A Lei de Deus e o Evangelho


Desta forma, é evidente que a lei não é nem o fundamento de vida para o pecador nem a regra de vida para o cristão. Cristo é tanto uma coisa como a outra. Ele é a nossa vida e a nossa regra de vida. A lei só pode amaldiçoar e matar. Cristo é a nossa vida e justiça.

  • A Lei de Deus e o Evangelho
Ele fez-Se maldição por nós sendo pregado no madeiro. O Senhor desceu ao lugar onde estava o pecador— ao lugar da morte e do juízo —, e, havendo, pela Sua morte, cumprido inteiramente tudo que era ou poderia ser contra nós, tornou-Se, na ressurreição, a origem de vida e o fundamento de justiça para todos os que crêem no Seu nome. 

Possuindo assima vida e a justiça n'Ele, somos chamados para andar, não apenas como a lei ordena, mas "como ele andou" (1 Jo 2:6). Será desnecessário afirmar que matar, cometer adultério ou roubar, são atos diretamente opostos à moral cristã. 

Mas se um cristão regulasse a sua vida segundo esses mandamentos ou de acordo com o decálogo produziria esses frutos raros e delicados de que fala a espístola aos Efésios?- Poderiam os dez mandamentos fazer com que um ladrão não roubasse mais e trabalhasse a fim de poder ter que dar?

Trans­formariam jamais um ladrão num homem laborioso e liberal. Não, por certo. A lei diz: "Não furtarás"; mas acaso diz, "dá àquele que está em necessidade" — vai, dá de comer ao teu inimigo, veste-o e abençoa-o —, vai e alegra por teus sentimentos benevolentes e teus atos beneficentes o coração daquele que procura sempre prejudicar-te? 

De modo nenhum; e, contudo, se eu estivesse sob a lei, como regra, ela só podia amaldiçoar-me e matar-me. Como pode ser isto, sendo o padrão do Novo Testamento muito mais elevado"? 

É porque sou fraco e a lei não me dá forças nem me mostra misericór­dia. A lei exige força daquele que não tem nenhuma e amaldiçoa-o se ele não pode mostrá-la. Mas o evangelho dá forças àquele que não tem nenhuma, e abençoa-o na manifestação dessa força. A lei propõe a vida como o fim da obediência; o evangelho dá vida como o próprio e único fundamento de obediência.

Mas, para não fatigar o leitor à força de argumentos, pergunto, se a lei é, realmente, a regra de vida do crente, em que parte do Novo Testamento se apresenta ela assim? Evidentemente o apóstolo não tinha tal pensamento quando disse. 

"Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser um nova criatura. E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus" (Gl 6:15-16). 

Qual regra? A lei?- Não, mas sim a "nova criatura".

No capítulo 20 de Êxodo não encontramos uma só palavra quanto à "nova criação". Pelo contrário, este capítulo é dirigido ao homem tal qual ele é, no seu estado natural da velha criação, e põe-no à prova para saber o que ele pode realmente fazer. 

Ora se a lei era a regra pela qual os crentes deviam andar, por que pronuncia o apóstolo a sua bênção sobre os que andam segundo uma regra totalmente diferente? Por que não diz ele, "a todos quantos andarem conforme a regra dos dez mandamentos"? 

Não é evidente, segundo esta passagem, que a Igreja de Deus tem uma regra mais elevada segundo a qual deve andar? É, indiscutivelmente. Os dez mandamentos, embora façam parte, como todos os verdadeiros crentes admitem, do cânon de inspiração, nunca poderiam ser a regra de fé para todo aquele que tenha, pela graça infinita, sido introduzido na nova criação — todo aquele que tem recebido nova vida em Cristo.

Próximo Capítulo:

A Lei é Perfeita


5 comentários:

