não entram não tem? se quem guarda o domingo tem o selo da besta aonde esta a salvação pela fé que vcs tanto acreditam?

    ResponderExcluir
  28. Pq será que a importância que vcs dão ao sábado, não é a importância que vemos nas epístolas e nos evangelhos? pq o mandamento do sábado era sombra das coisas futuras, o sábado em si não tem valor contra o pecado, mas a realidade que é Cristo que nos liberta do pecado, que nos faz andar nos caminhos do Senhor, que nos faz falar como agrada ao Senhor, que nos faz fazer as vontades do Senhor é a realidade ensinada pela sombra ( Isaías 58:13 ) da mesma forma como eu te falei da festa dos pães ázimos.

    Paulo diz em Romanos 7 que nalgum tempo vivia sem lei, mas Paulo nunca viveu sem lei, pois é só vc ler currículo dele em Filipenses 3:5-7.

    E só na cabeça dos adventistas que acham que foram escolhidos para pregar essas mensagens, para não dizer heresias ( que são muitas ) para o mundo.

    Não vejo nenhuma relação entre Apocalipse 14 e Êxodo 20, até pq Deus é sempre lembrado pelas suas obras e não pelo seu descanso.

    Aqueles que acham que o dia de adoração é o sábado, não sabem nada sobre o tabernáculo de Davi que tipifica a Igreja ao contrário do tabernáculo do testemunho, até pq a iasd não tem interesse em ensinar sobre o tabernáculo de Davi.

    quem nasce pelo Espírito já guarda os mandamentos naturalmente pq não é mais carne. entenda isso.

    Faltam mais 2 textos para terminar de responder.

    Depois continuo...

    ResponderExcluir
  29. Irmão não é a questão do sábado ser selo de Deus ou selo de besta o domingo, mas o fato do desprezo pelo mandamento.

    A ideia que eu falei usando Romanos 7:9-11 pra guardar o sábado é a mesma do exemplo do católico que adora imagens mas depois vindo o conhecimento da palavra ele deixa a prática.

    O problema levantado por mim na verdade é quanto a santidade do domingo, nem bem quanto ao sábado. Você acha mesmo que Deus vai deixar impune aos homens o desprezo pelo mandamento eterno dele (Salmo 119:152)?

    Eu creio que não. Aí você me diz: o descanso sabático agora é Jesus. Tudo bem, até eu mesmo aceito isso, mas e aí? Trabalhemos todos os dias e não temos mais dia de descanso para ficarmos com Deus em um dia abençoado e santificado por Ele?

    Esqueceu você que o sábado foi dado por causa do homem (Marcos 2:27). Foi feito pra minha e sua contemplação. Para que descansássemos das nossas obras em um dia da semana pré estabelecido por Deus no Éden, não só as obras carne, mas também um descanso espiritual.

    Se o descanso não houvesse sido dado nem havia porque eu estar aqui, e se ele não tivesse sido mudado, tampouco...

    Se o irmão trabalha no sábado ou o profana, não sou quem julgo, é a Escritura mesmo (Ezequiel 22:26; Oséias 4:6). Lembrando que, entre outras características a Escritura repreende, segundo Paulo (2Timóteo 3:16). Por isso que o preceito deve ser sim reavivado.

    No mais, vou parafrasear Paulo:

    Anulamos pois o sábado da lei pelo da fé? Não! De maneira nenhuma! Antes estabelecemos o sábado da lei.

    Isaías 56:1-8; Gênesis 2:2,3; Apocalipse 14:6,7; Êxodo 20:8-11; Isaías 58:13,14.

    A paz do Senhor seja com o seu espírito.

    Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Victor, Paz!

      Também vou parafrasear Paulo:

      "Porque em Cristo Jesus nem a guarda do Sábado, nem a a do Domingo tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." Gálatas 6:15

      "Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a guardar o sábado, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo." Gálatas 6:12

      "E de novo protesto a todo o homem, que guarda o sábado, está obrigado a guardar toda a lei." Gálatas 5:3

      "Porque nem ainda esses mesmos que guardam o sábado guardam a lei, mas querem que vos guardem, para se gloriarem na vossa carne." Gálatas 6:13

      Para concluir:

      "Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco." Gálatas 4:9-11

      Excluir
  30. Continuando...

    O sábado não foi mudado, o sábado sempre representou o hoje, o povo sempre foi convidado a entrar nesse repouso que é o repouso pela fé, mas nunca entrou por causa da INCREDULIDADE, pois, o povo guardava o sábado como ordenara o Senhor, mas as escrituras testemunham que o povo não entrara no descanso de Deus pela dureza dos seus corações. O mandamento era sombra desse descanso.

    Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,
    NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto; Salmos 95:7-8

    A dureza de coração, é a falta de fé. O homem tinha um coração de pedra, mas na nova aliança Deus promete nos dar um coração de carne pela fé, pq sem fé suas leis continuam nas pedras e nos livros escritos com tinta, mas para os que crêem suas leis estão nas tábuas do coração escritas pelo Espírito do Deus vivo.

    Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, NÃO COM TINTA, mas com o Espírito do Deus vivo, NÃO EM TÁBUAS DE PEDRA, mas nas tábuas de carne do coração.
    2 Coríntios 3:3
    Salmos 95:7-8

    ''...Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.
    Hebreus 4:7

    O que é ouvir a voz de Deus? ouvir sua voz é ter fé, pq como alguém pode ouvir a voz de Deus sem ter fé?

    E a dureza de coração é sinônimo de incredulidade, por isso Deus não quis que os mandamentos fossem parar em tábuas de pedra, nem nos livros, mas aconteceu assim devido a falta de fé do povo.

    Por exemplo, Abraão. Abraão é muito citado nas epístolas como exemplo que fé, e ele viveu totalmente pela fé, deu ouvidos a voz de Deus e qual foi o testemunho que Deus dele?

    Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Gênesis 26:5

    Abraão guardou os mandados, preceitos, estatutos e leis de Deus não pq existia preceitos fixos pq senão isso não é fé. Deus deu testemunho de Abraão pq ele viveu pela fé, e isso é uma figura do evangelho.

    Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, ANUNCIOU PRIMEIRO O EVANGELHO A ABRAÃO, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
    De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
    Gálatas 3:8-9

    continuando...

    Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
    Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
    Hebreus 4:10-11

    Devemos entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência, e o que é a desobediência? A FALTA DE FÉ, A INCREDULIDADE!! ora, não é sobre isso que fala o texto? da incredulidade do povo no deserto, nos tempos de Josué, nos tempos de Davi?

    E vc disse que o sábado foi estabelecido no Éden, mas não como mandamento! Adão e Eva estavam no descanso do sétimo dia, que era a comunhão plena com Deus e isso durou até a entrada do pecado no mundo.

    Tenho certeza que Deus não se importa, se o descanso físico é sábado, domingo ou outro dia qualquer, se as pessoas escolhem o sábado para adorar a Deus ótimo, se escolhe o domingo ótimo tbm isso não faz a menor diferença pois Deus não esta preso a relação espaço/tempo e que tudo seja feito para glória de Deus.

    Portanto, quer comais quer bebais, OU FAÇAIS OUTRA QUALQUER COISA, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

    O descanso físico eu mesmo posso me dar, porém o descanso espiritual é só Deus que pode nos dar, e essa tbm é uma realidade que é ensinada pela sombra do mandamento do sábado. Vou falar mais sobre o descanso físico e o trabalho no sábado um pouco mais adiante.

    Quem guarda o sábado pela carne, isto é, fisicamente não está vivendo na carne por causa disso, quem guarda dessa maneira ainda não teve entendimento sobre esse assunto, agora estar debaixo da lei significa que o povo ainda esta vivendo pela carne e não pelo Espírito pois senão estava debaixo da graça.





    ResponderExcluir
  31. Se uma pessoa descansa fisicamente no domingo não significa que esta seguindo o preceito da lei, pq em primeiro lugar deve-se deixar claro que preceitos não são leis, preceitos geram as leis e o preceito era de ter um dia de comunhão com Deus, o não farás obra alguma era para que essa comunhão fosse possível.

    Pense! se Deus da um mandamento para o povo ter comunhão com ele significa o que? que o povo não está em comunhão com Deus!!! simples assim! por isso a lei foi feita para quem vive na carne. Pois quem vive na carne, está em inimizade com Deus. E o que a escritura testemunha novamente de Abraão que viveu pela fé?

    E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, E FOI CHAMADO AMIGO DE DEUS. Tiago 2:23

    . QUEM VIVE NA CARNE É INIMIGO DE DEUS
    . QUEM VIVE PELA FÉ É AMIGO DE DEUS.

    De maneira alguma Paulo diz que guardar dias, como domingo por exemplo, eram obras da carne, em nenhum momento ele cita isso. Pq o que se opõe a sã doutrina é a falta de comunhão com Deus e não a falta do descanso físico.

    Depois vc pergunta pq o povo não guardou o hoje naquele tempo? o próprio texto responde pq o povo era incrédulo, mas Deus sempre convidou eles para entrarem nesse descanso. E pq continuaram a guardar o sábado?

    Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
    Gálatas 3:23

    Em outra versão:

    Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.
    Gálatas 3:23

    Ora, antes que a fé viesse? não existia fé antes?

    O véu do testemunho estava la, testemunhando a separação entre Deus e os homens por causa dos pecados do homem, ou seja, o homem não tinha acesso a presença de Deus para o fazer descansar, pq é a presença de Deus que nos dá descanso.

    E o que aconteceu depois que Jesus morreu crucificado?

    E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; Mateus 27:51

    E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. Marcos 15:38

    Vc entende o que isso representa? vc entende essa revelação? pq as escrituras tem muitas revelações, a lei tem muitas revelações, o tabernáculo tem muitas revelações que sempre apontam para Cristo que é a realidade das coisas.

    A mão de Deus NUNCA esteve encolhida de modo que não poderia salvar a humanidade, mas pq na antiga aliança era de um jeito e na nova aliança a salvação é oferecida a todos os que crêem?

    Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
    Mas as vossas iniqüidades fazem SEPARAÇÃO entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
    Isaías 59:1-2

    O que o véu do testemunho ( ou véu da separação ) testemunhava?

    Depois eu continuo...



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão. Vamos fazer algumas contestações aos seus textos.

      Olha alguns dos seus raciocínios estão perfeitos com relação a incredulidade e o coração de pedra mas você esqueceu que o Espírito Santo veio para nos convencer do pecado (João 16:8), que por sua vez é a transgressão da lei. O Espírito Santo veio, portanto, para escrever as leis da pedra para o coração, como vemos em Hebreus 8:10 e Ezequiel 11:19,20. Como o sábado é um desses mandamentos ele também seria escrito, mas você diz que quem guarda o sábado está na carne porque qualquer que não guarda o "Hoje" está na carne. Você só esqueceu de um detalhe: como eu disse, os israelitas também tiveram o "Hoje" para guardar só que não guardaram. Mas por que? Aí você respondeu: por causa da incredulidade. Você só esqueceu que, no Antigo Tetamento, mesmo sabendo Deus que o descanso era Ele próprio nunca cessou de exortar o povo a guardar o dia santo Dele, por que será? Simples: porque além do descanso da graça que nós entramos pela fé e podemos desfrutar "Hoje", devemos seguir o preceito já estabelecido por Ele para descanso físico porque o sábado foi feito por causa do homem, para contemplação deste. O fato de o sábado já ter sido estereotipado não dá margem a outro dia de descanso porque senão estaríamos mudando a verdade de Deus em mentira (Romanos 1:25) e a ira de de Deus se manifesta justamente nestes que adulteram a Palavra de Deus (2Coríntios 4:2, Romanos 1:18,32). Não devemos, portanto, nos acomodar com essa mudança porque Deus faz sim caso de um dia para adoração a Ele (Isaías 58:13,14). Mas aí novamente vem a pergunta: mas se eu guardo um dia, eu ainda estou na carne. E aí eu volto o mesmo raciocínio: assim como os israelitas sempre estiveram na carne, assim também somos nós, como você mesmo disse. Não há acepção de pessoas para Deus. Do mesmo jeito que Deus promoveu um descanso semanal para eles, o mesmo é estabelecido no Novo Testamento com o mesmo princípio, porque o estilo de vida dos salvos não mudou, é o mesmo, desde o princípio.

      Além disso, o fato de a lei ser santa, justa e boa não faz acepção de mandamentos. Assim como Paulo cita o "não cobiçarás" como mandamento(Romanos 7:7), o sábado também é santo justo e bom e espiritual como os outros. Aquele que não guarda esse é que tá na carne, porque a inclinação da carne é que não está sujeita a lei de Deus (Romanos 8:7) não o contrário.

      Como eu disse: aquele que sabe fazer o bem e não faz, peca (Tiago 4:17). E outro texto:

      "E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
      Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
      Lucas 12:47-48"

      Você diz que obedecer é ouvir a voz de Deus, mas quem ouve a voz de Deus senão pela Sua palavra? Se a santificação vem pela Palavra de Deus (João 17:17) a fé também vem pelo ouvir (Romanos 10:17) e amadurece com boas obras (Tiago 2:22) então temos que praticar a palavra, como está escrito:

      "Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.
      Lucas 11:28"
      "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
      Tiago 1:22"

      Mas aí vem a questão: se eu tenho que guardar o sábado, tenho que guardar toda a lei. Errado, e você mesmo deu a resposta.

      Atos 15 fala justamente de um Concílio que resolveu enxugar a Lei de Moisés em alguns preceitos (Atos 21:21; 15:5), mais precisamento quatro. Percebeu que nenhum deles faz parte da Lei de Deus? Pois é, parece que da lei de Moisés só precisamos guardar esses preceitos estabelecidos ou você acha que foi-nos dada nesse Concílio outra lei moral? Ou ainda: você acha mesmo que os gentios não precisam se preocupar em "não matar" ou "não roubar" (porque esses preceitos não foram colocados lá)?

      Excluir
  32. Mas aí vem ainda a ideia do "não estou debaixo da lei, então não preciso guardar o sábado". Se for por isso o católico que eu dei no exemplo poderia argumentar: "não estou debaixo da lei, posso fazer imagens". Assim também pode agir o espírita etc. Essa conversa do "não estou debaixo da lei" não pode ser usada como argumento também porque não existe mandamentos maior que outro; Cristo resumiu em dois preceitos apenas (Mateus 22:34-40). A negligência ao mandamento é que afeta a cristandade e acumula para ela ira no dia do juízo (Romanos 2:5), porque te digo que provavelmente Deus não vai deixar impune a negligência.

    Mas ainda tem a ideia de Colossenses 2:16 (utilizada pra justificar a negligência). Acho interessante que por uma parte a bíblia estende até o tempo do fim o mandamento do sábado em Isaías 56:1-8; 58:12,13,14 e em outra parte diz "não precisa guardar mais dias"... É como se o Espírito Santo dissesse: "quem quiser fica com Isaías e quem quiser fica com Colossenses, quem quiser fica com Gálatas, e quem quiser fica com os profetas...".

    Julgue você se isso faz sentido. Por isso não creio que colossenses esteja falando de sábados semanais.

    O sábado não foi mudado e seremos sim julgados por preceitos fixos, do contrário a santificação não ocorreria pela palavra ou ainda, nem precisaria de palavra. Além disso, Tiago deixa claro a lei pelo qual seremos julgados:

    "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
    Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
    Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
    Tiago 2:10-12"

    Quem foi mesmo que disse: "não matarás e não adulterarás"?

    Interessante é que as epístolas de Paulo trazem apenas mandamentos dos Dez Mandamentos como receita, será que isso é em vão? Ler Romanos 2:21,22; 7:7; 13:9; Efésios 6:1-3; 2Coríntios 3:6,7; compare 1Coríntios 7:19 com Romanos 2:26.

    No mais vou deixar dois versos:

    "Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
    Êxodo 16:28"
    "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever [dever, não salvação] de todo o homem.
    Eclesiastes 12:13"

    Acho que já falamos o suficiente. Foi muito bom ter conversado com você e digo que foi proveitoso o crescimento espiritual por ambos os lados.

