Gálatas 3: O Propósito da Lei


No estudo sobre Romanos 7, vimos que voltar para a lei é adultério espiritual. Estamos mortos para a lei para que possamos viver para Cristo pelo Espírito. Então qual era o propósito da lei? Paulo expõe sobre o propósito da lei em Gálatas capítulo 3.

Gálatas 3:1-5 (NVI)

1 Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

2 Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

3 Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?

4 Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil!

5 Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?


Os crentes da Galácia tinham sido enfeitiçados por falsos mestres que estavam dizendo que eles eram obrigados a manter partes da Antiga Aliança, incluindo dias santos (cf. Gal. 4:8-11). Paulo diz que tudo o que passaram pela fé foi em vão se agora voltarem para a lei em vez de continuarem no Espírito. Na verdade, ele os chama de insensatos [tolos] por voltarem atrás com a lei. Ele agora usa Abraão, que viveu sob um pacto de fé, não obras, como um exemplo.

Gálatas 3:6-9 (NVI)

6 Considerem o exemplo de Abraão: "ELE CREU EM DEUS, E ISSO LHE FOI CREDITADO COMO JUSTIÇA".

7 Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão.

8 Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: "POR MEIO DE VOCÊ TODAS AS NAÇÕES SERÃO ABENÇOADAS".

9 Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé.


Cristãos gentios, como aqueles da Galácia, tinham algo em comum com Abraão, pois eles nunca estiveram sob a Antiga Aliança. Eles nunca foram obrigados a observar dias santos ou qualquer outra parte da Antiga Aliança. Paulo afirma que aqueles que são da fé são os verdadeiros herdeiros da promessa abraâmica, não aqueles que estão vivendo debaixo da lei. Somos todos justificados da mesma forma que Abraão, por meio da fé. Nós não recebemos as bênçãos de Deus através da lei, mas pela fé. Paulo continua a dar um terrível aviso para aqueles que querem estar debaixo da lei.

Gálatas 3:10-14 (NVI)

10 Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: "MALDITO TODO AQUELE QUE NÃO PERSISTE EM PRATICAR TODAS AS COISAS ESCRITAS NO LIVRO DA LEI".

11 É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ".

12 A lei não é baseada na fé; pelo contrário, "QUEM PRATICAR ESTAS COISAS, POR ELAS VIVERÁ".

13 Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "MALDITO TODO AQUELE QUE FOR PENDURADO NUM MADEIRO".

14 Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.


A menos que uma pessoa seja capaz de manter perfeitamente toda a lei, cada pedacinho dela desde o primeiro dia vida até a morte, ele estará amaldiçoado e sob a ira de Deus. Então, obviamente, ninguém é capaz de ficar justo diante de Deus por meio da guarda da lei. Na verdade, essa é a antítese da fé. A lei não é da fé.

Mas a boa notícia, o Evangelho, é que Cristo nos resgatou da maldição da Lei e da ira de Deus. Cristo tomou sobre Si a maldição e cumpriu inteiramente a Lei em sua vida e morte. Isso tornou possível a entrada dos gentios nas bênçãos de Abraão, embora eles nunca houvessem recebido a circuncisão (sinal de entrada da aliança abraâmica) ou guardado o sábado (sinal da Antiga Aliança). Cristo cumpriu ambos os concertos. Ele cumpriu as promessas de ambos e aceitou a maldição do segundo. Os gentios não estavam debaixo da Antiga Aliança. Eles entraram em uma nova aliança e receberam a promessa do Espírito através da fé.

Gálatas 3:15-18 (NVI)

15 Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem acrescentar-lhe algo.

16 Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: "E aos seus descendentes", como se falando de muitos, mas: "Ao seu descendente", dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

17 Quero dizer isto: A lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de modo que venha a invalidar a promessa.

18 Pois, se a herança depende da lei, já não depende de promessa. Deus, porém, concedeu-a gratuitamente a Abraão mediante promessa.


Note aqui que os verdadeiros objetivos das promessas feitas a Abraão são para o próprio Abraão e a vinda do Messias. Eles não foram, necessariamente, prometidos ao Israel étnico [nação]. O fato de que foi dada a Antiga Aliança a Israel étnico [nação], 430 anos depois de Abraão não invalida a promessa feita a Abraão e sua descendência (singular). A promessa não foi baseada na Lei ou em obras. A Lei foi apenas uma aliança temporária que foi adicionada posteriormente. Ela teve início, 430 anos depois de Abraão, e para aqueles que são da Fé, TEVE UM FIM, quando o Messias veio e cumpriu a promessa.

