Um Jugo Impossível de Levar


O capítulo 15 do livro de Atos mostra-nos como o Espírito Santo respondeu à tentativa que se pretendera fazer para pôr os crentes sob a lei, como regra de vida.

"Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés" (versículo 5). 

  • Um Jugo Impossível de Levar
Isto não era mais do que o silvo da antiga serpente fazendo-se ouvir nas sugestões sinistras e desanimadoras desses primitivos legalistas. Mas vejamos como o assunto foi resolvido pela poderosa energia do Espírito Santo e a voz unânime dos doze apóstolos e de toda a Igreja. 

"E, havendo grande contenda, levan-tou-se Pedro e disse-lhes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu, dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem". 

O quê? As exigências e as maldições da lei de Moisés? Não; bendito seja Deus, esta não era a mensagem que Deus queria fazer chegar aos ouvidos de pecadores perdidos. Ouvissem, então, o quê"? 

"OUVISSEM DA MINHA BOCA A PALAVRA DO EVANGE­LHO E CRESSEM". 

Aqui estava a mensagem que correspondia ao caráter e natureza de Deus. Ele nunca teria perturbado os homens com uma linguagem triste de exigências e proibições. Esses fariseus não eram Seus mensageiros — muito pelo contrário. Não eram portadores de boas novas, nem anunciadores da paz, e portanto os seus pés eram tudo menos "formosos" aos olhos d'Aquele que Se deleita em misericórdia.

"Agora, pois", continua o apóstolo, "porque tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportara" Esta linguagem era grave e forte. Deus não queria pôr "um jugo sobre a cerviz" daqueles cujos corações haviam sido libertados pelo evangelho da paz. Antes pelo contrário, desejava exortá-los a permanecerem na liberdade de Cristo e a não se meterem "outra vez debaixo do jugo da servidão" (Gl. 5:1). 

Não enviaria aqueles a quem havia recebido em Seu seio de amor "ao monte palpável" para os aterrorizar com a "escuridão", "trevas", e "tempestade" (Hb 12:18). Isso seria impossível. "Mas cremos", diz Pedro, "que seremos salvos PELA GRAÇA DO SE­NHOR JESUS CRISTO, como eles também" (At 15:11). Tanto os judeus, que tinham recebido a lei como os gentios, que nunca a receberam, deviam agora ser "salvos" pela "graça".

E não somente deviam ser "salvos pela graça", mas estar "firmes" na graça (Rm 5:2) e crescer na graça (2 Pe 3:18). Ensinar outra coisa era tentar a Deus. Esses fariseus subvertiam os próprios fundamentos da fé cristã; e o mesmo fazem todos aqueles que procuram pôr os crentes debaixo da lei. 

Não existe mal ou erro mais abominável aos olhos de Deus do que o legalismo. Escutai a linguagem enérgica — os acentos de justa indignação — de que se serve o Espírito Santo, a respeito desses doutores da lei:

"Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando" (Gl 5:12).

Mas, deixai-me perguntar, os pensamentos do Espírito Santo mudaram a este respeito? Já deixou de ser tentar a Deus pôr um jugo sobre a cerviz do pecador? E segundo a Sua vontade graciosa que a lei seja lida aos ouvidos dos pecadores? 

Responda o leitor a estas interrogações à luz do capítulo 15 de Atos e da Epístola aos Gálatas. Estas Escrituras, ainda mesmo que não houvesse outras, são sufici­entes para provar que a intenção de Deus nunca foi que os Gentios "ouvissem a palavra" da lei. Se fosse essa a Sua intenção, o Senhor teria, certamente, escolhido alguém para a proclamar aos seus ouvidos. 

Mas não; quando proclamou a Sua "lei terrível", Ele falou numa só língua; porém quando proclamou as boas novas de salva­ção, pelo sangue do Cordeiro, falou na língua "de todas as nações que estão debaixo do céu". Falou de tal modo que cada um, na sua própria língua em que havia nascido, pudesse ouvir a doce história da graça (At 2:1 -11).

Próximo Capítulo:

A Mensagem da Graça

26 comentários:

  1. Esse texto todo cai em um só verso:

    "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos NÃO SÃO PESADOS.
    1 João 5:3"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
      Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
      O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
      Romanos 13:8-10
      Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
      João 1:17

      Excluir
    2. Irmão Victor Felipe, Paz!

      Gosto muito da sua participação aqui no blog.

      O irmão acredita que 1 João 5:3 fala da Lei gravada em placas de pedra, que amaldiçoa todo aquele que não for justo, santo e bom, é isso?

      Irmão você entende que a Lei exige perfeição e condena e mata todo aquele que não for? Você considera isso um jugo possível de levar?