    Que o Espírito de Deus te ilumine. Um abraço.

    Amém.

    ResponderExcluir
  33. Uma coisa que esqueci de mencionar é que o domingo tira toda a magia do sábado, o objetivo final dele que é um dia de adoração a Deus.

    A cristandade não faz isso no domingo, é a velha história de romper com as algemas:

    "Rompamos as suas algemas, e sacudamos de nós as suas cordas.
    Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
    Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
    Salmos 2:3-5"

    É falta de temos a Deus mesmo essa história de mudar o dia de adoração. Se Deus disse que é azul, ninguém tem o direito de dizer que é verde.

    "Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
    Atos 5:29"

    Só um acréscimo mesmo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  34. Continuando...

    Agora falando sobre o trabalho no sábado, vcs adventistas sempre dizem que Jesus veio mostrar que a forma de guardar o sábado dos judeus estava errada, e que ele veio ensinar da maneira correta, porém, a maneira como vcs guardam o sábado se assemelha e muito a maneira dos judeus, pois vcs deixam de fazer isso ou aquilo mas isso não é o foco do mandamento, é claro que Deus pensou no descanso físico do povo, mas isso não era o alvo do mandamento, vc não me interpretou corretamente o que eu escrevi e eu repito.

    ''o princípio do mandamento não era que o homem não trabalhesse um dia na semana, não era esse o foco principal do mandamento."

    ''e sim que tivesse um descanso espiritual, ou seja, que tivesse um dia de comunhão com Deus''.

    Preste atenção a Êxodo 16:

    Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo.
    Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
    E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para **COLHER**, mas não o acharam.
    Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
    Êxodo 16:25-28

    Veja que o povo saiu no dia de sábado para colher, e foi repreendido. Mas quem disse que não podia colher no sábado?

    O problema não é a colheita.

    E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a **COLHER** espigas.
    E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
    Marcos 2:23-24

    Vc pode me dizer que Jesus e seus discípulos estavam com fome, por isso colheram só o necessário para comer, tudo bem, mas pq Jesus não colheu em dobro no sexto dia para que não precisasse colher no sábado? Ele já não sabia que eles teriam fome no dia seguinte?

    O problema de Exodo 16 foi que Moisés disse que Deus não daria no sábado, mas o povo foi teimoso, foi duro de coração e não deu ouvidos a voz de Deus ( não teve fé ) e foi tentar colher mesmo assim. Já imaginou se Abraão ao ouvir a voz de Deus para deixar sua parentela se recusasse a fazer? será que Deus daria testemunho dizendo que ele guardou seus mandados e suas leis? certamente que não.

    Jesus jamais quebrou o sábado pq Jesus era guiado pelo Espírito de Deus e tinha plena comunhão com Deus pq no que diz respeito a realizar obras e esforço físico no sábado Jesus fez sim e ainda mandou outros fazerem tbm.

    Por isso, Jesus era visto como alguém que não guardava o sábado.

    Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, PORQUE NÃO QUEBRANTAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
    João 5:18

    Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, POIS NÃO GUARDA O SÁBADO. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles. João 9:16

    Como eu já disse, vcs adventistas seguem o mesmo jeito dos judeus de guardar o sábado, mas daí vc pode dizer: '' é lícito fazer bem aos sábados'' mas então defina para mim o que é fazer o bem? uma mãe que faz a comida para seus filhos no sábado não está fazendo o bem? um motorista de ônibus que leva as pessoas aonde desejam não está fazendo o bem? é impossível definir o que é fazer o bem, se alguém tentar definir vai ser baseado em posicionamentos pessoais levando o mandamento a uma subjetividade que gerará inúmeras interpretações, onde para um certa coisa é transgressão do sábado, mas para outros é fazer o bem.


    ResponderExcluir
  35. ****CORRIGINDO JOÃO 5:18

    Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, PORQUE NÃO SÓ QUEBRANTAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
    João 5:18

    VOLTANDO...

    Depois vc disse que usou o texto de Romanos 7 como exemplo do católico que adora imagens, mas depois vindo o conhecimento da palavra ele deixa a prática, mas eu falo de novo para vc que não é pela letra da lei que um homem deixa de ser idólatra, homicida, ladrão, adultero, mentiroso, invejoso e tudo mais, pois a lei não pode remover do homem sua natureza caída herdada de Adão.

    Vc não adora imagens? que bom, mas vc continua sendo um idólatra diante de Deus, vc nunca matou ninguém? que bom , mas vc continua sendo um homicida diante de Deus pq vc é escravo do pecado pela sua carne.

    Ninguém que é nascido de Deus despreza mandamento, vc diz que guarda o sábado, mas diante de Deus vc é destituido da sua glória e carece da sua misericórdia, vc está separado pelo pecado de Adão, e foi por isso que Jesus morreu por vc, não para vc tentar guardar a lei e sim para gerar uma nova criatura em que os preceitos da lei são cumpridos em nós e não nós que temos que cumprir os preceitos da lei. Foi assim que Deus nos reconciliou através de Jesus Cristo.

    Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
    E TUDO ISTO PROVÉM DE DEUS, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
    Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
    2 Coríntios 5:17-19

    Vc acha que o fato de vc guardar o sábado te faz justo diante de Deus? depois os adventistas não entendem pq as pessoas dizem que vcs acham que são justificados pela lei,. É só vc ler o que vc está escrevendo, Deus condenou toda a humanidade na transgressão de Adão vc entende isso? Vc lembra do que te escrevi sobre isso? todos estão condenados em Adão inclusive os adventistas, só em Jesus que somos justificados pq nossa carne é mortificada pelo Espírito e não pelo meu esforço.

    ResponderExcluir
  36. Vc acha que está impune pq guarda o sábado? pq vc acha que Deus não consumiu toda a humanidade?

    As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Lamentações 3:22

    Podemos trabalhar todo dia sim, mas o que vive para o trabalho é escravo do trabalho, e esse descanso eu mesmo posso me dar e é um descanso carnal que não tem valor nenhum contra o pecado, o descanso de Deus que é o descanso do sétimo dia, só Deus pode dar e aquele que crê em Jesus está nesse descanso que vc tanto cita de Gênesis. E vc mesmo disse que o descanso é para ter um dia com Deus, por isso que digo que esse era o propósito do mandamento, vou falar mais sobre isso mais adiante.

    Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas.
    Hebreus 4:10

    Esse versículo diz claramente isso.

    Deus manifesta sua justiça sem lei.

    Mas agora se manifestou SEM A LEI a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
    Romanos 3:21

    E vc disse que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado, e lendo o contexto dessa passagem de Marcos 2:27 pq Jesus disse isso? pq o sábado não era um dia em que não pode fazer isso, ou não pode aquilo e sim um dia feito para que o homem soubesse que era Deus que o santifica, para que houvesse um dia de comunhão com Deus isso é claro.

    Deus não estabeleceu um dia de descanso no Éden, não existe base bíblica para isso, o texto diz que Deus descansou de suas obras, mas não deu isso como mandamento para Adão e Eva, Deus estava em comunhão total com eles. O texto diz que Deus descansou de suas obras no sétimo dia e depois em Hebreus diz que nós os que cremos descansamos das nossas obras como Deus descansou das suas.

    Veja de novo: Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas.
    Hebreus 4:10

    Não tem como não entender!

    Se eu trabalho no sábado ou não trabalho vc não tem nada a ver com isso, vc não me condena pq não cabe a vc fazer isso, e não é isso que me faz justo diante de Deus, e nem as escrituras me condenam pois eu estou em Cristo, e descanso nEle das minhas obras como Deus descansou das suas.

    Portanto, agora NENHUMA CONDENAÇÃO há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
    Romanos 8:1

    E tudo isso não é anular o sábado e sim confirmar.

    Anulamos a lei pela fé, o que significa isso?

    Pq a fé estabelece a lei? explica isso para mim pq vc não esta sabendo usar esse versículo com entendimento.

    Vc esta distorcendo o texto bíblico, pq a lei é estabelecida pela fé, e isso significa que pela fé a lei é escrita no nosso coração por obra de Deus. e não pela fé devemos guardar a lei com nosso esforço, pq isso não faz o menor sentido.

    A verdade é que o adventismo não se sustenta pelas escrituras.

    ResponderExcluir
  37. Depois vc disse que eu me esqueci que o Espírito Santo veio para convencer o homem do pecado ( Como assim eu esqueci??? ) Se o Espírito Santo veio para te convencer do pecado vc deve reconhecer que vc carece da sua glória e não é pela sua justiça que vc vai agradar a Deus, como eu já disse muito aqui, não é o fato de eu não cometer adultério que não sou adúltero diante de Deus, pois se eu não mantiver minha comunhão com Deus pela fé e oração passo a viver dando vazão a minha carne que é a minha natureza e mesmo que eu não cometa o ato de adultério, só o fato que olhar com o desejo impuro já se consumou o adultério. Jesus quando disse isso no sermão da montanha, estava ensinando que ninguém ali guardava a lei, pois o homem carnal é totalmente incapaz de estar sujeito a lei de Deus.

    E o Espírito Santo veio para escrever as leis que estavam na pedra, e nos livros da lei tbm no coração do homem veja:

    Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, NÃO COM TINTA, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
    2 Coríntios 3:3

    Por acaso os 10 mandamentos foram escritos com tinta? e o sábado tbm foi escrito no coração do homem não nego isso, inclusive tudo o que tenho dito aqui é isso.

    E eu não disse que quem guarda o sábado está na carne, eu disse que os 10 mandamentos foram feitos para pessoas que viviam na carne, inclusive o sábado, mas quem não guarda o sábado pela fé realmente está na carne o que não é o seu caso, pois vc guarda o sábado pela fé, pelo Espírito como eu tbm guardo e todos os que estão em Cristo guardam, mas vc quer pregar a guarda do sábado pela carne, isto é, fisicamente.

    E não existe dois descansos de Deus, o descanso de Deus é único e é o descanso pela fé, o descanso do mandamento do sábado era sombra desse descanso pela fé que entramos em Cristo. E Deus sempre exortou o povo a guardar o sábado como sombra desse descanso.

    O dia de descanso é o hoje e isso é fato bíblico. Agora sobre dia de adoração, te falta ainda saber sobre o tabernáculo de Davi que vou te introduzir em breve, por isso que eu perguntei para vc o que significa Atos 15:16 e vc não me respondeu, pois vc ainda não teve entendimento disso.

    Vc diz que o sábado é o dia de adoração, mas Davi que foi um homem segundo o coração de Deus não pensava assim.

    E o pior que vc vive citando Isaías 58 que é o texto que mais mostra o sábado com sombra de todos, é a mesma situação do exemplo da festa dos pães ázimos que eu te mostrei, ta tudo escrito la veja de novo.

    Os israelitas sempre viveram na carne pois não tinham ainda o Espírito Santo, mas nós temos hoje em dia o Espírito Santo e pelo Espírito que vivemos, pelo Espírito que guardamos a lei, e não pela carne, e esse descanso como mandamento foi revelado a Israel após a saída do povo no Egito e não antes.

    E vc disse:

    ''Além disso, o fato de a lei ser santa, justa e boa não faz acepção de mandamentos. Assim como Paulo cita o "não cobiçarás" como mandamento(Romanos 7:7), o sábado também é santo justo e bom e espiritual como os outros. Aquele que não guarda esse é que tá na carne, porque a inclinação da carne é que não está sujeita a lei de Deus (Romanos 8:7) não o contrário.''

    Eu concordo totalmente, e nós que estamos em Cristo guardamos sim o sábado ao contrário do que vcs adventistas pensam, só não o fazemos isso fisicamente pois isso é sombra e não realidade.

    ResponderExcluir
  38. Eu na verdade disse que Você diz que obedecer é ouvir a voz de Deus, mas quem ouve a voz de Deus senão pela fé? A santificação vem pela palavra de Deus que é Jesus, Jesus é o verbo, Jesus é a palavra de Deus, a palavra é a verdade, Jesus é a verdade, o Espírito Santo é a verdade.

    A fé vem pelo ouvir, porém muitos judeus ouviram a palavra de Deus diretamente de Jesus, mas não creram pois endureceram seu coração e não se arrependeram das suas obras más. Até pq vc tem que crer que a palavra que vc recebe é realmente de Deus.

    Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
    Hebreus 11:6

    Em Atos 15 de maneira alguma diz que foi um concílio para ''enxugar'' a lei de Moisés ou lei de Deus em alguns preceitos.

    Até pq não é possível que vc ainda pense que existe diferença entre lei de Deus e lei de Moisés, até os adventistas sabem que é a mesma coisa.

    Na verdade o concílio se reuniu para determinar se era necessário que os gentios se circuncidassem e que guardassem a lei. Pois alguns judeus que tinham crido estavam dizendo que era necessário, então eles resolveram tratar o assunto.

    Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
    Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
    Atos 15:5-6

    Então no concílio diz que não era necessário impor os mandamentos para eles pois Deus enviou a eles o Espírito Santo, e purificou os seus corações pela fé. Ou seja, pela fé, os gentios receberam o Espírito, crucificaram a carne, tiveram as leis escritas no coração, nasceram de novo portanto os mandamentos já estavam sendo cumpridos naturalmente mesmo os gentios não tendo lei ( ROMANOS 2:13-15!!! ).

    E as recomendações para se abster daquelas coisas

    Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
    Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
    Atos 15:19-20

    Seja sincero, vc leva em conta essas coisas? Quando os apóstolos decidiram que os gentios deveriam se abster dessas coisas, era pq provavelmente era uma prática comum naquela época. Paulo mesmo flexibilizou essas ordens dizendo:
    Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
    1 Coríntios 10:25

    O mais importante do concílio de Jerusalém não é isso, mas sim o que Pedro falou, esse é o ponto chave.

    E essa parte do concílio?

    E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
    Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo.
    Atos 15:15-16

    O que fazemos com ela? ignoramos totalmente? tabernáculo da Davi é coisa do passado e não devemos estuda-lo. Não serve mais?

    Eu ja te disse que Deus não queria nem se agradava dos sacrifícios pelo pecados, que Deus não queria que existisse o sacerdócio Levítico, nem queria que se construísse um tabernáculo para sua morada. Tem muita coisa para dizer ainda.

    Depois continuo...

    ResponderExcluir
  39. Irmão vou fazer alguns poucos posicionamentos acerca dos seus textos mas pode continuar o seu raciocínio principalmente sobre a questão dos tabernáculos.

    Bom, você diz exaustivamente que está guardando o sábado (apesar de não revelar se guarda o dia ou não, mas isso não importa, segundo você) e que a entrada no descanso de Deus, inclusive o sétimo dia AGORA é pela fé (como se não fosse antes).

    Pergunto: a entrada no descanso de Deus não foi sempre pela fé? Por que motivo, então, Deus exortava o povo a guardar o mandamento, pôs bem-aventuranças a quem guarda, abençoou quem guarda pra depois dizer que o mandamento é relativo no Novo Testamento (como se não fosse no Velho)? Isso não me entra...

    Lembrando que eu não guardo por causa das bem-aventuranças, a salvação é pela graça, a obediência por amor (João 14:15) e fé (Romanos 16:26).

    Também vou fazer outra pergunta: depois que os hebreus receberam a carta e leram eles deixaram de guardar o sábado? Se não deixaram, por que não devemos fazê-lo também?

    Lembre que a minha reivindicação aqui é apenas reavivar o preceito do mandamento, não estabelecer normas ou discutir como os adventistas guardam (a propósito, nem eu mesmo concordo com algumas práticas adventistas nem com algumas crenças, diga-se de passagem).

    Acho, sinceramente, que a cristandade tenta a Deus quando estabelece um novo dia de adoração não estabelecido por Ele. Ignorando que a benignidade de Deus é que os leva ao arrependimento (Romanos 2:4) e vivendo deliberadamente em pecado (Hebreus 10:26,27) diante de Deus. Deveriam se converter do erro (porque pra mim o domingo é erro grave).

