Sábado ou Domingo?

Por que os cristãos fazem culto no Domingo, já que o mandamento separa o dia de Sábado como o dia para o culto a Deus? Êxodo 20:8-11

PROBLEMA: Este mandamento estabelece que o sétimo dia da semana, o sábado, é o dia que o Senhor escolheu como o dia de descanso e de culto. Entretanto, no NT a igreja cristã começou a cultuar e a descansar no primeiro dia da semana, no domingo. Os cristãos não estão violando o mandamento do sábado por cultuarem a Deus no primeiro dia da semana, e não no sétimo dia?

SOLUÇÃO: Primeiro, a base para o mandamento de observar o sábado, como estabelecido em Êxodo 20:11, é que Deus descansou no sétimo dia, depois de seis dias de trabalho, e que ele abençoou e santificou o sétimo dia. O dia do sábado foi instituído como um dia de descanso e culto.

O povo de Deus deveria seguir o exemplo do próprio Deus, no seu trabalho e descanso. Entretanto, como Jesus disse, corrigindo a visão distorcida dos fariseus.

"O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2:27).

O que Jesus quis dizer é que o sábado não foi instituído para escravizar as pessoas, mas para beneficiá-las. O espírito da observância do sábado é preservado no NT com a observância do descanso e do culto no primeiro dia da semana.

Segundo, deve-se lembrar que, de acordo com Colossenses 2:17, o sábado era uma "sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo". A observância do sábado estava associada com a redenção citada em Deuteronômio 5:15, onde Moisés determinou:

"Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa, e braço estendido: pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado".

O sábado era uma sombra da redenção que viria com Cristo; simbolizava o descanso de nossas obras e a entrada no descanso que Deus propiciou com a sua obra consumada.

Finalmente, embora os princípios morais expressos nos mandamentos sejam reafirmados no NT, o mandamento de separar o sábado como o dia de descanso e de culto a Deus é o único mandamento que não é repetido. Há muito boas razões para isso. Os crentes do Novo Testamento não estão debaixo da Lei do AT (Rm 6:14; Gl 3:24-25).

Pela ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana (Mt 28:1), por suas contínuas aparições em vários domingos (Jo 20:26), e pela descida do Espírito Santo num dia de domingo (At 2:1), a igreja primitiva passou a cultuar no domingo, regularmente (At 20:7; 1 Co 16:2).

O culto no domingo foi ainda consagrado pelo Senhor quando ele apareceu a João naquela última grande visão "no dia do Senhor" (Ap 1:10). É por estas razões que os cristãos cultuam no domingo, em vez de o fazerem no sábado dos judeus.

Nota: O Domingo não é o Sábado Cristão.



Fonte: MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - Norman Geisler - Thomas Howe.

25 comentários:

  1. "A minha verdade pode não ser a sua, nem por isso temos que entrar em desavenças por conta da opinião contrária de cada um"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai seu Ary!
      Tudo bom com o senhor?

      A sua verdade torna a minha uma mentira, e a minha verdade torna a sua uma mentira.

      Toda fé ou crença, por mais inclusiva e abrangente que possa parecer, é exclusiva e limitada. Se eu digo a você que o cristianismo é a única religião verdadeira, obviamente excluo todos os que pensam diferente. Se você diz que todas as religiões são verdadeiras, está excluindo aqueles que pensam como eu. Não há como escapar disso. Ao adotar uma visão ou opinião, qualquer que seja, você exclui todas as outras, mesmo que você deseje ter a mais inclusiva de todas as opiniões. Ela vai excluir os exclusivistas, portanto ela também será uma opinião exclusiva.

      Mas concordo com o sr. que isto não significa que devamos entrar em atrito.

      Sempre lembrando que tais discussões não estão voltadas para pessoas, mas para idéias e doutrinas.

      Em Cristo...

      Hélio S. Júnior

      Excluir
    2. "Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

      Excluir
    3. Dizer que todas as religiões levam a Deus não está totalmente errado, afinal todos prestarão contas diante de Deus, no dia do juízo final, não é verdade? Está escrito:

      E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
      E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
      E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
      E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
      E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
      Apocalipse 20:11-15

      Excluir
  2. POIs é, infelizmente cristãos não convertidos acharam-se no direito de mudar o mandamento de Deus, como se Deus pudesse se enganar, porém os cristão verdadeiros continuaram guardando o sábado, muitos até morreram nas fogueiras papais por isso. esses cristãos que preferiram obedecer a Deus, continuaram colocando sua fé na verdade, sim na mira da verdade: a palavra escrita por Deus com seu próprio dedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tudo Bom amigo Anônimo!

