O Sábado em Gênesis é um "Memorial da Criação"?


Como argumento para reivindicar que a guarda do Sábado continua vigente para os Cristãos da Nova Aliança, os Adventistas do Sétimo Dia ensinam que o Sábado do sétimo dia é um "memorial da criação" originado no Jardim do Éden. Afirmando assim que o Sábado é um mandamento dado na criação (como o casamento) para toda a Humanidade. Mas é isso o que a Bíblia diz?

Vejamos Gênesis 2:2-3:

"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." 

O que podemos encontrar nessa passagem?

  • A criação foi concluída em seis dias.

  • Deus descansou no sétimo dia.

  • Deus abençoou o sétimo dia.

  • Deus santificou o sétimo dia.

  • A razão pela qual Deus santificou o sétimo dia foi porque Ele descansou nele.

O que NÃO encontramos nessa passagem?

  • NÃO encontramos na passagem da criação sobre o sétimo dia a fórmula "e houve tarde e houve manhã, o sétimo dia", como ocorre nos outros seis dias da criação.

  • NÃO encontramos nenhuma menção da palavra "Sábado", no livro de Gênesis.

  • NÃO encontramos nenhum mandamento para a humanidade descansar no relato de Gênesis. (A Bíblia relata que a primeira vez que alguém foi ordenado a guardar o Sábado foi em Êxodo 16:23-30.) 

  • Nada é mencionado expressamente do homem em relação ao descanso do sétimo dia da criação.

Nota: Quando Moisés menciona o Sábado em Êxodo 20:11: "Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou." Moisés está ensinando aos judeus no Sinai PORQUE estavam guardando o Sábado, e não QUANDO o Sábado foi instituído.

O que o Santo Espírito de Deus nos revela sobre essa passagem?

  • O sétimo dia de "descanso" de Deus foi, provavelmente, caracterizado por seu prazer em suas novas criações e em comunhão aberta com Adão e Eva num ambiente livre do pecado, no perfeito Éden. 

  • As condições que caracterizaram o "descanso" de Deus provavelmente teriam continuado se não fosse pelo pecado do homem. 

  • O sétimo dia de Gen 2:2-3 pode ter sido um dia normal como eram os primeiros seis dias da criação, ou pode ter sido um período de tempo indefinido (o descanso de Deus continuaria por tempo indeterminado) Hebreus3-4

  • O relato de Gênesis não menciona um fim para o descanso de Deus no sétimo dia. É apresentado como um estado permanente pela omissão da frase "e houve tarde e houve manhã, o sétimo dia". O fato de que o relato de Gênesis é tão cuidadosamente construído indica que essa omissão não foi acidental.

  • Quando o homem pecou, ​​ele foi excluído do DESCANSO de Deus e Deus começou seu TRABALHO de resgate para restaurar o homem de volta para si mesmo.

O Trabalho de Deus para restaurar o Descanso original:

Num certo dia de Sábado onde Senhor Jesus debatia sobre a questão do Sábado com os fariseus, Ele disse:

"Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." João 5:17

O que é este novo "TRABALHO" que Deus começou imediatamente depois de Adão e Eva pecaram? Em Gn 3:21 lemos que:

"O Senhor Deus FEZ roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher."

Este evento foi o início de um "TRABALHO" que continuou ao longo dos séculos, até que seu significado se tornasse plenamente revelado na morte de Cristo. A morte desse primeiro cordeiro (Ap 13:8), embora não mencionado como tal no relato de Gênesis, foi a sombra da grande verdade que, ao longo dos séculos seguintes, iria se tornar realidade em Cristo Jesus, a justificação pela fé. Ela apontava para a vida e morte vicária de Cristo pela humanidade perdida. Nu Adão e Eva estavam vestidos com roupas feitas a partir da pele do cordeiro - um inocente morto, trocando sua vida pela do pecador. Milênios mais tarde, Paulo iria colocar esta mesma verdade com estas palavras: 

"Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2 Coríntios 5:21

"Pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram." Gálatas 3:27


A obra da redenção foi o trabalho que Deus começou quando o homem pecou e foi expulso do descanso do Éden. Este trabalho continuará até que o homem seja restaurado ao verdadeiro descanso de Deus. (Hb 3:17 - 4:11) Jesus é o nosso descanso sabático, e não um período de tempo de 24 horas. (Mateus 11:28)

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Você sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático [sabbatismos] pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas [Gn 2:2-3]. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." (Hebreus 4:9-11, NVI).