    Eu não quis te condenar em nada, mas acredito que aquele que não está sujeito a lei de Deus (isto é, anda deliberadamente segundo a carne) ou negligencia os mandamentos e consente com a prática de "homens desviados da verdade" (Tito 1:14), esse mesmo anda em pecado e está sujeito ao juízo de Deus (e não sou eu quem julgo, as Escrituras já trazem revelação suficiente pra isso).

    No caso eu não acredito em justificação pelas obras, isso foi uma má compreensão do que eu disse. Nós, como você mesmo disse, somos pecadores e não vamos deixar de ser diante de Deus, mas a partir do momento que temos um dia estabelecido em que devemos adorar e não o fazemos você acha que isso não é falta de temor a Deus?

    Forte abraço e que o Espírito de Deus seja contigo.

    Amém.

    ResponderExcluir
  40. Vou exemplificar de forma melhor para o irmão, pra ficar bem claro.

    Imagine de novo o exemplo do católico. Alguns católicos adoram imagens, certo? Mas alguns católicos estão em Cristo Jesus. Pergunto: os católicos serão julgados porque fazem imagens?

    Nós sabemos que Deus não gosta que façam imagens de escultura para que adorem no lugar dele, certo? Da mesma forma que um católico, muitas vezes inocentemente, adora uma imagem, esse está passível de ser reputado (pela lei) como transgressor e pode (PODE) perder a salvação (leia Apocalipse 22:15) porque faz algo que Deus não aprova, mesmo que seja por ignorância (ler Levítico 5:17-19).

    Do mesmo jeito que temos que alertar aos católicos a deixar a prática da adoração de imagens, também devemos alertar a cristandade que o dia de adoração é o sábado. Não porque somos mais excelentes, mas porque essa é a verdade de Deus, não o domingo.

    Seremos justos diante de Deus porque guardamos o sábado? De nenhuma sorte, mas seremos julgados se, sabendo que o dia de adoração é este, não praticamos a verdade nem o alertamos (ler Ezequiel 33:8,9). Aquele que pratica a mentira e a ama possivelmente (POSSIVELMENTE) ficará fora do reino dos céus (novamente ler Apocalipse 22:15).

    Eu não acredito em salvação pelas obras, mas em julgamento por más obras isso acredito, e você também deveria acreditar.

    O fato de não estarmos debaixo da lei não justifica a transgressão da lei, aprenda isso. A fé não anula a lei, porque senão não teríamos preceitos morais fixos.

    Se lermos na carta aos gentios efésios, Paulo diz que a espada do Espírito Santo é a palavra de Deus (Efésios 6:17), ela continua sendo eficaz (Hebreus 4:12) e continua tendo preceitos que são a vontade de Deus pra nossa vida, os quais nós temos sim que praticar.

    Quando se diz que a fé não anula a lei, mas a estabelece, quer dizer que a fé não anula preceitos morais fixos. Porque Deus já preparou esses preceitos para que andássemos neles, como está em Efésios 2:10.

    Creio que agora ficou tudo claro.

    O Espírito de Deus te ilumine.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Victor Felipe, Paz!

      Você concorda que a diferença entre o Novo e o Antigo Testamento está na questão de que o concerto da Lei era uma adoração exterior e o concerto do Espírito interior.

      Citou como exemplo que no Antigo Testamento a circuncisão era exterior e no Novo Testamento a circuncisão interior (Romanos 2:29).

      O irmão sabe que a questão de ser ou não ser circuncidado não está relacionado com a salvação e a mesma coisa eu acredito ser a questão de dias santos com base no que ensinam as epistolas do Novo Testamento.

      Se uma pessoa quer ou não se circuncidar, guardar Festas, Luas Novas ou Sábados ela não deve ser julgada nem julgar aqueles que não fazem ou fazer disso uma questão que separe o corpo de Cristo.

      Se o irmão entende que a circuncisão apontava para uma verdade espiritual, gostaria de saber porque então o irmão encontra tanta dificuldade em não nos compreender quando falamos que o nosso descanso Sabático é espiritual?

      Vou lhe explicar sobre o Sábado e o Domingo no próximo comentário....

      Excluir
    2. Ah... notei outro fato interessante que li em relação ao sábado em seu comentário sobre Isaías 56:1-8.

      Novamente você faz um contraste entre o físico e o espiritual, entre a adoração do Antigo Testamento e do Novo Testamento dizendo que Deus: “chama a todos a adorarem no Seu Santo Dia dizendo que "aceitará os seus sacrifícios" (verso 7) os quais são espirituais na Nova Aliança (leia 1 Pedro 2:5, Romanos 12:1).” Mas porque não aceita a guarda do Sábado espiritual na Nova Aliança (Hebreus 3 e 4), porque irmão?

      Excluir
    3. Eu já disse o motivo: porque o mandamento já foi estereotipado e também porque não há mandamento maior do que o outro. Pra mim todos são santos, justos e bons e espirituais como eu disse. Assim como pode ser uma transgressão de um menor que a do outro.

      Além disso, engraçado acreditar que só o mandamento do sábado era uma sombra e foi colocado nas pedras (sinônimo de eternidade) do Antigo Testamento, ao lado de mandamentos morais. E foi dado a todos como vimos em Isaías.

      Paulo também exortou aos efésios a serem edificados nos profetas e apóstolos (Efésios 2:19,20) então temos que atender aos ensinamentos dos profetas também. Além disso, ainda na carta aos efésios, Paulo diz algo interessante, veja:

      "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
      Honra a teu pai e a tua mãe, QUE É O PRIMEIRO MANDAMENTO COM PROMESSA;
      Efésios 6:1-2"

      Clara alusão aos mandamentos do Velho Testamento e ele ainda diz que é "o primeiro mandamento com promessa", será que tem promessa pra quem guarda o sábado?

      "Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
      Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
      Isaías 56:4-5"

      "Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
      Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.
      Isaías 58:13-14"

      "Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
      E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.
      Isaías 66:22-23"

      É ridículo acreditar que o sábado PASSOU A SER uma sombra depois de tantos versos no Antigo Testamento que dizem o contrário. Como se nós não precisássemos de um sábado hoje ou no Velho Testamento o povo era carnal e agora é povo espiritual afim de que possa estabelecer o dia que ele quiser ao seu bel prazer. Como a salvação no Antigo Testamento fosse pelas obras e hoje pela graça. Como se no Antigo Testamento o "Hoje" não fizesse parte daqueles que tinham fé. Como se Deus, em Hebreus tivesse dizendo: "agora virou bagunça, muda meu dia santo aí que não tem mais problema".

      O irmão Felipe disse em um dos textos que tanto faz agora o dia de adoração. Essa é a minha contestação, porque Deus já estereotipou um dia. Não praticá-lo é falta de temor a Deus mesmo:

      "O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.
      Provérbios 13:13"

      Você precisa ainda meditar mais sobre o verso que diz:

      "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

      Mateus 4:4"

      O Espírito de Deus seja contigo.

      Amém.

      Excluir
  41. O irmão Felipe ainda faz algumas contestações confusas.

    Primeiro em algum lugar ele diz, contestando a minha argumentação sobre Apocalipse 14:6,7 dizendo não ver paralelismo com Êxodo 20:11 argumentando que Deus NÃO É LEMBRADO por um dia, depois ele mesmo contesta outra afirmação minha dizendo que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado porque Deus estabeleceu o dia santo dELe para que eles SE LEMBRASSEM que ele era o Senhor que os santificava. Afinal: Deus é lembrado por dias ou não?

    Também ele mesmo disse que Jesus guardava o sábado porque tinha o Espírito Santo. E eu concordo, porque ele mesmo disse isso, veja:

    "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
    João 15:10"

    Ele mesmo disse que guardava os mandamentos do Pai, logo ele guardava sim os mandamentos. Mas em outro momento ele contesta a argumentação adventista que Jesus veio dar o significado espiritual do dia dizendo que isso é relativo. Ora, já antes enfatizamos que devemos sim andar como Cristo andou (1João 2:6), se ele ensinou a guardar o sábado de forma decente, por que mudar para o domingo ou não praticar o que Ele ensinou?

    Aí você me responde: porque todos os dias para nós cristãos é sábado. Ora, pra Jesus também não era assim? Então por que que há tantos relatos bíblicos que batem EXATAMENTE no sábado, independentemente de serem para repreender os fariseus ou não?

    Pode-se notar aqui a reverência no Novo Testamento ao dia santo, esse é o ponto que quero destacar com esse comentário. Por isso creio que ele permaneceria e deve sim fazer parte da vida espiritual do crente nascido de novo pela graça.

    Lembrem-se também, irmãos, que deveríamos falar todos a mesma palavra (1Coríntios 1:10), não imagino algo que venha de Deus falando contra os mandamentos de Deus. Seja pela menor sutileza ou não. Não creio que eu estou errado, e, se eu estiver, calo minha boca agora em nome de Jesus.

    Que o Espírito de Deus fique com todos os irmãos.

    Amém.

    ResponderExcluir
  42. Continuando...

    Como eu estive fora de casa nesse fim de semana começarei respondendo o comentário do dia:

    31 de agosto de 2012 16:28

    Vc disse: "não estou debaixo da lei, então não preciso guardar o sábado".

    Mas daí vc precisa entender o que significa estar debaixo da lei, pq a lei é feita para quem vive na carne, se vc não está na carne e sim no Espírito o pecado não terá domínio sobre vc e vc não estará debaixo da lei ou das ordenanças da lei inclusive do decálogo, mas se vc diz para mim que eu preciso guardar os 10 mandamentos ( isto é, pela carne ou fisicamente ) significa que o pecado ainda tem domínio sobre mim e que eu não estou debaixo da graça e sim debaixo da lei. É muito simples de entender, já estão ficando muito repetitivos meus comentários.

    Depois vc usou novamente os católicos como mau exemplo, em que vc diz que já que não estou debaixo da lei posso fazer imagens. Em primeiro lugar não é pecado fazer imagens pois Deus não é contra a manifestação artística, o problema é se curvar diante delas e dar-lhes culto. E em segundo lugar aquele que cultua imagens é idólatra e idolatria é obra da carne, se ele esta vivendo segundo sua carne não está vivendo guiado pelo Espírito, e quem não é guiado pelo Espírito está debaixo da lei sim! e não da graça.

    Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
    IDOLATRIA, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
    Gálatas 5:19-20

    Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
    Gálatas 5:18

    Não existe pessoa que seja guiada pelo Espírito que faça imagens e se curve diante delas. Se existe alguém que faça isso esta sendo guiado pela carne e esta vivo ( não morto ) para a lei.

    Não se confunda, só não está debaixo da lei, os que estão em Cristo, quem não tem o Espírito não é de Cristo.

    Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
    Romanos 8:9

    Existem inúmeros mandamentos no antigo testamento que todos os cristãos inclusive vc ignora completamente sem qualquer justificativa, vc quer que te mande uma lista de mandamentos que vc ignora sem a menor explicação? mas na verdade vc não teve entendimento da lei e a graça, pq as coisas não são da maneira que vc pensa.

    O juizo e a condenação da humanidade se deu em Adão e vc continua a rejeitar os textos bíblicos, pq vc fala que algo que eu faço ou deixo de fazer vai me garantir salvação ou perdição, eu sou responsável pela minha salvação, mas na verdade do evangelho puro e cristalino diz que somos salvos pela fé e não por algo que eu faça.

    Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
    Romanos 5:12

    ''...Porque o JUÍZO VEIO DE UMA SÓ OFENSA, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação''.
    Romanos 5:16

    Pois assim como por UMA SÓ OFENSA VEIO O JUÍZO SOBRE TODOS OS HOMENS PARA A CONDENAÇÃO, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
    Romanos 5:18

    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê JÁ ESTÁ CONDENADO, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
    João 3:18

    Existe mais alguma dificuldade de compreender que o juízo e a condenação se deu em Adão?

    Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.
    Romanos 11:6

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
    não vem das obras, para que ninguém se glorie.
    Efésios 2:8-9

    ResponderExcluir
  43. Depois vc falou sobre colossenses 2:16 que claramente mostra o sábado e as festas como sombra das coisas futuras, e vc como não sabe explicar o texto bíblico prefere ficar com o que sua denominação te ensina e o antigo testamento mostra. Tudo isso pq? pq vc não teve ainda entendimento das escrituras, dou graças a Deus pq eu não sou vítima do sistema religioso com suas interpretações tendenciosas para favorecer suas crenças e aceito as escrituras como ela é.

    E engraçado que em Isaías 56 fala sobre sacrifícios e holocaustos tbm e vc reconhece estes como sombra das coisas futuras não é mesmo? mas o sábado vc não reconhece pq?

    E Isaías 58? Eu já expliquei usando a festa dos pães ázimos para vc entender, mas vou explicar de novo, mas peço sua atenção para que vc não fique repetindo a mesma coisa.

    Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo OS TEUS CAMINHOS, nem pretendendo fazer a TUA PRÓPRIA VONTADE, nem falares as tuas PRÓPRIAS PALAVRAS,
    Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.
    Isaías 58:13-14

    Pense comigo, o que é a nossa própria vontade? o que são nossos próprios caminhos? e o que são nossas próprias palavras?

    Nossa vontade, nossos caminhos, e nossas palavras são rebeldes contra Deus, nossa vontade é viver segundo a carne, nossos caminhos nos leva a morte, e nossas palavras nos condenam.

    Pense comigo novamente, será que Deus quer que somente um dia na semana, ou seja, no sábado nós não falemos nossas palavras, seguimos nossos caminhos e nem façamos nossas vontades? Obviamente que não! Deus quer que todos os dias façamos a vontade de Deus, falemos as palavras de Deus, e seguimos o caminho de Deus!! E como isso? só através do Espírito Santo, o sábado no antigo testamento era sombra desse descanso que podemos desfrutar na nova aliança graças ao sacrifício de Jesus que nos enviou o Espírito Santo. Amém.

    Não adianta, não vai ser eu mesmo que vou me colocar nos caminhos de Deus, e nas vontades de Deus, pois a santificação não vem de nós, É OBRA DA DEUS!

    Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
    Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
    Isaías 55:8-9

    Quem dera que os MEUS CAMINHOS fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
    Salmos 119:5

    Veja comigo, 7 dias na semana, mas um dia para falar as palavras que agradam a Deus, um dia para seguir os caminhos de Deus e um dia para fazer as vontades de Deus isso é sombra ou realidade? Isso realmente tem valor contra o pecado? isso remove nossa natureza pecaminosa?

    Isso é sombra ou realidade? Agora, eu falar as palavras que agradam a Deus, seguir os caminhos de Deus, e fazer as vontades de Deus não por um dia , mas por plenitude , andando guiado pelo Espírito de Deus , isso tem valor contra o pecado , isso é a reallidade ensinada pela sombra! Isso é estatuto perpétuo !

    O sábado é santo porque ,não somente da testemunho de que o o pecado está tendo dominio sobre o povo , mas também da testemunho do que Jesus faria pelo povo que era transgressor da lei , a qual estava escrita não nas tabuas do coração , mas nas tabuas de pedras , chamadas de tabuas do testemunho.

    Ninguém poderia dizer que cumpre a lei por estar guardando o sábado pq o sábado era sombra daquilo que o Espírito Santo faria em nós, na nova aliança. Tanto que que Jesus chamou alguns judeus ( que guardavam o sábado ) de filhos do diabo e disse para um mestre da lei ( que guardava o sábado ) que era necessário nascer de novo.

    ResponderExcluir
  44. Colossenses só pode estar falando dos sábados semanais, pensar diferente disso é querer tapar o sol com a peneira, aceite a bíblia como ela é.

    Dias de festa ( festas anuais ), Lua nova ( solenidade mensal ) e sábados ( dia de guarda semanal ), não tem outra explicação, só os adventistas que acham que não é assim pois esse versículo vai contra sua doutrina. Mas é assim mesmo, o grande problema é que as pessoas querem fazer parte de uma denominação, mas Jesus nunca disse para ninguém fundar denominações pq a Igreja é o corpo de Cristo em que todos os que confessam seu nome se tornam membros desse corpo.

    Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 1 João 4:2

    Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. 1 João 4:15

    Nunca disse que o sábado foi mudado, sempre disse que aqui que os Cristãos guardam o sábado pelo Espírito e não por si mesmo. E seremos julgados de acordo com nossas obras, e nossas obras são boas se somos guiados pelo Espírito e nossas obras são más se somos guiados pela carne, mas antes vc disse que nossa obediência é baseada em preceitos fixos, se nossa obediência é baseada na lei escrita servimos a Deus na velhice da letra e não em espírito e em verdade, e obedecer a lei escrita não é baseada fé, além de ser humanamente impossível, a obediência é ter fé.

    E vc acha que a santificação acontece pela lei escrita? essa talvez tenha sido o sido a sua pior frase de todas!!! pq quem santifica é Deus, quem santifica é Jesus, quem santifica é o Espírito Santo. Vai me dizer que a santificação é pela letra???

    Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; PARA QUE SAIBAIS QUE EU SOU O SENHOR QUE VOS SANTIFICA.
    Êxodo 31:13

    E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido SANTIFICADOS, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
    1 Coríntios 6:11

    Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
    Hebreus 10:14

    Na qual vontade TEMOS SIDO SANTIFICADOS PELA OBLAÇÃO ( OFERTA ) do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. Hebreus 10:10

    Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, SANTIFICADA PELO ESPÍRITO SANTO.
    Romanos 15:16

    Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; 2 Tessalonicenses 2:13

    De fato Deus não depende das escrituras para santificar o homem, pois foi nesse contexto que viveu Abraão e Paulo pregou aos gentios NUNCA SE ESQUEÇA DISSO.

    Agora veja esse mandamento da lei:

    Não torcerás o juízo, NÃO FARÁS ACEPÇÃO DE PESSOAS, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. Deuteronômio 16:19

    Agora vou citar o mesmo trecho que vc citou de Tiago 2, mas vou colocar um versículo que vc não colocou.

    Mas, se fazeis ACEPÇÃO DE PESSOAS, cometeis pecado, e sois redargüidos PELA LEI como transgressores.
    Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
    Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
    Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
    Tiago 2:9-13

    Não existe liberdade sem Deus.

    Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17

    Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13

    E o que aconteceu no passado com Paulo acontece nos dias de hoje:

    E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
    Gálatas 2:4

    ResponderExcluir
  45. E no juízo de Deus todos são achados em falta, só Jesus pode salvar então busque Jesus para que vc seja guiado pelo Espírito também e não seja achado em falta. Pois os que tem o Espírito estão selados para a salvação.

    E quem vai falar que os que crêem e confessam o nome de Cristo não serão salvos? Quem vai ficar acusando os filhos de Deus de dia e de noite?

    Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
    Romanos 8:33

    Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13

    Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 1 Coríntios 6:17

    Paulo escreve várias obras da carne que são condenadas por toda a lei e que não estão escritas no decálogo:

    Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    Romanos 1:26-28

    Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
    Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
    Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
    Romanos 1:29-31

    Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
    Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
    Romanos 13:13-14

    Em Romanos 7 Paulo diz que estamos mortos para a lei depois citou não cobiçaras.

    Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
    Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
    Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

    Efésios 5:3-6

    Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
    1 Coríntios 6:9-10

    Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
    Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
    Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
    Gálatas 5:19-21

    E no fim vc disse citou eclesiastes para dizer que guardar os mandamentos de Deus é dever de todo homem, e vc está certíssimo, mas vc disse que não é salvação

    Como assim a guarda dos mandamentos não é salvação??? Jesus disse para o jovem rico que se quiser entrar na vida guarda os mandamentos, Paulo escreve tantas vezes, inclusive os versículos estão ai em cima que quem praticar as obras que a lei condena não herdará o reino de Deus!!! e ai? como vc explica? por essas e outras que o adventismo não se sustenta pelas escrituras.

    A lei só condena as obras da carne, entenda isso e Jesus morreu não para vc viver uma vida tentando guardar a lei e quando pecar pede perdão, pois assim era no antigo testamento onde o povo tentava guardar a lei, pecava e fazia sacrifício pelo pecado. Jesus morreu para nos enviar seu Espírito Santo e nos santificar, quem tem o Espírito tem liberdade e quem tem o Espírito não está debaixo da lei, ou debaixo das ordenanças da lei inclusive o decálogo pois essas ordenanças foram dadas para pessoas que não tinham o Espírito e viviam na carne.

    Depois continuo a responder os comentários mais recentes.

    ResponderExcluir
  46. Acho que vai ser difícil eu mostrar o meu posicionamento, mas eu vou tentar, só precisa saber por agora que você não entendeu nada do que eu falei.

    A lei de fato foi feita pra quem está na carne, sim. Mas você esqueceu que também está "na carne" (digo nesta vida que você e eu vivemos na carne) e você não é superior aos israelitas que também eram carnais como você. A lei, porém, e todos os preceitos são espirituais.

    Essa história de estar debaixo da lei e ser guiado pelo Espírito Santo é meio que estranho (não porque esteja errado o seu posicionamento). Acompanhe meu raciocínio: digamos que alguém ouviu a pregação de Cristo e recebeu o Espírito Santo (na teoria). Digamos que a mesma pessoa é guiada pelo Espírito Santo (na teoria) mas adora imagens ou pratica feitiçarias ou faz coisas abomináveis. O problema está com ela ou com o Espírito Santo? Ou ainda, será que o Espírito Santo errou? Você tem que entender porque que eu falo isso, porque é justamente o que acontece hoje. As pessoas precisam ouvir a palavra de Deus e a verdade dEle, já não mais apenas a pregação de Cristo, por isso que devemos levar as pessoas novamente às Escrituras (João 5:39; 1Tessalonicenses 5:21).

    E vou fazer ainda outra pergunta: essas pessoas serão salvas? Ora, mas elas não creram que Cristo é salvador? Mas permaneceram desobedientes e a ira de Deus cairá sobre elas, assim como os falsos ensinadores (Isaías 56:9-12; Jeremias 23:1-4; 2Pedro 2:1; Oséias 4:6). Não devemos levar a verdade a estas pessoas?

    A sua argumentação para não guardar o sábado é que o decálogo foi feito pra quem está na carne. Claro, você está certo, mas do jeito que fala parece que o sábado é um mandamento carnal e os outros não (porque você só não guarda o sábado, entendeu? O resto, se você não guarda será reputado como pecadeiro, mas o sábado não precisa, segundo você). Acompanhe novamente o raciocínio: já antes demonstramos que todos nós estamos debaixo do pecado. Já também demonstramos que todos nós somos carnais e os nossos caminhos não são elevados como os caminhos de Deus. Mas veja só: você acha mesmo que Deus deu o sábado só para os judeus? Você acha mesmo que Deus santificou um dia para que você soubesse que ele é o Senhor pra depois você mudá-lo a seu bel-prazer ou estabelecer um dia qualquer para o seu descanso?

    Entenda uma coisa: o seu raciocínio tá perfeito com relação ao "Hoje" mas errado com relação ao sábado. Todos os dia pro cristão é sábado (demonstramos isso), mas o cristão, por causa da natureza carnal, não consegue fazer com que seja sábado TODOS OS DIAS, como o irmão quer. Nós trabalhamos, temos problemas pessoais diários, nos estressamos e nos desviamos do caminho de Deus, mas quando chega o sábado nós temos PLENA COMUNHÃO com Deus; e por bons motivos: percebemos que Ele é o nosso criador (Êxodo 20:11), Salvador (Deuteronômio 5:15) e santificador (Ezequiel 20:20). Por isso nós PRECISAMOS DO MANDAMENTO, para refazer essa comunhão e termos plenamente essa bênção (não que eu tenha cancelado o "Hoje" em nome do sábado, o que aparentemente o irmão teima em não entender). Esse é o dia que o Senhor estabeleceu para que nós descansássemos das nossas obras (não o domingo), quando mudamos o dia, aí sim, essas obras não passarão impunes porque Deus julgará estas coisas. E crer que Deus não julgará pra mim é o mesmo que tentar a Deus.

    ResponderExcluir
  47. Entenda que a entrada no descanso de Deus pela fé não anula a necessidade do mandamento semanal (ler paráfrase de Romanos 3:31 que eu fiz anteriormente), porque dizer isso é o mesmo que dizer que Deus deu um mandamento em vão.

    Entenda o seguinte também: o descanso de Deus NÃO VIROU O HOJE, ele SEMPRE foi o "Hoje", como você mesmo citou os versículos. Enoque andou com Deus e foi trasladado (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5), Abraão viveu pela fé e foi reputado como amigo de Deus (Tiago 2:23). Assim como eles andaram, nós devemos andar também. Nesta fé, mas isso não anula a necessidade de instruções de Deus para a nossa vida. Entenda isso!

    Entenda que o mandamento não é menor que os demais (Mateus 22:34-40), ele é fixo, porque Deus não muda (Malaquias 3:6; Hebreus 13:8; Tiago 1:17), as prescrições não mudam (Salmos 119:152) etc.

    E, sobre colossenses 2:16... Ele é contraditório, há quem diga que seja de fato o sábado o que está mencionado lá. Mas entenda que isso não dá margem a cristandade de mudar o dia para o domingo.

    Não quer santificar o sábado? Tudo bem, melhor seria se santificasse, as bênçãos estão aí pra quem quer, mas não mude o mandamento, por misericórdia.

    Que a paz do Senhor do sábado (Marcos 2:28) seja contigo.

    Amém.

    ResponderExcluir
  48. Irmão eu vou fazer duas exposições que vai deixar muito claro essa questão do pecado, viver na carne, transgressão da lei de Deus e tudo o mais.

    Exemplo: tenha em mente uma pessoa convertida que era PECADORA e uma pessoa "convertida" que era uma PECADEIRA. Percebeu a diferença entre os dois nomes? A pecadora seguia as instruções de Deus que estavam escritas na palavra e era uma pessoa feliz. A outra era pecadeira e ainda não havia recebido a plenitude da graça de Cristo, isto é, ainda não era plenamente feliz porque não tinha provado da felicidade de andar como Deus segundo os princípios que Deus já estabeleceu, portanto tinha uma vida inconsistente com a palavra de Deus.

    Qual a diferença entre a PECADORA e a PECADEIRA? Uma, quando peca, se arrepende e guarda a palavra de Deus (João 1:9; Provérbios 28:13; João 14:23; Lucas 11:28) a outra peca e continua em pecado, não se arrepende, essa é a PECADEIRA. Qual das duas viu graça aos olhos do Senhor (como Noé em Gênesis 6:8)?

    Ambas tinham o Espírito Santo? Qual das duas recebeu VERDADEIRAMENTE o Espírito Santo? A que vive deliberadamente em pecado (Hebreus 10:26,27) ou aquela que se arrepende do pecado e deixa?

    Agora imagine as mesma duas pessoas, só que agora sob duas outras abordagens: uma delas VIVE NA CARNE e outra ESTÁ NA CARNE.

    A que VIVE NA CARNE morreu para o pecado (ver o exemplo de Paulo em Gálatas 2:20) e a outra ESTÁ NA CARNE, ou seja, não deixou de praticar as suas coisas que não eram boas diante de Deus.

    Mas aí você me pergunta: mas isso são obras. Não são. Entenda que a obediência é um reflexo externo de uma santificação interna obtida unicamente pela redenção em Cristo e o Espírito Santo. Essa santificação se dar quando lemos a palavra em Espírito de oração e temos prazer nas coisas que vem do alto, nas coisas de Deus.

    Entenda ainda que tanto o PECADOR quanto o PECADEIRO são MUITO AMADOS POR DEUS e NENHUM DELES É MELHOR QUE O OUTRO. Para Deus, ambos são pecadores. Só que um se arrependeu, o outro permaneceu no pecado sabendo a verdade, não deixou.

    Espero que tenha entendido que Cristo te salvou pra você CONTINUAR SENDO UM PECADOR, mas DEIXAR DE SER UM PECADEIRO. Para você VIVER NA CARNE PELA FÉ mas não ESTAR NA CARNE.

    Dessa vez espero que tenha deixado clara essa posição.

    Medite nisso com carinho com Jesus no coração e o Espírito de Deus guiando a Verdade (João 16:13).

    O Espírito de Deus o ilumine.

    Amém.

    ResponderExcluir
  49. Continuando aonde parei.

    Respondendo o comentário do dia 31 de agosto de 2012 16:40

    Vc disse que o domingo tira a ''magia'' do sábado. Magia??? como assim? nunca esteve escrito na bíblia que adora-lo no primeiro dia da semana ou no segundo ou terceiro ou qualquer outro dia é pecado, isso é uma interpretação mal-feita sua. Se vc adora a Deus em um tempo determinado vc não adora em espírito e em verdade, e sim adora segundo a letra.

    E eu não sei pq vc vive falando para mim sobre mudança de dia de adoração, se eu não tenho dia específico para adorar meu DEUS. Vc fala isso pq vc foi doutrinado dessa forma, assim que vc aprende na sua denominação que as pessoas insistem em chamar de igreja ( pois só há uma Igreja que é o corpo de Cristo ) com seus ''pastores''.

    Daí vc usa um verso totalmente fora de contexto para falar o que? que todo mundo está errado e vc está certo? pelo que vejo de vc, o seu papel aqui é igual daquele que nos acusa de dia e de noite.

    Agora respondendo o comentário do dia:

    1 de setembro de 2012 20:08

    Vc disse bem que eu estou sim guardando o sábado pela fé, e a entrada no descanso de Deus sempre foi pela fé. Então vc pergunta pq Deus continua exortando o povo a guardar o sábado na antiga aliança.

    Pq enquanto a fé não viesse estavam todos eles guardados debaixo das ordenanças da lei aguardando aquela fé que havia de se manifestar.

    Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
    Gálatas 3:23

    Antes que a fé viesse? mas não existia fé antes? pois é, mas a fé em Cristo, a fé no descendente de Abraão, o povo antes de Cristo deveria ter fé em Deus que
    Ele enviaria um descendente de Abraão que os salvaria.

    Mas não existia salvação na antiga aliança?

    Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
    Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
    Isaías 59:1-2

    As iniquidades do povo faziam separação entre Deus e o povo por isso existia no tabernáculo o véu da separação, também chamado de véu do testemunho, véu este que se rasgou após a morte do Messias.

    A mão do Senhor ou o braço do Senhor não estava encolhido. Na bíblia o nome YHWH é traduzido como Senhor, e quem é o braço de YHWH???

    Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço de YHWH; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas. Não és tu aquele que cortou em pedaços a Raabe, o que feriu ao chacal?
    Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?
    Isaías 51:9-10

    Quem é o braço de YHWH???

    ResponderExcluir
  50. Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço de YWHW?
    Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
    Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
    Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
    Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
    Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
    Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
    Isaías 53:1-7...

    Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles.
    E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele;
    Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço de YHWH?
    João 12:36-39

    Pois é, vemos que a salvação sempre existiu mas foi verdadeiramente manifestada na nova aliança em Cristo, da mesma forma a fé, e tbm a graça e o Espírito Santo tbm se manifestava na antiga aliança.

    A GRAÇA

    Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
    João 1:17

    A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    O ESPÍRITO SANTO

    E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
    João 7:39

    O Espírito Santo não fora ainda dado pois Jesus não tinha sido glorificado.

    E vi que vc tbm falou que a circuncisão na carne foi substituída pela circuncisão no coração operada pelo Espírito e vc citou Romanos 2:

    Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
    Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
    Romanos 2:28-29

    E vc esta correto, é isso mesmo, na nova aliança Paulo diz que a circuncisão é a do coração e vc tem esse correto entendimento.

    ResponderExcluir
  51. Paulo tbm diz isso em Colossenses.

    Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.
    Colossenses 2:11

    Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Filipenses 3:3

    Mas vc sabia que a circuncisão do coração tbm fazia parte da antiga aliança?

    Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.
    Deuteronômio 10:16

    Para que circuncidar o coração?

    E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, PARA amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que viva
    Deuteronômio 30:6

    Só ama a Deus os circuncidados de coração, agora que vc sabe isso, que vc sabe que a circuncisão sempre foi a de coração, mas na antiga aliança ainda era necessária mesmo assim a circuncisão feita na carne e ai? como vc explica isso? Se vc fosse o apóstolo Paulo como vc explicaria pelo antigo testamento que a circuncisão não era mais necessária?