Gálatas 3.19-22 (NVI)

19 Qual era então o propósito da lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

20 Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um.

21 Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.


Então, vamos finalmente ver a finalidade da lei. Não foi dada para invalidar promessas anteriores, mas para nos condenar pelos pecados e apontar vividamente para a necessidade de um Salvador. Como dito acima, qualquer falha em tudo coloca-nos sob a ira do Deus, o Santo e justo juiz do universo. A Lei ressalta que nenhum mediador humano jamais poderia salvar-nos da ira. Somente o próprio Deus pode soberanamente salvar. 

A Lei ilustra como nenhum outro, que estamos mortos em pecados e que absolutamente de nenhum modo, jamais poderíamos ser declarados justo por nossos próprios méritos ou obras. A Lei comprova além de qualquer sombra de dúvida de que a salvação deve ser somente pela graça, por meio da fé, em Jesus Cristo. A Lei nos leva a Cristo e à Sua cruz. Mas aqui fica um aviso importante, a Lei só foi adicionada ATÉ Cristo. Quando estamos em Cristo já não estamos mais debaixo da lei.

Gálatas 3:23-29 (NVI)

23 Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.

24 Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.

25 Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.

26 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

27 pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

28 Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

29 E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.


A palavra grega "paidagogos", que é traduzido como "tutor", significa "babá/condutor de criança". Ele originalmente se referia ao escravo que conduzia os rapazes da casa para a escola. Esse foi o propósito da Lei. A Lei mostra a nossa necessidade de um salvador, nos leva a Cristo, e depois deixa de ter uma função na nossa vida de Nova Aliança, de crentes cheios do Espírito. Não estamos mais debaixo de aio! Deixe-me dizer isso de novo, NÓS NÃO ESTAMOS MAIS SOB UM TUTOR! A Bíblia não poderia ser mais clara sobre este assunto. Se somos da Fé não precisamos mais do tutor. A Lei não é da fé e retornar para a Lei é contrária à vida no Espírito. É um enfeitiçamento! É uma loucura retornar à Lei.

Esta passagem é também uma prova bastante poderosa de que a Lei entrou em vigor apenas para os crentes a partir do êxodo até Cristo (ver versos 17 - 19). Esta passagem descarta completamente a idéia de que a Lei existia antes do êxodo ou que ela continua a ser um tutor ou professor para aqueles que estão vivendo a vida no Espírito.

No próximo capítulo vamos começar a explorar a Nova Aliança e as implicações de estar sob uma aliança que é realmente nova e diferente da antiga.

Próximo Capítulo:


Hebreus 8: A Nova Aliança

Em Cristo,

Hélio S. Júnior

25 comentários:

  1. Ola irmao vc deve ser um irmao sincero mais possui alguns erros basicos de interpretação biblica, vamos lá: se agora não existe mas lei, então não tenho mais pecado "...porque o pecado é a transgressão da LEI..." 1 joao 3:4. Sem lei para ser transgredida não existe pecado, e se não tenho pecado logo não careço da graça de Cristo, assim vc torna inutil o sacrificio que Jesus fez por vc irmão, a existencia da graça confirma a existencia da lei. Vamos mais adiante, "...porque o diabo vive PECANDO desde o PRINCIPIO..." 1 joao 3:8 logo se conclui que a origem da lei vai alem do sinai. Ou o senhor acredita que o diabo passou a ser diabo só depois do sinai, de moises ou depois que o homem pecou?ou o vc acredita que principio se deu depois do sinai? Sabemos que Deus criou lucifer perfeito por isso esse principio tb não é a eternidade, conclusão, se trata de um periodo anterior ao mundo, havia lei anterior ao principio do mundo. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Irmão Kayo!

      O significado da palavra "Lei" (Torá) abordada neste estudo de Gálatas se refere a "Antiga Aliança" feita no Sinai.

      Os Crentes nãos estão sem Lei, nem debaixo da Lei dada por Moisés (cujo resumo se encontra no Decálogo)... mas sob uma Nova e Melhor Aliança e uma Nova e Melhor Lei.... A Lei de Cristo.

      Sugiro que se puder Kayo, para que não haja confusão, leia os primeiros capítulos do estudo sobre as Alianças.