O Sábado da antiga aliança era apenas uma sombra da obra de Cristo. Hebreus 3 e 4 confirmam isso. Resta apenas UM Sábado (Hb 3:17 - 4:11) na Nova Aliança, os outros foram abolidos na cruz, os quais eram sombras de realidades encontradas em Cristo (Col. 2:16, 17). Que sábado (descanso) é esse? O Senhor Jesus, Ele é o verdadeiro repouso do Sábado. Temos um novo dia, "Hoje", esse é o descanso do Evangelho. (Hb 4:7)

"Vinde a mim ... e eu vos aliviarei ... encontrareis descanso [sabbath] para as vossas almas." (Mateus 11:28)

Em Cristo, nossa Esperança.

Hélio S. Júnior

Veja Também:

O Sábado foi ordenado na Criação ou no Êxodo? 
Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista).

É o Sábado uma ordenança da criação? por Wesley Ringer
Título Original: Is the Sabbath a Creation Ordinance?
Tradução: Google Translate

Escute:

Quer saber como o homem perdeu e como o Senhor Jesus nos fez entrar no Descanso de Deus escute ou baixe em MP3:

19 comentários:

  1. "NÃO encontramos nenhuma menção da palavra "Sábado", no livro de Gênesis."

    Anonimo disse: Caro amigo, se você ler Êxodo 20: 11 "Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou." O verso fala por si mesmo que o Sétimo dia é o Sábado.

    Resposta: Estamos analisando Gênesis não Êxodo. A Palavra Sábado continua não aparecendo no Livro de Gênesis. Sim, o Sétimo dia é o Sábado (Descanso). O Sábado em Êxodo é uma sombra, uma figura do verdadeiro Descanso, que foi perturbado pela entrada do pecado no Éden. O verdadeiro Descanso encontramos em Cristo. Leia Hebreus capítulos 3 e 4.

    "Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo:

    NOTA: É interessante notar aqui, que autor de Hebreus, assim como acontece em Gênesis 2:2-3, não usa a palavra "Sábado" para descrever o Descanso de Deus no Sétimo Dia.

    E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência." Hebreus 4:3-11

    Os Israelitas guardavam o Sábado do Sétimo dia proclamado em Êxodo, mas não entraram no Descanso de Deus, nos Cristãos sim.

    Em Cristo, nossa Segurança e Descanso.

    Hélio S. Júnior

    ResponderExcluir
  2. "NÃO encontramos nenhum mandamento para a humanidade descansar no relato de Gênesis."

    Anônimo disse: Caro amigo, você deve saber que Deus é perfeito, Deus não precisava descansar, já que Deus não se cansa. Ele descansou para nos dar exemplo, que deveria ser feito por nós eternamente. Isaías 66: 22 e 23

    "Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
    E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR."


    Olhando este verso vemos que guardaremos o Sábado na nova terra, ou seja, desde o começo quando Deus nos criou, e durante a eternidade, guardaremos o Sábado.

    Marcos 2:27 "E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado."

    Resposta: “Desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro”, significa que a adoração será ininterrupta; toda a semana, todo o mês, eternamente, e não apenas nos sábados ou nos dias de festa.

    No novo céu e na nova terra não haverá sol nem lua, nem dia, nem noite, nem sábado, nem domingo, nem lua nova, nem mês, nem ano (Ap 22.5), nem ficaremos cansados; conseqüentemente, não precisaremos de sábado (repouso).