      Talvez o estudo abaixo lhe ajude a entender qual o significado do Sábado na vida de um Cristão que está morto para Lei para viver para Cristo:

      O Sábado

      "Assim, ainda resta um descanso sabático pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

      Em Cristo...

      Hélio S. Júnior

      Excluir
  3. Depois de ler alguns artigos do seu blog, posso dizer uma: me fortaleço ainda mais na mensagem adventista! Seu argumentos são fracos e repetitivos que dá até vontade de rir!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz amigo Locutor!
      Que o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo abençoe a você, sua família e sua bela profissão!

      Não entendo porque o sr. está com vontade de rir de assuntos santos como este, devemos trata-los com muito respeito e seriedade.

      Argumentos Fracos? Criticar e sair pela tangente cantando vitória, não parece um argumento melhor...

      O que devo dizer...

      Lembre-se amigo Eneas: A Palavra de Deus ensina que é Cristo que nos fortalece, e não uma mensagem particular de uma denominação. Principalmente se essa mensagem estiver distante da simplicidade do Evangelho: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo". Atos 16:31

      Em Cristo..

      Hélio S. Júnior

      Excluir
  4. É de uma pobreza deconhecimento Bíblico tão gritante, que não consegue perceber que Cristo nunca ressurgiu no tal domingo, pois quando as mulheres chegaram êle já não estava lá!!! Leia o Gn. e tire a venda do paganismo do coração.
    Leia Mt28.1-6, Cristo nuca deu este mandamento e, os apóstolos não tinham tal autoridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Anônimo,

      Primeiramente acredito que você está desesperado porque estás vendo que as doutrinas falsas que ensinaram para você até agora, está deixando você desconsertado. Busque a verdade e a verdade te libertará!

      Segundo: Mt 12:40 (JFA-RA) Pois, como Jonas esteve TRÊS DIAS E TRÊS NOITES no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem TRÊS DIAS E TRÊS NOITES: no seio da terra. Ou seja, são três dias completos, portanto, Jesus ressuscitou no domingo.

      Terceiro: vamos verificar alguns versículos conforme a sequencia dos fatos:
      a) Marcos 16:1 "Ora, PASSADO o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo".
      b) Lucas 24:1 “Mas já no PRIMEIRO dia da semana, BEM DE MADRUGADA, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado”.
      c) Mateus 28:1 “E, no FIM do sábado, quando já DESPONTAVA o PRIMEIRO dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro”.
      d) Joao 20:1 “No PRIMEIRO dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de MADRUGADA, sendo AINDA ESCURO, e viu que a pedra fora removida do sepulcro”.

      Quarto: nós celebramos a vitória de Cristo em relação a morte, a morte não pode detê-lo. E, acima de tudo, não celebramos apenas no domingo a SUA vitória, mas segunda, terça, quarta, quinta, sexta, inclusive sábado e também, domingo.

      Quinto: Querido, também muito cuidado com suas acusações, pois a palavra Diabo significa semeador de contendas, acusador... Você está assumindo que papel? De abençoador ou de acusador? A sua boca e o seu coração é quem decide... benção ou maldição.

      Que Deus tenha misericórdia daqueles que tem distorcido a Palavra de Deus e enganado muitas vidas!!!

      Excluir
  5. Esta na bíblia: Os homens cuidarão em mudar o tempo e lei de DEUS. Uma das coisas que mais desagrada a DEUS é a idolatria,coisa que o povo do passado vivia praticando, tais como deuses de pau,pedra,ferro,bronze,ouro,prata e outros como animais,sol,lua e muito mais, tudo para desviar a atenção do povo do DEUS verdadeiro, para quem não sabe o domingo foi instituído em homenagem ao deus dos egípcios que era o sol, o mesmo que Constantino Magno o imperador na época do ano 320 d.c adorava. que com tempo foi introduzido no cristianismo como o domingo do senhor. que significa ¨Dia do sol¨ ou dia do senhor sol. Mais duvidas pesquise na historia. De uma coisa eu tenho certeza até aqui eu sei em quem tenho crido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amaro
      A salvação é para todos, se guardar o sabado naõ deve fazer nada, então tb vcs não devem comer, pegar onibus, ir numa farmacia, enfim pq algume vai estar trabalhando pra vc. Vamos deixar a hipocrisia de lado, não é guardando ou não o sabado que faz de nós filho de DEUS e nos faz salvo e sim pelo sacrificio da Jesus na cruz do calvario, e se ele curou num sabado é pq ele quis mostrar que hoje estamos debaixo da GRAÇA, e é por meio delsa que somos salvos, não somos merecedores, mas pela misericordia de DEUS alcançamos a salvação. DEUS ABENÇÕE

      Excluir
    2. Isso mesmo Silvana!