      "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. (Paulo está falando da Lei)" Gálatas 5:1

      "Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, impondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar?" Atos 15:10

      Irmão Victor, 1 João 5:3 deve ser compreendido com base em Mateus 11:28-30:

      "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

      Se você continuar lendo a 1 epístola de João verá que o apostolo diz:

      “E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.” 1 João 3:23

      Em Cristo amado irmão,

      Hélio S. Júnior
      ===============

      Excluir
  2. "Anulamos pois a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei."
    Romanos 3:31
    "A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus."
    1Coríntios 7:19

    Interessante: parece que quem quer fica com os textos da "Serva do Senhor" e quem quiser fica com os outros textos...

    Escritura confusa... por isso que temos 38 mil denominações diferentes. Admirável mesmo.

    ResponderExcluir
  3. "Serva do Senhor": você sabia que conhecemos que amamos o nosso próximo (que pra você é o cumprimento da lei, e é mesmo) quando amamos a Deus? Veja:

    "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
    1 João 5:2"

    Medite um pouco no fato de "o amor ao próximo ser o cumprimento da lei"... Será que agora podemos tomar o nome de Deus em vão? Isto é, isso anula a necessidade do amor a Deus?

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Irmão Victor Felipe!

      Você falou um pouco a respeito da observância dos mandamentos de Deus e aconselhou a Serva do Senhor que meditasse sobre o assunto.

      Bom, eu também humildemente gostaria que o irmão meditasse em alguns versículos sobre a questão dos mandamentos de Deus para confirmar algumas coisas que o irmão disse, ok?

      Mandamentos de Deus

      “Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” 1 Coríntios 14:37

      “Porque vós bem sabeis que MANDAMENTOS vos temos dado PELO SENHOR JESUS.1 Tessalonicenses 4:2

      Vamos agora recapitular agora alguns Mandamentos do Senhor Jesus sobre o Sábado escritos por Paulo:

      “Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. [...]” Romanos 14:5-6

      Este é um Mandamento de Deus. Você guarda este mandamento? Vamos a outro:

      "Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis." Gálatas 4:9-11

      O que esse Mandamento de Deus nos diz sobre observarmos dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos?

      Mais um mandamento importante sobre o assunto:

      “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,” Colossenses 2:16

      O Mandamento de Deus nos diz para não julgar ou criticar aqueles que não cumprem o ritual de observância do Sábado. Você tem julgado alguém por não guardar essa sombra cumprida na pessoa de Cristo Jesus?

      Jesus disse:

      “Se me amais, guardai os meus mandamentos.João 14:15

      Lembre-se do que Paulo disse:

      “[...]RECONHEÇA QUE AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” 1 Coríntios 14:37

      Finalizando:

      “E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.” 1 João 3:23

      Que Deus o abençoe!

      Que a graça do Senhor Jesus seja contigo. Amém!

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior
      ===========

      Excluir
  4. Vitor Felipe
    Graça e paz da parte do Senhor Jesus esteja sobre a sua vida!
    Complementando o que o irmão Hélio Junior disse, e confirmando o que o apóstolo Paulo disse RECONHEÇA QUE AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” 1 Coríntios 14:37, veja o que o próprio JESUS disse respondendo a um doutor da Lei:
    E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
    E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
    Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
    E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
    Este é o primeiro e grande mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
    Mateus 22:34-40

    Atente para a última frase: destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas ou seja todo o antigo testamento.Não sei se você já reparou, mas todo o Antigo Testamento foi dado ao povo de Israel, já observou? Israelitas, povo escolhido por Deus para trazer o messias ao mundo.Por acaso já viu a palavra "igreja" escrita no Antigo Testamento?Não, claro que não, igreja só no Novo Testamento.
    Quero colocar para você parte de um texto sobre o povo escolhido de Deus, os israelitas:

    "Em herança possuireis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel: Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos. Ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus" (Levítico 20.24,26).

    Seja o que for que alguém escolha acreditar, a Palavra de Deus declara repetida e claramente que Israel é Seu povo especialmente escolhido e que jamais perderá essa condição singular. O destino peculiar de Israel, ordenado por Deus para cumprir Sua vontade para a humanidade, é o tema dominante das profecias bíblicas. As profecias sobre o Messias estão inseparavelmente ligadas a Seu povo, Israel. Seria a Israel, e através dele ao mundo, que o Messias, Ele mesmo um judeu, viria.

    Logo, uma percepção clara das profecias a respeito do passado, presente, e futuro de Israel é fundamental para a compreensão de ambos os adventos de Cristo, Sua vinda histórica e Sua promessa de "voltar novamente". Israel, como já notamos, é o relógio profético de Deus, um grande sinal que Ele deu ao mundo para provar a Sua existência e demonstrar que está no comando da história. Por mais que isso não agrade a alguns, os judeus são o povo escolhido de Deus.
    Se quiser ler tudo acesse o link abaixo:

    http://www.chamada.com.br/mensagens/povo_escolhido.html#.UDfMerTd8dI.facebook

    Fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  5. Opa irmã serva do Senhor. Vamos contestar algumas coisas que você falou.