    “Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará” (Is 60:19).

    “E vi uma nova terra... Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram...” “E a cidade não necessita de sol nem de lua... porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada; E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite” (Ap 21:1, 23,25).

    Além disso, se fôssemos guardar o sábado na Nova Terra, como alguns ensinam, iríamos também guardar as “luas novas”, “Desde uma lua nova até a outra (...)” num lugar onde a bíblia diz que não haverá lua, nem sol (Ap 21.23).

    Você já deve ter ouvido a expressão "trabalhar de Segunda a Segunda", não? Ou seja "trabalhar todos os dias".

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  3. "O sétimo dia da Gen 2:2-3 pode ter sido um dia normal como eram os primeiros seis dias da criação, ou pode ter sido um período de tempo indefinido."

    Anônimo disse: Todos os dias são literais, e o sétimo dia não. Que absurdo. Então Gênesis é um livro simbólico.

    Resposta: Não, Gênesis não é simbólico. Você não entendeu aonde quero chegar quando disse que "pode ter sido um período de tempo indefinido." Não sei se você reparou mas NÃO encontramos na passagem da criação sobre o sétimo dia a fórmula "e houve tarde e houve manhã, o sétimo dia", como ocorre nos outros seis dias da criação. O que quis sugerir é que o descanso de Deus continuaria por tempo indeterminado se não houvesse pecado. Quando o homem pecou, ​​ele foi excluído do DESCANSO de Deus e Deus começou seu TRABALHO de resgate para restaurar o homem de volta para si mesmo.

    Favor ler a postagem toda antes de comentar...

    ResponderExcluir
  4. "Não sei se você reparou mas NÃO encontramos na passagem da criação sobre o sétimo dia a fórmula "e houve tarde e houve manhã, o sétimo dia", como ocorre nos outros seis dias da criação. "O que quis sugerir" é que o descanso de Deus continuaria por tempo indeterminado se não houvesse pecado."

    Exatamente, você falou certinho, você quis sugerir. Não é o que a Bíblia fala.

    A Bíblia fala, e "no" sétimo dia descansou. Não fala assim, "a partir" do sétimo dia descansou.

    Em Êxodo 20:11 esta se referindo a criação em Gênesis, e fala "Lembra-te do dia de Sábado". Esta se referindo ao Sábado, e não a partir de Sábado. Será que você não consegue entender que Êxodo refere-se a criação, ou seja, Gênesis.
    Você não pode pegar um verso separado. Não vou mais comentar sobre este assunto. Deixo para que os leitores tirem suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que você não consegue entender que Êxodo refere-se a criação, ou seja, Gênesis.

      Sim, isso está obvio...

      O Sábado de Êxodo é o Sétimo Dia da Criação... não estou discutindo isso...

      Excluir
    2. O que quero mostrar é que o Sábado NÃO foi estabelecido (como um mandamento dado a humanidade) na criação.

      Adventistas pensam assim: Desde que o sábado era uma ordenança da criação, então ele veio antes da lei e deve ter um significado universal. O sábado foi estabelecido na criação. Desde que isso é verdade, ele deve ser uma instituição eterna!

      Dificuldades com essa Interpretação:

      O problema que se torna logo aparente com essa rápida conclusão, é que ela pula para muitas suposições também.

      Primeiro, não há nenhuma tarde e manhã mencionadas aqui. Todos os outros dias restantes da criação tiveram noite e manhã conectadas a eles. Não que não fosse um dia literal, mas havia um aspecto de continuidade neste dia que está implícito. Deus pretendia que o descanso que Ele tinha estabelecido tivesse uma qualidade contínua. Isso teria permanecido como uma experiência diária não fosse pela entrada do pecado. O descanso teria sido uma realidade perpétua.

      Segundo, a palavra sábado não é mencionada. Não há nenhuma menção disto sendo um sábado.