  1. Se amamos a Deus de coraçao se formos totalmente convertidos guardaremos SIM as suas leis.Deus deixou seus mandamentos para que sejamos felizes e tenhamos uma vida reta e nao para apenas obedecer as leis como se fosse uma regra para assim amar a Deus.Pelo contrario, isso é uma demonstraçao de Amor para com Deus.Se amamos verdadeiramente a Deus guardaremos todos os seus mandamentos,isso será consequencia de nosso amor por Ele.O problema é que veem de forma erronea, como se os adventista do sétimo dia obedecessem as leis como uma forma de salvaçao.Mas nao!Guardar os mandamentos nao é ponto de salvaçao!Nao acham entao que se fosse unico e exclusivamente assim entao nao sertia necessario fé nem crer em Deus, pq haveriamos apenas de obedecer as leis de maneira que assim seriamos ssalvos.Mas a salvaçao depende de um conjunto e nesse conjunto os mandamentos fazem parte sim dsa salvaçao!Senao podeiamos matar, roubar, furtar, adulterar e mesmo assim seríamos salvos!Mas nao eh assim!Como diz em Tiago 2:10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
    A obediencia äs leis de Deus demonstram temor e amor para com Ele.E em relaçao a aboliçao do sabado como li tb em um destes artigos é falso!Nao existiu a aboliçao pois o sabado foi feito por causa do homem e nao o homem por causa do sabado (Marc 2:27).O sabado foi criado por Deus!Sabado é da criaçao (Gen 2:18)! Leiam tb Salmo 119:89; Salmo111:7 e 8, Mateus 5:17 a 19,Prov 28:9, Ezequiel 20:20, Isaias 66:22-23. E em relaçao a Paulo q como disseram em u destes artigos q ele era contra o sabado, mas uma mentira.Em colossenses 2:16 Paulo se refere a tres festas (Trombetas, Expiação e Ano Sabático) no contexto da heresia de Colossos. Como judeu, ele não poderia ser contra o sábado bíblico, guardado por ele em um território pagão (Atos 16:13) – provando assim que ele não observava o mandamento “para agradar judeus”. Sem mais, acho que deveriam basear-se mais na bíblia e realmente estudar e entender o contexto e nao apenas citá-lo e interpretá-los de maneira erronea.

    ResponderExcluir
  2. Somos novas criaturas em Cristo Jesus sim!Mas nao depende unica e exclusivamente de Deus.A transformaçao de nosso carater depende de ambos (eu e Deus) e se sou uma nova criatura juntamente com isso por obediencia e amor a Deus guardo sim seus mandamentos, nao para receber como recompensa a salvaçao mas como demonstraçao do amor para com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Anônimo,
      Que a graça e paz de Jesus Cristo esteja sobre a sua vida. Para se fazer uma boa interpretação de texto, seja bíblico ou não, devemos "perguntar para texto",para quem foi escrito, quando, em que circunstancia, onde, por que aquele texto foi escrito, etc. Apenas um exemplo para você, verifique em Êxodo 20, onde o título é Os 10 mandamentos:
      Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
      Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
      Não terás outros deuses diante de mim.
      Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
      Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
      E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
      Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
      Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
      Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
      Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
      Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
      Êxodo 20:1-11

      Agora te pergunto:
      Quem Deus tirou da terra do Egito?
      Para quem Deus estava falando?

      O povo de Israel(judeus). Todo o Antigo Testamento foi dirigido aos israelitas, povo escolhido por Deus para trazer o Messias (Jesus) ao mundo.
      Veja o que o apóstolo Paulo que também era judeu, assim como Jesus, que foi rejeitado pelo seu povo,disse:

      A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
      Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
      O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
      Romanos 13:8-10

      Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
      João 1:17
      Fique na paz!

      Excluir
    2. ...Pois bem, mas aí alguém para negar esta verdade da guarda do Sábado do 7º Dia, pode alegar que tais alianças foram feitas exclusivamente para o povo de Israel ou judeus e não para as outras nações ou para cristãos de hoje, porque foram cravadas na Cruz e etc,. Contudo, tal alegação é contrária a Palavra de Deus, primeiro por Genesis 12:3, Gálatas 3: 26 a 29, Efésios 2: 12 a 22 e Efésios 3: 6 e depois porque também está escrito que mesmo a Nova Aliança foi feita para o povo de Israel ou para os judeus, o que significa que se formos seguir este raciocínio sem levar em conta Genesis 12:3, Gálatas 3: 26 a 29, Efésios 2: 12 a 22 e Efésios 3: 6, seremos obrigado a admitir que da mesmo forma que os Dez Mandamentos, bem como a guarda do Sábado do 7º Dia são exclusivamente para os judeus, também o é, a Nova Aliança. Veja : "Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jeremias 31:31,33), veja que Hebreus 8:10 é uma repetição de Jeremias 31,31,33. "Agora te pergunto:
      Quem Deus tirou da terra do Egito?
      Para quem Deus estava falando?" ENTÃO PARA QUEM É A NOVA ALIANÇA?
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.