    Olha nós também somos povo santo de Deus, santificados em Cristo Jesus, veja:

    "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
    1 Pedro 2:5
    Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
    1 Pedro 2:9"

    Assim como Israel foi o primeiro povo de Deus, eleito por Ele, nós somos o novo Povo de Deus separado para Ele também (o novo Israel espiritual de Deus (Gálatas 6:16)). Compare os textos acima com esses:

    "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
    E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.
    Êxodo 19:5-6"

    A nova Aliança não condena a guarda de dias, Paulo jamais faria isso primeiro porque ele mesmo guardava e depois acho que deixar de santificar um dia abençoado e santificado por Deus é deixar uma bênção de Deus de lado (Isaías 56:2,4-6; 58:13,14) e a santificação de dias aprimora a vida cristã (Tiago 2:22) e falo isso por experiência própria. Paulo também tinha prazer na lei de Deus (Romanos 7:22), jamais seria contra os mandamentos de Deus que são eternos (Salmos 119:152). Isso pra mim não tem o menor cabimento.

    Romanos 14:5 está tratando de um assunto particular que é a de dias de jejum e comidas sacrificadas a ídolos. Saiba mais em: http://novotempo.com/namiradaverdade/2011/01/15/romanos-14-voce-e-livre-para-comer-o-que-quiser/

    Na própria epístola aos gálatas, depois de Paulo repreender os gálatas por, aparentemente, eles santificarem dias (nós não sabemos que dias são esses, mas o contexto nos faz algumas revelações suficientes para não acharmos que Paulo estava os repreendendo por guardar o sábado) ele faz uma revelação interessante, veja:

    "Eles têm zelo por vós, NÃO COMO CONVÉM; mas querem excluir-vos, para que VÓS TENHAIS ZELO POR ELES.
    É BOM SER ZELOSO, MAS SEMPRE DO BEM, e não somente quando estou presente convosco.
    Gálatas 4:17-18"

    Os judeus queriam excluir os gentios da Galácia da verdadeira justiça de Deus, desviando-os da verdadeira adoração. Agora veja outro texto de Paulo:

    "Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.
    Porque lhes dou testemunho DE QUE TÊM ZELO DE DEUS, MAS NÃO COM ENTENDIMENTO.
    Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e PROCURANDO ESTABELECER A SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, não se sujeitaram à justiça de Deus [pelá fé!].
    Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê [detalhe: quando Paulo diz "o fim da lei é Cristo" ele não tá dizendo que Cristo anulou a lei mas sim que a finalidade da lei é conduzir a Cristo (Gálatas 3:24), da mesma forma que "o fim da fé é a salvação da alma" (1Pedro 1:9)].
    Romanos 10:1-4"

    "E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e BOM.
    Romanos 7:12"

    Perceba que para Paulo o mandamento é BOM e nós devemos ser sim ZELOSOS DO BEM! Só que com entendimento, não colocando a lei de Deus acima da graça, mas como ensinamento de Deus para as nossas vidas (Mateus 19:17).

    ResponderExcluir
  6. Quando lemos ainda mais o contexto da epístola vemos que haviam judeus que queriam que eles se circuncidassem (ler Atos 15:1-5), mas Paulo os repreende, dizendo:

    "Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, FOI OBRIGADO A CIRCUNCIDAR-SE, apesar de ser grego.
    Essa questão foi levantada porque alguns FALSOS IRMÃOS infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos REDUZIR A ESCRAVIDÃO.
    Gálatas 2:3-4"
    "Ouçam bem o que eu, Paulo, lhes digo: CASO SE DEIXEM CIRCUNCIDAR, Cristo de nada lhes servirá.
    De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar que está OBRIGADO A CUMPRIR TODA A LEI.
    Gálatas 5:2-3
    Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, ESSES VOS OBRIGAM A CIRCUNCIDAR-VOS, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
    Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, PARA SE GLORIAREM NA VOSSA CARNE.
    Gálatas 6:12-13"

    Perceba que Paulo, tomando por base todo o contexto da epístola, está repreendendo os gálatas PORQUE A LEI ESTAVA TOMANDO O LUGAR DA ADORAÇÃO A CRISTO, isto é, eles estavam tendo a lei como forma de salvação! Veja:

