2 Coríntios 3 e 4


No estudo anterior, vimos que a Velha Aliança começou no Sinai e foi feita com aqueles que estavam vivos na época do êxodo, não com seus antepassados. Também lemos a profecia de Jeremias, profetizando uma nova aliança, a qual seria diferente da Antiga Aliança. Neste capítulo eu gostaria de começar nossa analise examinando de que forma a Nova Aliança é fundamentalmente diferente da Antiga Aliança.

Vamos gastar agora nosso tempo revendo todo o capítulo três de 2 Coríntios e a primeira parte do capítulo quatro. Em 2 Coríntios 3, Paulo se refere aos dois pactos como dois "ministérios". Ele compara e contrasta a Aliança "gravada em pedras", com a Nova Aliança. À medida que percorrermos o capítulo, eu gostaria de recomendar o seguinte:

1. Ore para que o Espírito Santo possa ensinar e guiar você. Ore para que Ele lhe mostre a verdade e o proteja do erro. Ore para que se houver qualquer véu no seu coração, que o Espírito Santo remova-o em Cristo.
2. Leia com atenção o terceiro capítulo de II Coríntios para entender o contexto geral. Você pode também ler através de outras diferentes traduções confiáveis.
3. Agora, pegue lápis e papel. No topo do papel, escreva no lado esquerdo "Antiga Aliança"  e  no direito "Nova Aliança", formando assim duas colunas. Enquanto você lê II Coríntios 3 novamente, leve um tempo listando cuidadosamente tudo o que aprendeu sobre cada aliança na coluna apropriada. Liste todas as coisas mesmo que pareçam insignificantes.
4. Reveja a lista e ore sobre as coisas que o Espírito Santo tem lhe chamado a atenção. Caso insights adicionais venham a sua mente, anote-os também.

2 Coríntios 3:1-18 (NVI)

1 Será que com isso, estamos começando a nos recomendar a nós mesmos novamente? Será que precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para vocês ou da parte de vocês?

2 Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos.

3 Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.

4 Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo.

5 Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

6 Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

7 O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

8 Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?

9 Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça!

10 Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável.

11 E se o que estava se desvanecendo se manifestou com glória, quanto maior será a glória do que permanece!

12 Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.

13 Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia.

14 Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

15 De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações.

16 Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado.

17 Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

18 E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.


Eu realmente gostaria de recomendar que você mesmo faça o exercício que eu sugeri acima. Eu acho que você vai achar fascinante ver as suas descobertas preto no branco. No entanto, se você gostaria de ver a lista que eu fiz, eu tenho esta aqui.


Se a sua lista parece com a minha, então eu acho que você vai concordar que esta é uma passagem muito chocante quando você realmente começa a quebrá-la comparando os dois concertos.

O apóstolo Paulo não deixa dúvidas quanto ao que este pacto é e sobre o que ele está falando. Ele afirma claramente que é a Aliança que foi "gravada em pedras". Isso só pode ser o Decálogo, exatamente como afirma Deut.4:13, 9:10-11, 9:15, e 10:4. E ainda Paulo diz que a Antiga Aliança, o Decálogo, "desaparece"! Não só isso, mas ele refere-se a Antiga Aliança, como o "ministério da morte" e o "ministério da condenação". Chegando a dizer que "mata"!

Compare isso com a Nova Aliança, que dá vida, é muito mais glorioso, dá liberdade, e permanece depois da Antiga Aliança que já passou. Perante tudo isto, sob qual aliança você deseja estar?

Antes de terminar a 4° Parte do nosso estudo, vamos reler os últimos sete versos do capítulo 3 e continuar nos próximos 6 versos do capítulo quatro. Eu acredito que você vai ver que o capítulo 4 flui do capítulo 3 e continua na mesma linha de pensamento.

2 Coríntios 3:12 - 4:6 (NVI)

2Co 3:12 Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.

13 Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia.

14 Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

15 De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações.

16 Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado.

17 Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

18 E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2Co 4:1 Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

2 Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

3 Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

6 Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.


Observe que Paulo diz que quando a Velha Aliança é lida existe um véu que permanece até hoje. Quando as pessoas se concentram na Antiga Aliança, no Decálogo, há um véu espiritual que os impede de ver a glória do Evangelho de Cristo. Paulo se refere àqueles que estão vendados como "perecendo" e vai longe ao ponto de dizer que é o "deus deste mundo" (Satanás) , que os está cegando.