      Graça e Paz!

      Excluir
  2. Oi irmao vc disse "estamos mortos para a lei" com base em romanos 7:4 como se agora fossemos desobrigados de sua exigencia, mas essa interpretação não se sustenta, pois segundo a sua teoria "estamos mortos para a verdade" pois a "LEI é a propria verdade"salmos119:142, sua conclusão está CONTRARIANDO a doutrina de Deus "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"joao 8:32.sendo a lei a verdade ela "estará conosco para SEMPRE" 2Joao 1:2. Voltemos a paulo, ele diz" tambem vós morreste RELATIVAMENTE á lei" preste bem atenção que ele usa a palavra "RELATIVAMENTE", ou seja, morremos para a condenação da lei pois "sobreveio a lei para que avultasse a ofensa..."romanos 5:20 .por outro lado segundo o próprio Paulo"...os que praticam a lei hão de ser justificados." romanos 2:13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso entender que após a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo uma Nova Aliança foi ratificada. Romanos 7 deixa claro que, sob esta Nova Aliança estamos:

      Romanos 7:1-6

      "Livre da lei" v.2

      “morto para a lei, por meio do corpo de Cristo”

      v.4 "libertos da lei" v.6

      Que Lei?

      Versículo 7 responde:

      “pois eu não teria conhecido a cobiça, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” (Compare com Êxodo 20:17 e 1Timóteo 1:6-11)

      2 Coríntios 3:1-18

      Antiga Aliança Nova Aliança
      "Em tábuas de pedra" v 3 "No coração" v. 3
      "A letra mata" v 6 "O Espírito dá Vida" v.6
      "Era gloriosa" v.7 "Muito mais glorioso" v. 11
      "Se desvanecendo" v.11 "Permanece" v.11
      "Ministério da morte "O Ministério da Justiça" v.9
      e condenação" v.7,9

      Excluir
  3. OLÁ IRMÃO,TENHO QUE LHE INFORMAR QUE O SENHOR ESTÁ FORA DO CONTEXTO, POIS A PALAVRA LEI EM ROMANOS 7 FALA SOBRE A LEI DE DEUS MESMO,NÃO DEI UM NOVO SENTIDO PARA A PALAVRA,QUE "MELHOR LEI" É ESSA? QUEM A CRIOU?QUEM CANCELOU O DECALOGO? JESUS NÃO FOI, POIS ELE MESMO DISSE"NÃO PENSEIS QUE VIM DESTRUIR A LEI OU OS PROFETAS; NÃO VIM DESTRUIR,MAS CUMPRIR" MATEUS 5:17 O NOSSO SENHOR JESUS DISCORDA DE VC IRMÃO REFLITA,UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a melhor lei é aquela que leva à melhor esperança, conforme diz Hb 7.18, 19 e 22.

      Abraço a todos

      Excluir
  4. Pergunta Kayo:

    Jesus cumpriu a Lei e os Profetas? Sim ou Não?

    ResponderExcluir
  5. IRMÃO COMO VC É CAPAZ DE FAZER UMA PEWRGUNTA TÃO TOLA? PORA CASO O SENHOR NÃO LEU O VERSICULO DIREITO? SE ESSE É O CASO LÁ VAI"NÃO PENSEIS QUE VIM DESTRUIR A LEI OU OS PROFETAS; NÃO VIM DESTRUIR,MAS CUMPRIR" MATEUS 5:17,"CUMPRIR","CUMPRIR","CUMPRIR" AGORA COMO O SENHOR VAI DIZER QUE ISSO É HERESIA ADVENTISTA? SE AMAR A JESUS É SER HERETICO,ENTÃO NÓS SOMOS HERETICOS, POIS " SE ME AMARDES, GUARDAREIS OS MEUS MANDAMENTOS" JOÃO 14:15, PARA DE LUTAR CONTRA A LEI DO SENHOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma Kayo,
      Acredito que o Hélio tem sido muito claro e coerente na forma de expor as ideias dele. É um erro ler Mt 5.17 sem ler Mt 5.18. Ler só Mt 5.17 é querer tirar o texto do contexto.

      Jesus disse que não veio destruir Lei e profetas, mas cumpri-los. E acrescentou que nada da Lei passaria até que tudo fosse cumprido. E por isso a pergunta do Hélio: Jesus cumpriu a Lei? Se a resposta for sim, sinal de que a Lei passou. Entendi a pergunta do Hélio não como provocação, mas como forma de conduzir-nos a um raciocínio lógico.