    "Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?
    Gostaria de saber apenas uma coisa: foi PELA PRÁTICA DA LEI que vocês receberam o Espírito, OU PELA FÉ naquilo que ouviram?
    Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se APERFEIÇOAR POR ESFORÇO PRÓPRIO?
    Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil!
    Gálatas 3:1-4
    Estejam certos, portanto, de que OS QUE SÃO DA FÉ, estes é que são filhos de Abraão.
    Prevendo a Escritura que DEUS JUSTIFICARIA PELA FÉ os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: "Por meio de você todas as nações serão abençoadas".
    Gálatas 3:7-8"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz para todos irmões, irmões por mais que a gente tente explicar as passagens biblicas, nunca chegaremos uma conclusão, sou adventista,já debati com varios teologo por mas que a gente tente, é em vão, cada um tem um chamado,vamos unir a nossa fé e pregar este evangelho da salvação a todos que naõ ouviraõ. a paz para todos irmões

      Excluir
  7. Haviam judeus que haviam se infiltrado entre os crentes gálatas pregando heresias e obrigando os gentios a se circuncidar. Aquele que se batizou já está circuncidado em Cristo, veja:

    "Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.
    Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
    Colossenses 2:11-12"

    A epístola aos gálatas em hipótese alguma pode ser utilizada como forma de anular a lei de Deus ou o sábado. Primeiro porque o sábado não é nenhum escravidão, ele é digno de honra e é uma bênção (Isaías 58:13,14)! Temos que ter o exemplo dos gálatas para não sermos legalistas e colocar a lei como forma de salvação e ter em mente que Paulo queria repreender não a guarda do dia, mas o legalismo com que os judeus que estavam infiltrados lá empregavam essa guarda.
    A entrada no descanso de Deus é pela fé. Cristo é o nosso descanso, mas no sábado podemos desfrutar de um dia inteiro abençoado na sua presença.

    Paulo nunca foi contra a lei de Deus. Ele mesmo exortava os gentios a serem edificados nos profetas (Efésios 2:19,20), lerem a palavra de Deus (1Tessalonicenses 5:21), obedecer ao mandamento por fé (Romanos 16:26; 13:9; 3:31; 1Coríntios 7:19) etc.

    Os mandamentos no contexto da epístola de João sempre foram os mandamentos que tivemos "desde o princípio" (1João 2:7; 2João 6).

    Quanto a Mateus 22:34-40 se você agora só precisa amar a Deus e ao próximo então é porque não precisa de mandamentos nem preceitos morais fixos. Vou deixar mais claro: tendo por base que você deve amar a Deus, você descobre, a partir desse preceito que não deve adorar imagens de escultura? Entendeu o por que do mandamento das imagens? O conceito "amor a Deus" é extremamente relativo, por isso que precisamos saber COMO DEVE SER ESSE AMOR. O amor de Deus é derramado tanto por Ele ter dado Jesus (João 3:16) quanto os seus mandamentos (1João 5:3). Vou exemplificar o porque da lei com um texto de Paulo:

    "Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. MAS EU NÃO CONHECI O PECADO SENÃO PELA LEI; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
    Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto SEM A LEI ESTAVA MORTO O PECADO [sem lei não tem pecado!].
    E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
    E o MANDAMENTO QUE ERA PARA VIDA [o mandamento é para VIDA e não pra escravizar!], achei eu que me era para morte.
    Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
    Romanos 7:7-11"

    Entendeu que a lei só serve para nos repreender e dizer o que é pecado e revelar a forma como Deus quer que o adoremos? mas aquele que morreu para o pecado ele já não está debaixo da lei, é guiado pelo Espírito Santo "para as boas obras que Deus já preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10).

    Muito interessante Paulo ter falado isso justamente para cristãos gentios, não acha?

    Tenha em mente que Cristo não veio dar uma nova lei. No Novo Testamento a lei posta no coração do crente nascido de novo pela graça é a mesma lei santa de Deus (Hebreus 8:10).

    Quanto a Colossenses 2:16 pode ser utilizado para não guardar o sábado, mas jamais justifica a guarda o domingo ou pra mudança do dia.

    Digo a qualquer irmão que se chega para falar comigo que o sábado é uma bênção de Deus (Isaías 58:13,14; 56:1-8). É um dia digno de honra que infelizmente a cristandade esqueceu. Se alguém guarda herdará as bênçãos (não salvação, bênçãos).

    No mais "cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" (Romanos 14:12). Se achamos que não precisamos guardar dias tudo bem, se achamos que não, tudo bem também. Não vamos discutir mais por isso (já basta os 60 comentários do outro tópico, o qual eu já estou cansando).

    O Espírito de Deus seja com todos os irmãos.

    Amém.

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa que talvez eu esqueci de explicar é a questão do porque que o sábado da fé que agora nós entramos (Hebreus 4) o qual é Cristo (Mateus 11:28-30) não anula o da lei. O irmão perguntou isso em outra ocasião e vou deixar a resposta aqui.