    Pq a circuncisão era o sinal que identificava os filhos de Abraão, mas agora vc me diz que é filho de Abraão pela fé não é mesmo? da mesma forma, vc sabe que os sacrifícios eram sombras, os sábados de festa tbm eram sombras, mas o sábado vc diz que não, só o sábado é físico e devemos guardar. E pq vc pensa assim? pq vc foi doutrinado pelos seus ''pastores'' e pq vc quer fazer parte de uma denominação.

    Tanto eu quanto vc achamos que devemos sim guardar os mandamentos, só que enquanto eu digo que os mandamentos se cumprem pela fé em Jesus, vc me diz que nós que temos que cumprir os mandamentos.

    Eu tbm digo que os mandamentos devem ser guardados para a salvação, já vc ora diz que não guarda os mandamentos para se salvar ora diz que quem não guarda o sábado ( fisicamente ) não vai ficar impune, ou seja, vc mesmo se enrola e inclusive vc já deveria ter percebido que a doutrina adventista não se sustenta pelas escrituras.

    ResponderExcluir
  52. Vc acredita na justificação pela fé? sim? eu tbm acredito, e vc faz bem de pensar assim, mas explique para mim esses versículos:

    ''...Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
    O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
    Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
    Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado''.
    Mateus 12:34-37

    E se os hebreus depois de lerem a carta deixaram de guardar o sábado? não sei, o texto não diz nada sobre isso, mas com certeza eles não julgaram os outros por isso pois era apenas sombra das coisas futuras, provavelmente esses hebreus tbm celebravam as festas e será que eles deixaram que celebra-las? será que deixaram de circuncidar seus filhos? Dai a importância da destruição do templo e a total relação que isso tem com o apocalipse, mas isso é um assunto para depois.

    A cristandade não estabeleceu um dia de adoração, nem o sábado nunca foi o único dia de adoração que Deus estabeleceu pois a adoração em outros dias nunca foi pecado. Vc precisa saber mais sobre a vida de Davi pois este sim era um verdadeiro adorador que o PAI procura.

    Ninguém peca pq não guarda o sábado fisicamente, e vc disse que não guardar o sábado fisicamente é viver na carne, porém, não vejo na bíblia nada escrito sobre isso que vc tanto fala. Talvez na sua bíblia que vc criou.

    Se vc acha que domingo é erro grave, eu te pergunto quem autorizou a mudar o dia da páscoa? pois pq vc celebra a páscoa Cristã? só existe uma páscoa na bíblia e essa páscoa é a páscoa judaica. Vc esta muito bitolado pelas coisas que te ensinam, as escrituras não estão ao seu favor, reveja sua teologia.

    Depois vc diz novamente que quem não guarda o sábado fisicamente está sujeito ao juízo, mesmo as escrituras mostrando que o juízo e a condenação se deu em Adão, mas depois vc se enrola e diz que guardar os mandamentos não é por obrigação nem para ser salvo, mas por amor, vc ainda pensa assim? vc acha que as escrituras suportam o que vc prega? reveja sua teologia.

    E por fim vc diz que não crê em justificação por obras, mas percebeu que sempre as pessoas que conversam com adventistas pensam isso de vcs? vc não está percebendo que a doutrina adventista está ensinando isso para vc ? uma salvação por obras, por seus méritos, e uma confiança na sua própria justiça? acho que vc já deveria ter percebido isso. Os adventistas, nos debates, sempre tem que mostrar que não crêem em salvação pela lei, pelas obras, mas se vc diz para mim que o sábado pode levar pessoas a perdição eterna, aonde está a salvação pela fé que vcs tanto acreditam??? reveja sua teologia.

    Vou continuar depois, se puder esperar eu escrever mais alguns textos eu te agradeço pois eu já estou uns 3 dias atrasado.

    ResponderExcluir
  53. Muito do seu texto pode ser respondido em uma única assertiva: você é salvo pela fé e julgado pelas obras (Mateus 16:27).

    As suas obras declaram a fé que você professou, se foi o uma fé em Cristo de acordo com Sua palavra ou não.

    Minha argumentação é simples: o dia de adoração já foi estabelecido. Jesus adorava a Deus no sábado, Paulo também o fez e ensinou a forma de adorá-lo e guardarmos. Todos os dias era sábado para Jesus e Paulo, porém nós não conseguimos fazer o mesmo porque somos carnais, trabalhamos, nos desprendemos de Deus e dependemos de um dia de descanso já estabelecido, abençoado e santificado por Deus para esse fim: estar em plena comunhão com Deus.

    Eu sinceramente não sei o que você ver quando ler textos como Romanos 14:5; Gálatas 4:10,11 e Colossenses 2:16.

    Você não entende que esses textos não te dão nenhuma nova informação espiritual nem margem para mudar o dia de guarda. Veja: o sábado foi feito por causa do homem (Marcos 2:27) como você bem disse e chegou a conclusão de que o sábado foi criado para que soubessem que Ele era o Senhor. Mas depois diz que não precisa do sábado porque já tem um Senhor. Ora, se o dia é o sábado e sempre foi, pra que mudar? Basta descansar no dia já estabelecido, simples.

    O sábado é uma sombra? Ora, é uma sombra pra qual realidade? O que é o sábado ser uma sombra, cara? Uma sombra pra Cristo? Ora, a entrada no descanso de Deus não é pela fé, isso anula o sábado? Será que Enoque quando andava com Deus descansava em Deus? Será que o descanso não foi sempre pela fé? Ou você acha que Enoque não descansava e os israelitas não descansavam? Ora, eles guardavam o sábado? Mas pra que, se não precisava?

    Você entende que o sábado foi feito para que o homem se lembrasse do Deus criador? Você entende que o sábado foi feito para que o homem se lembrasse do Deus que o santifica? Então por que não santifica o sábado? Não dá pra entender como o sábado pode ser uma sombra. É como que dizer: o sábado foi dado para os judeus descansarem de suas obras e adorarem a Deus (não que isso esteja cancelando a adoração diária) mas agora nós não precisamos do sábado porque só os judeus são carnais, nós não. Nós podemos descansar muito bem assistindo, no domingo, o Domingão do Faustão! O mandamento é vão e relativo! Aberração teológica! O sábado não é mais digno de honra (Isaías 58:13)! Não precisa mais: agora a realidade é Cristo! Nós já descansamos porque somos melhores que os judeus que precisavam de um descanso físico e espiritual. Nós, porém, não precisamos de um descanso semanal porque somos melhores que eles! Nós agora vamos comer do nosso próprio pão (Isaías 4:1)! Olha a sua soberba!

    Deus tinha em mente um propósito espiritual quando deu o sábado para eles e para nós (Isaías 56:1-8), mas a sua teologia não tem propósito nenhum porque relativiza algo enfático na Escritura Sagrada. O mesmo propósito que Deus tinha aos israelitas é válido para você, homem de pouca fé. O mandamento do sábado é espiritual como todos os outros. É santo, justo e bom, como todos os outros. Ele não pode ser relativo ou mudado. Quem ia mudar a lei era Satanás mesmo (Daniel 7:25).

    Eu não consigo explicar melhor o texto de colossenses 2:16. Mas não vejo o que significa o sábado ser uma sombra. Se você puder me explicar eu agradeço. Explica principalmente PARA ONDE foi a sombra do sábado, para qual realidade e se essa realidade tem um fim justo e bom ou pelo menos tem sentido (como tem o propósito do mandamento do sábado).

    Continue a sua teologia acerca dos tabernáculos e o apocalipse que você ia dizer, se tiver paciência de explicar.

    Que o Espírito de Deus o ilumine. Um abraço.

    Amém.

    ResponderExcluir
  54. Algumas perguntas pra você se divertir: sabendo que o descanso sempre foi pela fé, por que Deus deu o sábado? O sábado, na sua concepção, é santo, justo e bom? O sábado é unicamente para quem está na carne? Nós estamos na carne? O que é melhor: entrar no descanso de Deus pela fé ou no sábado já abençoado e santificado para esse fim ou nenhum dos dois, ou ambos? O sábado anula esse descanso da fé ou a fé anula esse descanso do sábado? O sábado foi mudado, se não, por que não guardar? O descanso de Deus sempre foi pela fé, isso anula um dia da semana a ser santificado? Devemos santificar dias? Santificar dias aprimora a experiência cristã? A fé anula a lei? O que devemos guardar da lei? Algo na lei de Deus (e aqui, em particular, dos Dez Mandamentos) não é espiritual? Devemos estabelecer um novo dia para adoração segundo os preceitos e tradições de homens (Marcos 7:6-9,13; Tito 1:14)? Devemos consentir com tais práticas? Devemos repreender e mostrar a verdade para cristãos sinceros que querem fazer a vontade de Deus (porque só vai entrar no céu quem fizer a vontade de Deus segundo Mateus 7:21)? O sábado é digno de honra (Isaías 58:13)? Existe na bíblia algum mandamento do domingo? A cristandade será julgada porque mudou o dia santificado por Deus (Romanos 1:25)? Deus faz questão de um dia? A lei de Deus foi abolida?

    Algumas perguntas resumo do que discutimos aqui. Se quiser pode responder a todas as perguntas de forma resumida. Algumas até mesmo já foram respondidas mais de forma muito dispersa.

    Boa sorte. hehe

    ResponderExcluir
  55. Vai ser moleza responder todas essas perguntas, inclusive vai ser um prazer para mim, vou responder agora outros textos seus, mas antes de responder suas perguntas te aconselho a rasgar da sua bíblia: Romanos 6:6, Romanos 6:14, Romanos 8:8, Romanos 8:9, Romanos 8:13, Romanos 8:4, Gálatas 5:18, Gálatas 3:25-26, Gálatas 5:24, Gálatas 6:8, 1 João 3:9, 1 João 5:18 e etc... . Vc parece que não esta lendo o que eu escrevo, mas tudo bem vou repetir, basta um ctrl-c e ctrl-v que eu poupo tempo.

    Mas continuando de onde eu parei responderei o comentário do dia:

    2 de setembro de 2012 10:20

    Vc mais uma vez usou os católicos como mau exemplo, até pq os que mais perseguem os católicos são os adventistas do sétimo dia, se é que podemos chamar isso de perseguição, pois os erros doutrinários dos católicos estão ai para quem quiser ver, da mesma forma os erros doutrinários dos adventistas estão patentes para quem quiser ver, só que quando os adventistas são confrontados no nível das ideias e sobre sua teologia eles dizem que são perseguidos que isso é o dragão e que são pessoas usadas pelo inimigo. Muitos católicos mesmo vendo os erros evidentes não querem dar ouvidos ao que dizem a eles, e da mesma forma os adventistas fazem o mesmo, eu sinceramente não sei quem é pior, ambos são vítimas do sistema religioso.

    Quem faz imagens e der culto a elas esta vivendo segundo a carne, pois todos os seres humanos tem tendência a ser idólatra. Se um católico inocentemente adora imagens, é pq não lhe foi ensinado a verdade do evangelho, pois isso não é a verdade do evangelho, da mesma forma os adventistas tbm crêem inocentemente nas heresias criadas pela denominação e estão vivendo segundo a carne tbm pois segundo gálatas 5:19-21 as heresias tbm são obras da carne, por isso que eu digo que isso que dá querer fazer parte de uma denominação e estudar a bíblia com a interpretação tendenciosa de cada uma delas. Tanto o católico como o adventista são eles vítimas do sistema religioso.

    E não existe essa de dia de adoração, aguarde o tabernáculo de Davi. Enquanto isso, vc poderia buscar informações sobre o tabernáculo de Davi, e a verdadeira adoração.

    Seremos julgados, e quem não crer já está condenado, quem crer não será condenado, é isso que tá na bíblia e não devemos ultrapassar o que está escrito, não me interessa saber seus conceitos, não existe dia definido para adoração, existe adoração em espírito e em verdade.

    Qual a diferença entre salvação pelas obras e julgamento por más obras? pois se alguem teve má obra sera condenado por isso, o que teve boa obra foi salvo pela suas boas obras não é mesmo?

    Vc nitidamente não consegue conciliar a salvação pela fé, e o julgamento segundo as suas obras.

    O fato de não estarmos debaixo da lei, isto é, os que estão em Cristo, somente os que estão em Cristo não estão debaixo da lei significa que os preceitos da lei foi cumprido em nós pelo Espírito por isso não estamos debaixo da lei, como diz em Gálatas 5:18 quem é guiado pelo Espírito não esta debaixo da lei, pois o que é guiado pelo Espírito nasceu de novo, e quem nasceu de novo não peca.

    Ah, mas vc disse que ainda é carne, pois é, se vc é carne vc já está condenado.

    Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
    Romanos 8:8

    para agradar a Deus devemos estar no Espírito e para estarmos no Espírito devemos viver da fé pois o justo viverá da fé.

    Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38

    Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

    A fé não anula a lei pq é pela fé que a lei é escrita no coração entenda isso. Deus nos fez um novo homem para andar em boas obras e a devemos praticar a lei, mas a pratica da lei não vem de nós e sim do Espírito, é dom de Deus não vem de homens.

    depois continuo

    ResponderExcluir
  56. Bom, parece que o grande ponto do seu raciocínio é que o sábado vem da letra enquanto a verdadeira adoração diária vem de outro ponto: pelo Espírito e esse tal tabernáculo de Davi que você promete explicar e não explica.

    Você não consegue entender como é que pode alguém guardar o sábado hoje porque tem o sábado como uma verdade espiritual que se cumpriu em Cristo e relativizou o dia dizendo que quem guarda o sábado está na letra e está sujeito a "se inclinar para a carne".

    Vou dar alguns versos pra que você analise:

    "Porque, segundo o homem interior, TENHO PRAZER NA LEI DE DEUS;
    Romanos 7:22"
    "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento SIRVO A LEI DE DEUS, mas com a carne à lei do pecado.
    Romanos 7:25"
    "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu TENHO GUARDADO OS MANDAMENTOS DE MEU PAI, e permaneço no seu amor.
    João 15:10"

    Quer dizer então que Cristo guardou os mandamentos do Pai (inclusive o sábado), Paulo também guardou e tinha prazer em fazê-lo, mas você não guarda porque quem guarda tem inclinação para a carne? Quer dizer que Cristo tinha inclinação para a carne e Paulo também?

    Detalhe que Paulo deu "graças a Deus por Cristo Jesus", pela redenção que há em Cristo para ter prazer na lei de Deus, porque ele sem Cristo nada podia fazer (João 15:4,5) porque é carnal (e você, aparentemente, não entende que também é dependente de Deus e de um dia de adoração abençoado e santificado por Ele).

    Lembre que temos que andar como Cristo andou (1João 2:6) e também sermos imitadores de Paulo (1Coríntios 11:1). Será que não devemos ter prazer na lei de Deus como eles tinham? A lei de Deus é inclinação ao pecado mesmo ou é a carne que não está sujeita a lei de Deus? Será mesmo que Deus relativizou seus mandamentos no Novo Testamento? Será mesmo que podemos mudar assim, sem mais nem menos o mandamento dEle?

    Até agora o irmão não entendeu o que a bíblia chama os que desobedecem os mandamentos de Deus para guardar a própria tradução, mas eu vou por aqui agora:

    "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, HIPÓCRITAS, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
    Em vão, porém, me honram, ENSINANDO DOUTRINAS QUE SÃO MANDAMENTOS DE HOMENS.
    Porque, DEIXANDO O MANDAMENTO DE DEUS GUARDAIS AS TRADIÇÕES DOS HOMENS [DOMINGÃO DO FAUSTÃO!!!]; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
    E dizia-lhes: BEM INVALIDAIS O MANDAMENTO DE DEUS PARA GUARDAR AS TRADIÇÕES DOS HOMENS.
    Marcos 7:6-9"
    "INVALIDANDO A PALAVRA DE DEUS PELA VOSSA TRADIÇÃO que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
    Marcos 7:13"

    Será que o hipócrita aqui e herege sou eu mesmo? Enquanto você diz que o mandamento é relativo, olha o que o salmista diz:

    "Apartai-vos de mim, malfeitores; quero guardar os mandamentos do meu Deus.
    Salmo 119:115"

    Você não vai dizer que o salmista tinha inclinação a carne não, né?