      Além disso, Jesus repreendeu tanto os fariseus e os saduseus, porque o que eles faziam era PARA SER VISTO PELOS HOMENS.

      O que Deus nos pede uma atitude de coração para com Ele. “Filho meu dá-me o teu coração”. “Porque do coração procedem os maus desígnios”.

      Que o Senhor derrame luz sobre os que estão nas trevas!!!

      Excluir
  6. Boa noite
    Eu acredito que a salvação é para todos, ou seja Jesus morreu parar que quem crer e for batizado seja salvo, logo eu não posso querer guardar o sabado, e deixar meu irmão sem guardar, pq esse guardar que os adventistas pregam não tem nada a ver se cultuamos a Deus num domingo ou não, não é necessario guardar dia algum, pq se um cristão precisar socorrer alguem no sabado não vai faze-lo? Então esse guardar dos adventistas é não fazer nada, nem lavar louça, nem cortar cabelo....enfim nada, mas para que vc tome banho quente nesse dia é necessario que alguem esteja trabalhan do pra vc, ou se pega onibus, alguem esta dirigindo, então que evangelho é esse que faz a sua parte e os outros deixa pra la, a salvação não é pra todos? E o cristão não guarda o domingo assim, aapenas é um dia separado para que tenhamos mais tempo ao Senhor, mas durante a semana tb tem esse tempo, e a Biblia diz, VIGIAI E ORAI, então nosso culto a Deus deve ser constante. Se queremos a salvação de todos devemos deixar a hipocrisia de lado onde nós guardamos o sabado mas o medeico que tem que socorrer alguem que se exploda, é isso? Se Jesus curou no sabado é porque não estamos mais debaixo da lei e sim da graça, e guardar ou não o sabado não faz de uma pessoa salva, e sim a salvação é pela GRAÇA DE DEUS. Deus abençõe

    ResponderExcluir
  7. Qual é a base bíblica para achar que o sábado é uma sombra e onde encontro na bíblia um versículo que mande guardar o domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cristãos da Nova Aliança não são ensinados a "guardar" o Domingo como sendo um substituto do Sábado.

      Existem três escolas de pensamento com respeito ao sábado. Há um grupo pequeno, que inclui a IASD que ensina que o sábado continua no Novo Testamento.

      Um segundo grupo ensina a teologia da transferência e afirma que o mandamento do Sabbath do sábado ainda é obrigatório, mas a santidade do dia foi transferida do sábado para o domingo (este veio muito depois no desenvolvimento da igreja cristã. Os primeiros cristãos não ensinavam nenhum destes dois conceitos).

      Finalmente, há um grupo maior de cristãos que ensinam que Jesus cumpriu o sábado e a lei. Ele é o nosso descanso sabático.

      AMIGO ANÔNIMO, VOCÊ JÁ ENCONTROU DESCANSO EM CRISTO?

      "Assim, ainda resta UM descanso sabático pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas (Gn 2:2-3). Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

      A base Bíblica que mostra que o Sábado é uma sombra encontram-se nas postagens abaixo:

      Hebreus 3 e 4

      Colossenses 2:13-17

      Jesus nosso verdadeiro Sábado

      JESUS É UM SÁBADO MELHOR do que o velho descanso literal de um dia por semana, ELE É NOSSO DESCANSO HOJE E A CADA DIA, À MEDIDA QUE CONFIAMOS NELE! Ele é o templo verdadeiro, a verdadeira Páscoa, a verdadeira Lei, o VERDADEIRO SÁBADO!

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior

      Excluir
    2. Hélio, muito boa resposta!!!
      Também, gostei muito do site, que o Senhor continue a te usar como um vaso preciso em Suas mãos!!!
      Em Cristo Jesus, Marcio.

      Excluir
    3. Irmão Marcio, Graça e Paz!

      Obrigado pela visita e comentários!

      Que o SENHOR lhe abençoe!