    É simples: do mesmo jeito que a fé não anula a lei (Romanos 3:31), assim também é com o descanso em Cristo. Na verdade o descanso em Cristo sempre foi pela fé desde o princípio (ou você acha que Enoque ou Abraão nunca descansou em Deus?), mas vindo o mandamento em que diz "seis dias trabalharás e farás toda a sua obra, mas o sétimo dia é o sábado [e não o domingo]" (Êxodo 20:9,10) nós devemos cumprir e ter prazer no mandamento, porque ele é pra vida e pra aprimoramento da nossa comunhão com Deus. Incrível como a cristandade e os irmãos das outras igrejas negligenciam e desprezam esse mandamento.

    Vou exemplificar de forma empírica o meu pensamento: quando Cristo veio estender o mandamento "não adulterarás", olha o que Ele disse:

    "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
    Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
    Mateus 5:27-28"

    Percebeu que ele deu um preceito espiritual "superior"? Pois é, mas isso anula o mandamento primário? Ou você acha que agora não podemos mais "olhar para uma mulher para a cobiçar" mas podemos adulterar?

    O mandamento, portanto, permanece intacto mas a ele foi dado um significado espiritual superior.

    Cristo não veio abolir a lei (Mateus 5:17-19). Entendam que ele veio dar o verdadeiro significado espiritual dela. Assim como os judeus não tinham entendimento de como guardar o sábado e fazer outras coisas, ele veio dar significado ao santo dia. Dar um exemplo de obediência (Filipenses 2:8), afim de que andemos como ele andou (1João 2:6).

    A paz de Cristo seja com os irmãos todos.

    Amém.

    ResponderExcluir
  9. Querido irmão Victor Felipe, quero colocar para você alguns versículos sobre o cumprimento da Lei por Jesus.

    O Seu nascimento foi prometido segundo a lei, Deuteronômio 18:15; nasceu debaixo da lei, Gálatas 4:4; foi circuncidado segundo a lei, Lucas 2:21; foi apresentado no Templo segundo a lei, Lucas 2:22; ofereceu sacrifício no Templo segundo a lei, Lucas 2:24; foi odiado segundo a lei, João 15:25; foi morto segundo a lei, João 19:7; viveu, morreu e ressuscitou segundo a lei, Lucas 24:44,46.

    Em Lucas 24 Jesus depois que ressuscitou, aparece aos discípulos dizendo: Paz seja convosco!(v36)E eles ficaram espantados pensando estar vendo um fantasma mas Jesus prova a eles que era ele mesmo, mostra as mãos e os pés e pede que lhes toquem, pede para alguma coisa para comer e depois diz:

    E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
    Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
    E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
    Lucas 24:44-46

    Preste atenção no verso 44 na frase "estando ainda convosco" ou seja antes de morrer, "que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.(TODO ANTIGO TESTAMENTO)
    Querido irmão Ele CUMPRIU tudo o que estava escrito.Na passagem citada de Mateus está escrito:
    Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
    Mateus 5:17-18
    Ele já CUMPRIU, veja que ele disse que não destruir a lei ou os profetas:não vim ab-rogar, mas cumprir.
    E TUDO foi CUMPRIDO.
    Ele nasceu, viveu,morreu e ressuscitou segundo a Lei.
    Leia o estudo neste blog com o título JESUS E O SÁBADO.
    Muito interessante também é o estudo pessoal sobre o sábado do pastor Greg Taylor.
    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Olá novamente, irmã. Vamos só dar uma olhada mais minuciosa nos seus textos.

    Quando Cristo disse "tudo o que estar escrito sobre mim foi cumprido" será que o mandamento, por exemplo, sobre "não praticar feitiçarias" (Levítico 19:31) foi cumprido por Cristo? O que quer dizer "cumprir tudo sobre mim na lei"? Na verdade a lei testemunhou a futura vinda e os profetas a futura morte vicária de Jesus como você bem escreveu, por isso ele disse:

    "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
    João 5:39"

    Por sua vez, Paulo diz:

    "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
    Romanos 3:21"

    No texto que a irmã citou de Mateus 5:17 o original é o vocábulo grego "pleroo" que é melhor traduzida como "completar" ou "dar significado"; não foi isso mesmo que Jesus veio fazer? Dar significado ao que os profetas disseram e testemunharam?

    "Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
    João 1:17"

    O verdadeiro significado da lei não veio por Jesus? Sim, decerto e o justo (como sempre foi) vive pela fé. Anulamos, porém, a lei pela fé?

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Victor Felipe, Paz!

      Sobre interpretar as Escrituras

      O irmão entende que embora toda a Bíblia seja a Palavra inspirada de Deus, existe um princípio hermenêutico básico nas Escrituras de que o Novo Testamento interpreta o Velho Testamento e não o contrário. Que é sobre este principio que estão fundamentadas as doutrinas da Igreja de Cristo? Isso faz sentido para o irmão?

      Ambos são inspirados, não há duvidas quanto a isso, mas há uma necessidade de dar maior ênfase ao Novo Testamento. A palavra Novo Testamento ou Concerto significa a mesma coisa como um testamento ou algum outro contrato legal.