    No mais, parece que você não consegue entender que eu me preocupo contigo, porque acho que Deus faz caso sim de um dia, mas você não, e pelo jeito vai continuar achando porque não entende o objetivo do sábado (que é ser uma bênção, não uma maldição). Mas se faz caso de dias ou não, não importa. O que importa é que estejamos em Cristo.

    No mais, não quero ser o perturbador de Israel.

    "E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
    Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, PORQUE DEIXASTES OS MANDAMENTOS DO SENHOR, e seguistes a Baalim.
    1 Reis 18:17-18"

    Um forte abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  57. Vou complementar um raciocínio acerca da adoração em Espírito e em verdade a título de contestação.

    Você diz que adora a Deus em Espírito e em verdade, mas o que é verdade senão Jesus e seus mandamentos (Salmo 119:151)?

    Ou você acha que os mandamentos de Deus não são a extensão do caráter de Deus (como os adventistas dizem)? Do contrário, se não é assim, Deus é um adúltero transgressor do sábado (porque já vimos que Jesus guardou o sábado)?

    Espero uma teologia decente acerca dessa história do tabernáculo de Davi. Tomara que seja santa, justa e boa essa sua teologia.

    Mas você é um rapaz inteligente (até demais), dá pra se esperar coisa boa por aí. Estou alerta.

    O Espírito de Deus o ilumine e continue perseverando na fé.

    ResponderExcluir
  58. Vc só saberá sobre o tabernáculo de Davi, no momento em que eu terminar de responder todos os seus textos, um por um, se vc tiver paciência para esperar eu escrever tudo vc saberá sobre o tabernáculo.

    Continuando de onde eu parei, respondendo ao comentário do dia:

    2 de setembro de 2012 19:23

    Vc diz que eu faço contestações confusas, mas confuso é aquilo que vc esta mostrando nos seus textos, pois vc tem mostrado incoerência com as escrituras, e tudo o que vc já escreveu mais recente está cheio de erros, que vou comentar mais adiante.

    Eu disse que não há paralelismo entre apocalipse 14:6-7 e Exodo 20:11, e eu confirmo isso pq realmente não há, Deus é sempre lembrado pelas suas obras e não pelo seu descanso, só que vc escreveu afirmando que eu disse que Deus não é lembrado por um dia, mas eu nunca falei isso. Eu falei que Deus não é lembrado pelo seu descanso e sim pelas suas obras.

    O sábado foi feito para que o homem soubesse que é Deus que o santifica, e que eles tinham sido libertados da terra do Egito, porque apesar de terem sido resgatados da servidão no Egito, não significava que eram justos diante de Deus. Pelo fato de não terem sido resgatados do pecado o sábado foi instituído para que o homem possa compreender que só Deus pode libertá-lo da escravidão do pecado.

    Jesus demonstrou que o sábado não estava relacionado com o que o homem faz ou deixa de fazer, antes é um memorial daquilo que Deus pode fazer pelo homem.

    Ou seja, o sábado foi instituído por causa do homem, para lembrá-lo que é Deus que santifica, e não suas próprias ações. O povo precisava de um mandamento para que eles entendessem isso, pois se Deus não dá esse mandamento, ninguém teria comunhão com Deus, isso serviu de sombra para os nossos dias, pois todos temos comunhão direta com Deus, pois Jesus fez rasgar o véu do testemunho no templo.

    Jesus estava aqui na Terra em plena comunhão com Deus, portanto estava no descanso de Deus, pois quem tem o Espírito está no descanso de Deus.

    Daí vc citou João 15:10, para mostrar que Jesus guardou os mandamentos do pai, mas Jesus guardou todos os mandamentos da lei escrita inclusive os sábados de festa, a circuncisão e inclusive até mandou oferecer sacrifícios no templo.

    E se vc não guarda mandamentos que Jesus guardou pq vc usa esse versículo como argumento?

    O mandamento do Pai é este:

    Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
    E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.
    João 12:49-50

    Se Jesus ensinou a guardar o sábado de forma decente pq vcs fazem do sábado um dia de não pode isso e não pode aquilo e etc...? vc precisa entender que a nova aliança se iniciou somente depois que Jesus foi glorificado e não no capítulo 1 de Mateus, pois na profecia da nova aliança diz que Deus vai colocar suas leis no coração do homem, e isso é o novo nascimento, e o novo nascimento significa que a pessoa recebe o Espírito de Deus e o Espírito de Deus só foi dado depois que Jesus foi glorificado.

    Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós ( NÃO TINHA VINDO AINDA ); mas, quando eu for, vo-lo enviarei. João 16:7

    E Jesus lhes respondeu, dizendo: E chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.
    Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
    João 12:23-24

    Se vc quiser viver como Jesus andou da forma com vc diz vc precisa se tornar judeu, pois Jesus era judeu e viveu como judeu. Mas se vc quiser andar como Jesus andou mesmo, basta vc crer que viverá guiado pelo Espírito como Jesus viveu.

    E pq vc fala tanto em mudar para o domingo para mim? eu já disse isso alguma vez? Esses seus ''pastores'' estão enchendo sua cabeça dessas besteiras e vc ta ficando bitolado com isso.

    ResponderExcluir
  59. E vc diz que o sábado é reverenciado no novo testamento, mas eu não vejo nada disso, pelo contrário, nos escritos da nova aliança vemos o sábado como sombra das coisas futuras, e nenhum apóstolo faz menção desse mandamento nas suas epístolas como vc fala.

    O sábado do crente é todos os dias, e para Jesus tbm era assim. Mas Jesus nasceu sob a lei, isto é, debaixo das ordenanças da lei para que?

    Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
    Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
    Gálatas 4:4-5

    Para remir ( em outras versões, para resgatar ) os que estavam debaixo da lei.

    Como assim resgatar os que estavam debaixo da lei? resgatar pois quem estava debaixo da lei estava dominado pelo pecado, e Jesus veio para resgatar essas pessoas para que fossem livres do pecado e da lei.

    Apesar de Jesus estar sob a lei, ele não era dominado pelo pecado pois ele é o braço de YHWH, e Ele tomou a forma de servo e se humilhou se entregando na cruz a nosso favor.

    Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
    Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
    E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
    Filipenses 2:6-8

    Os que estão em Cristo cumprem a lei pelo o Espírito pois como disse o cumprimento da lei e a pratica da lei vem do Espírito e não de nós mesmos. E isso não é ser contra os mandamentos e sim a favor.

    Agora respondendo o comentário do dia:

    3 de setembro de 2012 18:21

    Vc reconheceu que toda a lei é feita para quem está na carne, mas vc disse para mim que nós estamos na carne, mas eu não concordo com vc.

    A bíblia diz que:

    Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
    Romanos 8:8

    Se vc está na carne vc não vai agradar a Deus mesmo que esteja guardando seu sábado. Por isso eu disse que NUNCA ninguém poderia dizer que guarda a lei pq guarda o sábado pq enquanto o Espírito de Deus não habitar em vc, vc não está sujeito a lei de Deus.

    Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
    Romanos 8:7

    Se vc esta na carne, está em inimizade contra Deus.

    Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
    Romanos 8:6

    Quem se inclina para a carne morrerá e não será salvo.

    Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
    Romanos 8:13

    Novamente aqui diz que se vc vive segundo a carne vc JA ESTÁ CONDENADO.

    Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
    Romanos 8:9

    Paulo diz que nós que estamos em Cristo não estamos na carne, mas no Espírito. Por isso que o pecado não terá domínio sobre nós e não estamos mais debaixo da lei e sim debaixo da graça pois somos guiados pelo Espírito

    Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
    Romanos 8:14

    Se vc é guiado pelo Espírito de Deus vc é filho de Deus, ou seja, se vc é filho é pq Deus é seu pai, e se Deus é seu pai é pq vc nasceu do pai.

    Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
    João 3:5

    Quem não nascer do pai não pode entrar no reino de Deus, pois é carne, e se vc nasceu do Espírito vc será salvo. Jesus disse isso para um homem que guardava o sábado e todos os outros mandamentos.

    E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
    Gálatas 5:24

    Paulo diz que os que são de Cristo crucificaram a carne.

    ResponderExcluir
  60. é muito simples de entender, vc só não assume pq vc não quer dar o braço a torcer e quer permanecer ouvindo doutrina de homens, com as heresias bizarras do adventismo, mas é assim mesmo, eu te entendo, deve ser difícil sempre ouvir dizer que sua denominação tem a verdade, mas quando se analisa as escrituras e vc percebe que vc estava crendo na mentira é normal relutar para tentar achar uma resposta. Tem muitos testemunhos de ex-adventistas que passaram por essas experiência.

    E eu não sou superior aos israelitas, todos são dominados pelo pecado, porém no momento que reconheço minha natureza pecaminosa rebelde contra Deus e clamo Jesus e entrego minha vida a Ele, confesso Jesus como o Senhor e salvador recebo do seu Espírito e passo a não viver mais eu e sim Cristo viver em mim, e isso não acontecia na antiga aliança onde Deus nunca prometera vida eterna para os israelitas.

    Depois no seu texto vc criou uma situação onde uma pessoa recebeu o evangelho e creu em Cristo e recebeu o Espírito Santo, mas daí vc diz para mim que a pessoa recebeu o Espírito Santo e adora imagens?? como assim? isso não existe! como pode uma pessoa receber a mensagem que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, o único salvador e dar culto a imagens? se a pessoa adora imagens e pratica feitiçaria, esta vivendo segundo a carne e não segundo o Espírito. Vc chega a perguntar se o problema está com o Espírito Santo??!!

    O Espírito é Santo, não há nada de errado nem de mentira nEle. Da mesma forma vejo pessoas q tiveram suas vidas transformadas pelo Espírito que abandonam as obras da carne e tem nojo daquilo que faziam antes e perdem a vontade de praticar essas obras, e nunca vejo uma pessoa que recebeu o Espírito guardar o sábado fisicamente, isso que vc prega é uma falta de entendimento das escrituras, pois claramente o sábado é guardado pelo Espírito. Eu que cri, descanso das minhas obras da mesma forma como Deus descansou das suas vc entende isso?

    Vc acha que a pregação de Cristo não basta, vc acha q Deus depende das pessoas para que as pessoas estejam firmadas na verdade? vc acha que Deus depende da bíblia para santificar as pessoas? isso que vc escreveu é triste de ler.

    Só devemos recorrer as escrituras para combater as heresias como existe no adventismo, catolicismo, mormonismo, pentecostais, testemunhas de jeová e etc... Paulo só usou as escrituras para mostrar que Jesus era o Messias prometido, pela justificação pela fé e para combater as heresias.

    ResponderExcluir
  61. Agora se as pessoas serão salvas, se vc será salvo ou se eu serei salvo, não sei, nem cabe a mim dizer isso. Deus é o juiz, a verdade é que ninguém é merecedor da salvação, a ira de Deus pode recair sobre essas pessoas que vc mencionou, mas da mesma forma a misericórdia de Deus tbm pode recair sobre elas não acha? se preocupe com vc, esqueça a salvação dos outros pois é Deus quem justifica e ele é salvador de todos os homens.

    Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.
    1 Timóteo 4:10

    E sobre os falsos ensinadores, o que dizer dos pastores adventistas que propagam mentiras mundo a fora, não julgo, que a misericórdia de Deus se renova a cada dia na vida dessas pessoas.

    Juízo investigativo é totalmente bizarro, fora outras heresias que não quero citar para não mudar o assunto da nossa conversa.

    Depois vc tbm reconheceu que o decálogo foi feito para quem vive na carne, mas não sei pq vc entendeu que o sábado é um mandamento carnal. O sábado é uma sombra, testemunhava aquilo que Jesus iria fazer por nós, onde todos os dias é um sábado não um dia na semana mas por plenitude, eu guardo o sábado pelo Espírito, como tbm guardo não adulterarás, não matarás, não furtarás tudo pelo Espírito, pois fisicamente eu não guarda nenhum mandamento, sou um total miserável, e grande transgressor da lei eu careço totalmente da misericórdia de Deus, e clamo pela salvação em Jesus para que eu receba seu Espírito a passe a guardar sua lei inclusive o sábado, nada de bom vem de mim é tudo dom de Deus a pratica da lei vem de Deus, não me glorio nem dou testemunho de mim mesmo dizendo que guardo os mandamentos, dou glória a Deus pois me dá do seu Espírito para que Ele possa dar testemunho de mim para o mundo para ser luz do mundo.

    Vc disse que estamos debaixo do pecado, ora, se vc está debaixo do pecado vc não tem o Espírito, se vc é carnal é pq vc não esta em comunhão com o Espírito Santo e vc dessa forma morrerá nos seus pecados. Não acho que Deus só deu o sábado para os judeus, e Deus deu o sábado como sinal para que eles soubessem que era Deus que os santificava, o homem precisava saber disso, o homem precisava saber que carecia da misericórdia de Deus e que o homem deveria crer, vivendo pela fé que Deus santificaria o homem pela sua graça e misericórdia, a lei e todo os testemunhos do tabernáculo revelavam a condição do homem diante de Deus que era destituído da sua glória, mas nós em Cristo não estamos mais destituídos da glória de Deus. Jesus nos reconciliou com Deus.

    Já esta muito tarde, eu vou continuar a escrever amanha, se vc realmente quiser saber sobre o tabernáculo de Davi vc aguarde eu responder seus textos, pois só vou te mostrar essas coisas responder todos os textos, tenha paciência, pois quando eu terminar tudo vc colocar suas ideias aqui.

    até amanha.

    ResponderExcluir
  62. Responde só uma pergunta pra mim irmão, e prometo que esta é a última: quando Deus, na criação, descansou de suas obras e abençoou o sétimo dia e o santificou qual era o objetivo dele? Será que Deus estava na carne ou Deus queria dar o exemplo? Guardar o sábado é estar na carne? Aonde é que está na bíblia a santificação do domingo ou a mudança do dia de guarda? Essa é a parte do seu raciocínio que parece não estar compactuando com o meu raciocínio e é esse ponto que eu reivindico: a mudança do sábado para o domingo.

    Eu repito: a minha reivindicação é tão somente o domingo. Essa mudança é notória e não podemos compactuar com ela, mas você acha que já está rico (Apocalipse 3:17) e não se deixa advertir. Infelizmente...

    Tem adventista que se converte quando ler Êxodo 20, pena que você tem dura cerviz.

    De sorte que diz a Escritura:

    "A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e DÁ SABEDORIA AOS SÍMPLICES.
    Salmos 19:7"

    Ainda bem que são aos símplices. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos...

    Continue na fé. Deus o abençoe.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  63. Interpretação de Hebreus 4.

    https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=24b3038fd9&view=att&th=1394e50443cfa46f&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-PZ5z8Sex73r1dmU09pY_i&sadet=1346851316557&sads=RLHkKJRRZm5YwSmxpik1F8Hf2HQ

    Nem sei se dar pra ler, só testando.

    ResponderExcluir
  64. Continuando de onde eu parei. '

    Só um breve comentário sobre o que vc acabou de escrever, pois vc mais uma vez insiste em falar de domingo comigo e eu não entendo pq!!

    A lei do Senhor é perfeita, e o testemunho do Senhor é fiel, A lei é perfeita mas o ser humano é carnal e o testemunho do Senhor revela o pecado do homem, revela o conhecimento do pecado, qual a dificuldade de se saber isso?

    Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
    Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
    Romanos 3:19-20

    Dura cerviz, eu? vc que é duro de coração pois não reconhece a verdade do evangelho, vc não teve condições de explicar os versículos bíblicos por isso te aconselho a rasgar esses versículos ou então finge que não existe. Eu não estou aqui para discutir religião, eu estou aqui para falar de bíblia, a bíblia não sustenta o que vc prega, mas se mesmo assim vc quiser seguir essas religião fique a vontade, mas por favor não diga que isso tem base nas escrituras.