      Hélio Jr

      Excluir
  8. Observando essa matéria não pude deixar de ver como de forma sutil o autor induz ao erro. Afirma várias verdades para, por fim, fazer afirmações sem sentido fazendo de sua conclusão uma construção de mentiras.
    Vou demonstrar o que estou dizendo:
    Primeiro vem o problema com uma pergunta pertinente, depois vem a solução, e, é nessa que há bastante incoerência. Vou repetir os textos para comentá-los.
    1º - “Primeiro, a base para o mandamento de observar o sábado, como estabelecido em Êxodo 20:11, é que Deus descansou no sétimo dia, depois de seis dias de trabalho, e que ele abençoou e santificou o sétimo dia. O dia do sábado foi instituído como um dia de descanso e culto.”
    Isso é verdade, assim diz o Senhor.
    “O povo de Deus deveria seguir o exemplo do próprio Deus, no seu trabalho e descanso. Entretanto, como Jesus disse, corrigindo a visão distorcida dos fariseus.
    "O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2:27).
    O que Jesus quis dizer é que o sábado não foi instituído para escravizar as pessoas, mas para beneficiá-las. O espírito da observância do sábado é preservado no NT com a observância do descanso e do culto no primeiro dia da semana.”
    Essa segunda informação do texto não trás qualquer problema, pois é fato que os fariseus não guardavam o sábado no espírito que o Senhor deseja e praticavam exageros e legalismo. O que o Senhor Jesus diz é perfeito, pois quando ele diz o que está em Mc 2:27, ao usar a palavra “homem”, ele se utiliza da palavra grega “antropos”, isto é, estava se referindo a humanidade de modo geral; e isso é exatamente o que Deus faz em Gn 2:2,3; isso só mostra que o sábado não foi dado aos judeus, como muitos dizem, mas sim a humanidade. É santo e moral. Quando a afirmação de que o espírito da observância do sábado é preservada no NT com a observância do descanso no domingo, isso é extra-bíblico, não há tal firmação nas Escrituras e portanto “assim não disse o Senhor”.

    ResponderExcluir
  9. 2º - “Segundo, deve-se lembrar que, de acordo com Colossenses 2:17, o sábado era uma "sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo". A observância do sábado estava associada com a redenção citada em Deuteronômio 5:15... Finalmente, embora os princípios morais expressos nos mandamentos sejam reafirmados no NT, o mandamento de separar o sábado como o dia de descanso e de culto a Deus é o único mandamento que não é repetido. Há muito boas razões para isso. Os crentes do Novo Testamento não estão debaixo da Lei do AT (Rm 6:14; Gl 3:24-25).”

    Em primeiro lugar, colossenses 2:17 não pode estar se referindo ao sábado semanal da criação da terra, pois este não pode ser “sombra”, nem “tipo” e nem “cerimonia” uma vez que foi instituído antes do pecado (quando tudo era muito bom Gn 1:31), quando nem mesmo havia sacerdócio levítico para o cerimonial. O texto de colossenses refere-se aos sábados que eram “sombra” ou “cerimonias” conforme vemos em Lv 23. Quando o “tipo” (sombra) encontrou o “antítipo” (realidade), tais coisas perderam sua “função”. O texto mais apropriado para a compreensão de Cl 2:17 é Os 2:11, pois enquanto os dias de “festa” (hebraico hag; grego heorte) dizem respeito às três festas de peregrinação da Páscoa, do Pentecostes e dos Tabernáculos”, os “sábados” (hebraico sabbat; grego sábbata) se referem às três celebrações adicionais das Trombetas, da Expiação e dos anos Sabáticos.
    Tanto o contexto anterior quanto o posterior em Colossenses elucidam a natureza dos “sábados” mencionados; o contexto, como está nos versos 14 e 17 tratam do que foi exposto aqui quando fala de “sombra” dos bens futuros. além disso, os textos usados para justificar a quebra do sábado afirmando que os crentes não estão "debaixo da lei" também são completamente fora de contexto, veja Rm 3:31; 7:12 e Rm 7:22. A razão é que o que Paulo estava tratando aqui é que a Lei não tem função justificadora na salvação do homem.