      Claro que há ensinos importantes no Velho Testamento, há muitas histórias e informações que nos ajudam a compreender ao nosso Deus melhor. Mas ir primeiramente ao Velho Testamento para aplicar a vontade de Deus em nossas vidas, seria considerar coisas já inativas.

      O Novo Testamento foi escrito para dar-nos uma revelação mais completa das obras de Deus na história humana. Ele nos dá a mais completa revelação de tudo, Jesus Cristo. Desde que devemos aplicar a mensagem de Jesus a nossas vidas pessoais como cristãos, as epístolas são dadas especificamente para essa finalidade.

      Como dito pelos irmãos Jesus veio para cumprir muito do sistema do judaísmo. Ele veio cumprir alguns dos aspectos do Velho Concerto ou Testamento. Como nós sabemos quais foram eles? Os evangelhos não soletram quais foram. As epístolas fazem isso.

      Assim, o irmão deve ir primeiramente ao Novo Testamento (Concerto) e especificamente às epístolas para ver o que é ensinado lá sobre a aplicação do sábado aos cristãos de hoje. Depois, veja à vida de Jesus para ver se Ele abriu espaço para tal interpretação de Sua vida e ministério. Finalmente, volte ao Velho Testamento para ver se o que está escrito lá concorda com o assunto das epístolas e Jesus.

      Resumindo, irmão:

      1- O Novo Testamento interpreta o Velho Testamento.

      2- As Epístolas interpretam os Evangelhos.


      Continua...

      Excluir
    2. Sobre a questão Sábado e Domingo...

      Irmão, existem três escolas de pensamento com respeito ao sábado.

      Há um grupo pequeno, que inclui a IASD que ensina que o sábado continua no Novo Testamento. Esse é o grupo do qual o irmão faz parte. A Nova Aliança não ensina isso.

      Um segundo grupo ensina a teologia da transferência e afirma que o mandamento do descanso (Shabbth) do sábado ainda é obrigatório, mas a santidade do dia foi transferida do sábado para o domingo (este veio muito depois no desenvolvimento da igreja cristã. Os primeiros cristãos não ensinavam nenhum destes dois conceitos). A Nova Aliança também não ensina isso.

      Finalmente, há um grupo maior de cristãos que ensinam que Jesus cumpriu o sábado e a lei. Ele é o nosso descanso sabático. Isso é ensinado na Nova Aliança.

      Continua...

      Excluir
    3. O Sábado, o Descanso de Deus e o Domingo.

      Se o irmão notar, não irá encontrar nenhuma menção da palavra "Sábado", no livro de Gênesis e também nenhum mandamento para a humanidade descansar no relato de Gênesis 2:2-3. (A Bíblia relata que a primeira vez que alguém foi ordenado a guardar o Sábado foi em Êxodo 16:23-30.)

      Moisés, ao escrever Gênesis 2:2-3 sobre o descanso de Deus no sétimo dia, evitou usar o vocábulo Shabbth, porque segundo o autor inspirado, o Sábado só será imposto no Sinai, onde se tornará o sinal da Aliança Mosaica.

      O autor de Hebreus nos capítulos 3 e 4 também faz a mesma coisa para diferenciar a realidade (descanso de Deus) que "hoje" possuímos, da sombra (sábado semanal) que cumpriu sua função tipológica em Cristo (Cl 2:16-17).

      O descanso de Deus (Gn 2:2-3) existia antes da entrada do pecado e era uma realidade que continuou a existir, o Sábado semanal foi dado no Sinai (Ex 16 e 20), após a entrada do pecado.

      O Sábado era um lembrete do descanso de Deus na Criação que o homem havia perdido com a entrada do pecado no Éden. Os israelitas receberam o mandamento (sinal da Antiga Aliança) de lembrar desse descanso ("Lembra-te do dia de sábado" Êx 20:8) os cristãos não receberam nenhum comando para guardar o Sábado, receberam o mandamento (sinal da Nova Aliança) de lembrar do alto preço pago por Cristo para nos reconduzir a esse descanso ("Fazei isto em memória de mim." 1 Cor 11:24).

      Este é o novo "Lembra-te". Lembrar de Cristo. Lembrar de que por sua morte encontramos descanso para nossas almas. Nos reconduzindo ao verdadeiro Sábado da Criação, da comunhão que homem possuía com Deus "todos os dias" no Jardim do Éden.