Verdadeiramente este terrível aviso deveria dar-nos um coração fervoroso para nossa família, amigos e entes queridos que estão envolvidos com a IASD. Se temos um coração assim devemos orar apaixonadamente e regularmente para que eles sejam libertos de sua cegueira e que o véu seja removido e o único caminho para isso acontecer é estar em Cristo.

No próximo capítulo continuaremos a comparar e contrastar os Concertos Antigo e Novo por mergulhar em uma alegoria que vai responder a questão de como devemos nos relacionar com a Antiga Aliança.

Próximo Capítulo:


Sara e Agar (Gálatas 4)

Em Cristo,

Hélio S. Júnior

4 comentários:

  1. Irmão, paz!

    Quero deixar um comentário acerca deste ponto: em 2Co 3:3 Paulo menciona que "Vocês [...] são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita [...] não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos." Ele não estaria fazendo menção ao próprio anúncio do Novo Concerto em Hb 8:10 que afirma: "[...]Porei minhas leis em suas mentes e as ESCREVEREI EM SEUS CORAÇÕES. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo." Ou ainda, no VT em Ez 36:26 (ler contexto de abominações do povo de Israel).

    De qualquer forma, o fato de Paulo mencionar que "a letra mata" não estaria fazendo alusão ao fato de que a lei simplesmente mostra a nossa condição como pecador, portanto nos matando (leia Rm 7:7-12; 4:15). Do contrário, se não houvesse lei para mostrar o pecado, nem precisaria do Espírito para nos vivificar, haja vista não haver morte (pois todos estariam naturalmente vivificados em sua forma pecaminosa), pois o que mata é o pecado e não a lei, e o que mostra o pecado é a lei, logo nós "morremos" por causa dela.

    É de se admirar que o próprio Paulo tenha, por um lado, "falado mal da lei" em 2Co 3 e o mesmo tenha dito que "a lei é santa justa e boa" (Rm 7:12).

    Lendo ainda mais a frente em Rm 7:13,14 o próprio Paulo afirma ainda que "a lei é espiritual" (Rm 7:14). Como uma lei espiritual pode ficar de fora da vida espiritual do crente?

    A minha interpretação desse texto de 2Co 3 é: Paulo queria muito mais fazer um constraste entre o ministério do Espírito Santo e da lei. Um exortava constantemente à obediência, o outro a santificação no Espírito outorgado aqueles que "obedecem ao Senhor" (At 5:32).

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Victor!

      O que Bíblia diz que está dentro do Crente?

      Irmão, não se trata de transferir o ministério da morte e condenação, o Decálogo, de pedra em carne. Tal ideia é estranha ao texto. Não é o velho Decálogo que Deus coloca em nosso coração, mas a terceira pessoa da Trindade.

      Devido a isso, a Escritura nos diz que temos a própria "mente de Cristo" (I Coríntios. 2:16)! Isto é como as leis de Deus estão escritas em nossos corações. Nós não estamos falando sobre a habitação do Decálogo em nosso coração. Esse conceito beira a sacrilégio. Nós estamos falando sobre a presença interior de Deus, o Espírito.

      A lei suprema do universo é o próprio Deus. A própria natureza de Deus, sua essência, ou ser é a própria definição de justiça e verdade. Através da presença do Espírito Santo, participamos da justiça de Deus.

      Ninguém precisa dizer-nos "conheça ao Senhor", porque conhecemos Ele na forma mais íntima. Temos a Sua própria justiça dentro de nós através da pessoa do Espírito. O legislador supremo do universo habita dentro de nós.

      Para saber mais sobre o assunto veja a nona parte desse estudo sobre As Alianças:

      Hebreus 8: A Nova Aliança

      Em Cristo,

      Hélio Júnior
      ===========

      Excluir
  2. Continuando Irmão...

    A Questão da função da Lei

    O verdadeiro estímulo de uma pessoa realmente convertida é gratidão, o constrangimento de obedecer a Deus não é para evitar o castigo ou ganhar o prêmio, mas pelo que Ele é e pelo que Ele fez.

    Vamos considerar alguns aspectos da Lei dada no Antigo Testamento (prepare-se para conferir uma porção de passagens - clique no link para abrir em outra janela a Bíblia Online em http://www.bibliaonline.com.br/ ):

    1. A Lei completa não são apenas os 10 mandamentos, mas todos os mandamentos cerimoniais encontrados nos capítulos 20 a 31 de Êxodo, em Levítico e Deuteronômio. Os 10 mandamentos mostram apenas sua essência. Nenhum cristão hoje vai a Jerusalém adorar, e esta era uma exigência da lei, de adorar no lugar que Deus escolheria para o Seu povo depois, ou seja, Jerusalém.