      Em terceiro lugar, não havia nenhuma necessidade para Adão e Eva descansar porque eles não ainda não tinham trabalhado.

      Finalmente, não há nenhum registro que qualquer pessoa guardou o sábado nesse tempo até que Deus ensinou o povo através do episódio do maná e, naturalmente, no Monte Sinai.

      A instituição do casamento, por outro lado em Gêneses 2:24 estabelece claramente o casamento como uma ordenança continuada.

      Há muita evidência que ela era uma parte da maneira de vida em todos os anos seguintes. Mas para o sábado não há nenhuma menção durante 2500 anos!

      O que eu aprendi é que a idéia da ordenança na criação tem algumas fraquezas sérias. Assim se eu for fiel a o que o texto diz realmente, eu tenho que admitir que duas interpretações são permitidas: 1) uma ordenança na criação de um sábado semanal, ou 2) uma obra terminada e uma celebração que era pretendida permanecer no mundo por cada dia posterior.

      Excluir
  5. Desde que tanto a ordenança do sábado na criação ou a ordenança posterior honra o texto, eu precisamos estudar mais para ver se o contexto do Velho Testamento dá alguma dica sobre qual é a correta.

    O que me impressionou foi a clareza de outros textos deste assunto. Eles declaram exatamente qual a maneira de interpretar estes textos. Não há razão para confusão.

    Uma coisa eu encontrei em meus estudos, em assuntos importantes, Deus fornece sempre ao menos três ou mais passagens para que possamos nos certificar que não estamos fora do caminho. Ele não nos deixa supor que temos que ser super-inteligentes ou com dom especial para compreender o que realmente é importante.

    Um texto que trouxe esclarecimento se o sábado era uma ordenança da criação para toda a humanidade ou uma lei específica para Israel, foi Êxodo 31:12-18.

    “Disse mais o Senhor a Moisés: Falarás também AOS FILHOS DE ISRAEL, dizendo: Certamente guardareis os Meus sábados; porquanto isso é um SINAL ENTRE MIM E VÓS PELAS VOSSAS GERAÇÕES; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque SANTO É PARA VÓS; aquele que o profanar certamente será morto... Guardarão, pois, o sábado OS FILHOS DE ISRAEL, celebrando-o nas SUAS gerações como concerto perpétuo. ENTRE MIM E OS FILHOS DE ISRAEL será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério. E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

    Note quão claro isto é. O sábado era entre Deus e Israel e foi colocado na tábua do concerto com essa relação em mente.

    ResponderExcluir
  6. Deuteronômio 5:2,3 fala a mesma coisa.

    “O Senhor nosso Deus fez um concerto conosco em Horebe. NÃO COM NOSSOS PAIS FEZ O SENHOR ESSE CONCERTO, MAS CONOSCO, sim, com todos nós que hoje estamos aqui vivos”.

    O texto é sobre reiterar os Dez Mandamentos, incluindo o quarto, mas desta vez a razão para guardar o sábado é porque Deus os livrou dos egípcios. Claramente, uma referência a Israel apenas, que não foi estabelecida antes do êxodo, mas era um sinal do repouso proporcionado por esse evento. Neemias 9:13 diz:

    “Desceste sobre o monte Sinai, do céu falaste com eles, e lhes deste juízos retos e leis verdadeiras, bons estatutos e mandamentos; O TEU SANTO SÁBADO LHES FIZESTE CONHECER; e lhes ordenaste mandamentos e estatutos e uma lei, por intermédio de teu servo Moisés”.

    Ezequiel 20:10-12 diz:

    “Assim os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto. E dei-lhes os Meus estatutos, e lhes mostrei as MINHAS ORDENANÇAS, pelas quais o homem viverá, se as cumprir. Demais, LHES dei também os Meus sábados, para servirem de SINAL ENTRE MIM E ELES; a fim de que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica”.