      E este sinal da Nova Aliança era celebrado pelos cristãos primitivos no dia da vitória de Cristo sobre a morte. (Atos 20:7)

      Em Apocalipse 1:10, o Espírito de Deus chama esse dia de "O Dia do Senhor". No grego, a palavra "do Senhor" é um adjetivo, uma melhor tradução seria "dia senhoril" (aquele que pertence ao Senhor), ou "dia dominical" ("dominical" = "relativo ao Senhor" cf. dicionário da língua portuguesa). Esta palavra é usada neste sentido apenas duas vezes no Novo Testamento; no "dia senhoril" ou "dia dominical" (Ap 1:10) e na "ceia senhoril" ou "ceia dominical" (1 Co 11:20). Esta palavra conecta maravilhosamente a Ceia com o Dia.

      Vemos que o dia do Senhor em relação a igreja se distingue definitivamente dos demais dias por várias passagens bíblicas. Nosso Senhor Jesus ressuscitou de entre os mortos no primeiro dia da semana; Ele apareceu aos Seus discípulos neste dia; tornou a aparecer a eles no segundo dia do Senhor depois de Sua ressurreição.

      Notamos que o Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes, que era também o primeiro dia da semana. Os discípulos se reuniram para partir o pão no primeiro dia da semana. O apóstolo exortou aos coríntios que cada um separasse sua oferta para os santos pobres no primeiro dia da semana (1 Coríntios 16:2).

      Todas estas passagens demonstram que no cristianismo o primeiro dia da semana remove totalmente o "shabbat" judaico. Quão impróprio seria que a igreja de Deus celebrasse como seu dia aquele durante o qual seu Senhor e Salvador esteve sob o poder da morte e do sepulcro!

      Obs: Por favor irmão, não use passagens do Antigo Testamento para dizer que o Dia do Senhor em Apocalipse 1:10 é o Sábado. Está é uma expressão grega nova criada por João para relembrar o principal fundamento da nossa Fé, a ressurreição de Cristo. O dia em que o Senhor Ressuscitou.

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior
      ===============

      Excluir
  11. Irmão vou contestar apenas a parte do domingo.

    Com relação a Atos 20:7 fala-se do "primeiro dia da semana para partir o pão". Primeira coisa: mesmo que isso seja uma santa ceia, isso não garante a santificação desse dia ou garante a mudança do dia da semana até porque todos os dias os apóstolos "perseveravam no partir do pão com orações e súplicas" (Atos 2:46). Além disso, o fato de ser o primeiro dia da semana não implica que era um domingo no nosso calendário, porque você bem sabe que, segundo o calendário judeu, o dia começava a noite então eles poderiam estar se congregando num sábado a noite.

    Além disso o próprio texto trata de uma reunião de despedida. Você acha mesmo que os discípulos iriam fazer uma reunião de despedida no dia santo do Senhor o qual o próprio Paulo santificava (Atos 16:13; 17:2; 18:4,11)? Não iriam esperar terminar o sábado para depois congregar para a reunião de despedida?

    Com relação a 1Coríntios 16:2... Lemos o texto original e vemos que nada tem a ver com congregações no primeiro dia da semana. Leiamos:

    "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, EM CASA, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for."

    As coletas eram acumuladas a partir do primeiro dia da semana, em casa, para depois quando Paulo chegar recolhê-las (verso 1). Nada tem a ver com congregações no primeiro dia da semana, e se tem, isso não torna o dia santo.

    Quanto a Apocalipse 1:10 leia alguns artigos:

    http://novotempo.com/namiradaverdade/2010/07/26/o-argumento-fracassado-dos-observadores-do-domingo-%E2%80%93-apocalipse-110-parte-1/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/2010/07/26/o-argumento-fracassado-dos-observadores-do-domingo-%E2%80%93-apocalipse-110-parte-2/

    Enfim... A observância do domingo é uma aberração teológica.

    Quanto a Hebreus 4 o irmão quer que todos os dias sejam sábado, mas o cristão não consegue, por sua natureza carnal, cumprir essa "exigência", por isso acho que precisamos do mandamento, que é uma bênção. No mais, se puder, leia esse texto.

    https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=24b3038fd9&view=att&th=1394e50443cfa46f&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-PZ5z8Sex73r1dmU09pY_i&sadet=1346851316557&sads=RLHkKJRRZm5YwSmxpik1F8Hf2HQ

    "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
    Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
    Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
    Êxodo 20:8-11"

    Aleluia! Que bênção! E está aí pra quem quiser desfrutar. Louvado seja o Senhor!

    O Senhor do sábado (não do domingo) o abençoe.

    Amém.

    ResponderExcluir
  12. Esqueci de um detalhe: a primeira vez que Jesus apareceu aos discípulos após ressuscitado de fato foi no domingo (João 20:19), mas a segunda vez foi "oito dias depois" (João 20:26). Oito dias depois do domingo não é a segunda? Devemos santificar a segunda?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Victor, Paz!

      Vou preparar umas postagens para ajudar o irmão entender melhor estas passagens...

      Abraços!