    ResponderExcluir
  10. 3º - “Finalmente, embora os princípios morais expressos nos mandamentos sejam reafirmados no NT, o mandamento de separar o sábado como o dia de descanso e de culto a Deus é o único mandamento que não é repetido. Há muito boas razões para isso. Os crentes do Novo Testamento não estão debaixo da Lei do AT (Rm 6:14; Gl 3:24-25).”
    Destaco a frase “Há muito boas razões para isso”, e concordo com a frase. Mas as razões não são o que ele diz depois, afirmando que os crentes não estão debaixo da lei, pois isso não pode justificar que o sábado do 4º mandamento foi abolido. Para saber porque Cristo não necessitava repetir o mandamento do sábado em ordem expressa, é só estudar um pouco sobre o sábado no período intertestamentário, nos dias dos Macabeus e sob os mestres do judaísmo. Durante esse período, (em virtude do exílio babilônico e outros problemas enfrentados por Israel pela desobediência) o sábado foi marcado por uma forte consciência de que a sobrevivência de Israel como nação dependia de um apego rígido à observância desse dia. Deixando de ser visto como um símbolo da graça divina (Salvação em Exo 20 e redenção em Dt 5), o sábado passou a ser considerado um fim em si mesmo. Portanto, o sábado precisava ser liberto dessa roupagem legalista e restaurado ao seu verdadeiro significado bíblico. Essa importante missão foi levado a efeito por Cristo durante Seu ministério terrestre.
    Enquanto se procura textos como ordem para guardar o sábado no NT (o que na verdade é um pretexto para não guarda-lo), eu posso ver vários exemplos de Cristo guardando o mesmo no espírito do Senhor, isso com exemplos (o que para mim é suficiente). Em bondade (Mt 12:12, Mc 3:4), vivendo o sábado (Lc 14:3) entre outros. O princípio do sábado no NT é evidente e só não ver quem não quer. Por outro lado, o que não se encontra no NT na verdade, é uma afirmação de Cristo para não guardarmos o sábado ou mesmo abolindo esse mandamento.
    4º - “Pela ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana (Mt 28:1), por suas contínuas aparições em vários domingos (Jo 20:26), e pela descida do Espírito Santo num dia de domingo (At 2:1), a igreja primitiva passou a cultuar no domingo, regularmente (At 20:7; 1 Co 16:2).”
    Os textos citados são falsas analogias, pois nenhum dos textos ensinam qualquer mudança no mandamento. Assim como a afirmação de que “a igreja primitiva passou a cultuar no domingo” também é falsa, pois os discípulos não afirmam isso. E a despeito do que se pensa sobre eles estarem reunidos no primeiro dia da semana, a verdade é que quando se fala de Culto, o exemplo que temos é de que estes também cultuavam no sábado. At 17:2, 13:14, 42, 44; 17:2; 18:4,11.

    ResponderExcluir
  11. 5º - “O culto no domingo foi ainda consagrado pelo Senhor quando ele apareceu a João naquela última grande visão "no dia do Senhor" (Ap 1:10). É por estas razões que os cristãos cultuam no domingo, em vez de o fazerem no sábado dos judeus”.
    Essa afirmação é extremamente antibíblica, primeiro porque em nenhum lugar da Bíblia, o domingo é chamado de “dia do Senhor” (diferente do que ocorre com o sábado como se pode ver em Lc 6:5), e o próprio apóstolo João, que escreveu o Apocalipse, se refere ao domingo simplesmente como o “primeiro dia da semana” Jo 20:1,19, sem qualquer deferência a ele. Como o a expressão “dia do Senhor” começou a ser associada ao domingo somente próximo ao fim do 2º século d.C, qualquer tentativa de interpreta-la já em Apocalipse 1:10 como sendo o domingo é artificial e antibíblica.
    Li algumas coisas neste site e vi quanta acusação é feita contra os adventistas, muito provavelmente não visitarei esse site com frequencia; mas gostaria de deixar um conselho para os que aceitam as acusações e acham que os vários textos bíblicos usados aqui são prova de que falam a verdade.
    Quando se lê os argumentos deste site, deve-se levar em conta que o método de interpretação das Escrituras usado por quem desenvolvesse site é o método Dispensacionalista. Este método é falso, pois fragmenta a unidade geral das Escrituras. O textos bíblicos usados aqui geralmente constituem falsas analogias. Lembremos que até mesmo o inimigo sabe usar as Escrituras para seu proveito Mt 4:6. E quanto ao adventismo, é importante lembrar que nem tudo o que é diferente é errado, pois os cristãos eram tidos como diferentes e chamados de “seita”.
    O apóstolo Paulo responde da seguinte forma a muitos que são acusadores hoje:
    “Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na LEI E NOS PROFETAS.” At 24:14.

    O mesmo também afirmou quase no fim de sua caminhada: “Nem contra a LEI dos judeus, nem contra o templo, nem contra César, tenho pecado em coisa alguma”. At 25:8.

    Cuidado com os falsos mestres, somente um “Assim diz o Senhor” nos livrará nesses últimos dias.

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.