    Estas passagens deixam claro para mim quando o sábado foi estabelecido. O sábado foi posto no coração do concerto com Israel e devia ser entre eles e Deus. Não foi uma ordenança da criação obrigatória a todos os povos para sempre. Isto esta de acordo com o que eu aprendemos no Novo Testamento.

    A mensagem inteira da Bíblia encaixa-se completamente. O sábado foi um dia estabelecido por Deus como um concerto entre Ele e Israel. Jesus veio cumprir a lei e ser nosso sábado. Os cristãos descansam na obra terminada de Cristo, semelhante ao descanso do sábado. Como filhos de Abraão, os cristãos são justificados pela fé como Abraão foi, antes da lei ou da circuncisão. O quadro bíblico inteiro está em acordo do começo ao fim.

    ResponderExcluir
  7. na bíblia não fala para guardarmos o domingo to certo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo. O Sábado não foi mudado para o Domingo. O Domingo não é o Sabbath Cristão. Jesus é o Sábado do Novo Testamento. Jesus é o nosso descanso sabático, e não um período de tempo de 24 horas. (Mateus 11:28)

      Excluir
  8. Caro irmão Hélio,meu nome é Andrei e sou Adventista; foi um prazer incrível ter tido conhecimento do seu blog. É interessante como há pessoas que defendem aquilo em que creem. Quero lhe dar meus parabéns e dizer que tenho certeza de que você é um cristão sincero no que acredita. Quero lhe convidar para um debate sobre o Sábado via e-mail. Se aceitares, me mande, por favor um e-mail para andrei_7t@hotmail.com

    Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor irmão Andrei!

      Que bom que Deus te trouxe até aqui! Fico feliz que tenha gostado do blog. O que você gostaria de saber em relação ao maravilhoso assunto do Sábado?

      Em Cristo, seu novo amigo,

      Hélio S. Júnior
      ===========

      helio.juniorjp@gmail.com

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal,

    Eu vejo também que não há ordem para se guardar o sétimo dia mencionado em Gn. 2.2-3. Haja vista, conforme o irmão Helio, vai haver um choque com os demais versículo citado em Ex.31.12-18, Ne. 9.13 e Ez. 20.10-12, Dt. 5.1-3. O que vejo em Gn. 2.3 dizendo apenas a importância do sétimo dia, ou seja, a razão ou o motivo do sétimo dia. Lá diz o por quê? E explica a santificação e benção do sétimo dia. Lá não vejo qualquer ordem no sentido que a partir dali seja guardado o sétimo dia. Outra coisa o domingo não o sétimo dia e o sétimo dia não é o oitavo mesmo se tratando das suas funções. Espero ter contribuido de alguma forma e que Deus faça-nos entender mais e mais a sua palavra

    Grato.

    ResponderExcluir
  11. Importância do descanso semanal!


    A própria ciência afirma a importância do descanso semanal, como pode ser explicado pela psicologia entre outras áreas. O descanso semanal não é luxo, é necessidade. É por isso que Jesus fala que o sábado foi criado para o homem (Deus precisaria descansar?) e não o homem por causa do sábado. Deus vê que um descanso semanal faz bem para o homem! Precisamos de um dia para relaxar, esquecer do trabalho, para recarregarmos nossa energia para o trabalho que virá nos outros 6 dias. Isso é fato incontestável. A pessoa que não descansa ao menos 1 dia semanalmente, poderá ter diversos tipos de problemas, não só físicos, mas mentais. A mente quando trabalha em excesso, sem repouso, é muito prejudicada.

