O Bode Emissário de Levítico 16 - Cristo ou Satanás?


Por que Deus estabeleceu o procedimento do bode emissário, e o que isso representa? Levítico 16:6-22

PROBLEMA: Em Levítico 16 foi estabelecido o procedimento para o Dia da Expiação, determinando-se que um bode fosse morto como oferecimento pelo pecado, para propiciação no Lugar Santo, e que se fizesse a confissão dos pecados de Israel sobre a cabeça de outro bode, que seria enviado para o deserto. Entretanto, isso não constitui uma figura adequada, devido à duplicidade de sacrifícios, pois há apenas um sacrifício por nossos pecados, e não dois (Hb 10:14).

SOLUÇÃO: O procedimento com respeito ao bode emissário não nos fornece uma figura distorcida nem descabida da redenção. Cada um dos dois animais mencionados na descrição dos procedimentos a serem feitos no Dia da Expiação representa um aspecto da obra realizada por Cristo, quando ele, de uma vez por todas, fez a expiação de nossos pecados.

O primeiro bode era morto e o seu sangue, derramado (Lv 16:15), representando a morte substitutiva de Cristo e o derramamento do seu sangue por nossos pecados. O sumo sacerdote tinha então de tomar o bode emissário, confessar os pecados de Israel sobre a cabeça daquele bode, e enviá-lo para o deserto. Isso representava o efeito de levar embora, para sempre, os pecados de Israel, e simbolizava a obra de Cristo, que era levar para sempre os nossos pecados, como Isaías profetizou:

"Mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos" (53:6).

Os vários aspectos da obra de Cristo na redenção são simbolizados pelo que os dois animais desempenhavam no Dia da Expiação, cada um com o seu papel.


- Bode Emissário
Bode emissário - A quem representava: Cristo ou Satanás?


Fonte: MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - Norman Geisler - Thomas Howe.

5 comentários:

  1. Olá irmão Hélio.

    Confesso certa surpresa em ler teu comentário. Explico: fico tão calejado em argumentar com certos oponentes que já mantenho o escudo levantado (rs)...

    Veja. A tipologia, mesmo nos casos mais clássicos não é 100% equivalente. Não é intenção corresponder detalhe por detalhe. Observe a própria descrição da disposição dos móveis do Santuário nos livros de Êxodo e Hebreus.

    Mais um adendo: quando voce aplica questões como nacionalidade, citando o v 5 de Levítico 16, não creio que seja um detalhe tipológico (vê a razão de eu explicar sobre a tipologia no parágrafo acima?). Os filhos de Israel eram 'povo de Deus'. Mesmo Satanás já foi Lúcifer, correto? Povo de Deus...

    Sobre "expiação" lembro que, no sentido VICÁRIO, só Jesus. Não se afirma que Satanás deva sofrer pena em lugar ou pró-ser humano. A expiação mencionada é no sentido de responsabilidade.

    Reafirmando, não podemos esquecer que a parte mais importante, tipologicamente falando, é a presença de sangue. Esse 'detalhe' não pode ser esquecido!
    Estudar o assunto é muito recompensador!
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    1. A Paz do Senhor irmão Evanildo,

      Sim, é realmente um assunto maravilhoso,

      Concordo com o irmão que não devemos extrapolar a tipologia. No entanto, todas as características tipológicas citadas acima sobre a pessoa de Cristo são aplicações com embasamento bíblico.

      No caso dos "filhos de Israel", a tipologia de descendência Judaica, é encontrado em muitas partes das Escrituras não só aqui em Levítico .. A Lei, as Profecias e as genealogias mostravam que "dos filhos de Israel (literal)", e não de outra nação, sairia o Messias. "a salvação vem dos judeus." João 4:22

      "Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar." Deuteronômio 18:18

      O irmão também deve conhecer muitos outros textos que dão respaldo a esse tipo.

      Satanás não possui essa característica messiânica apresentada em Levítico, e muito menos pode ser representado como um bode sem defeito.

      Continua...

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    2. Como podemos resolver essa questão dos bodes? Talvez fazendo as perguntas certas... Vamos pensar um pouco:

      Qual Bode carregou nossos pecados?