      Se ainda assim, você não quisér entender que Cristo cumpriu a Lei e os profetas, podemos avaliar o texto, também, do ponto de vista futurista. Considerando os demais textos a respeito da antiga e da nova aliança,veja que a Lei e os profetas haverão de passar no dia em que forem cumpridos (Mt 5.17), mas o mesmo nunca acontecerá com a nova aliança. O Evangelho é eterno (Ap 14.6).

      Receba na graça!

      Excluir
    2. Obrigado por ajudar o Kayo Irmão Romualdo!

      Em Cristo,

      Seu amigo Hélio S. Júnior

      Excluir
    3. É verdadeira a frase:

      "O importante não é o que você diz, mas o que o outro entende."

      Creio que toda essa confusão a respeito da Lei do Senhor, ocorre em grande parte por causa da variedade de significados da palavra "Lei".

      É preciso saber primeiramente o que o irmão Kayo entende por Lei, pois dependerá do contexto(se ele refere-se ao Decálogo, ao pentateuco ou aos livros do Antigo Testamento como um todo). Para depois explicar-lhe melhor a nossa compreensão sobre o assunto.

      Quando falamos em lei abolida, fim da lei não estamos insinuado que estamos sem obrigações morais para com Deus. Estamos (na maioria das vezes) nos referindo a Antiga Aliança Mosaica feita no sinai e abolida por Cristo.

      Quer ver uma confusão comum que ocorre quando conversamos com nossos amigos adventistas... Vou dar exemplo no próximo post.

      Excluir
    4. Exemplo

      Veja o texto abaixo:

      "Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles." 2 Coríntios 3:14-15

      Quando citamos esse texto que afirma que o Velho Testamento foi abolido por Cristo, alguns nos chamam de hereges e depois de citar Mateus 5:17, nos informam que a Bíblia diz claramente que “TODA a Escritura é divinamente inspirada”. E agora como fica? O Velho Testamento foi ou não abolido?

      Resolvendo a Confusão

      Quando o texto a qual me referi diz que o Velho Testamento foi Abolido por Cristo está se referindo a Velha Aliança Mosaica e não aos 39 Livros que compõem o Antigo Testamento. [Abolição do Pacto/Concerto/Aliança e não dos “Livros Sagrados”]

      O Antigo Testamento abolido citado pelo texto foi o decálogo [as Dez Palavras gravadas em placas de pedra pelo dedo de Deus (Leia II Coríntios 3)] o qual tinha por sinal a guarda do Sábado.

      Continua...

      Excluir
    5. Como creio que o irmão Kayo não deve ter lido os capítulos anteriores de nosso estudo, antes de comentar, aqui vai uma parte importante para lhe ajudar a compreender como o nosso raciocínio chegou até aqui:

      Pequeno esboço da Antiga Aliança / Velho Testamento: Também conhecida como "Lei".

      Promessa: povo especial de Deus / A Terra

      Condição: Obediência

      Sinal: a observância do Sábado

      Então, o que exatamente era a aliança Kayo? Quais foram as próprias palavras da aliança? Leia o texto seguinte e pergunte o que o texto diz que a aliança era.

      Deuteronômio 4:13 (NVI)

      13 Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem.

      Este texto afirma claramente que a aliança era especificamente o Eser dabar (literalmente "Dez Palavras" ou "Decálogo". Vamos olhar para um outro texto. Ao ler vamos perguntar novamente o que o texto diz que a Aliança era.

      Deuteronômio 9:10-11 (NVI)

      10 O Senhor me deu as duas tábuas de pedra escritas pelo dedo de Deus. Nelas estavam escritas todas as palavras que o Senhor proclamou a vocês no monte, de dentro do fogo, no dia da assembléia.

      11 Passados os quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança,


      Este texto também confirma que as palavras sobre as tábuas de pedra do decálogo (dez palavras) eram a Aliança/ o Concerto / o Testamento. Vejamos um outro texto bíblico para confirmação.

      Deuteronômio 9:15 (NVI)

      15 Então voltei e desci do monte, enquanto este ardia em chamas. E as duas tábuas da aliança estavam em minhas mãos.

      Novamente Kayo, vemos que o Decálogo era a Aliança / Concerto / Testamento. Acredito que poderíamos citar vários outros textos, mas vamos apenas olhar mais um irmão.