      Excluir
  13. Irmão Victor, graça e paz, estejam sobre a sua vida. Quero colocar uma questão: se você estivesse vivendo nos tempos de Jesus e se você fosse um discípulo de Jesus iria participar de todas as atividades, festas e costumes do judaísmo. Se fosse homem seria circuncidado, iria ao templo de Jerusalém, ofereceria sacrifícios de animais, daria o dízimo, não comeria carne de porco, não trabalharia no sábado etc. Você não seria cristão; você seria judeu. Concorda?
    Se possível acesse o link abaixo leia todo o texto de autoria do irmão Mário Persona.

    http://www.3minutos.net/2012/04/323-o-parentese.html

    Fique na Paz!

    ResponderExcluir
  14. Olá Hélio, quero parabenizar você, mais uma vez, pela qualidade de seu site.

    Tenho aprendido de um tempo para cá que o texto, em hipótese algum, pode ser tirado do contexto afim de se defender doutrinas. Também aprendi que não se faz doutrina sobre as bases do Antigo Testamento. Para questões de doutrina, existem as epístolas que, como você bem observou, interpretam o Evangelho (isso foi profundo para mim, quando li).

    Notei que quando o irmão Victor cita Rm 3.31, ele está citando um trecho de um grande contexto que vai de Rm 2.12 até Rm 8.8.

    É claro que Paulo aproveita o trecho para tratar de vários assuntos, mas no contexto, Paulo deixa transparecer sua visão de que:

    1 - A Lei não justifica o homem, mas apenas aponta suas falhas diante de Deus
    2 - Cristo é a manifestação da justiça, mesmo na ausência dos preceitos da Lei (3.27)
    3 - A promessa de Deus à Abraão foi feita na ausência da Lei e se extende à todas às nações que se apoiam na fé (Rm 4.16)
    4 - A lei, de fato, é boa e santa, mas não cumpriu o objetivo de moralizar o povo de Deus (Rm 7.12 / Rm 8.3)

    Assim, dentro de um grande contexto, Paulo não chama a Lei de má, mas de imperfeita para o fim a que se propôs (continua)

    ResponderExcluir
  15. Gentios, por definição, seriam todos aqueles que seguiam religião pagã. Assim, conclui-se que gentios eram todos aqueles que não eram judeus (isso, na visão de um judeu).

    Logo depois deste grande contexto, Paulo afirma que as promessas, o culto, as alianças e a LEI, pertenciam àqueles que eram seus parentes segundo a carne, logo, judeus. E isso, de fato, confirma o que Moisés disse no monte ao receber a Lei pela segunda vez: "É uma aliança que Deus fez conosco" (Dt 5.2).

    Assim, gentios não sabiam como cultuar ao Deus verdadeiro, aos moldes judaicos. Nunca foram instruídos na Lei, pois ela não foi difundida entre as outras culturas.

    Mesmo assim, poderoso como é, Deus permite que o gentio saiba quando está fazendo algo imoral. É através da prórpia consciência, que o acusa ou o defende.(Rm 2.14, 15)

    Aqui está o ponto chave: pela consciência que todos temos, é possível o gentio saber quando está fazendo algo que é moral ou não diante do verdadeiro Deus. Contudo, pela consciência não é possível saber quais cerimônias, rituais e costumes mais indicados para servir a este verdadeiro Deus (continuo para finalizar)

    ResponderExcluir
  16. A Lei não foi dada aos gentios, mas aos judeus. Só entramos na Nova Aliança como povo de Deus, por que aceitamos a Cristo, exercitando a fé.

    É claro que a consciência de todos os gentios apontam o quão errado é matar, roubar, prostituir-se, adulterar. Mas a consciência de todos os gentios jamais os condenará por deixar de guardar o sábado.

    O que foi entregue a nós, que éramos gentios, é o Evangelho, interpretado pelas epístolas, dentre as quais estão as de Paulo (o apóstolo aos gentios) [Gl 2.8 / 1 Tm 2.7].

    Assim, defendo que se estivéssemos em um local onde nunca fosse possível o acesso ao Antigo Testamento, mas apenas ao Novo Testamento, certamente continuaríamos servindo a Deus melhor do que os próprios judeus, que conheceram o ordenamento do sábado e ainda o guardam. Afinal, não há ordenança de guarda do sábado no Novo Testamento.

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  17. A Paz Do Senhor meu amado irmão Romualdo!

    É um prazer enorme te-lo aqui novamente nos comentários do blog, saudades.

    O que devo dizer de um comentário tão lúcido e eloquente como este do irmão a não ser: AMÉM?

    Que o amor de Deus nosso Pai, a graça do nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja sobre sua vida.

    Em Cristo,

    Hélio S. Júnior
    ===============

    ResponderExcluir
  18. É sempre um prazer estar com vocês novamente. Continuo parabenizando pelo Blog!

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.