    Sendo necessário 1 dia de descanso semanal, confirmado pela própria ciência, qual dia devemos escolher? Culturalmente temos o domingo ou o sábado. Será que que Jesus ao dizer para descansar nEle (descansar em Jesus) está dizendo que não necessitamos, fisiológicamente, de um repouso semanal? Da mesma maneira que precisamos comer, tomar banho, dormir, necessitamos de um descanso semanal, isso é bem evidente. Até aí tudo bem. Deus desde o princípio viu que o homem precisaria de um descanso semanal e cria o sábado com esse propósito. Mas será que Deus irá punir quem não descansa no sábado? Se uma pessoa, culturalmente, aprende que esse é seu dia de guarda (embora não haja nenhuma menção na bíblia quanto a troca do dia de guarda e descanso) e esta pessoa é sincera, Deus não irá julgar (Romanos 14:5-6). Na cabeça da pessoa, ela está fazendo a vontade de Deus. Isso não significa que seja a vontade dEle necessariamente. É disso que fala Romanos 14:5-6.

    ResponderExcluir
  12. Jesus aboliu a lei?

    Concordamos que se Jesus haveria de cumprir a lei em vida, após sua morte só valeriam os mandamentos por ele citados no novo testamento (todos os 9 mandamentos, menos o sábado). Correto? Disso estou de acordo. Como é que então o apóstolo Paulo e Maria fazem observância no sábado APÓS a morte de Cristo? Depois da crucifixação: “Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.” – Lucas 23:56. Cristo já havia cumprido toda a lei, não precisávamos mais guardar o sábado, porque ele não menciona isso no velho testamento (embora não mencionar algo, não anula a sua importância). Será que Jesus ao invés de falar sobre a guarda do sábado, que já era muito rígida naquela época, preferiu falar dos outros mandamentos que precisavam ser reforçados? Eles eram muito "bons" na guarda do sábado, mas e no restante? É disso que fala quando Jesus fala sobre os mandamentos, que as pessoas podem não cobiçar por fora, mas se cobiçarem por dentro isso já é adultério. Entre vários outras referências aos mandamentos.

    Incoerências sábado para domingo e "não importância" sobre o dia de descanso.

    A não importância sobre o dia descanso é incoerente pois precisamos de uma dia de descanso fisiologicamente. Se o sábado tinha um significado real, desde a criação, porque anular uma necessidade fisiológica? "Mas realmente precisamos de um descanso semanal, mas não precisa ser no sábado mais". Ok. Então podemos descansar no dia que quisermos. Então segundo essa interpretação, não é mais necessário a observância de um dia que foi designado para descanso e louvor, pois temos que fazer isso todos os dias. Você tem emprego? Você consegue dar atenção a sua família, falar com Deus estudando a bíblia, admirando a criação da natureza feita por Deus ENQUANTO TRABALHA? Você RELAXA em Jesus, enquanto trabalha? Eu percebo muita incoerência nesse tipo de pensamento. O cristão deve fazer bem e estar conectado com Deus todos os dias, isso é óbvio. Mas é necessário um dia de descanso no trabalho para poder focar-se inteiramente a Deus e descansar suas energias (como irá descansar suas energias trabalhando?). Deus, desde o princípio, viu que era bom o descanso semanal para o homem, Jesus diz que o sábado foi feito PARA o homem! É necessário descansarmos! Agora pode qual motivo descansaremos em qualquer dia, se nós cristãos temos o dia que foi santificado por Deus desde a criação? (Gênesis 2:3) Porque mudar o dia de descanso, que Jesus e os apóstolos cumpriram? Qual a necessidade de mudar? Necessitamos de um dia de adoração em comunidade e de descanso, mas por qual motivo MUDAR, sendo que o dia sempre foi o sábado? Dizer que não importa o dia de descanso (sábado ou domingo) é desorganizar a vida cristã. Se cada um quiser descansar do dia que CONVÉM PRA ELE, como a comunidade cristã se reuniria? Cada um iria descansar em um dia qualquer! A comunidade nunca conseguiria se organizar direito em seus cultos! "Ah mas é só continuar indo aos domingos". Aí vem a pergunta: Quando que Jesus disse para mudar o dia de descanso para o domingo?
    1) É necessário um dia de descanso semanal ao homem.
    2) O sábado sempre havia sido o dia de reunião e culto, como podemos ver no velho testamento. E continuou sendo assim com Jesus Cristo e os apóstolos (Jesus veio cumprir a lei).
    3) Qual a necessidade de mudar o dia de reunião, culto, adoração e descanso?