      Êxodo 32:15 (NVI)

      15 Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso.

      Aqui temos um fato interessante. Ao contrário das representações artísticas que estamos acostumados a ver, as tábuas do Decálogo não eram apenas escritas de um lado, mas na frente e verso. Isto é consistente com o que sabemos dos documentos de alianças do antigo Oriente Médio. Estes documentos eram sempre escritos na frente e no verso das tábuas com a produção de duas cópias idênticas. Uma cópia iria para o templo do rei, enquanto a outra cópia iria para o templo do vassalo. Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que as duas tábuas do Decálogo foram realmente duas cópias das mesmas Dez Palavras escritas frente e verso. Neste caso, porque Deus (o Rei) habitou no templo no meio do seu povo (os vassalos), ambas as cópias entraram no templo.

      Além disso, sabemos que o sinal da aliança era normalmente inscrito no centro do documento da aliança. Isto também é consistente pela ordem do Decálogo. Vou parar por aqui irmão...

      Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto amigo Kayo leia o estudo desde o começo ou mande-nos um e-mail:

      helio.juniorjp@gmail.com

      "Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

      Em Cristo,

      Seu amigo Hélio S. Júnior

      Excluir
  6. Irmãos Hélio e Romualdo,
    Desculpem-me, só agora entendi o porquê da pergunta, fiquei chateado comigo mesmo por ter parecido provocado, mas não foi o caso, não é do meu feitio responder com arrogância e nem de qualquer cristão, na verdade achei a pergunta tão sem sentido diante de mat 5:17 que me pareceu ilogica, parecia mais que o irmão Hélio tava brincando, é como se ele lesse João 11:35 e depois me perguntado se Jesus havia chorado aqui na Terra( sei que isso aqui ñ é brincadeira),foi mal tá?

    Vamos ao x da questão,Jesus cumpriu a lei isso é fato!, mas ñ dá para abolir a lei por aí, se a lei "passou" porque o Salvador a cumpriu,por CONSEQUENCIA foi Ele que a revogou, mas Jesus disse não "vim revogar a lei" e isso vai contra qualquer lógica irmão! Sua teoria contradiz Jesus e deixa o texto em um paradoxo feio, seu argumento só faria sentido passando um corretivo no versiculo 17, aliás!!!! Nem assim!!!, pois o verso 19 é um verdadeiro balde de água fria na sua teologia"Aquele, pois, que violar um destes MANDAMENTOS, posto que dos MENORES, e assim ENSINAR aos homens será considerado minimo no reino dos céus" pensem nisso irmãos, e Ele continua "aquele, porém, que os OBSERVAR e ENSINAR , esse será considerado grande no reino dos céus ", lendo o versiculo é claro que Jesus queria que observarssemos e guardassemos os mandamentos depois dele tb, este versiculo ñ tem como forçar, a ñ ser que vcs QUEIRAM acreditar que Jesus considera grande apenas aqueles que guardavam os mandamentos enquanto "estavam em vigor " segundo a sua teoria, condenando toda a geração de lá pra cá incluindo os senhores e eu, viram o que dá forçar o texto?! Sua interpretação vai se atropelando do verso 17 ao 19 de mat 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Varão!!

      Toda vez que o irmão tentar apoiar a validade da Lei com textos do Antigo Testamento, vai se sair muito bem. Afinal, são textos que foram escritos para motivar os servos de Deus a dar cumprimento em sua parte da Aliança. E é claro que Samuel, Davi, Salomão, Daniel e todos os outros irão apoiar e recomendar ao povo ao cumprimento da Lei.

      Contudo, o irmão vai sentir dificuldades para apoiar o cumprimento da Lei pelos cristão, com textos do Novo Testamento. Nem Cristo e nem o Novo Testamento dizem que a Lei é ruim. Contudo, sabe-se que a Lei é ultrapassada e está perto do fim (Hb 8.13).

      É importante que o irmão compreenda também que, pelo que se entende da leitura dos livros de Romanos, Gálatas e Hebreus, a esperança que se tem na Nova Aliança é muito melhor (Hb 7.19).

      Tenho certeza que o irmão concordará comigo no seguinte: todos os atributos morais de Deus estão sendo repetidos no Novo Testamento. Às vezes de forma mais severa, não é mesmo?