    Agora continuando de onde parei.

    Vc disse que meu raciocínio quanto ao sábado pela fé está correto, mas errado quando ao sábado físico. Vc reconhece que todos os dias é sábado para o Cristão, mas por causa da natureza carnal vc disse que não conseguimos ter o sábado todos os dias. E eu respondo para vc que se vc ainda permanece sujeito a sua natureza carnal é pq vc não está em Cristo, nem pode ser chamado de Cristão e não está no sábado pela fé, simples assim. E se vc está sujeito a natureza carnal o que vc faz? recorre a lei? vc vai pedir ajuda a lei? se coloca novamente debaixo da lei? se coloca debaixo das ordenanças da lei? Jesus morreu para que? não foi para resgatar os que estavam debaixo da lei, ou seja, os que eram dominados pelo pecado? não seria melhor vc recorrer a Jesus do que retornar as sombras, pq Jesus envia do seu Espírito para que vc não esteja sujeito a carne.

    Depois vc diz que quando chega o sábado nós temos plena comunhão com Deus, mas isso nunca foi assim nem no antigo testamento. O mandamento do sábado foi uma sombra desse plena comunhão com Deus que Adão e Eva tinham no Éden e nós temos em Jesus hoje em dia, vc acha que é o sábado que te faz ter comunhão com Deus? se sua comunhão com Deus não é por causa do Espírito e sim por causa de um dia na semana vc esta dizendo para mim que o pecado ainda tem domínio sobre vc e por isso vc está debaixo da lei e não debaixo da graça, portanto, rasgue hoje mesmo Romanos 6:14 da sua bíblia pq vc ignora completamente o que esta escrito.

    ResponderExcluir
  65. O sábado que vc prega é um sombra total daquilo que Cristo faria pelos homens, não apenas uma dia na semana, mas por plenitude. E depois vc disse que precisamos do mandamento, mas quem precisa do mandamento é quem não está em Cristo e não se reconhece como pecador diante de Deus até pq a lei não é feita para quem está em Cristo já que a lei não é feita para o justo e sim feita para quem está na carne e separado de Cristo.

    Nós não precisamos do mandamento pois não estamos debaixo das ordenanças da lei, e isso não é ignorar os mandamentos NÃO INTERPRETE MAL!!!! QUEM ESTA NO ESPÍRITO GUARDA OS MANDAMENTOS!!! quem não está não guarda os mandamentos.

    Nada vem de vc, tudo vem de Deus.

    E qual o dia que Deus estabeleceu para descansarmos de nossas obras? pq na bíblia diz que aquele crê em Cristo DESCANSOU DAS SUAS OBRAS COMO DEUS DESCANSOU DAS SUAS. Vc fica preso no descanso físico, mas na bíblia nunca foi pecado descansar fisicamente em outro dia da semana, será que era pecado alguém não trabalhar numa terça feira? aqueles que não trabalham na quinta estão em pecado? e vcs adventistas trabalham no domingo? pq eu conheço vários adventistas que no domingo fazem o mesmo que todos fazem e vc por acaso trabalha no domingo?

    Vc está se enrolando todo, vc prefere acreditar nas mentiras da sua denominação. O alvo do mandamento sempre foi do descanso espiritual, esse era o ensinamento que Deus quis passar.

    Hoje estou com mais tempo, continuo a escrever depois a tarde.

    ResponderExcluir
  66. Quer dizer que todos os Dez Mandamentos são espirituais e só o sábado não é espiritual? Deus não faz a menor questão de um dia? O descanso sempre foi Ele próprio e estabeleceu o sábado para depois dizer que o mandamento é relativo? hehehehe

    Não dá pra entender esse pessoal. Talvez o mandamento era tão ingênuo quanto as santas mulheres que descansaram no sábado (Lucas 23:54-56), que nunca entenderam que o sábado seria mudado ou relativizado porque agora não é mais digno de honra e santo (Isaías 58:13). O mesmo aconteceu com Paulo, que era carnal (LOL) e guardava o sábado, inclusive buscando um lugar de oração ao ar livre (Atos 16:13) indo todos os sábados a sinagoga durante um ano e seis meses (Atos 18:4,11). Talvez ele estava na carne quando fez isso... Pior é que fabricava tendas (18:3) mas o sétimo dia era o sábado do Senhor Deus dele (tem certeza que é o o mesmo Deus o seu e o dele?), porque em seis dias o tal Deus dele descansou, abençoou e santificou, vejam só. Pra logo depois você mudar para o domingo e dizer que ele relativizou o mandamento. Talvez ele estivesse na carne quando descansou da criação... Deus carnal, vejam só... E o que dizer de Cristo que tirava os demônios da galerinha lá nos dias de sábado? Ia as sinagogas, fazia o bem, pregava nos sábados e tudo o mais (Lucas 4:16; Marcos 6:2; João 5 etc).

    Difícil entender a sua teologia. Você aplica o sábado como um mandamento incapaz de aperfeiçoar a vida cristã e eu já vejo diferente: quem guarda o sábado tem uma vida abençoada por Deus.

    Diga-se de passagem, aparentemente você não leu o que eu postei sobre Hebreus 4...

    Tá na hora de você ativar a sua teologia dos tabernáculos, antes que eu canse de ficar aqui...

    Um forte abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  67. "Nada vem de vc, tudo vem de Deus."

    De fato, olha isso:

    "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
    Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
    Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
    Êxodo 20:8-11"

    "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO.
    Tiago 1:17"

    De fato o sábado veio de Deus, louvado seja o Senhor! E é uma bênção. Santa, Justa e Boa! Ou você vai mesmo dizer que o sábado não é uma bênção? hehe

    Já sei, é porque você não guarda... Quem nunca provou não pode saber se é bom ou ruim ou se é uma dádiva.

    "Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu SANTO DIA, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, DIGNO DE HONRA, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
    Isaías 58:13"

    Engraçado é que você diz enfaticamente que a minha teologia não tem base bíblica utilizando os textos do homem "que escreveu coisas difíceis de entender" (2Pedro 3:15,16) e a única coisa que eu estou falando aqui é da mudança do sábado para o domingo. Você vai mesmo dizer que o sábado não tem base bíblica e o domingo sim? Reveja sua teologia.

    Fique com Deus e não se irrite. Está tudo bem.

    Amém.

    ResponderExcluir
  68. "Vc disse que meu raciocínio quanto ao sábado pela fé está correto, mas errado quando ao sábado físico. Vc reconhece que todos os dias é sábado para o Cristão, mas por causa da natureza carnal vc disse que não conseguimos ter o sábado todos os dias. E eu respondo para vc que se vc ainda permanece sujeito a sua natureza carnal é pq vc não está em Cristo, nem pode ser chamado de Cristão e não está no sábado pela fé, simples assim. E se vc está sujeito a natureza carnal o que vc faz?"

    Entenda que você É CARNAL porque JÁ ESTÁ NA CARNE. Você JÁ ESTÁ VENDIDO A ESCRAVIDÃO DO PECADO e precisa da graça de Deus em Cristo para cumprir o que Deus pede de você:

    "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado [aqui, pode ser mudado por "vendido a viver na carne"].
    Romanos 7:14"
    "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo COM O ENTENDIMENTO SIRVO A LEI DE DEUS, mas com a carne à lei do pecado.
    Romanos 7:25"

    Ora, se Deus descansou de suas obras no sétimo dia da criação para dar o exemplo, abençoando-o e santificando-o, quanto mais você que é homem de pouca fé e trabalhador (se é que é trabalhador).

    Quando se fala "guardo o sábado" não se diz "estou na carne" mas sim porque JÁ SOU CARNE E NECESSITO DO DESCANSO SEMANAL ABENÇOADO E SANTIFICADO POR DEUS.

    O mandamento não é carnal, assim como Paulo, Cristo, Deus não são carnais. Mas por que eles descansaram? Deus descansou para dar o exemplo, Cristo porque veio "em semelhança da carne" (Romanos 8:3) e tinha até mesmo fome na forma humana (Mateus 4:2) e Paulo porque ERA CARNE e necessitavam do mandamento para o repouso semanal tanto físico quanto o espiritual e comunhão plena com Deus, em que se cessa os esforços semanais e se dirige a um dia espiritual santificado e dedicado a obra divina para memorial de criação (Êxodo 20:11) do Deus Salvador (Deuteronômio 5:15) e do Deus santificador (Ezequiel 20:12,20).

    A sua teologia põe praticamente o sábado como um mandamento carnal cumprido em Cristo e o resto como espiritual, só você não percebe isso. Entenda que é a inclinação da carne que não está sujeita a lei de Deus, não o contrário. E aí está a sutileza do seu erro: achar que quem guarda o sábado ou qualquer outro dia está na carne. Ninguém guarda o sábado porque está na carne, mas porque JÁ É CARNE e precisa de um repouso semanal. Quão bom é descansar em um dia já separado por Deus! Reveja sua teologia.

    Aconselho o livro "O Sábado na Bíblia - Por Que Deus Faz Questão de Um Dia" do teólogo Alberto R. Timm para se aprimorar melhor na doutrina do sábado (nem eu mesmo li, mas deve ser bom).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  69. Nossa, seus comentários são bizarros. da vontade de rir do que vc escreve.

    Mostre para mim aonde eu falei sobre mudança do sábado para domingo. Procure todos os textos que escrevi e copie e cole se encontrar. O sábado tem base bíblia e eu guardo o sábado pelo Espírito, mas vc prega uma guarda do sábado que é um sombra uma guarda do sábado fisicamente.

    E vc insiste em usar Isaías 58, que é o que mais mostra o sábado como sombra de todos. E eu uso os textos do homem que escreveu coisas difíceis de entender, que vc não entende, o que esse homem inspirado pelo Espírito escreveu vai contra a doutrina da sua denominação. Faça o seguinte, releia tudo, eu disse tudo o que eu escrevi até aqui, se sua teologia sobreviver prometo que passo a acreditar nela. Mais para frente vou pedir para vc explicar novamente os versiculos que te mandei la no inicio da nossa conversa. E eu não estou irritado, eu rio dos seu comentários, pois vejo vc todo enrolado, ou seja, não fale de bíblia pois vc não tem base nela, continue falando da sua religião pois eu não tenho nada para falar de religião, não vou falar com muçulmanos, nem budistas, nem espíritas se eles não levam em conta as escrituras por isso eu faço o mesmo com vc, fique a vontade para manifestar sua religião, enquanto eu falo de bíblia sem contradições.

    Mas eu vou continuar a responder de onde eu parei, e quem sabe um dia eu falo sobre o tabernáculo de Davi.

    Respondendo o comentário do dia:

    3 de setembro de 2012 18:21

    Nesse texto vc diz que o descanso pela fé não anula o descanso pela carne, mas isso não é verdade pois se for pensar desse modo a circuncisão tbm é necessária hoje em dia pois
    a circuncisão do coração sempre existiu tbm

    Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz. Deuteronômio 10:16

    Circuncidai-vos ao SENHOR, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras. Jeremias 4:4

    E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas. Deuteronômio 30:6

    Vc prega a circuncisão pela carne ou pelo Espírito?

    E os sábados de festa? vc prega eles pela carne ou pelo Espírito?

    E a lei? vc prega as tábuas de pedra, e escritas com tinta nos livros ou prega as tábuas do coração e escritas pelo Espírito do Deus vivo? vc prega a vida na carne do ministério da morte ou a vida no Espírito do ministério do Espírito?

    E a aliança, vc está na antiga aliança ou na nova aliança?

    acompanhe o texto:

    Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
    Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
    Todavia, o que era da escrava nasceu SEGUNDO A CARNE, mas, o que era da livre, por promessa ( PELO ESPÍRITO ).
    O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai ( LEI ), gerando filhos para a servidão, que é Agar.
    Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe ( JERUSALÉM FÍSICA ), pois é escrava com seus filhos.
    Mas a Jerusalém ( ESPIRITUAL ) que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
    Gálatas 4:21-27

    ResponderExcluir
  70. Vc entende esse texto? vc faz parte de que Jerusalém? da física ou celestial? a nova aliança é uma realidade e não sombra, é espiritual e não figura das coisas espirituais.

    Mas vc insiste em pregar o sábado físico, mas isso é apenas uma figura, uma sombra e não realidade das coisas.

    Será que Deus deu todas essas coisas somente para depois relativizar? ou será que Deus deu todas essas coisas para revelar aquilo que ele faria para o homem através de Cristo? Vc precisa exercitar sua mente nos testemunhos do tabernáculo, vc não esta conseguindo compreender as escrituras, o homem estava separado de Deus devido sua natureza pecaminosa herdada de Adão, por isso que o tabernáculo tinha o véu da separação, mas o tabernáculo foi destruído certo? tabernáculo este que dava testemunho da condição do homem que era escravo do pecado, e o tabernáculo era o lugar de habitação do Espírito de Deus vc sabia? isso é realidade ou sombra? aonde é o lugar de habitação do Espírito de Deus na nova aliança? quem é templo do Espírito Santo na nova aliança? e na antiga aliança não era como era hoje em dia no ministério do Espírito, pois o Espírito Santo ainda não tinha sido dado. Agora vc entende agora pq todas as coisas do antigo testamento eram sombras da realidade que veio por Jesus Cristo?

    Tem mais realidades espirituais reveladas no tabernáculo de Davi, mas vc só vai saber quando for conveniente saber.

    Pois vc sabe muito pouco das escrituras e das revelações dela, mas vc se enrola sozinho nas coisas que vc fala.

    Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
    1 Timóteo 1:7

    Depois no seu comentário vc citou Enoque, e Enoque viveu em um contexto que não existia escritura alguma, nem lei nem profetas, mas viveu pela fé e foi dado como justo. Da mesma forma Abraão foi chamado amigo de Deus, ou seja, quem vive na carne está em inimizade, e quem vive pela fé é amigo de Deus. E vc acha que tanto Enoque quanto Abraão foram merecedores de alguma coisa de Deus? não foi por nada que fizeram que foram salvos e sim unicamente pela fé, então se todos eles já estavam no descanso de Deus, se todos eles já estavam circuncidados pelo Espírito, e se eles já foram salvos para que Jesus veio? mas Jesus veio para levar todas essas coisas a plenitude, e estabelecer o reino de Deus.

    Os mandamentos são fixos, mas eram sombras e figuras da realidade em Cristo, Deus não muda mas vemos escrito em Hebreus que:

    Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Hebreus 7:12

    não estou querendo defender mudanças de mandamentos, mas não podemos ignorar o texto bíblico. E esse texto fala da mudança de sacerdócio, que era o sacerdócio levítico e Deus nunca quis que houvesse o sacerdócio Levítico, não era esse o plano de Deus para Israel.

    E colossenses é sem dúvida alguma o sábado semanal que é dito como sombra das coisas futuras, não lute contra a verdade, mas concordo com vc que isso não da margem para as pessoas fazerem do domingo o que era o sábado na antiga aliança pois isso é maior tolice, pq as pessoas estão se colocando debaixo da lei novamente e ainda mudando o que está escrito.

    Eu santifico sim o dia de sábado todos os dias, e recebo as bênçãos pelo Espírito de Deus tudo isso sem mudar nenhuma letra do que está escrito.

    vou almoçar depois continuo...

    ResponderExcluir
  71. Respondendo o comentário do dia:
    3 de setembro de 2012 19:28

    Nesse comentário vc diz basicamente que o cumprimento da lei se da através do meu esforço e não pelo Espírito, na verdade todos os seus comentários são baseados no cumprimento da lei através do seus méritos.

    Pecadora ou pecadeira, ambos são escravos do pecado, ambos estão sob o domínio do pecado, ambos não foram libertados do pecado, ambos não estão mortos para a lei, e portanto não há diferença entre os dois. Então o que fazemos com esses versículos.

    Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
    Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
    Romanos 6:6-7

    Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
    Romanos 6:11

    Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
    Romanos 6:14

    E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
    Romanos 6:18

    Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
    Romanos 6:22

    Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:34

    Quem ***comete o pecado é do diabo***; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
    1 João 3:8

    Quem é pecador é do diabo, quem é pecadeiro tbm é do diabo e ai?

    Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
    1 João 3:9

    Quem vive deliberadamente no pecado vive segundo a carne, e aquele que tenta guardar a lei com seu esforço tbm esta na carne da mesma forma.

    Então baseados nos versículos bíblicos, temos uma nova pessoa aqui além do pecador e do pecadeiro temos o Cristão.

    O Cristão se reconhece como transgressor e carente da misericórdia de Deus, se vê como incapaz de estar sujeito a lei de Deus e clama por salvação, crê em Jesus e recebe do seu Espírito e passa a estar sujeito a lei não por esforço próprio, mas pq o Espírito habita nele, porém, se ele cometer pecado se torna um pecador que é a mesma coisa que um pecadeiro e não está sendo participante de Cristo mais.

    ResponderExcluir
  72. Pois só é participante de Cristo os que mantiverem a fé até o fim.

    Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
    Hebreus 3:14

    Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,
    desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
    Colossenses 1:22-23

    Quem não buscar ser guiado pelo Espírito sempre será condenado pela lei como transgressor, pois sem o Espírito nada podeis fazer.

    Por isso que eu te mandei esse versículo para vc explicar e eu fiquei sem sua resposta:

    Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
    Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
    Mateus 12:36-37

    Pela fé somos justificados certo? mas aqui diz que seremos justificados ou condenados pelas nossas palavras, e ai?

    Então vc responde que devemos ter fé e praticar boas obras, mas se vc for justificado por sua pratica de boas obras a justificação não é pela fé nem pela graça, mas de acordo com suas obras.

    Mas se vc tiver em mente que somos justificados pela fé, e praticamos boas obras pelo Espírito que nos foi dado mediante a fé esse texto é fácilmente explicado, pq eu não posso ser co-participante na minha salvação, pq se eu sou salvo pela fé em Cristo, se Jesus é o meu salvador, e a guarda dos mandamentos me conduzem a salvação conclue-se que a guarda dos mandamentos vem de Jesus, e isso não pode ser diferente. Só basta a fé em Jesus, essa é a verdade do evangelho.

    ResponderExcluir
  73. Resposta ao comentário do dia : 4 de setembro de 2012 09:49

    Nesse texto vc começa dizendo que somos salvos pela fé e julgado pelas obras, mas como vc já sabe e para não ficar sendo repetitivo as boas obras são produzidas pelo Espírito e não pelo nosso esforço.

    Dai vc vem com aquela conversa de que o s ábado é o dia de adoração, como só existisse um dia de adoração e adorar a Deus nos outros dias fosse pecado, mas tudo bem. Depois vc vem com o fraquíssimo argumento de que Jesus guardou o sábado e Paulo tbm, mas a bíblia diz que tanto Jesus como Paulo guardaram as festas, foram circuncidados, ofereceram sacrifícios e etc... portanto não serve como argumento, Jesus era judeu e viveu como judeu. Dai vc diz que todos os dias são sábado para os dois, mas para nós que somos carnais não conseguimos, ou seja, vc ignora totalmente o que a bíblia diz para pensar segundo seus conceitos e O PIOR de tudo, vc diz que nós dependemos de UM DIA , isso mesmo, nós dependemos de um dia para ter plena comunhão com Deus, vc deveria excluir esse texto pois isso é lamentável ouvir de alguém que diz ser templo do Espírito Santo. A plena comunhão com Deus esta em um dia ou no Espírito Santo?

    Eu que realmente e sinceramente não sei o que você ver quando ler textos como Romanos 14:5; Gálatas 4:10,11 e Colossenses 2:16.

    E nenhum desses textos dão margem para os tolos mudarem o dia de guarda se colocando debaixo da lei novamente como se não tivesse nascido de novo do Espírito. E vc insiste, e insiste e insiste em querer falar de domingo, de mudança do dia de guarda eu não consigo entender pq? será que eu estou escrevendo em outro idioma? pq sinceramente não sei pq vc não para de falar isso.

    O sábado foi feito para que eles soubessem que ele era o Senhor que os santificava, pois toda a lei serve para mostrar ao homem que ele é escravo do pecado, serve para dar ao homem o conhecimento do pecado e o sábado foi dado como mandamento como figura daquilo que Deus faria no homem através de Cristo não só um dia na semana, mas por plenitude. E hoje em dia não precisamos mais da guarda do sábado pois temos a realidade para a qual a figura ou sombra apontava que é Cristo, o Senhor do sábado.

    Daí vc pergunta se o sábado é uma sombra, o texto bíblico diz isso, porém, se vc aceitar que é uma sombra sua pregação não fará mais nenhum sentido, da mesma forma os seus ''pastores'' e sua denominação tbm assumirem que é uma sombra, toda a doutrina adventista se esfarela, portanto não espere que vc receba um estudo deles mostrando isso, vai ser sempre uma tentativa de mostrar o que o texto bíblico não diz, te peço, não dê credito a mentira, não seja contra a verdade do evangelho, aceite os textos como eles são. Sempre que vc ver um texto bíblico que vai contra o que vc acredita é necessário vc rever sua teologia. Digo isso para o seu bem, não ignore os textos bíblicos tente responde-los um a um.

    E nós não somos melhores que os judeus daquela época, até pq naquela época havia tbm gentios e Deus tbm queria coloca-los nos seu descanso que veio por Cristo Jesus. Não somos melhores que os judeus, mas estamos em uma melhor aliança confirmada em melhores promessas.

    Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
    Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
    Hebreus 8:6-7

    ResponderExcluir
  74. O povo do antigo pacto foi ensinado a servir a Deus através das sombras pois a salvação ainda não tinha se manifestado, para dar vida eterna a eles, e o judeus tbm foram chamados para esse descanso, alguns entram pois creram em Jesus como o Messias de Israel outros permaneceram na desobediência. O descanso físico não tem valor nenhum contra o pecado, e o descanso físico não é o descanso de Deus.

    Vc tem que abrir seus olhos espirituais, Deus é Espírito, seu descanso é em Espírito a adoração é em Espírito.

    Vc reconhece que o exercício físico traz benefícios para o homem?

    Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. 1 Timóteo 4:8

    Todos sabemos dos benefícios da pratica de atividades físicas, mas Paulo estava falando de coisas espirituais.

    vc interpreta as coisas fisicamente e acaba caindo no mesmo erro dos judeus daquela época.

    Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
    Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
    João 3:3-4

    E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35

    Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
    Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
    João 4:13-14

    Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
    Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
    Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
    João 6:54-56

    E ai? como vc interpreta essas coisas?

    O mandamento do sábado como toda a lei é espiritual concordo com vc. E o seu cumprimento é pela carne ( fisicamente ) ou pelo Espírito? o que vc acha?

    O texto de colossenses é facilmente explicado, para os adventistas esse é o calcanhar de Aquiles como já ouvi dizer, pois detona toda sua a doutrina mentirosa.

    Depois no fim do texto vc pede para eu te explicar para onde era essa sombra e para onde foi essa sombra e para qual realidade e se essa realidade tem um fim justo e bom. Eu creio que tenho explicado exaustivamente aqui isso para vc, se vc ainda tiver dúvidas releia os textos ou pergunte diretamente para mim.

    Já esta chegando o momento de falar sobre os tabernáculos e relaciona-los com o apocalipse pois a destruição do templo tem total relação com o apocalipse.

    depois continuo...

    ResponderExcluir
  75. A única coisa que eu discordo dos seus texto e dos seus pensamentos é o fato de que você acha que o dia de descanso, por ser espiritual (como sempre foi) é relativo e passível de mudança. O resto eu já concordo plenamente e nem vou mais discutir, mas desde o início a minha reivindicação aqui sempre foi o domingo, é só ler desde o início. Logo, aparentemente, nem há porque discutirmos.

    Nós somos salvos para sermos guiados pelo Espírito Santo para obediência, como em Romanos 6:16; 2:13 e 1Coríntios 7:19 não para mudar o dia santo.

    O dia de sábado deve ser sim reverenciado e lembro também que não concordo com a sua interpretação de Isaías 58:13,14. Ali claramente Deus pede que reverenciemos o dia santo dEle pois é digno de honra. Isso, porém, em nada aniquila o descanso da graça, a paz diária e comunhão do Espírito Santo ou a subjuga.

    Sem falar de Isaías 56 que claramente estende bênçãos aos que guardam o sábado até a salvação vir e o juízo manifestar-se (verso 1).

    O irmão contesta Isaías 56 dizendo que no verso 4 os "meus sábados" são todos os sábados cerimoniais, mas o contexto é claro em dizer que são sábados semanais (versos 2 e 6). Também diz que no verso 7 fala-se em sacrifícios que são sombras, mas no Novo Testamento nós também oferecemos sacrifícios, os quais são o nosso próprio corpo morto para o pecado:

    "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
    Romanos 12:1"

    "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
    1 Pedro 2:5"

    Engraçado é que há uma promessa no verso 5 muito similar as promessas do Novo Testamento, veja:

    "Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
    Isaías 56:5"

    Similar a uma promessa apocalíptica:

    "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
    Apocalipse 3:12"

    Interessante é que o irmão disse que nunca essas promessas tinham sido estendidas aos filhos de Israel no Antigo Testamento (falo aqui da vida eterna ou promessas de cunho salvífico), como interpreta esses textos?

    Interessante notar claramente a perspectiva do sábado na vocação dos gentios, porque no final Deus fala:

    "Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.
    Isaías 56:8"

    Assim o texto tem valor vocacional, estendendo bênçãos a todos os que guardam o dia do Senhor (que permaneceu inalterado no Novo Testamento (Mateus 12:8)).

    ResponderExcluir
  76. Repito: o sábado em nada anula o descanso da graça. O descanso da graça é uma realidade, porém um não anula o outro, mas complementa. Do contrário ficaria difícil estabelecer uma unidade doutrinária, porque uns ficariam com Isaías 56, outros com Colossenses. Difícil imaginar isso a luz de 1Coríntios 1:10.

    Claro que colossenses pode ser usado para não mais santificar o dia de sábado, mas jamais para justificar o domingo.

    Continue na sua doutrina e persevere na fé.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  77. Irmão Victor, Paz!

    Na Nova Aliança não há mandamento para guardar dias, concorda? Nem sábado, nem domingo...

    Como você interpreta 1 Coríntios 1:10 a luz de Romanos 14?

    Você entende que existiam doutrinas que ala judaica da Igreja seguia mas o gentios não e mesmo assim todos eram um em Cristo?

    Judeus eram circuncidados gentios não...

    Judeus guardavam o sábado gentios não...

    Judeus possuíam leias cerimoniais alimentares gentios não...

    Mas mesmo assim com todas essas diferenças doutrinárias eram irmãos em Cristo Jesus que deviam se respeitar e amar uns aos outros. Mas quando pessoas tentavam impor costumes judaicos a gentios ai a coisa ficava diferente e Paulo entrava em confronto com esses "falsos irmãos" que pregavam um "outro evangelho". (Leia Gálatas)

    Pense nisso...

    ResponderExcluir
  78. Muito boa explicação. Eu sempre tive dúvidas sobre as Leis, mas essa explicação me ajudou a tirar minhas duvidas, mas não todas.

    Mas em Atos diz que algo referente as carnes, que os gentios convertidos deveriam se abster de carne oferecida a ídolos, carne sufocada e carne com sangue. Ou seja, embora não precisamos obedecer aquelas "leis das carnes" que lemos no Pentateuco, de fato não é bom para nossa saúde comer qualquer coisa. Mas também não adiantaria, por exemplo, alguém não comer porco mas comer todas essas porcaria industrializadas e com toxinas de hoje em dia.

    Mas esse blog me parece muito bom, embora tenha nome que pareça um tanto ofensivo. Acho que soaria melhor fazer um blog não só para mostrar as "distorções biblicas" de uma só denominação, mas também de todas essas igrejas que fazem parte desse "sistema religioso". O nome desse blog faz as pessoas pensarem que está perseguindo a IASD, e noto que não é isso.

    Temos que ter cuidado com essas igrejas do sistema, pois distorcem as escrituras para seu próprio proveito, pondo a faixa da sua igreja a frente das verdadeiros significados das escrituras. Fazem apelos sentimentais e com musiquinhas fundo que parecem tudo muito bonitinho, e dessa forma acabam enganando muitos. Lembrando que, como o proprio Jesus disse, "pelos seus frutos os conhecereis". Mas não devemos odiar e nem desprezar quem participam dessas igrejas, mas sim ajudá-los a se desprenderem desse sistema cheio de mentiras e heresias.

    O criador do blog me parece uma pessoa sincera, ainda mais que não me perece ter "rabo preso" com nenhuma igreja/denominação. Espero que continue a estudar as Escrituras de uma forma sincera e a postar seus pontos de vistas nesse blog, embora eu sugiro que crie um outro blog. Embora as vezes possa postar uma ou outra coisa errada, pelo menos está sendo sincero e expondo seu ponto de vista, não como essas igrejas que pregam coisas errôneas e, mesmo depois de conhecer seu erro, continua insistindo para defender sua "faxada".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Anônimo Paz!

      Obrigado pelos Comentários!

      Este blog faz parte de um projeto em desenvolvimento chamado: Desafio Cristão. Que tenta de alguma forma ajudar pessoas enganadas por Religiões, Seitas e Falsos Profetas.

      Oremos para que elas possam chegar ao conhecimento do verdadeiro Evangelho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

      Hélio S. Júnior

      Excluir
  79. Resumindo: descansando em Jesus no dia que se chama "HOJE", ou seja todos os dias, estaremos cumprindo a SUPERIOR lei de Cristo para a qual a lei de Moisés provisoria apontava ..mas "se guardais dias, meses, tempos e anos" o trabalho de Paulo foi em vão, pois "os sábados" de col 2:16 (plural se refere a TODOS os sábados segundo inclusive o maior teologo adventista S Bachiocce entende assim tambem) são declarados serem SOMBRAS dos bens vindouros. Realmente, mandamentos morais não são sombras, mas quanto ao sábado declarou-se ser ele SOMBRA em hebreus 3 e 4 que não tem primeriamente sentido escatológico mas sentido prático HOJE no dia a dia.... ou Paulo está errado ou nós estamos. Infelizmente temos que admitir que nós estávamos errados...que se quisermos fazer diferença entre dias e dias, diante do Senhor, não podemos julgar ninguém que não faça (Romanos 14) nem eles a nós....o sábado tornou-se algo facultativo nas cartas de Paulo que combatia JUSTAMENTE cristãos judaizantes o tempo todo....eu fico triste pelo fato de que o sábado, tão gostoso, agora é substituído pelo descanso em Cristo, que desafia minha carne , meu ego, meu desejo de ser eu mesmo, muito mais que o simples "descansar no dia de sábado" ..porque a PORTA É ESTREITA , descansar em Cristo não é nada fácil, mas parar de trabalhar no sábado é até gostoso para a carne...mas na Nova Aliança exige-se de nós TUDO OU NADA..TUDO PARA ELE...VC PODE SE PERGUNTAR porque entre nós adventistas existe tanta depressão, loucura, sequelados, extremistas, porque quase ninguém levanta a mão declarando que nasceram de novo? porque Hugo? porque nossas igrejas estão mortas no interior? e cheias apenas nos grandes centros e quase que exclusivamente no sábado? excetuando quando tem um pregador inspirado numa semana de oração? porque tanta fofoca, porque tanta falta de perdão, porque tanta injustiça onde um pastor não pode falar a verdade senão ele se queima? Creio que seja porque nós não vivemos ainda sob a nova aliança! Seja você um SOFREDOR como Paulo foi entre cristãos judaizantes! Como eu, anunciando o NT, a nova aliança, a lei de Cristo, o descanso HOJE em Cristo, o novo nascimento, o amor aos inimigos, o perdão, os dons espirituais, o culto conforme a Biblia ensina e não conforme a tradição protestante pratica http://igrejaadventista.no.comunidades.net/index.php?pagina=1414019592

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.