    ResponderExcluir
  13. Se entendermos COMO foi mudado, poderemos entender melhor. O Império Romano ao tornar-se "cristão" no Império de Constantino, mescla práticas pagãs com o cristianismo. Nesse sentido temos inúmeras práticas da Igreja Romana naquela época com forte influência da cultura pagã. Constantino não era cristão. A adoração ao rei Sol, na cultura pagã, acontecia aos domingos. Veja o que a bíblia fala sobre a adoração do "deus solo" em Ezequiel 6. 4, II Crônicas 34. 7, Deuteronômio 17. 3. É aí que havia um conflito de dias. O catecisma romano MUDA o dia de descanso, ele não aboliu, isso é importante observar. Não aboliu por qual motivo? Necessitamos, como já foi dito, de um dia semanal para reunião, cultos, adoração e descanso. É ridículo "abolir" um dia de descanso, sendo que é uma necessidade fisiológica e espiritual para a Igreja (reunião, cultos, etc). O catecisma romano também retira do decálogo o mandamento de não adorar imagens. E para suprir a falta de um mandamento (já que retirar um resulta em 9 e não em 10), a igreja romana divide o mandamento da cobiça em dois: não cobiçar as coisas do próximo e não cobiçar a mulher do próximo, sendo que são UM só mandamento. A igreja romana tem a audácia de mudar a lei de Deus! E nessa mudança, eles mudam o dia de adoração no sábado, para o "domingo e dias de festas". Você também não acha isso um absurdo?

    1) É necessário um dia de descanso semanal ao homem.
    2) O sábado sempre havia sido o dia de reunião e culto, como podemos ver no velho testamento. E continuou sendo assim com Jesus Cristo e os apóstolos (Jesus veio cumprir a lei).
    3) Qual a necessidade de mudar o dia de reunião, culto, adoração e descanso? Como vimos, foi uma tentativa de mescla da cultura pagã com o cristianismo no Império de Constatino. É importante saber que ele não era crisão. Ele estava tentando "agradar a todos".

    Sabendo a necessidade do descanso semanal como já foi dita e sabendo que a mudança do dia de descanso para o domingo não é orientação bíblica, mas é orientação do homem, o que é mais coerente, como cristãos fazermos? Nos reunirmos num dia que foi mudado pelo catecisma romano, sem orientação bíblica nenhum ou no dia que Jesus e os seus apóstolos sempre se cumpriram de acordo com seu costume? Eu prefiro me espelhar em Jesus e não no catecisma romano! Temos que fazer a vontade de Deus e não a vontade dos homens. Mesmo que Jesus tenha ressucitado no Domingo, não temos orientação bíblica nenhuma para alterar a lei de Deus, mesmo que seja para homenagear a Cristo, afinal o próprio Cristo guardava o sábado (Lucas 4:16). Em Mateus 5:17 o próprio Cristo afirma que veio cumprir a lei e não revogar. Sinônimos de revogar:  anular, cancelar, cassar, derrogar,eliminar, infirmar, invalidar, rescindir e terminar . Pense com carinho nesse texto e reflita por si. Como cristão é meu dever fazer a vontade de quem?

    ResponderExcluir
  14. Peço desculpas por alguns erros de português... Eu escrevi, enviei e esqueci de conferir se estava tudo ok com o português. Um abraço e Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  15. M desculpe! Ao dizer "velho testamento" eu quis dizer "NOVO TESTAMENTO" "Cristo já havia cumprido toda a lei, não precisávamos mais guardar o sábado, porque ele não menciona isso no "NOVO" testamento (embora não mencionar algo, não anula a sua importância)"

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.