      Vou continuar no próximo post, pra não ficar cansativo...

      Excluir
    2. Vejamos um exemplo de rigidez do Evangelho?

      Pela Lei, "Não adulterarás" (Ex 20.14). E adulterar é a violação da aliança matrimonial através do contato sexual com outra pessoa.

      Pelo Evangelho, "Não adulterarás" (Mt 5.28). E adulterar é muito mais que o simples contato sexual. Basta estar casado e cobiçar uma outra pessoa!

      Qual delas é mais rígida? Certamente, o Evangelho, a que temos chamado de Nova Aliança. A diferença é que na Nova Aliança não se impõe morte imediata aos transgressores. Contudo, podem perder o direito à vida eterna (Ap 21.8; 22.15).

      Assim, posso te assegurar que todos os princípios morais do Antigo Testamento estão defendidos no Novo Testamento. Então fique tranquilo: Se você morasse em um lugar onde só fosse possível ter acesso ao Novo Testamento, você certamente seria doutrinado conforme as Leis de Deus.

      Por isso, Cristo não revogou OS PRINCÍPIOS da Antiga Aliança. Ele as melhorou, visto que a Antiga Aliança não obteve êxito em seus objetivos.

      Exemplo dos dias de hoje?

      Hoje temos a Lei Seca, que pune quem dirigir embriagado. Mas já está em estudo um aperfeiçoamento dessa lei. Vai ficar muito mais rígida. E assim que ela for aprovada, o PRINCÍPIO dela continuará o mesmo (salvar vidas, impedindo que motoristas bêbados dirigem).

      Contudo, assim que ela for aprovada, a antiga lei perderá o valor...

      Se entendeu, receba na Graça!

      Excluir
  7. Olá irmãos,sou eu Kayo

    No cap. 7 de mateus Jesus fez uma curiosa analogia, Ele compara homens a arvores, especialmente aqueles que se dizem cristãos, e declara " pelos seus frutos os conhecereis" mat. 7:20. A boa arvore e seus frutos são distintos " ...seu prazer estar na LEI do Senhor, e na sua LEI medita de dia e noite. Ele é como ARVORE plantada junto a corrente de águas,que, no devido tempo, dá seu FRUTO..."sal. 1:2-3.

    o falso profeta é "...vide luxuriante... O seu coração é falso; e por isso, serão culpados..." oseias 10:1-2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Varão!!!

      Agora que tenho a certeza de que o irmão receberá as informações na Graça e as examinará conforme as Escrituras, isso nos permite discutir as ideias de forma equilibrada.

      Seria muito mais fácil se o irmão associasse os frutos do cristão aos frutos do Espírito (Gl 5.22), até por que não há lei contra esses frutos (v.23).

      Não tenha receio de assumir: o Evangelho não contraria a Lei. O Evangelho produz frutos muito melhores que a Lei. Por isso, o Evangelho é uma Aliança tão superior, que fez a Lei ser considerada uma aliança antiga e em desuso (Hb 7.18).

      A Lei não aperfeiçoou ninguém (Hb 7.19) e por isso não é possível alcançar os frutos do Espírito através dela. Cristo, no entanto, é o garantidor dessa Nova Aliança (o Evangelho), que oferece uma esperança muito melhor.

      Excluir
    2. Paz meus Irmãos!

      Vocês dois estão de parabéns pelas atitudes nos diálogos, continuem assim.

      "Que nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

      Graça e Paz!

      Excluir
    3. Olá Hélio,

      Eu é que desejo te parabenizar pelo blog.
      Enviei um email, mas não sei se foi lido.
      Há como você conseguir o livro de Desmond Ford, chamado "Daniel 8:14, o dia da expiação e o juízo investigativo?". Estou interessadíssimo em saber como ele abordou o tema.

      Parece que o livro extrapola as 800 páginas...

      Ah! Tem como acertar o fuso horário do blog? Assim, dá pra saber por volta de que horas alguém fez o último comentário...

      Abraços

      Romualdo

      Excluir
    4. Desmond Ford

      Desculpe irmão Romualdo, por não ter respondido ainda a seu e-mail... É que ainda estou procurando esse livro de Desmond Ford. Assim que encontrar entro em contato.