      Eu e o irmão concordamos que as leis sobre sacrifício na Lei de Moisés apontavam para Jesus.

      No entanto, nossas crenças sobre o dia da expiação são diferentes.

      Enquanto o irmão acredita que o primeiro bode representa Jesus, e o segundo representa Satanás; eu, por outro lado, creio que os dois bodes representam Jesus.

      Como o irmão acredita que Satanás é o bode expiatório, vou fazer algumas perguntas para nossa reflexão e edificação:

      A Bíblia diz em 1 Pedro 2:24:

      "Levando ele mesmo EM SEU CORPO os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." 1 Pedro 2:24

      Qual bode levou os pecados do povo em seu próprio corpo? Foi o primeiro bode ou o segundo?

      "E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso." Levítico 16:21

      "Assim aquele bode LEVARÁ SOBRE SI todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto." Levítico 16:22

      A partir destes versos, vemos que o segundo bode, o bode expiatório, carrega os pecados das pessoas, assim como fez Jesus.

      Você pode me mostrar um versículo que mostra o primeiro bode levando os pecados do povo?

      Próxima pergunta:

      Qual bode removeu os pecados do povo?

      "Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto." Levítico 16:22

      Sabemos que o próprio Jesus removeu nossos pecados de nós, e carregou nossos pecados em seu próprio corpo ...

      Vemos que ambas características estão apresentados no segundo bode, o bode emissário, não no primeiro.

      Novamente, a questão é: Onde em Levítico 16 podemos encontrar o primeiro bode levando os pecados em seu próprio corpo, ou removendo os pecados do povo para um lugar muito distante?

      "Quanto está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões" Salmo 103.12

      Se você não consegue encontrar a resposta, então por que você está tão prontamente disposto a descartar Jesus como sendo o bode expiatório, quando as funções do bode emissário são aqueles que Jesus cumpriu em si mesmo?

      °Qual bode carregou seus pecados?
      °Qual bode removeu seus pecados?
      °Qual pessoa na história fez as duas coisas por você?

      Por último, mas não menos importante, se você ainda insiste que satanás é o bode expiatório, por favor, mostre-me versos que provam que satanás carregou o seu pecado em seu próprio corpo.

      E outro verso que mostra satanás removendo o seu pecado por você.

      Você vai acreditar no que a Bíblia diz, ou em uma doutrina que não pode ser provado através das escrituras?

      Como a interpretação Adventistas está condicionada a interpretação do Espírito de Profecia (Ellen G. White) sobre Levítico 16 (Cf. O Grande Conflito), existirá uma enorme dificuldade em ver a obra completa do Senhor Jesus nessa linda tipologia.

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior
      ===============

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  2. Gostaria de declarar de todo o meu coração, o amor e respeito que temos por todos os que ainda não entendem que o Bode Emissário é o Senhor Jesus. Estamos pedindo ao Nosso Amado Pai Celestial, que ilumine suas mentes e corações e os conduza a compreender os textos Sagrados sob a égide do Espirito Santo. A seguir transcreveremos parte de um estudo que, creio nos ajudará muitíssimo a entender de uma vez por todas a questão do Bode Emissário.
    1. Nenhum texto da Bíblia diz que o diabo é simbolizado pelo bode, e nem que ele levará o pecado. Quem afasta para sempre o pecado do povo é Deus, por meio de Cristo e não de uma criatura satânica.É Jesus quem levou os nossos pecados e não o diabo. E foi Cristo quem sofreu por nossos pecados. Medite: Sl 103.12;Is 43.25; 1 Jo 3.5( "...alusão ao bode emissário - leva embora ( ARA, tira " ); 1Pe2.24 2 Co 5.21; 1Pe.2.21;Is53. 4,12;Mt8.17.
    2.Hb 9.22 é apenas um princípio geral,pois Lv. 5.11 fala de uma oferta pelo pecado de flor de farinha, para perdão do pecado v.13, que excluia o derramamento de sangue. O ritual de purificação do leproso também usava de um animal vivo ( Lv. 14.1-7).
    3. O Bode vivo que levava o pecado, representa o ato de Jesus de destruir, levar embora o pecado, afastar para longe o pecado da humanidade. Assim o bode vivo não representa o Salvador morto, mas o carregar dos pecados para longe do povo.Deus não apenas perdoava, purificava, removia, da vista e lembrança e para longe a contaminação trazida pelo pecado ( Sl.103.12 ; Mq 7.19). No dia da expiação 2 bodes. 1 parte de Deus, sacrificado e o sangue levado para dentro do véu, exigências de Deus;2 o Emissário levava embora a iniquidade de Israel à terra desabitada, a necessidade humana.Observemos os vários aspectos da OBRA DE CRISTO na redenção são simbolizados pelo que os dois animais desempenham no Dia da expiação, cada um com seu papel...1. Morte subistituta 2.o Sumo Sacerdote confessava os pecados e enviava-o para o deserto, representando o efeito de mandar embora,para sempre, os pecados de Israel, e simbolizava a Obra de Cristo, que era levar para sempre os nossos pecados.