    2. A Lei não foi dada como meio de salvação, portanto ninguém pode ser justificado pela prática da Lei. At 13:39; Rm 3:20; Gl 2:16, 21; 3:11.

    3. A função da Lei era a de revelar o pecado. Ao se ver pecador e incapaz de cumprir a lei, o homem devia apelar para a graça e misericórdia de Deus. Rm 3:20; 5:20; 7:7; 1 Co 15:56; Gl 3:19.

    4. Deus deu a Lei a Israel como uma espécie de “balão de ensaio” para provar que toda a humanidade é pecadora, culpada e incapaz de atingir os padrões exigidos por Deus. Rm 3:19

    5. A Lei só condena, e a morte é a condenação. Gl 3:10

    6. É impossível ao homem andar segundo a Lei, pois ao transgredir um mandamento ele se torna culpado de todos. Tg 2:10.

    7. Aquele que crê em Jesus já não está sob a Lei, mas sob a graça, pois Jesus veio pagar a pena (a morte) no lugar do que nele crê para que este fique livre de pagar. Rm 6:14

    8. A Lei serviu apenas de tutor ao homem para conduzi-lo a Cristo, porém quando já tem a Cristo ele não precisa mais desse tutor. Gl 3:24, 25

    9. Embora o cristão não esteja sob a Lei do Antigo Testamento, ele está agora sob a lei de Cristo. (lembre-se que a Lei dizia para não matar ou adulterar, enquanto Jesus disse para nem mesmo pensar em matar ou adulterar). 1 Co 9:21

    10. Ele se comporta para agradar a Deus não por medo do castigo, mas pela gratidão e pelo desejo de agradar seu Salvador. Seu padrão agora não são os Dez Mandamentos, mas a própria Pessoa de Cristo. Jo 13:15; 15:12; Ef 5:1-2; 1 Jo 2:6; 1 Jo 3:16

    11. Você encontra no Novo Testamento nove dos dez mandamentos apresentados como preceitos morais para serem imitados, e não como lei, ou seja, não há uma pena de morte para o seu descumprimento como era o caso na Lei de Moisés. Neste sentido, toda a Escritura é proveitosa para o cristão, para seu ensino, admoestação etc. (2 Tm 3:16), nunca como lei. O único mandamento que não aparece no Novo Testamento é o da guarda do sábado. Na doutrina dos apóstolos o cristão nunca é ensinado a guardar o sábado.

    12. A Lei continua valendo na sua finalidade de revelar que o homem é pecador, mas isso para o incrédulo, e não para o crente: “Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores... mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”. 1 Tm 1:8, 9; 1 Co 6:11

    "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Rom 8:1-4

    Graça e Paz!

    Hélio Júnior
    ============

    ResponderExcluir
  3. Apresento de modo racional o que a Escritura diz:

    Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir.
    Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra.
    Aquele, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado mínimo no reino dos céus; mas aquele que os observar e ensinar, esse será chamado grande no reino dos céus.
    Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
    Tendes ouvido que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar, estará sujeito a julgamento.
    Mas eu vos digo que todo aquele que se ira contra seu irmão, estará sujeito a julgamento; e quem chamar a seu irmão: Raca, estará sujeito ao julgamento do sinédrio; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito à geena de fogo. Mateus 5:17-22;

    Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
    Naquele dia muitos hão de dizer-me: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
    Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Mateus 7:21-23

    Inquidade - Iniqüidade vem do Grego: ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei". Negação da lei. Ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniqüidade, impiedade.


    Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

    Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.

    Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:10-12;

    Lei da Liberdade=Lei de Deus;

    Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Romanos 2:13;

    Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; Romanos 2:15;

    A Justificação é pela Fé, mas somente aqueles que aceitarem o sacrifício de Cristo e aceitam ser obedientes;

    Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31;

    Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão. Romanos 4:15

    Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
    No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Romanos 5:13-14;

    Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Romanos 6:12;

    Pois o mistério da iniqüidade (que nega a lei) já opera; somente até que seja removido aquele que agora o detém. 2 Tessalonicenses 2:7;

    Então será revelado o iníquo (SEM LEI), a quem o Senhor Jesus matará com o assopro da sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda. 2 Tessalonicenses 2:8;

    Jesus não morreu para depois abolir a lei, é o mesmo que falasse que Deus é mentiroso, que sua lei é mentirosa, que Satanás é quem está certo; Jesus não precisaria morrer, simplesmente tonaria o pecado sem validade e pronto. Revogado estaria a vontade de Deus, revogado estaria as Ordem Divina.

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.