      O Pastor Ford é um Ex-Adventista do Sétimo Dia, mas ainda fiel a muitas doutrinas adventistas, ele tem feito muito barulho ao apontar os absurdos da doutrina do "Juízo Investigativo" para a comunidade adventista. Nas próprias palavras de Ford:

      "Nenhum estudioso sério acredita que Jesus Cristo está sentado no céu virando páginas para investigar a vida de cristãos".

      Ele ressalta que este conceito viola totalmente a crença cristã ortodoxa de que a expiação do Senhor Jesus pelo pecado foi concluída por sua morte na cruz.

      "Eu não sou um Adventista desleal", diz Ford: "Eu só acredito que o evangelho aberrante deve ser podado". (Newsweek, 19 de janeiro de 1981)

      Oremos para que Deus levante mais adventistas comprometidos com a verdade como o sincero e corajoso Dr. Ford.

      Abaixo alguns artigos de Desmond Ford que podem lhe ajudar:

      O Dilema dos 2300 Dias Este artigo possui algumas referências a “Daniel 8:14”, de Desmond Ford.

      Desmond Ford e o Santuário

      Análise do Problema por Ford

      O Evangelho, 1844, e o Juízo Investigativo

      Hebreus e o Dia da Expiação

      Ellen White estava errada sobre Daniel 8:14?

      Ellen G. White e a Profecia Bíblica Deus é o autor da confusão?

      Reflexões Sobre Temas Teológicos Perguntas e Respostas

      Good News Unlimited Site de Desmond, tem coisa boa lá.

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior

      Excluir
    5. Muito Bom, rapaz!!

      Já vou me atualizar agora!

      Abraços!!

      Ah... conserta o relógio, mano!

      Excluir
  8. Irmãos, vejo que teve uma breve discussão aqui. E não vou me posicionar muito a respeito do que foi postado na epístola aos gálatas mas já pegar o galho da discussão.

    Queria muito que os irmãos me interpretassem Hebreus 8:10 que diz que a lei de Deus seria posta no nosso coração. Isso me parece uma prova irrefutável de que a lei (decálogo) e válida até os dias de hoje.

    De qualquer forma, quero deixar uma mensagem aqui com os irmãos: Sl 119:18.

    Isto além do que já foi dito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Victor Felipe, Graça e Paz!

      Hebreus 8:10

      Irmão, não se trata de transferir o ministério da morte e condenação, o Decálogo, de pedra em carne. Tal ideia é estranha ao texto. Não é o velho Decálogo que Deus coloca em nosso coração, mas a terceira pessoa da Trindade.

      Devido a isso, a Escritura nos diz que temos a própria "mente de Cristo" (I Coríntios. 2:16)! Isto é como as leis de Deus estão escritas em nossos corações. Nós não estamos falando sobre a habitação do Decálogo em nosso coração. Esse conceito beira a sacrilégio. Nós estamos falando sobre a presença interior de Deus, o Espírito.

      A lei suprema do universo é o próprio Deus. A própria natureza de Deus, sua essência, ou ser é a própria definição de justiça e verdade. Através da presença do Espírito Santo, participamos da justiça de Deus.

      Ninguém precisa dizer-nos "conheça ao Senhor", porque conhecemos Ele na forma mais íntima. Temos a Sua própria justiça dentro de nós através da pessoa do Espírito. O legislador supremo do universo habita dentro de nós.

      Para saber mais sobre o assunto veja a nona parte desse estudo sobre As Alianças:

      Hebreus 8: A Nova Aliança

      Outra coisa, um erro comum que vejo entre meus amigos Adventistas é a falsa premissa de achar que onde se vê "Lei" ou "Mandamentos" e conterem declarações positivas se refiram aos Dez Mandamentos, ao passo que as negativas se refiram à Lei Cerimonial.

      Uma coisa que precisa ficar clara é que o significado da palavra "Lei" é abrangente e pode significar desde o Pentateuco como aos Livros do Antigo Testamento como um todo.

      Em Cristo,

      Hélio Júnior
      ============

      Excluir
  9. TENENTE ROMULADO,
    ou qualquer outro interessado,

    Eu possuo uma cópia do livro "Daniel 8:14, o dia da expiação e o juízo investigativo" e também sei onde encontrá-la online.

    É uma obra muito interessante.

    Segue abaixo o link para download:

    http://www.goodnewsforadventists.com/library/daniel-814-the-day-of-atonement-and-the-investigative-judgement/

    O texto está na íntegra, com todos os capítulos e apêndices.

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.