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  3. Não querendo ser enfadonho aos leitores peço vossa atenção para um Texto Sagrado, que nos ajudará a glorificarmos Nosso Único e Todo Suficiente Salvador Jesus. Rm.5.19 " Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos ." Amados do Senhor , não nos esqueçamos do fato de Jesus ser ao mesmo tempo simbolizado pelo sumo-sacerdote, bode morto, bode vivo,pombinha viva, pombinha morta, cordeiro, novilho, cabra, carneiro, etc.. Observemos que o bode deveria ser sem defeito, como todo animal do ritual cerimonial, símboloda não contaminação do pecado. Assim o diabo não pode ser simbolizado por um animal inocente, pois neste caso o TIPO seria SUPERIOR ao ANTÍTIPO,o que é uma violação das regras de tipologia. " EM TIPOLOGIA, O ANTÍTIPO É MAIOR QUE O TIPO E A ELE SUPERIOR, OCORRE UMA EXPANSÃO, UMA ELEVAÇÃO, UMA INTENSIFICAÇÃO.
    4. O termo "... para o Senhor..." Lv. 16.8-10. Significa " cair a sorte para ser oferecido ao Senhor em sacrifício " e " ... para o bode emissário. " Significa " cair a sorte para ser bode emissário." O artigo definido "o" não consta no original. Assim não tem nada a ver com dois seres " ANTAGÔNICOS" e sim dois bodes utilizados para PROPÓSITOS DIFERENTES, oferta sacrificial pelo pecado e afastamento do pecado. " a imagem dupla que Cristo foi feito " pecado por nós" ( 1 Co. 5,21), e de que Ele carregou nossos pecados, ( 1 Pe. 2.24 ), se harmoniza com o papel dos dois bodes no dia da expiação. Aquele que foi sacrificado como oferta pelo pecado e aquele que levava embora os pecados confessados do povo." ( Comentário Bíblico Vida Nova,p. 226).
    Em parte alguma da TORÁ se faz inclusão ao culto ou adoração de demônios. Em Lv. 17.7. Deus proíbe sacrifícios envolvendo demônios. Podemos concluir que é impossível , no próprio, sacrifício para Ele, ser solicitado algo relacionado ao Satanás.
    Infelizmente a tradução a partir de 800 d.c. [ Texto Massorético ] ... A tradição segundo o qual o bode emissário era o nome de um demônio do deserto originou-se muito tempo depois, estaria totalmente em desacordo com os princípios da redenção ensinados na TORÁ. Como a maioria dos pesquisadores concluíram o termo AZAZEL tem significado incerto, trata-se de um erro de fusão. O correto é: EZ AZEL e não " azazel", visto que o texto que tem o termo azazel é o massorítico no qual foi inserido as vogais na idade média. Todas as versões antigas, como a Septuaginta ( datada antes de Cristo ) entendem o texto como traduzido de EZ AZEL e não de um nome próprio azazel...
    Ao separarmos as duas palavras, como é o correto, passamos a ter um texto que faz sentido perfeito no contexto, sem fazer concessão a demônios, cujo exemplo não existe nas Escrituras. Nossa oração será perseverante para que o Pai das Luzes, continue a nos iluminar , afim de que a Doutrina dos Apóstolos continue a ser uma realidade na vida de cada discípulo do Senhor. A Ele a Glória Eternamente, Amém

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Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

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“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

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